top of page

Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 24/24

ree

Baixe esta parte das histórias nos formatos:

Baixe o livro digital completo nos formatos:

Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers

 ÍNDICE


O que Aconteceu no Rio Jordão 

Mateus 3:13-17 

 

O Rio Jordão fluía como de costume naquele dia, levando a água cristalina que vinha da neve do Monte Hermom até as águas escuras e pesadas do Mar Morto.

 

Mas não era um dia comum. Havia uma multidão à beira do rio que foi para ser batizada com o batismo de arrependimento. Eram pecadores e sabiam que o batismo era a coisa certa a fazer. Era o voltar-se para direção correta. Cada um de nós é pecador diante de Deus, e se você não estiver pronto para encarar isso, a única coisa que lhe resta é se afastar levando com você os seus pecados. Essa é uma escolha muito séria.

 

Era João quem batizava o povo no Rio Jordão. Ele não era um homem que usava vestes chiques, mas sabia de algo que o povo não sabia. Não é segredo agora, mas era naquela época. Até mesmo João conhecia apenas parte do segredo. Eis o que ele sabia: havia um Homem ali que iria batizá-los com o Espírito Santo e com fogo. E esse Homem especial era mais jovem que João e mais poderoso em poder e glória. João disse que não era digno de se abaixar e desatar as sandálias desse Homem! Quem poderia ser esse Homem? Você sabe?

 

Isso era um enigma até para João. Em meio a toda aquela multidão, como ele poderia saber qual era o Homem certo? Deus deu a resposta a João, e ele ouviu e se lembrou: “Sobre Aquele que vires descer o Espírito, e sobre Ele repousar, Esse é o que batiza com o Espírito Santo” (João 1:33). João estava se perguntando e aguardando que esse sinal prometido se cumprisse.

 

Talvez você também esteja se perguntando: Quem é Jesus? Onde posso encontrá-Lo? João não procurou por este Homem poderoso em todos os lugares, mas se lembrou do que Deus havia dito e, sim, descobriu que o que Deus lhe dissera era verdade. Ele encontrou Jesus. Você fará o mesmo? A Palavra de Deus, a Bíblia, mostrará Ele para você.

 

Jesus também veio para ser batizado. Todo o povo confessou seus pecados, mas Jesus não tinha pecados para confessar. Jesus entrou na água como os outros, mas Deus estava pronto para destacá-Lo para que ninguém se enganasse quanto a Quem Ele era. Uma voz clara do céu disse: “Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo” (Mateus 3:17). João olhou, e você sabe o que ele viu? O Espírito de Deus desceu na forma de uma pomba e pousou sobre Jesus.

 

João tinha certeza de que era Jesus, e você também pode ter certeza. Mais tarde, quando João viu Jesus vindo em sua direção, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

 

Tirar o pecado do mundo é algo grandioso, não é? O pecado é uma raiz tão profunda que nenhum país consegue se livrar dele, mas um dia Deus o fará! É o Cordeiro de Deus, que morreu pelo pecado do mundo, que removerá da criação de Deus toda a raiz do pecado.

 

Jesus não havia morrido na cruz quando João O viu, mas era o Cordeiro de Deus – perfeito, santo e pronto para ser oferecido como o único Sacrifício pelo pecado que Deus poderia aceitar. O povo se admirava de João, mas ele não se apropriava de nenhuma honra. Era Jesus que Deus queria que todos vissem – Jesus, o santo Cordeiro de Deus, que iria morrer para tirar os pecados de qualquer menino ou menina, homem ou mulher, que cresse n’Ele e O aceitasse como Salvador.

 

Sabemos que o pecado está corrompendo o mundo agora. Deus também sabe disso. Ele prometeu tirar o pecado do mundo, não deixando nenhum pecado em Sua nova criação. Ele nos disse que este mundo, como está agora, será destruído pelo fogo.

 

A voz do céu, a pomba branca e pura e a vida santa do Senhor eram marcas que apontavam para Jesus, e somente para Jesus. Se você fosse uma das pessoas na multidão à beira do rio naquele dia, teria encontrado Jesus? Ele é o único Salvador dos pecadores. Ele é o seu Salvador? Ninguém pode salvá-lo, a não ser Jesus. Não há outro caminho senão o Seu caminho!

 

“O Pai enviou Seu Filho para Salvador do mundo”

 1 João 4:14

Milagre em um Casamento 

João 2:1-11

 

Quem deve ser incluído na lista de convidados? Essa é uma pergunta que se coloca em todos os casamentos e festas infantis também. Peguem papel e lápis e vamos fazer uma lista de quem convidaremos.

 

A Bíblia conta a história de um casamento e, claro, havia uma lista de convidados. Você sabe qual nome estava na lista? Jesus! E Seus discípulos também foram convidados. Maria, a mãe de Jesus, já estava lá. Talvez ela fosse ajudar.

 

Se você der uma festa, não poderá ter Jesus na lista de convidados, porque Ele voltou para o céu. Mas Ele nos deixou uma coisa. Consegue adivinhar o que é?

 

Uma imagem de Si mesmo? Uma estátua para adorar? Uma grande igreja de pedra?

 

Oh, não! Ele nos deixou um livro maravilhoso. Você sabe como se chama? Você acertou se disse “A Bíblia”. Às vezes, este livro é amado, e às vezes é odiado mais do que qualquer outro livro na Terra. Você tem uma Bíblia só sua? Você a lê? Eles ficaram sem vinho no casamento. Maria, a mãe de Jesus Lhe disse: “Eles não têm vinho” (AIBB). É difícil fazer uma festa de casamento sem nada para beber. Eles tinham seis grandes talhas de pedra, realmente grandes, mas pareciam estar vazias também. Jesus disse a Maria que a Sua hora ainda não havia chegado.

 

Você e eu também podemos entender isso, porque quando pedimos algo a Jesus, às vezes Ele não nos responde imediatamente. Isso porque não é a hora d’Ele, e a hora d’Ele é sempre perfeita. É bom simplesmente confiar n’Ele e esperar.

 

Maria disse aos serventes: “Fazei tudo quanto Ele vos disser”.

 

Jesus falou aos servos e disse: “Enchei de água essas talhas”. Não foi fácil, porque, como vocês se lembram, eram talhas grandes de pedra. Mas eles obedeceram a Jesus sem reclamar. Encheram-nas até a borda!

 

Então Jesus disse: “Tirai agora, e levai ao mestre-sala”. Água? Só água? Jesus nunca havia feito milagres antes, então eles não tinham nada para lembrar. Fizeram exatamente o que Jesus disse e trouxeram um pouco ao mestre-sala. Mas o que ele bebeu não era água – era vinho! Aquelas talhas não estavam mais cheias de água; estavam cheias de vinho!

 

O mestre-sala não sabia nada sobre de onde veio o vinho, mas os servos sabiam. Ele era um homem importante, mas aqueles servos sabiam de algo que ele desconhecia. Eles conheciam Jesus e sabiam que Ele havia transformado a água em vinho – um milagre!

 

Você conhece Jesus? Ele não transformará água em vinho para você, mas Ele lavará você de seus pecados se você pedir. Ele pode fazer isso porque Ele sofreu na cruz por esses mesmos pecados. Talvez você pense que não precisa d’Ele. Você sabe para onde esses pecados o levarão? Eles o levarão para o inferno! Mas agora mesmo, porque Ele te ama, Jesus oferece perdão por meio do Seu precioso sangue. “Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por Este [Jesus] se vos anuncia a remissão dos pecados” (Atos 13:38). O perdão dos seus pecados é muito mais maravilhoso do que transformar água em vinho!

 

O mestre-sala chamou o noivo e se admirou de que ele tivesse guardado o vinho bom para o final. A Bíblia não diz que era melhor ou o máximo, mas BOM! Não há nada que se compare ao bem que Jesus dá. Não é melhor; é bom! Não há nada em todas as alegrias do mundo que se compare à alegria que se encontra em Jesus. Seu maravilhoso amor jamais terá fim!

 

Talvez, se você envelhecer, não consiga mais correr e pular como agora. Mas a boa alegria que Jesus traz ainda estará presente em abundância, e não acabará se Jesus te chamar para o céu. O céu é um lugar cheio de alegria, porque Jesus está lá.

 

“Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este [Jesus] se vos anuncia a remissão dos pecados” 

Atos 13:38

Café da Manhã à Beira-Mar 

Lucas 21:1-8

 

Alguns de nós podem achar que pescar é divertido, mas para estes sete homens era um negócio. Eles eram pescadores de profissão. Quando Pedro disse: “Vou pescar”, todos responderam: “Também nós vamos contigo”.

 

Anos se passaram desde que esses sete discípulos de Jesus lançaram suas redes de pesca ao mar, mas eles rapidamente se lembraram de como fazê-lo. Lembraram-se de que era mais fácil pegar uma boa quantidade de peixes à noite. No entanto, pela manhã, suas redes estavam vazias.

 

Por que não conseguiram pescar nem um peixe até a manhã? Porque Jesus não estava com eles. E se Jesus não está com você, você também sente um vazio. Você pode se esforçar em dobro, mas não consegue preencher esse vazio com nada que faça. A verdade maravilhosa é que o próprio Jesus é o único que pode preencher esse vazio em sua vida, e Ele está pronto para ser seu Salvador agora mesmo.

 

Os sete pescadores trabalharam duro a noite toda no escuro, torcendo por uma boa pescaria, mas durante todas aquelas horas, nada caiu na rede deles... nem um peixe sequer. Isso significava que não tinham peixe para vender e nada para o café da manhã. Que grande decepção!

 

Mas Jesus não estava longe. Ao amanhecer, apresentou-Se na praia e chamou-os: “Filhos, tendes alguma coisa de comer?” E eles tiveram que responder: “Não”.

 

Disse-lhes Jesus: “Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis”. E apanharam peixes... e a rede estava cheia!

 

Este mesmo Jesus chama você onde quer que você esteja agora. Você será tão rápido em obedecê-Lo quanto aqueles discípulos foram? Jesus tem todo o poder e é rápido em responder. Ele não lhe promete peixes com barbatanas e escamas, mas promete vida eterna. No entanto, aqueles sete pescadores tiveram que obedecer antes de receberem a Sua resposta. E você sabe o que precisa fazer? Leia João 3:16 e veja! Leia Atos 16:31 e veja! Você obedeceu ao que Jesus lhe disse para fazer? Se sim, Ele preencheu esse vazio em sua vida... sua rede está cheia!

 

Pedro não sabia Quem estava falando com eles na praia. João lhe disse: “É o Senhor”! Ao ouvir isso, Pedro vestiu sua túnica e pulou na água. Ele pensou que era o caminho mais rápido para chegar a Jesus. Não sabemos se ele entrou na água ou nadou até a praia, mas ele queria estar com Ele.

 

Os discípulos fizeram uma grande pescaria e arrastaram a rede cheia até a praia para contar os peixes. Havia 153 peixes... bastante para vender e bastante para comer!

 

Mas o que eram os peixes comparados à terem Jesus com eles? Ele era o Salvador ressuscitado que já havia morrido, sido sepultado e ressuscitado ao terceiro dia. Eram aquelas mesmas mãos com as feridas dos cravos que já haviam preparado uma fogueira de brasas na praia, com os peixes já assando, e Ele também tinha pão para eles. Os peixes que haviam pescado na rede eram bons, mas talvez Jesus estivesse mostrando que podia prover o sustento deles. Seu caminho é perfeito. Nunca, jamais devemos duvidar d’Ele.

 

João se chamava a si mesmo o “discípulo a quem Jesus amava” (João 21:20). Mas ele não diz: “Ele me ama mais”. Talvez por um tempo Pedro tenha se esquecido de que Jesus o amava, mas o amor do Salvador era tão real para Pedro, e é real para você também. Foi Paulo quem disse: “Filho de Deus, o Qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20), e também se chamou a si mesmo o principal dos pecadores. Nosso pecado não afasta o amor de Jesus por nós.

 

O quanto Deus nos ama? Ele nos ama tanto que deu Seu Filho unigênito para morrer por nós. Isso é muito amor! Se você vem a Jesus porque precisa d’Ele – porque não há mais ninguém para salvar pecadores e porque você crê em Sua promessa – então você descobrirá que Ele te ama, tão verdadeiramente quanto amou João.

 

“O Filho de Deus, O qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” 

Gálatas 2:20

O Homem no Telhado (Parte 1) 

Atos 10:9-20

 

Pedro morava em um país onde não havia neve, então os telhados eram planos. As pessoas podiam facilmente subir até o terraço para um pouco de tranquilidade e ar fresco.

 

Pedro subiu ao terraço para orar, não uma oração rápida na hora de dormir, mas sim um momento para buscar a vontade de Deus para o dia. Então, sentiu muita fome e, enquanto lhe preparavam uma refeição, adormeceu e, dormindo, teve uma visão.

 

Você está se perguntando o que é uma visão? É algo como um sonho, mas muito mais real. Agora Deus nos fala através da Bíblia, e ela está completa. Deus não tem mais nada a escrever. Se quisermos conhecer a Sua vontade, o Espírito Santo nos trará a Palavra de Deus, pois estamos prontos para ouvi-la.

 

Você notou que a comida de Pedro não estava pronta? Talvez isso nos lembre de que, na época de Pedro, a Palavra de Deus não era completa. Então, Deus falou ao Seu povo de diferentes maneiras quando eles estavam famintos para conhecer a Sua vontade. Hoje, você e eu temos a Bíblia completa para consultar, para aprender o que Deus quer nos dizer.

 

Pedro teve a visão de um grande lençol, que descia do céu pelas quatro pontas. Nesse lençol, ele viu toda espécie de animais, répteis e aves. Então uma voz lhe disse: “Levanta-te, Pedro, mata e come” (Atos 10:13).

 

Algo dentro de Pedro estremeceu ao ver aquele tipo de comida. Deus havia dito ao Seu povo há muito tempo que eles não deveriam comer nada impuro. Então, como um Judeu poderia comer aquelas criaturas impuras? Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda” (Atos 10:14). Mas como dizer “Não” quando o Senhor fala?

 

Pedro estava certo no que Deus havia ordenado ao povo Judeu anteriormente, mas, como Cristo veio e morreu por nós, nenhum homem ou animal deveria ser tratado como impuro. O Senhor Jesus disse: “Deus amou o mundo de tal maneira” (João 3:16), e isso inclui todas as nações, todos os pecadores e todas as pessoas que creem naquele precioso Salvador dos pecadores. Isso se aplica a você também, não importa onde você nasceu ou a cor da sua pele.

 

Deus conhecia o problema de Pedro e repetiu a visão três vezes para que Pedro entendesse. Mas ele ainda estava confuso. Era tão oposto à religião que Deus havia dado ao Seu povo há muito tempo.

 

De repente, os pensamentos de Pedro foram interrompidos por três visitantes que perguntavam por ele. Acho que Pedro não ouviu que eles batiam à porta, mas Deus lhe disse que eles estavam lá e acrescentou: “Vai com eles... Eu os enviei” (Atos 10:20).

 

Não havia mais dúvidas sobre Quem havia enviado os visitantes, embora fossem romanos e não Judeus. Pedro e alguns outros caminharam com eles até chegarem à casa de Cornélio, um centurião romano.

 

Agora, Deus já havia falado com Cornélio. Ele havia enviado um anjo para lhe dizer que trouxesse Pedro, e então havia um grupo reunido em sua casa, pronto para ouvir o que Deus tinha a lhes dizer. Lá estavam eles, e o coração de Cornélio transbordava de alegria! Você consegue adivinhar o que ele fez? Talvez você se surpreenda. A resposta está na próxima história.

 

“Deus amou o mundo de tal maneira” 

João 3:16

O Homem no Telhado (Parte 2) 

Atos 10:21-48

 

Pedro foi muito bem recebido na casa de Cornélio, e todos estavam ansiosos para ouvir a mensagem que Deus lhe dera. De fato, Cornélio ficou tão feliz que se ajoelhou aos pés de Pedro para adorá-lo! Pedro imediatamente lhe disse: “Levanta-te, que eu também sou homem”.

 

Talvez você também precise aprender essa lição. Nossa mensagem para você é importante se vier de Deus, e seria sábio de sua parte consultar sua Bíblia para verificar se nossa mensagem é verdadeira. Não adore o mensageiro, não importa quem ele seja ou que roupas ele use.

 

Devemos adorar a Jesus? Sim, com certeza! Jesus disse: “Quem Me vê a Mim vê o Pai” (João 14:9). Quem não honra a Jesus não honra a Deus Pai que O enviou.

 

Cornélio disse a Pedro: “estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado” (Atos 10:33).

 

Ali estava Pedro, que era Judeu, olhando para aquela sala cheia de romanos, que eram gentios, e a primeira coisa que lhes disse foi: “Deus não faz acepção de pessoas”. Isso era algo que Pedro acabara de aprender quando Deus lhe deu a visão de um grande lençol que descia do céu, com todos os tipos de animais, pássaros e répteis dentro dele. Deus lhe dissera: “Levanta-te, Pedro; mata e come”!

 

Pedro havia dito: “Não, Senhor”, mas o Senhor não Se enganou. Até então, o povo Judeu só podia comer o que Deus chamava de “animais limpos”, mas os gentios comiam todas aquelas criaturas naquele grande lençol. Agora, judeus e gentios podiam comer a mesma coisa.

 

Deus não faz acepção de pessoas. Você é Judeu? Você é gentio? Você é pequeno ou grande? Você é preto ou branco? Você é do oriente ou do ocidente? Deus não tem favoritos. Jesus disse: “Eu Sou a porta” (João 10:9), e Ele não tem outra porta para os pecadores entrarem no céu, não importa quem você seja. Isso foi difícil para Pedro aprender, e talvez seja difícil para você também.

 

Pedro lhes disse que Deus lhe havia ordenado que pregasse a paz de Jesus Cristo, que era o Senhor de todos. Jesus, ressuscitado dos mortos, foi ordenado por Deus para ser Juiz dos vivos e dos mortos, e por meio de Seu nome, todo aquele (judeu ou gentio) que n’Ele crer receberá o perdão dos pecados.

 

Esta foi uma notícia espantosa para os romanos que a ouviam naquele dia, e eles creram na mensagem. Este Jesus, a Quem os romanos haviam crucificado, era o Juiz dos vivos e dos mortos! Isso não os assustou, pois o próprio Juiz era o seu Salvador.

 

E então o Espírito Santo desceu do céu para habitar neles. Eles louvaram a Deus que os havia salvado. Pedro não viu razão para que não fossem batizados e ordenou que fossem batizados em nome do Senhor.

 

Ele ficou ali alguns dias, mas ninguém estava adorando Pedro. Eles eram um grupo feliz de crentes, com o poder do Espírito Santo dentro deles. Eles entendiam que tudo aquilo era realmente o plano de Deus e não de Pedro. Pedro era apenas o mensageiro.

 

“Eu Sou a Porta” 

João 10:9

Onde Está Pedro? 

Atos 12:1-23

 

O rei Herodes sabia de tudo – pelo menos achava que sabia. Pedro estava pregando ao povo sobre Jesus e que Ele estava vivo, e isso deixou o rei Herodes furioso! Todos sabiam que Jesus havia sido crucificado e tinha morrido naquela cruz de agonia. E todos sabiam que Ele havia sido sepultado em uma caverna, e uma enorme pedra havia sido rolada sobre a entrada da caverna. A pedra havia sido selada, e soldados romanos estavam de guarda para garantir que ninguém roubasse o corpo de Jesus. Então, como Jesus poderia estar vivo?

 

Mas Ele ESTÁ vivo! Pedro tinha absoluta certeza disso, e o que ele pregava deixou o rei Herodes tão irado que ele disse: “Prendam esse homem!” E Pedro foi preso e colocado na prisão, com muito mais guardas do que um prisioneiro comum. Havia dezesseis soldados, quatro de cada vez, designados para vigiá-lo. E colocaram grandes correntes barulhentas em seus pulsos, juntamente com três portas trancadas entre ele e a liberdade.

 

Mas na manhã seguinte, Pedro tinha sumido! Sandálias, capa – tudo tinha sumido – exceto as correntes. Se o rei estava irado antes, agora estava furioso. Alguém devia ser culpado pela fuga de Pedro! Alguém tinha que pagar por isso!

 

O rei Herodes estava enfrentando o poder de Deus, e nenhuma quantidade de raiva mudaria o plano de Deus. Talvez você também se sinta irado quando lhe dizem que você não pode fazer o mal e se safar. É impossível! Deus diz duas vezes: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4; 18:20). Mas a boa notícia é que este mesmo Jesus que morreu e ressuscitou dos mortos está pronto para salvá-lo agora mesmo. Ele morreu para salvar pecadores como você e eu. Ele quer você! Você virá a Ele agora mesmo?

 

O rei Herodes ordenou que todos aqueles soldados fossem executados! Eles deviam ser os culpados por deixar Pedro escapar, e o rei Herodes ia mostrar seu poder.

 

Deus também tem poder, mas Ele não demonstra Seu poder dessa forma. Ele criou a Terra e tudo o que nela há com Seu grande poder. O que então Ele poderia fazer a você, já que você O desobedeceu? Eis a maior maravilha da história do mundo: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Ele não poderia salvar pecadores a menos que tomasse sobre Si esses pecados e pagasse por eles. E foi isso que Ele fez naquelas três horas de trevas na cruz. A obra está consumada! E o Seu pagamento é grande o suficiente pelos seus pecados também.

 

Você dirá “Não” a esta oferta? Acaso você irá recusar o Salvador que morreu pelos pecadores? Se sim, então você deverá suportar o castigo pelos seus pecados para sempre, e ninguém poderia dizer que Deus não Se importa. Deus provou que Se importa quando colocou todos os pecados de cada crente sobre Seu Filho e O puniu em seu lugar. Se você recusar o Salvador dos pecadores, então você deverá passar a eternidade sem Deus, sem amor e sem luz.

 

O rei Herodes foi devorado por vermes depois disso e teve uma morte horrível. Deus não Se esqueceu, e o rei Herodes pagará pelos seus próprios pecados.

 

Mas eu não contei para onde Pedro foi depois de sair da prisão. Herodes não sabia, mas eu sei, porque li a história. Gostaria de saber? Então pegue uma Bíblia e leia a história você mesmo. É maravilhosa demais para perder!

 

“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” 

1 Timóteo 1:15

Uma Visita a Filipo 

Atos 16

 

Certo dia, o apóstolo Paulo e seu companheiro de viagem Silas visitaram Filipos. Ouviram falar de uma reunião de oração à beira do rio, e você pode ter certeza de que foi para lá que foram. Não havia almofadas ou cadeiras confortáveis, apenas terra e pedrinhas no chão para as pessoas que realmente queriam orar ao Deus do céu se ajoelharem. Uma senhora Cristã chamada Lídia também estava lá.

 

Paulo conhecia muito mais as Escrituras do que o povo de Filipos, mas isso não era para se exibir, porém para compartilhar. Deus abriu o coração de Lídia para convidar Paulo e Silas para se hospedarem em sua casa, mesmo sabendo que Paulo não era uma pessoa popular na cidade.

 

Paulo e Silas saíram no dia seguinte, e atrás deles seguia uma jovem escrava que era muito boa em adivinhar o futuro. Ela era tão boa que ganhava muito dinheiro para seus senhores. Ela seguiu Paulo e Silas, clamando: “Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo” (Atos 16:17). Por muitos dias, Paulo ouviu a escrava repetir isso, mas logo percebeu que vinha diretamente do diabo. Não, ele não queria a ajuda do diabo na mensagem vinda de Deus! Ele se voltou e expulsou o espírito maligno da escrava pelo poder de Deus, que é mais forte que Satanás.

 

Foi um alívio maravilhoso para a pobre moça! O poder de Satanás havia sido destruído da vida dela, mas seus senhores também não receberam mais dinheiro, pois ela não tinha mais o espírito maligno que podia prever o futuro. Seus senhores ficaram furiosos e sabiam como causar problemas para Paulo e Silas. Arrastaram os dois homens para o mercado e chamaram os oficiais da cidade para punir os intrusos que, segundo eles, estavam ensinando coisas ilícitas contra os romanos.

 

Estavam realmente ensinando coisas ilícitas? Não. Mas não lemos que Paulo e Silas tenham dito uma palavra em sua própria defesa.

 

Os oficiais deram ordens para que lhes açoitassem em suas costas, e isso não foi uma surra pequena. Paulo sabia que o castigo não era justo e também sabia que, se dissesse “Sou romano”, eles parariam de bater imediatamente. Mas Paulo ainda não disse nada. Deus era o defensor deles, e eles deixaram o assunto com Ele.

 

Após serem açoitados, o carcereiro escolheu um calabouço horrível para eles e prendeu seus pés em troncos. Depois, foi dormir. Por que não? Ele não se importava com eles.

 

Mas esses prisioneiros eram diferentes. Eles oravam na prisão e depois cantavam louvores! Os outros prisioneiros os ouviam, mas o carcereiro continuava dormindo.

 

Agora, aqui vai algo para lembrar: Deus sabe o que fazer! Ele enviou um terremoto, um terremoto muito especial que abriu as portas da prisão e soltou as correntes e o tronco de todos os prisioneiros e o carcereiro acordou e pulou da cama, aterrorizado!

 

Ao olhar para as portas abertas da prisão e ele disse: “Todos se foram! Os oficiais vão me matar por deixá-los ir, então vou pegar minha espada e me matar!” Mas não se esqueçam: Deus se importava com aquele carcereiro, e Paulo e Silas também.

 

“Não se mate!” gritou Paulo da prisão. “Estamos todos aqui!”

 

Era meia-noite, e o carcereiro pediu luz. Ele correu para dentro da prisão, tremendo, prostrou-se diante de Paulo e Silas e perguntou: “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?”

 

O que ele quis dizer? Não salvo dos oficiais, porque pensava que usar sua própria espada seria a resposta para isso. Ali estava um poder que ele não entendia. Salvo de quê? Do poder de Deus contra ele. Você também sente isso? O poder de Deus está contra você e seus pecados, e você não pode escapar tirando a própria vida. Só há uma maneira de escapar, e aqui está: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31). O carcereiro creu e foi salvo do poder de Deus contra seus pecados.

 

Ele trouxe os dois prisioneiros para sua casa, lavou suas costas machucadas, alimentou-os e foi batizado, ele e toda a sua família, crendo em Deus e regozijando-se. Que noite – e que família feliz!

 

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” 

Atos 16:31

Como é o Céu? 

Apocalipse 4

 

Talvez você já tenha se perguntado como é o céu de verdade. “Eu quero ir para lá, porque não quero ir para o outro lugar”, disse-me um garoto.

Uma menina disse: “Não, eu não quero ir lá porque eles cantam o tempo todo e eu ficaria entediada!”

“Eu não quero o céu; eu só quero ir para o nada”, disse outro.

 

Receio que essas crianças nunca tenham lido a Bíblia. O Único que sabe a resposta à nossa pergunta escreveu um livro para vocês – a Bíblia. Certamente o Senhor Jesus sabe como é o céu. Ele vive lá desde tempos muito mais remotos do que a nossa mente consegue imaginar e, depois de ressuscitar dos mortos, voltou para o céu. Mas, desde que voltou para lá, Ele tem um corpo real com feridas dos cravos nas mãos. Ele não as tinha antes. Portanto, com o Senhor Jesus, o céu é um lugar maravilhoso de felicidade! Ele também é chamado de Cordeiro de Deus.

 

Você já leu o Livro do Apocalipse? Ele lhe dirá o que NÃO se encontra no céu – Nenhuma lágrima, nenhuma tristeza, nenhuma dor. Mas como Deus pode lhe dizer como é realmente a Sua casa? Você pode ler sobre a rua do ouro, e sabemos que o ouro é valioso e belo. Você pode ler sobre o Cordeiro ferido com sete chifres e sete olhos, e isso soa um pouco assustador.

 

Deixe-me lhe contar um segredo. Essas imagens que Deus nos dá são símbolos, como um castor, uma estrela ou um urso de chapéu. Deus quer nos dizer algo, e em vez de dizer “Não consigo entender”, vamos ouvir e aprender os símbolos secretos de Deus.

 

Em Apocalipse 5, temos três grupos louvando ao Senhor no céu. O primeiro grupo é composto por vinte e quatro anciãos. Anciãos são pessoas, e é fácil contar até vinte e quatro. Havia também seres viventes (ARA), e não consigo imaginar a aparência deles, mas eles demonstram o caráter de Deus. Você os encontrará descritos em Apocalipse 4:7.

 

Os anciãos tinham assentos, e não havia um único assento vazio. Sabe de uma coisa? Não haverá assentos vazios no céu! Se você for salvo dos seus pecados, mesmo que você seja muito pequeno, há um lugar para você na casa de Deus, e ninguém pode se assentar nesse lugar além de VOCÊ! Está reservado só para você.

 

Os vinte e quatro anciãos se curvam diante do Cordeiro e CANTAM! E mais do que isso, as palavras são cantadas para aquele maravilhoso Cordeiro que morreu para salvá-los. Você notou que eles cantam para o Cordeiro e não apenas sobre Ele? E cantam sobre o Seu sangue. Esses vinte e quatro anciãos são de todas as tribos, línguas, raças e nações, e são reis e sacerdotes! Você não precisará esticar o pescoço para dar uma espiadinha; você estará lá cantando com eles, e não ficará sem fôlego nem entediado! Será maravilhoso estar lá! E a melhor parte é que Jesus estará lá!

 

O próximo grupo está muito além da minha capacidade matemática. São tantos milhares que eu não conseguiria contar tantos assim. São anjos e não cantam sobre o sangue porque Jesus não morreu por anjos. Na verdade, eles nem cantam. Eles falam em voz alta, como uma multidão de pessoas clamando. Não falam com o Cordeiro, mas falam sobre Ele. Eles têm sete coisas pelas quais O louvam, e você as encontrará no versículo 12 do capítulo 5.

 

Há um terceiro grupo, e nenhum número é dado para eles. Este grupo inclui criaturas no céu (como os pássaros) e criaturas no mar (como os peixes), e o escritor (João) os ouviu dizendo: “Ações de graças, honra, glória e poder” – apenas quatro coisas. Eles têm louvores a Deus e ao Cordeiro, porque são adequados para viver onde estão, mas não têm entendimento d’Aquele que os criou.

 

Depois de todos esses louvores, os seres viventes dizem: “Amém”, e os anciãos (as pessoas salvas como você e eu) adoram Aquele que vive para todo o sempre.

 

O que o seu coração diz a tudo isso? Você faz parte daquele grupo feliz que canta: “Digno és”? Você não se encaixa no segundo ou terceiro grupo, e se não tiver lugar no primeiro, onde estará?

 

Não consigo encontrar nada no Livro de Deus sobre “ir para o nada” quando se morre. Aliás, consigo ler a terrível verdade em Apocalipse 20:15 sobre aqueles que não foram encontrados escritos no livro da vida. Muitos de vocês, meninos e meninas, já memorizaram esse versículo. Lembram-se da sua mensagem tão triste e séria? Se não, seria bom dar uma olhada.

 

Seu nome está escrito no livro da vida de Deus? Espero que sim!

 

“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” 

Apocalipse 20:15

 

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” 

Atos 16:31





Comentários


bottom of page