Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 15/24
- Vovó Smith

- 10 de ago.
- 17 min de leitura
Atualizado: 13 de out.

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Baixe o livro digital completo nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
Uma Garota Chamada Acsa
Juízes 1
Acsa era uma garotinha nascida no deserto, há muito tempo. Ela teve muitas aventuras; algumas divertidas e outras infelizes. Mas havia uma coisa que a diferenciava das outras meninas. Seu pai era Calebe, um dos poucos homens mais velhos do acampamento.
Por que ele ainda estava vivo quando os outros anciãos morreram? Vou lhe dizer o porquê. Deus havia prometido dar aos filhos de Israel a terra de Canaã, e Calebe e outro homem chamado Josué eram dois dos doze homens enviados para espiar a terra e ver como ela era boa. Os homens voltaram e disseram que era uma terra muito boa, mas todos, exceto Calebe e Josué, disseram que seria impossível tomá-la porque o povo que vivia ali era muito forte.
Mas Calebe e Josué conheciam as promessas inquebráveis de Deus. Sabiam que Deus cumpriria Sua promessa de lhes dar a terra de Canaã, não importando quão fortes fossem os povos que ali viviam.
Os outros homens, que espiaram a terra e deram um relato ruim, morreram. Mas Calebe e Josué viveram e receberam a terra exatamente como Deus havia prometido.
Você conhece algumas das promessas inquebráveis de Deus? Consegue citar uma ou duas? Aqui está uma: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23). Nenhum terremoto ou explosão no mundo poderá quebrar essa promessa! Você acredita nessa promessa vinda de Deus?
Acsa, filha de Calebe, cresceu e se tornou uma jovem muito simpática, e Calebe procurou um jovem guerreiro corajoso para ser o marido dela. Ele disse: “Quem conquistar a cidade de Quiriate-Sefer poderá se casar com minha filha!”
O bravo jovem que conquistou Quiriate-Sefer foi Otniel, e ele e Acsa logo se casaram. Mas esse não é o fim da história. Seu pai lhe dera uma terra muito boa no sul para morarem juntos, mas ela precisava de algo mais. Ela não ficou em casa apenas desejando o que precisava; montou em seu jumento e foi encontrar seu pai. Então, levantou-se e fez seu pedido: “Tu me deste uma terra no sul. Por favor, dá-me também fontes de água”. Ela sabia que terras desérticas não poderiam produzir muito sem a água necessária.
Foi um pedido excelente. Calebe, de bom grado, deu-lhe o dobro do que ela havia pedido – ele lhe deu as fontes superiores e inferiores. Não havia plantas murchas em seu jardim! Ela estava disposta a trabalhar e garantir que sua terra fornecesse bastante alimento para sua família. Seu marido, Otniel, era um conquistador, e juntos trabalharam voluntariamente.
Você é um trabalhador voluntário para Deus? Ele não prometeu belos jardins e muito dinheiro, mas prometeu que “Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19). Ele não promete suprir todos os seus desejos, mas sim todas as suas necessidades.
Se você não foi purificado dos seus pecados pelo sangue do Senhor Jesus, esta é a sua necessidade mais importante! Aqui está outra das promessas inquebráveis de Deus para você:
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”
Atos 16:31
A História de Sansão
Juízes 14
Sansão era um homem forte – um homem muito forte. Ele não se tornou forte por meio de exercícios e levantamento de peso; ele era forte porque Deus o havia escolhido para ser assim. A nação onde ele nasceu estava sob o controle dos conquistadores filisteus, e eles tinham medo de fazer qualquer coisa para se libertar.
Sansão encontrou uma mulher na terra dos filisteus que lhe pareceu perfeita para se casar, e foi visitá-la. Foi uma viagem difícil para um homem, mesmo um homem forte, fazer sozinho. Um rugido alto, muito próximo, alertou-o de que um leão feroz estava prestes a saltar sobre ele – com dentes, garras e tudo!
Não creio que a força de Sansão estivesse nos músculos, mas no poder de Deus. Ele enfrentou aquela criatura faminta e cruel com as próprias mãos e a despedaçou até a morte! Sansão disse a si mesmo: “Não contarei a ninguém sobre o leão... este é o meu segredo”.
Depois de um tempo, ele passou pelo mesmo local novamente, e lá, na carcaça do leão morto, havia uma surpresa: abelhas! Muitas! Na carcaça, ele encontrou uma grande quantidade de mel. (E sabe de uma coisa? Isso aconteceu há milhares de anos, mas as abelhas sabiam como armazenar seu mel em alvéolos de cera de abelha com seis lados, assim como fazem hoje.)
Um punhado de mel escorrendo era tão doce quanto o nosso mel de hoje, e tenho certeza de que o deixou lambendo os beiços. Ele dividiu o mel com o pai e a mãe também, mas a origem do mel ainda era um segredo.
Deus também tem segredos. Por que Ele permite problemas em nossa vida? Você e eu temos problemas que nos machucam, nos assustam e nos fazem chorar. Se Deus realmente nos ama, por que Ele permite problemas?
Este é um dos segredos de Deus. O leão não fugiu, mas Deus deu a Sansão a força para vencer. E aqui está outra coisa para se pensar. Depois de algum tempo, ele encontrou mel naquela carcaça de leão, e era um bom alimento para os outros, assim como para si mesmo.
O maior problema que alguém no mundo já enfrentou foi a cruz do Calvário, onde o Salvador Jesus foi crucificado. Nosso Jesus poderia ter chamado anjos para destruir aqueles homens maus, mas, em vez disso, deixou que O pregassem naquela cruz, e sofreu nas trevas pelos nossos pecados. Agora Ele ressuscitou e voltou para o céu. E agora mesmo Ele lhe diz: “ Provai, e vede que o SENHOR é bom” (Salmo 34:8). E a doçura de conhecer Jesus como seu Salvador não é só para hoje... é para sempre!
Talvez tudo o que você ouça hoje seja o rugido de grandes, enormes problemas. Talvez você veja os dentes e as garras de algum perigo que parece estar arruinando sua vida. Acaso você se lembra de que nosso Senhor Jesus já venceu o poder do nosso inimigo Satanás? Jesus prometeu que haveria problemas em sua vida. Mas então Ele acrescenta: “Tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (João 16:33).
Um dia você encontrará uma bênção escondida dentro dessa dificuldade. Mas até lá, Deus guarda Seus segredos. Você consegue confiar n’Ele? Mesmo que não consiga enxergar como que algo bom possa surgir de sua dificuldade? Sua sabedoria é perfeita, e Seu amor nunca falha!
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis os Seus caminhos!”
Romanos 11:33
Sansão e as Raposas
Juízes 15
Você se lembra de como Sansão visitou uma jovem na terra dos filisteus com quem desejava se casar? Mas quando voltou para se casar com ela, o pai dela disse: Não! Sansão não ficou nada feliz com isso e decidiu se vingar.
Talvez isso fosse aceitável, mas temos um Deus que nos ama muito mais profundamente do que Sansão jamais amou esta jovem. Deus enviou Seu Filho ao mundo, mas Jesus, o Filho de Deus, veio ao Seu próprio povo, e eles não O receberam. Na história de hoje, o pai desta jovem respondeu por ela, mas você não pode deixar que ninguém mais responda por você. Você deve responder por si mesmo sobre receber o Filho de Deus, o Salvador vivo e amoroso. Deus sabia há muito tempo que você é um pecador e que não pode ir para a Sua morada no céu com os seus pecados. Então, Ele enviou Seu Filho por você e por mim: “porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o Justo pelos injustos, para levar-nos a Deus” (1 Pedro 3:18).
Sansão viu que os campos dos filisteus estavam dourados com grãos maduros, prontos para a colheita, e alguns deles já estavam reunidos em feixes nos campos. Viu também que as oliveiras estavam carregadas de azeitonas maduras, prontas para serem colhidas para a produção de azeite.
Ele bolou um plano para se vingar. Capturou trezentas raposas e amarrou suas caudas em pares. Em seguida, colocou uma tocha entre cada par de caudas e ateou fogo às tochas. É claro que as raposas correram em todas as direções pelos campos de grãos maduros dos filisteus, e as tochas acesas incendiaram os campos. Os grãos maduros e os feixes de feno viraram cinzas, e as azeitonas maduras flamejaram como lâmpadas de azeite!
Quem fez isso? Gritaram os filisteus. E lhes foi dito que Sansão fizera aquilo para se vingar, pois o pai da jovem se recusou a permitir que Sansão se casasse com ela. Os filisteus ficaram muito irados com ela e com o pai dela e os queimaram no fogo.
Veja bem, é perigoso dizer “não” a um homem forte. Mas é ainda mais perigoso dizer “não” a Deus. Sua oferta de salvá-lo dos seus pecados custou-Lhe o sangue vital de Seu único Filho. Ele ama os pecadores com um amor mais profundo do que qualquer pessoa na Terra jamais poderia amar.
A Bíblia nos diz duas coisas maravilhosas que ninguém pode mudar:
“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores”
1 Timóteo 1:15
“O nosso Deus é um fogo consumidor”
Hebreus 12:29
Sansão e a Queixada
Juízes 15
Em nossa última história sobre Sansão, ele incendiou os campos dos filisteus que estavam prontos para a colheita. É claro que os filisteus ficaram furiosos! Agora, o próprio povo de Sansão temia que os filisteus os atacassem por causa do que Sansão havia feito. Então, eles procuraram Sansão até encontrá-lo na fenda de uma rocha onde ele estava.
Planejaram amarrá-lo e entregá-lo aos filisteus. Mas não conseguiram amarrar um homem mais forte do que eles. Primeiro, prometeram-lhe: “Não o mataremos, mas o entregaremos aos filisteus”. Então Sansão permitiu que o amarrassem. Veja, Deus lhe dera uma fonte secreta de força contra os inimigos de Deus.
Todos os verdadeiros Cristãos também têm uma fonte secreta de força, para que todos os poderes de Satanás e da morte jamais possam nos arrastar para uma eternidade perdida. Você está salvo dos seus pecados? Você nasceu na família de Deus? Então você é d’Ele para sempre, e nenhum homem ou diabo pode arrebatá-lo de Suas mãos. Jesus disse: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da Minha mão” (João 10:28 – ARA).
Os filisteus jubilaram ao ver seu forte inimigo amarrado, mas não conheciam o poder de Deus. As cordas nos braços de Sansão se soltaram como fios queimados, e Deus lhe deu grande poder. Ele pegou a queixada de um jumento e matou mil homens com ela!
Nós, Cristãos, devemos lembrar que Deus nunca nos diz para lutarmos contra as pessoas. Nossa luta é contra o mal em nosso próprio coração. É aí que Deus nos dará a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mas não é uma vitória fácil.
Sansão viu todos aqueles mortos e disse: “Montões e mais montões, com a queixada dum jumento matei mil homens!” (Juízes 15:16 – TB). Mas será que ele fez mesmo? Não foi Deus que lhe deu a vitória? Ele estava levando o louvor para si.
Sansão estava com sede, tanta sede que pensou que ia morrer, e então clamou ao Senhor. “No dia da minha angústia a Ti clamarei, Porque me responderás” (Salmo 86:7 – TB). É bom clamar ao Senhor quando você está em apuros impossíveis, mas por que não clamar a Ele agora mesmo? Nossa respiração está sempre nas mãos de Deus, e nossos pecados eram uma barreira intransponível. Por que não louvá-Lo por Seu maravilhoso perdão e pedir-Lhe força diária agora mesmo?
Sim, Deus respondeu à oração de angústia de Sansão. Ele abriu uma cavidade, e dessa cavidade brotou água. Sansão bebeu a água e foi revivido. Ele havia chamado o lugar de “O Alto da Queixada” em homenagem à sua vitória, mas agora mudou o nome para “A fonte do que clama”. Ele não estava se lembrando disso como sua vitória; ele estava se lembrando disso como sua necessidade.
Deus nos diz qual será o nosso cântico no céu. Todos nós louvaremos juntos Àquele que nos redimiu para Deus pelo Seu sangue. Você é redimido pelo sangue de Jesus? Se não, não poderá se juntar a esse cântico e você não estará lá. Mas se você for redimido pelo sangue de Jesus, poderá cantar esse cântico de todo o coração hoje. Você o encontra em Apocalipse 5:9-10.
“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o Teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação”
Apocalipse 5:9
O Final da História de Sansão
Juízes 16
Sansão, o grande e forte homem, viu-se preso dentro de uma cidade, com pesados portões trancados para mantê-lo lá dentro. Com sua grande força, ele simplesmente pegou os portões, com os batentes e tudo, e carregou-os monte acima nos ombros!
O que tornou Sansão tão forte? Você não é tão forte quanto ele, mas você tem algum poder, e é o mesmo Deus que nos dá cada respiração que deu a Sansão sua grande força. A força extra de Sansão foi dada porque seus pais obedeceram à ordem de Deus de manter o cabelo de Sansão longo, e ele nunca deveria ser cortado. No fundo do seu coração, Sansão sabia disso e obedeceu à ordem de Deus também.
Sansão era um verdadeiro crente em Deus. Mas também era um homem orgulhoso e egoísta. Teve muitas decepções, mas não aprendeu com elas. E, como resultado, não teve uma vida feliz nem um final feliz. Deus diz que o fim da vida de um homem justo é a paz, mas o fim de Sansão não foi paz. Continue lendo e veja.
Sansão viu uma bela moça chamada Dalila e decidiu se casar com ela. Mas ela não ficou feliz, pois queria saber o segredo de sua grande força, e ele não queria contar a ela.
Esperando satisfazer a pergunta de Dalila sobre sua grande força, ele lhe contou mentiras. Mas ela testou cada mentira e descobriu que nenhuma era verdade. Seus amigos lhe prometeram muito dinheiro se ela descobrisse o segredo de sua grande força e lhes contasse. Mas ouça... o que é ter muito dinheiro ou estar em primeiro lugar ou qualquer outra coisa, comparado ao conhecimento do Deus vivo e verdadeiro? Você O conhece? Ele é o Deus que fez o mundo e que enviou Seu Filho unigênito ao mundo para salvar os pecadores. Você quer conhecê-Lo? Ou prefere ter muito dinheiro?
Dalila queria aquele dinheiro. E Sansão, que era um verdadeiro crente, queria agradá-la. Você também é um verdadeiro crente? Sua primeira escolha é agradar a Deus que tanto o ama? Se sua primeira escolha for menor que isso, você encontrará dor e tristeza, como Sansão. Deus o ama demais para deixar você fazer as coisas do seu jeito.
Sansão finalmente contou a verdade a Dalila: se seu cabelo comprido fosse cortado, ele seria como os outros homens. Você quer ser como as outras pessoas, trabalhando pelos mesmos objetivos que o mundo? É um longo caminho para baixo um crente viver pelos mesmos objetivos que o mundo.
Os amigos de Dalila entraram sorrateiramente e cortaram o cabelo de Sansão. Deus ainda está comigo, pensou Sansão, mas ele estava errado. Sua grande força havia desaparecido! Eles o cegaram, o prenderam e lhe deram a tarefa de girar um moinho para moer grãos o dia todo. Esse trabalho era para jumentos, mas eles acharam que era bom o suficiente para o prisioneiro, e toda a gritaria e vitória foram dadas ao seu falso deus Dagom.
Sansão ficou preso por muito tempo, e seu cabelo começou a crescer novamente. Seus inimigos pareciam esquecer que a fonte de sua força estava em seus longos cabelos, mas Deus não Se esqueceu. Deus sabe onde cada um de Seus queridos filhos está agora, e Ele está trabalhando para lhe dar algo melhor do que você pede ou pensa.
Aquelas pessoas planejaram uma grande festa para seu deus Dagom, e todos se aglomeraram no templo para a celebração. Ninguém queria perder a diversão. O templo era um lugar enorme, com um teto magnífico, sustentado por duas colunas enormes. A melhor vista era do térreo, mas quem estava no terraço também podia ver e participar da diversão. Enquanto todos comemoravam, o cego Sansão foi conduzido por um menino e colocado entre as duas colunas para que todos pudessem ver seu rosto cheio de cicatrizes e seu cabelo desgrenhado. Podemos imaginar os aplausos e risos quando seu grande inimigo foi derrotado.
Foi mesmo? Sim, mas Deus não foi derrotado, e Sua Palavra permanecerá para sempre.
Sansão disse ao rapaz que o segurava pela mão: “Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas”. Então Sansão orou ao Deus em Quem seu coração verdadeiramente cria: “Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos” (Juízes 16:28).
“Morra eu com os filisteus”, disse ele, e então empurrou com toda a força! As duas grandes colunas ruíram e o templo caiu sobre todo o povo! O riso se transformou em gritos... e então o silêncio da morte. A diversão do mundo não dura para sempre.
Deus viu aquele precioso resquício de fé verdadeira por trás do orgulho de Sansão, e Deus o valorizou e incluiu o nome de Sansão em Hebreus 11 – o capítulo da fé. Mas foi um final terrivelmente triste para Sansão.
Se você é um verdadeiro crente, Deus quer que você viva pela fé todos os dias. “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10:17). Isso levará a uma vida feliz e a um final feliz.
“A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”
Romanos 10:17
A Cordeira do Homem Pobre
2 Samuel 12:1-9
Na casa do pobre não havia muito dinheiro sobrando, mas ele encontrou o suficiente para comprar uma cordeira, uma cordeira macia e cheia de lã. É claro que seus filhos a amavam. Não era uma cordeira que vivia no campo; era um animal de estimação da família, amada quase como um filho. Ela até compartilhava a comida e bebia do copo do pobre. Consigo imaginar aquele homem descansando em sua cadeira, recostado com aquela cordeira de estimação especial aconchegada em seu peito. Ninguém precisa ensinar a cordeira a ficar por perto.
Na casa do rico havia fartura. Ele tinha ovelhas e cordeiros, muitos deles. Também tinha rebanhos de vacas e cabras. Elas nasciam e cresciam em seus campos. Ele era rico o suficiente para ter jantares fartos e comida requintada todos os dias.
Um viajante chega à porta da casa do homem rico. “Saudações”, disse o viajante ao se apresentar ao homem rico. É claro que todos os viajantes estão convidados a jantar, e seria um dos jantares chiques do homem rico, com o melhor de tudo.
Suponha que você fosse o homem rico: o que faria? Antes de mais nada, se der algo a um viajante, certifique-se de que seja seu. É Deus Quem nos dá tudo o que temos. Foi Deus Quem nos criou com a palavra de Sua boca. Foi Deus Quem deu Seu Filho unigênito por nós. Essas riquezas são minhas para compartilhar com você. Jesus é meu Salvador para sempre, e Ele também pode ser seu. De todo o meu coração, quero compartilhá-Lo com você, e Ele também será seu para sempre.
O homem rico era egoísta. Ele olhava para seus pastos repletos de ovelhas, mas não abriria mão de uma das suas ovelhas para o jantar naquela noite. Deveria ser um assado macio para o seu visitante. Sua reputação dependia disso. A cordeira do pobre seria o melhor jantar. Sim, ele iria tomá-la para si.
Não é difícil imaginar as lágrimas e o vazio na casa do homem pobre. A cordeirinha de estimação havia ido embora e não havia ninguém para consertar as coisas. Talvez você esteja com raiva, chateado e pronto para repreender aquele homem rico e perverso. Quando o rei Davi ouviu essa história, ele também se sentiu assim! Ele ficou furioso com tamanho egoísmo!
E então, de repente, o profeta Natã, que contou a história ao rei Davi, apontou o dedo para o rei e disse: “Tu és este homem”!
A verdade é que o rei Davi havia tomado a mulher de outro homem, e quem teria coragem de acusar o rei? Mas Deus sabia que o que o rei Davi havia feito fora causado por egoísmo, e ele tentava encobrir seu egoísmo para salvar sua reputação.
Acho que todos nós vemos um pouco do nosso egoísmo, mas tentamos escondê-lo para que ninguém saiba o quão maus somos. Mas Deus sabe, e só Deus pode apagar esse registro. Não finja que o registro não existe; pois cresce mais a cada dia. Mas o próprio Deus é o Único que pode dizer, como disse a Davi depois que ele confessou seu pecado: O Senhor perdoou o teu pecado. Você não morrerá. Deus é um Deus que perdoa e dá vida eterna – uma vida que nunca morre, embora nosso corpo natural possa morrer assim como os outros.
Foi o próprio Jesus Quem levou o castigo pelos nossos pecados naquelas horas de trevas na cruz. Essa maravilhosa palavra “perdoado” é para nós que nos abrigamos n’Aquele que morreu por nós. “Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça” (Efésios 1:7). O Seu perdão é somente para pecadores. Você se arrependerá e virá a Ele agora? Você pode ter certeza de que seus pecados estão perdoados e, independentemente da sua origem, você pode ser um filho de Deus, ajustado para Sua morada no céu para sempre.
“Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos”
Romanos 4:7
Quem Parou o Incêndio? Parte 1
1 Reis 18:1-39
Respire fundo e sopre. É assim que se apaga o fogo de uma vela ou de uma dúzia de velas ao mesmo tempo. Mas nem todo fogo se apaga tão facilmente. Há momentos em que um incêndio florestal foge ao controle e todos os aviões despejando água, caminhões transportando água, bombeiros e voluntários não conseguem apagá-lo. Mas aqui está uma das histórias maravilhosas de Deus, diferente de todas as que você já leu.
“Construa um altar”, disse Elias, um homem de Deus. “Coloque um pouco de lenha em cima e, em seguida, o seu animal abatido. Depois, ore ao seu deus para que envie fogo do céu para queimá-lo”.
E o povo que adorava o deus Baal fez o que Elias disse. Centenas deles oravam a Baal para que enviasse fogo do céu e queimasse o sacrifício deles. Continuaram orando por horas, cada vez mais alto, mas não houve resposta do deus deles. Pulavam freneticamente enquanto oravam. Até tentaram se cortar até sangrar. Mas não houve fogo nem resposta. Será que Baal não estava ouvindo?
A verdade é que eles estavam orando a um deus que realmente não tinha poder para salvá-los. É claro que não houve resposta. Deus o havia silenciado.
Você também ora? Está orando ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo? Ou suas orações vão para um deus que não pode salvá-lo? Nosso Deus ouve as orações e os clamores de Seus filhos e dá coisas boas àqueles que Lhe pedem. E Ele dá coisas melhores do que pedimos ou pensamos pedir. Ele sabe exatamente o que precisamos e sabe que você precisa d’Ele.
Então chegou a vez de Elias. Ele construiu um altar com doze pedras. Em seguida, colocou lenha sobre o altar e, em cima dela, colocou um bezerro abatido, cortado em pedaços. Ao redor do altar, cavou um rego e pediu que quatro cântaros de água fossem despejados sobre o sacrifício. Então, ordenou que despejassem mais água pela segunda vez e depois pela terceira. Doze cântaros de água foram despejados sobre o sacrifício, e tudo ficou encharcado, e o rego ao redor do altar também ficou cheio de água.
Agora, a oração de Elias foi surpreendente. Não havia dúvida sobre o Deus a Quem ele orava: “Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-Se hoje que Tu és Deus em Israel, e que eu sou Teu servo, e que conforme à Tua palavra fiz todas estas coisas” (1 Reis 18:36).
Foi um bom começo, não foi? Ele não estava tentando ser um homem famoso, mas apenas deixar o poder de Deus brilhar. Ouça o que mais ele orou: “Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que Tu és o SENHOR Deus, e que Tu fizeste voltar o seu coração” (1 Reis 18:37).
ENTÃO CAIU FOGO DO SENHOR!
Queimou o sacrifício e a lenha! Mas não parou por aí. Queimou as pedras e lambeu a água que estava no rego! E quando o povo viu isso, prostrou-se com o rosto em terra e exclamou: “Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!” (1 Reis 18:39).
Agora, eis aqui a questão: O que parou o fogo? Por que ele não queimou também aqueles que adoravam Baal? Eles não foram queimados. Só pode ter sido Deus Quem apagou o fogo. Ele amava aqueles que adoravam Baal e estava disposto a converter o coração deles a Si mesmo. Mas será que eles ouviriam? Será que se voltariam para o único Deus verdadeiro? Elias disse a todo o povo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-O” (1 Reis 18:21).
E você? O Senhor também te ama. Há tempo para você se voltar para Ele... agora mesmo... hoje. Você vai ouvir? Você vai se voltar?
“Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!”
1 Reis 18:39

Comentários