Palavras de Edificação 03


(Revista bimestral editada entre 1980 e 1997)


ÍNDICE


As Rosas Premiadas

Sobre o Livro dos Atos (Cap. 23:23 – 24:16)

Pequenas Coisas

O Nome do Senhor Jesus Cristo

Você Aceita Essas Verdade Bíblicas?

A Igreja de Deus Segundo as Escrituras

Citações do Velho Testamento Feitas no Novo Testamento

A Instituição do Matrimônio (cont.)

Sobre o Evangelho Segundo Mateus (cont.)

O Castigo Eterno

A Aerodinâmica dos Pássaros



AS ROSAS PREMIADAS


Que bom seria se vivêssemos mais ao calor da presença de Deus!

Deveríamos ser como aquela menina – coxa – que vivia num sítio pobre, numa aldeia, e ganhou um prêmio numa exposição de rosas.


– Como foi que te premiaram as tuas rosas? – perguntaram-lhe.


– Olhe, foi assim: A minha casa tem três janelas. Então de manhã ponho-as naquela que primeiro recebe o sol; depois quando o sol já está na outra janela, passo-as para lá, e pela tarde a mesma coisa. Assim estão sempre recebendo sol.


"Conservai-vos a vós mesmos na caridade de Deus" (Jd 21).

Voltar ao Índice


CITAÇÃO BÍBLICA:

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as Suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a Tua fidelidade" (Lm 3:22-23).



SOBRE O LIVRO DOS ATOS

Cap. 23:2324:16


"E, [o tribuno] chamando dois centuriões, lhes disse: Aprontai para as três horas da noite duzentos soldados, e setenta de cavalo, e duzentos arqueiros para irem a Cesaréia; e aparelhai cavalgaduras, para que pondo nelas a Paulo, o levem salvo ao presidente Félix" (vs.23-24).


O Tribuno sabendo que Paulo era Romano e que a sua vida estava em perigo, tomou todas as precauções para evitar que viesse a ser assassinado pelo grupo dos quarenta judeus (v.21), e mandou-o ao governador da província, a Félix, tratando-o muito humanamente. “E escreveu uma carta que continha isto:

Cláudio Lísias, a Félix, potentíssimo presidente, saúde.

Esse homem foi preso pelos judeus; e, estando já a ponto de ser morto por eles, sobrevim eu com a soldadesca, e o livrei, informado de que era romano. E querendo saber a causa por que o acusavam, o levei ao seu conselho. E achei que o acusavam de algumas questões da sua lei; mas que nenhum crime havia nele digno de morte ou de prisão. E, sendo-me notificado que os judeus haviam de armar ciladas a esse homem, logo to enviei, mandando também aos acusadores que perante ti digam o que tiverem contra ele. Passa bem" (vs.25-30).


Cláudio Lísias escreveu uma mentira ao governador Félix; disse que: "sobrevim eue o livrei, informado de que era romano". O tribuno, na verdade, perguntou a Paulo: "Não és tu porventura aquele egípcio"? (At 21:38). Contudo para se dar mérito aos olhos de Félix escreveu uma mentira. "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso" (Jr 17:9).


"Tomando pois os soldados a Paulo, como lhe fora mandado, o trouxeram de noite a Antipatris. E no dia seguinte, deixando aos de cavalo irem com ele, tornaram à fortaleza. Os quais, logo que chegaram a Cesaréia, e entregaram a carta ao presidente, lhe apresentaram Paulo. E o presidente, lida a carta, perguntou de que província era; e sabendo que da Cilícia, ouvir-te-ei, disse, quando também aqui vierem os teus acusadores. E mandou que o guardassem no pretório de Herodes" (vs.31-35)


Foi assim que Paulo começou essa sua grande viagem que iria terminar em Roma. Iria comparecer perante "reis", conforme a profecia dada por Ananias, o discípulo em Damasco (At 9:15).


"E cinco dias depois o sumo sacerdote Ananias desceu com os anciãos, e um certo Tértulo, orador os quais compareceram perante o presidente contra Paulo. E, sendo chamado, Tértulo começou a acusá-lo, dizendo: Visto como por ti temos tanta paz e por tua prudência se fazem a este povo muitos e louváveis serviços, sempre e em todo o lugar, ó potentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer" (At 24:1-3).


Tértulo, se era judeu também mentiu, pois os judeus odiavam os romanos, seus opressores. Ou talvez fosse até um advogado romano contratado pelo Sinédrio. Em todo o caso usou de uma lisonja mentirosa.


"Mas, para que te não detenha muito, rogo-te que, conforme a tua equidade, nos ouças por pouco tempo" (v.4).

"Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos; o qual intentou também profanar o templo; e por isso o prendemos e conforme a nossa lei o quisemos julgar. Mas, sobrevindo o tribuno Lísias, no-lo tirou dentre as mãos, com grande violência, mandando aos seus acusadores que viessem a ti; e dele tu mesmo, examinando-o, poderás entender tudo o de que o acusamos. E também os judeus o acusavam, dizendo serem estas coisas assim" (vs.5-9)


Este discurso de Tértulo estava cheio de falsidades e acabou com uma queixa injusta dirigida a Félix, o governador, contra o seu subordinado, o tribuno Lísias; "Não calunies o servo diante do seu senhor" (Pv 30:10). E logo Félix lhe cortou a palavra, assim como ao sumo sacerdote Ananias, e ao resto dos judeus, e fez sinal a Paulo que falasse:


"Paulo, porém, fazendo-lhe o presidente sinal que falasse, respondeu: Porque sei que já vai para muitos anos que desta nação és juiz, com tanto melhor ânimo respondo por mim" (v.10). Paulo reconheceu a posição de Félix, mas não fez uso de lisonja. “Pois bem podes saber que não há mais de doze dias que subi a Jerusalém a adorar; e não me acharam no templo falando com alguém, nem amotinando o povo nas sinagogas, nem na cidade. Nem tão pouco podem provar as coisas de que agora me acusam. Mas confesso-te isto: que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Tendo esperança em Deus, como estes mesmo também esperam, de que há de haver ressurreição dos mortos, assim dos justos como dos injustos” (vs.11-15).


“Aquele caminho” refere-se ao testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo já então estabelecido no mundo. Fala-se dele sete vezes em Atos, ainda que nem sempre por meio da mesma palavra. Leiam-se as seguintes passagens: a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita (literalmente: “daquele caminho” At 9:2); e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus” (