top of page

Mensagens do Amor de Deus - 16/11/2025


ree

Baixe esta mensagem nos formatos:


Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers

 ÍNDICE


A Velha Escadaria de Pedra


ree

Você já esteve em um lugar onde parte da história foi feita? Eu tive a oportunidade de estar em muitos locais históricos famosos... onde o Presidente Lincoln foi baleado... na costa de Plymouth, Massachusetts, onde os peregrinos desembarcaram há mais de 375 anos... nos campos de Lexington, Massachusetts, onde a Revolução Americana começou... em Yorktown, Nova York, onde foi travada a última batalha que garantiu para os americanos a sua independência dos britânicos. Estive na Abadia de Westminster, onde muitos reis ingleses estiveram e onde muitos estão enterrados. Mas nunca fui tão impactado quanto no dia em que subi em uma antiga escadaria de pedra na antiga cidade de Jerusalém.

 

No lado sul de Jerusalém, Herodes, o grande, mandou construir uma escadaria com grandes blocos de pedra há mais de 2.000 anos. Essa escadaria desce a colina em direção ao vale do Cedrom, onde há um riacho na estação das chuvas, mas que fica seco por mais da metade do ano. Do outro lado do vale, nas encostas do Monte das Oliveiras, há um jardim onde oliveiras muito antigas ainda florescem. Ele é chamado de Jardim do Getsêmani.

 

Numa noite de primavera, há quase 2.000 anos, Jesus Cristo, que criou a monte em que Ele estava, encontrou-Se com os Seus discípulos num cenáculo na antiga cidade de Jerusalém e comeu a ceia da Páscoa com eles. Depois de terem comido, Ele lhes disse: "vou para Meu Pai" (João 14:12). Cantaram um hino juntos e depois saíram do cenáculo. É quase certo que eles teriam usado aquela velha escadaria de pedra, porque ela ia na direção que eles queriam ir – através do vale do Cedrom até o Jardim do Getsêmani. Enquanto desciam juntos aqueles degraus de pedra, os discípulos não sabiam o que estava prestes a acontecer. Jesus tinha-lhes dito que morreria e ressuscitaria, mas eles pareciam não entender isso, nem entender que Ele ressuscitaria. No entanto, Jesus, o Senhor do universo, conhecia o futuro.

 

Você pegaria um avião se soubesse que ele iria cair? Você ficaria em um prédio se soubesse que ele seria atingido por uma bomba? Enquanto Jesus caminhava em direção ao Getsêmani, Ele sabia que naquele jardim Suas mãos seriam amarradas como as de um criminoso. Ele sabia que no dia seguinte teria um julgamento injusto. Ele sabia que seria condenado à morte. Ele sabia que seria pregado em uma cruz para sofrer a morte mais torturante possível.

 

Por que Ele não fugiu em vez de ir para aquele jardim? Teria sido tão fácil para Ele desaparecer na noite e nunca encontrar os soldados que planejavam prendê-Lo. Mas o Senhor Jesus continuou caminhando, um passo de cada vez, em direção ao momento que Ele sabia que estava chegando. Ele continuou caminhando porque sabia que somente ao ser Ele pendurado na cruz e sofrer o castigo de Deus pelos pecados, é que Deus seria capaz de perdoar os nossos pecados. Se Ele tivesse fugido, não teríamos escolha a não ser sofrer o castigo pelos nossos pecados no inferno. E assim, Ele continuou caminhando.

 

Poucas horas depois, exatamente como Ele sabia que aconteceria, Ele caminhou de volta para a cidade amarrado e cercado por muitas pessoas que queriam matá-Lo. Todos os Seus discípulos haviam fugido. Ele foi levado a um julgamento forjado e então levado para ser pregado em uma cruz no Calvário. Mesmo lá, não foram os pregos que O seguraram na cruz. Foi Seu amor por nós que O segurou até que Ele tivesse pago o preço total por todos os pecados de cada um que crê n’Ele. Lemos em João 19:30 que Ele clamou: "Está consumado". E então Ele morreu. Quando Ele disse: "Está consumado", significava que Ele havia pago totalmente a dívida pelos nossos pecados.

 

Jesus não mora mais em Jerusalém e não está mais morto. Depois de três dias, Ele ressuscitou da sepultura — vivo! Ele subiu ao céu 40 dias depois disso e agora Ele o chama para crer n’Ele, para que você possa viver lá com Ele algum dia. Se você sabe que é um pecador e crê que Ele morreu por você, Ele perdoará seus pecados. Ele caminhou para a morte porque Ele amou muito você. Não recuse esse tipo de amor. Em breve, Ele retornará para levar para o céu aqueles que creem n’Ele. Ele disse: “mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará” (João 16:22). O céu será um lugar de perfeita felicidade. Você está pronto para ir para lá pela fé neste Salvador amoroso?

A Coragem de Cristóvão

 


ree

Cristóvão, que era apenas um garotinho, foi com seu pai a uma reunião onde seu pai pregou sobre o Senhor Jesus, que tanto ama as pessoas, que Ele mesmo morreu na cruz para que qualquer um que creia n’Ele seja salvo.

 

Enquanto caminhavam para casa após a reunião, o pequeno Cristóvão segurou firmemente a mão do pai. Seu pai estava um pouco triste porque ninguém havia dito que eles iriam ao Senhor Jesus para serem salvos naquela noite.

 

Mas então Cristóvão disse ao pai: "Papai, eu fui salvo esta noite. Pedi ao Senhor Jesus que me lavasse dos meus pecados, e Ele o fez!"

 

Você pode imaginar a alegria do pai de Cristóvão ao ouvir seu filhinho confessar o nome do Senhor Jesus! Romanos 10:13 nos diz: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo", e foi isso que Cristóvão fez.

 

Um dia, logo depois disso, o pequeno Cristóvão disse: "Papai, tem um velhinho naquela casa pequena lá em cima, no alto da colina, e ele está muito doente. Você poderia ir falar com ele sobre o Senhor Jesus?"

 

Seu pai respondeu: “Por que você não vai, Cristóvão, agora que você está salvo?”

 

Mas Cristóvão disse: "Oh, não, papai, eu não poderia fazer isso."

 

Mas quanto mais pensava naquele pessoa idosa, doente e solitária, mais vontade tinha de ir. Até que foi. Foi preciso muita coragem, mas o Senhor Jesus o ajudou.

 

Ele não sabia o que dizer, mas se lembrou do versículo que havia memorizado e o repetiu: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13). O idoso ouviu Cristóvão e fez o que o versículo dizia. Ele sabia que precisava de ajuda, então invocou o nome do Senhor Jesus e foi salvo. Então, ele ficou muito feliz, e o pequeno Cristóvão também ficou por ter ido lhe contar sobre o Senhor Jesus!

 

Quando o pequeno Cristóvão cresceu, foi ser missionário na China. Mas o seu ministério começou no dia em que ele contou o evangelho àquele idoso. Se conhecermos o Senhor Jesus como nosso Salvador, Ele quer que falemos sobre Ele a outras pessoas, onde quer que estejamos. Ele nos dará coragem se Lhe pedirmos.

Maravilhas da Criação de Deus

Formigas Cortadeiras de Folhas - Parte 1

 

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8).

 


ree

Existem milhares de espécies de formigas em todo o mundo, e todas são extremamente interessantes. A formiga cortadeira de folha, com sua sociedade complexa e bem organizada, é uma espécie fascinante. Algumas dessas colônias na América Central e do Sul podem conter 8 milhões de formigas. Elas escavam enormes ninhos subterrâneos com diferentes compartimentos para diferentes propósitos.

 

Essas formigas não comem sementes, frutas ou qualquer outro alimento, exceto a seiva das folhas que cortam e os alimentos que cultivam. Elas cultivam fungos, como cogumelos, nas folhas que cortam. Antes de começar a cultivar, levar os pedaços de folhas para o formigueiro é um grande projeto.

 

Primeiro, as formigas operárias de médio porte, chamadas formigas médias, encontram uma árvore com o tipo certo de folhas e marcam uma trilha até a árvore com substâncias químicas especiais chamadas feromônios. Então, muitas formigas médias seguem a trilha de feromônios até aquela árvore. Elas encontram boas folhas e cortam seções semicirculares muito maiores do que elas mesmas com suas mandíbulas afiadas agindo como uma boa tesoura. Esses pedaços de folhas são mantidos em sua boca sobre sua cabeça e carregados de volta para o formigueiro. O peso que elas carregam é como se cada um de nós carregasse mais de 272 Kg entre os dentes! Cada operária carregando um pedaço de folha se junta a centenas de outras, caminhando em fila de volta ao formigueiro pela trilha marcada. A trilha pode ter cerca de 120 ou 160 metros de comprimento. Isso seria como uma pessoa caminhando 32 km com uma carga pesada. Provavelmente elas fazem essa viagem de ida e volta várias vezes por noite.

 

Às vezes, moscas parasitas, que querem depositar ovos na cabeça da formiga-carregadeira enquanto ela está ocupada com sua carga, pousam na folha esperando uma oportunidade para atacar. Mas as formigas estão preparadas para esse inimigo. Elas têm formiguinhas chamadas "mínimas", que viajam junto com as formigas médias, observando para espantar quaisquer moscas que apareçam.

 

Vivemos em um mundo onde há inimigos para a maioria das criaturas. As pequenas formigas “mínimas” podem não parecer muito importantes, mas são muito importantes na sociedade das formigas cortadeiras de folhas. Vigiar os inimigos e defender dos inimigos as suas companheiras formigas é uma de suas funções. Se você for uma criança, provavelmente tem pais que cuidam de você para protegê-la de perigos. Mas também somos todos chamados a ser vigilantes porque Satanás, que é o nosso maior inimigo, quer destruir nossa vida, mesmo que não possa destruir nossa alma. O Senhor nos deu a oração, a Bíblia e o escudo da fé para nos ajudar nessa luta. Você está usando essas coisas?

 (continua)

Você Sabia?

 

Algumas colônias de formigas cortadeiras de folhas podem conter 8 milhões de formigas

Versículo para Memorizar:

 

“Mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará” (João 16:22).





Comentários


bottom of page