top of page

Mensagens do Amor de Deus - 04/01/2026

Baixe esta mensagem nos formatos:


Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers

 ÍNDICE


Uma Prisão Quente

 

Dennis caminhava com dificuldade pela estrada quente e empoeirada, com o suor escorrendo pelo rosto. Ele não tinha trabalho, estava quase sem dinheiro e sem como chegar mais ao sul, onde poderia encontrar trabalho.

 

Nesse instante, um trem puxando vagões vazios passou em alta velocidade e foi parando aos poucos. Seus grandes vagões, com interiores escuros e enormes portas abertas, pareciam convidativos, mas Dennis sabia que poderia haver problemas se tentasse pular para dentro de um deles. Não fazia muito tempo que tinha visto um amigo seu ser jogado de um vagão por um funcionário da ferrovia. Eles não gostavam de passageiros que não pagavam. Mesmo assim, seria mais rápido do que ir a pé, se desse certo.

 

Ele esperou até o trem começar a se mover, então correu para um vagão de carga aberto. Deu um salto poderoso e se impulsionou para dentro do vagão em movimento. O alívio rapidamente se transformou em medo, por causa do que viu nas sombras. O vagão já tinha dois passageiros, e eles não pareciam amigáveis.

 

Dennis se perguntou: “Serão criminosos? Tentarão me roubar?” Ele não tinha muito dinheiro, mas eles não sabiam disso. Conforme o trem ganhava velocidade, Dennis sentou-se perto da porta aberta para poder pular se precisasse, mas os outros permaneceram nas sombras.

 

Após algumas horas, o trem começou a diminuir a velocidade ao entrar em um desvio. Dennis se preparou para pular fora. Mas antes que pudesse saltar, o vagão parou bruscamente e a enorme porta de aço se fechou com um estrondo!

 

Os três homens correram para a porta e tentaram freneticamente abri-la. Enquanto isso, o resto do trem começou a se afastar e, para seu horror, os três perceberam que seu vagão estava ficando para trás. Se não conseguissem abrir a porta, poderiam morrer de calor! Já estava ficando quente. A porta não se mexia.

 

Dennis e os outros queriam desesperadamente se libertar daquela prisão, mas estavam presos. O calor estava ficando pior. Dennis não estava preocupado em encontrar um emprego agora, nem com medo dos outros homens. Todos corriam o risco de perder a vida, a menos que conseguissem abrir a porta. Todos haviam cometido a mesma coisa errada ao embarcar em um trem sem pagar, e agora todos corriam o mesmo perigo.

 

A Bíblia nos diz que “não há diferença” em algo muito importante. Não importa o quão bons ou maus nós pensamos que somos, ela nos diz que “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Todas as pessoas fizeram coisas erradas – todas pecaram. Por causa disso, cada um de nós merece o “salário do pecado”, que é a morte (Romanos 6:23).

 

O socorro chegou aos três homens de uma forma inesperada. Pouco depois, outro trem deu marcha à ré no desvio e chocou-se com o vagão de carga onde os três homens estavam presos. O impacto sacudiu a porta, soltando-a, e os homens correram até ela e conseguiram abri-la.

 

E, felizmente, há ajuda para nós em nossa situação desesperadora. Ela foi planejada por Deus e paga pelo Salvador que nos ama. “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios” (Romanos 5:6). O Senhor Jesus teve que morrer uma morte horrível e derramar Seu sangue para poder nos salvar. Agora, Deus nos oferece salvação gratuita, não importa quantos pecados tenhamos cometido. “Em Quem (Jesus) temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas” (Efésios 1:7). Redenção significa que Jesus pagou o preço para que pudéssemos ser perdoados. Ele não é bondoso?

 

Assim como os homens não perderam tempo em sair daquela prisão quente, você irá agora mesmo a Deus para receber Sua salvação gratuita?

 

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios”

Romanos 5:6

A Minimoto Nova

 

Quando meu filho Cristóvão tinha 14 anos, ele juntou dinheiro suficiente para comprar uma minimoto nova. Ele gostava de andar nela e sempre me perguntava se eu gostaria de experimentar. Eu não estava muito animada com a ideia, mas um dia de verão havia cerca de uma dúzia de jovens em casa, todos se revezando para andar na minimoto. Cristóvão insistiu: “Vamos lá, mãe. Dá uma voltinha você também.” E eu aceitei.

 

Eu estava acostumada a andar de bicicleta. O freio da minha bicicleta era uma alavanca bem no guidão, então quando eu apertava com força, a bicicleta parava rapidamente. Mas a minimoto era completamente diferente — na verdade, era exatamente o oposto. Bem no guidão ficava a alavanca que controlava o acelerador, então quando você apertava essa alavanca, você ia mais rápido em vez de parar.

 

Sem saber disso, montei na minimoto. Enquanto fiquei na entrada da garagem, tudo correu bem, mas quando comecei a atravessar o campo, as coisas ficaram bem mais complicadas. Fiquei com medo e, automaticamente, apertei o que seria o freio da minha bicicleta. A minimoto acelerou e começou a voar sobre pedras grandes, atropelando mudas de árvores, descendo pequenas colinas e passando por cima de buracos. Quanto mais rápido eu ia, mais forte eu apertava; quanto mais forte apertava, mais rápido eu ia!

 

Os jovens que me observavam estavam rindo às minhas custas. Eu comecei a ponderar a situação. Você não pode pilotar uma minimoto da mesma forma que anda numa bicicleta. É assim na vida também. Quando nos tornamos Cristãos, nossa vida muda. Ao perceber a mudança que precisava fazer na forma como pilotava a minimoto, soltei o acelerador... e gradualmente parei. Precisamos também soltar o controle de nossa vida e deixar Deus controlá-la.

 

Colossenses 3:9-10 nos diz que, quando nos tornamos Cristãos, ao aceitar o Senhor Jesus como nosso Salvador, “já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.

 

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17). Só podemos viver essa nova vida crendo no que Deus diz sobre nós e para nós, não nos esforçando mais para sermos bons.

Maravilhas da Criação de Deus Um Peixe Enorme

 

“Tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter (uma moeda) Mateus 17:27.

 

Do outro lado do Oceano Pacífico, o Rio Mekong atravessa os campos e colinas de cinco países, e é aqui que vive um peixe enorme, chamado pla buek, ou bagre-gigante-do-Mekong, conhecido também como peixe-gato-gigante. Na verdade, muito poucos desses peixes gigantes vivem atualmente, embora sejam criados em cativeiro para tentar aumentar sua população. Muitos deles também são vendidos para parques de pesca na Tailândia, onde são os favoritos dos pescadores esportivos.

 

O bagre-gigante adulto é um dos maiores peixes de água doce conhecidos no mundo. Ele cresce até quase três metros de comprimento e pesa entre 150 e 200 quilos em apenas seis anos. Há relatos de que pode chegar a 350 quilos, mas o maior exemplar já registrado foi uma fêmea com 293 quilos. Embora se pareça com uma pequena baleia, pertence à família dos bagres-tubarão. Sua pele lisa, de cor rosa-acinzentada, não possui escamas. O bagre-gigante adulto não tem barbilhões, que são apêndices carnudos semelhantes a bigodes, localizados perto da boca ou do nariz do peixe. Os barbilhões são usados pelos peixes para encontrar alimento em ambientes turvos, por isso a maioria dos bagres os possui. Os filhotes de bagre-gigante se alimentam de zooplâncton, pequenos animais que vivem na água. Após completarem um ano de idade, os bagres-gigantes não têm dentes e se alimentam apenas de algas e plantas. Por ser talvez o peixe mais ameaçado de extinção do mundo, sua pesca em seu habitat natural é ilegal, embora, infelizmente, muitas pessoas ainda o pratiquem.

 

Para capturar um desses peixes antigamente, os nativos viajavam juntos num grupo de grandes canoas. Estendiam uma enorme rede entre duas canoas, começando em uma margem, com outra rede entre mais duas canoas próximas e mais uma ou duas redes e canoas, se necessário, até que as redes se estendessem por todo o rio até a margem oposta. As canoas então desciam lentamente rio abaixo. Uma rede era a única maneira de capturar um desses monstros na natureza, já que as linhas de pesca se romperiam imediatamente. Se conseguissem pegar um, renderia muitas refeições deliciosas para várias famílias. Um pescador também poderia vendê-lo para restaurantes, pois isso lhe renderia mais dinheiro do que ganharia em um ano inteiro.

 

O Senhor Jesus, que providenciou para que um peixe trouxesse uma quantia em dinheiro a Pedro, como narrado no versículo de abertura, conhece todos os peixes do mundo. Ele é o Criador deles e os colocou nas águas para servir aos Seus propósitos. Ele sabe tudo sobre você e Se importa com você também. Jó disse: “Ou não vê Ele os meus caminhos, e não conta todos os meus passos?” (Jó 31:4). Isso é um conforto para nós se O conhecemos como nosso Salvador. Se você ainda não O conhece, pode vir a Ele agora mesmo.

 Você Sabia?

 

O maior bagre-gigante do Mekong pescado registrado até hoje pesava 293 quilos.

 Versículo para Memorizar

 

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios”

Romanos 5:6

 



Comentários


bottom of page