top of page

Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 23/24

Atualizado: 13 de out.

ree

Baixe esta parte das histórias nos formatos:

Baixe o livro digital completo nos formatos:


Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers

 ÍNDICE


Um Denário Será Suficiente? 

Marcos 12:13-17 

 

Nos tempos bíblicos, um denário era o que um homem recebia por um dia inteiro de trabalho. Mas era muito parecido com o pequeno centavo de cobre que vemos hoje, e também tinha uma imagem.

 

Talvez sua moeda tenha uma foto estampada nela. A moeda da nossa história de hoje tinha a foto de outro homem, mas não vou dizer de quem era. Leia a história e veja se consegue descobrir.

 

Havia homens inteligentes em Jerusalém quando Jesus estava lá. Alguns desses homens, chamados fariseus, pensaram ter armado uma armadilha para capturar Jesus e colocá-Lo em apuros. Entre os muitos milagres que Jesus realizou, Ele alimentou grandes multidões e curou todos que O procuravam. E Ele fez essas maravilhas sem cobrar nada de ninguém nem aceitar um centavo de doação de ninguém. Por que eles não O queriam?

 

Eles fizeram uma pergunta maliciosa a Jesus, e aqui está o que Lhe perguntaram: “É lícito dar o tributo a César, ou não?”

 

Jesus conseguia ver o coração daqueles fariseus, assim como consegue ver o seu. E Ele sabia que estavam tentando enganá-Lo com a pergunta. Sua resposta foi: “Trazei-Me uma moeda”. Então, Ele perguntou: “De quem é esta imagem e inscrição?”

 

Eles responderam: “de César”. Tudo ao redor deles naquele dia era um lembrete de que César estava no controle. César está morto agora e seu país não está no poder. Mas nosso Jesus está vivo no céu, e está chegando o dia em que os reinos deste mundo se tornarão os Seus reinos!

 

Jesus respondeu à pergunta dos fariseus: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”.

 

Os fariseus ficaram em silêncio. Não tinham nada a dizer, mas não mudaram de ideia. Já haviam decidido condenar Jesus à morte.

 

Você e eu não estávamos lá naquele dia, mas as palavras de Jesus também são para nós – hoje. “Dai... a Deus, o que é de Deus”. Lembre-se: Deus está no controle.

 

Pagamos nossos impostos, e isso é perfeitamente correto. Jesus não está pedindo seus centavos; Ele quer você mesmo. Os centavos ainda estarão aqui depois que você morrer, mas se você pertence a Jesus, você é d’Ele para sempre! Todos os centavos do mundo não pagarão o que você vale para Ele. Ele te ama tanto que foi voluntariamente à cruz do Calvário para morrer por você.

 

Você pode ser esperto o suficiente para fazer uma armadilha para alguém, mas nada pode mudar a Palavra de Deus. João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Existe o perecer? Deus diz que sim, e Ele não escreveu a palavra “morrer” naquele versículo, porque “perecer” significa muito mais do que morrer. Significa sofrer o castigo eterno após a morte.

 

Só existe um Deus que pode lhe dar vida eterna, e Ele é o Deus que o ama tanto que deu Seu único Filho para morrer por você. Os fariseus não queriam Seu Filho. Você quer?

 

Você encontrou a resposta para a pergunta sobre qual imagem estava na moeda que mostraram a Jesus?

 

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” 

João 3:16

Alguém Consegue Ouvir Você Pensar? 

Lucas 5:17-26

 

“Silêncio.... escute... Quero ouvir você pensar!” As crianças riram, porque ninguém consegue ouvir você pensar. Essa é uma coisa que você consegue fazer sozinho e ninguém fica sabendo.

 

Mas Deus sabe. Ele não só sabe o que você pensa, como também entende. E mais do que isso, Ele conhece os seus pensamentos antes mesmo de você pensá-los, e isso é mais do que você mesmo sabe! O Salmo 139:2 nos dá certeza disso: “De longe entendes o meu pensamento”. Jesus também pode conhecer e entender os pensamentos das pessoas? Sim, porque Jesus é Deus. Aqui está uma história em Lucas 5 sobre isso.

 

Havia muitos religiosos sentados na casa naquele dia. Era uma multidão tão grande que a porta ficou bloqueada. Mas se você realmente quer levar seu amigo doente a Jesus, não vai ser impedido por uma pequena coisa como uma porta lotada. “PRECISAMOS levar este homem a Jesus”, disseram eles, “e se ele estiver doente demais para andar, nós o carregaremos para dentro, na sua própria cama!”

 

Foram necessários quatro homens para carregar a cama desse homem doente, um em cada canto, mas encontraram a porta bloqueada. O que poderiam fazer agora? “Bem, vamos tentar o telhado!”, sugeriu um deles. Então, carregaram-no pela escada externa, abriram um buraco no telhado removendo as telhas e, em seguida, baixaram a cama com cordas bem na frente de Jesus!

 

Isso foi uma surpresa... uma surpresa para todos, exceto para Jesus. Ele sabia que o problema do doente era o pecado, e também sabia que o seu problema e o meu são exatamente o mesmo – o PECADO. Meninos e meninas, não deixem que nada os impeça de vir a Jesus, porque Ele é o único que pode dizer o que Ele mesmo disse ao doente naquele dia. Ele lhe disse: “os teus pecados te são perdoados” (v. 20).

 

Havia expressões de reprovação no rosto das pessoas religiosas ao redor de Jesus, mas Ele conhecia os pensamentos deles. Eles pensavam: “Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?” (v. 21). Eles estavam certos em pensar assim, mas o problema era que não acreditavam que Jesus fosse Deus.

 

Esse também é o seu problema? Se você não acredita que Jesus é Deus, seus pecados não são perdoados. Você acredita que Jesus não está dizendo a verdade.

 

Jesus respondeu ao que eles estavam pensando, mesmo que não Lhe dissessem nada em voz alta. Ele perguntou àquelas pessoas carrancudas: “Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?” (v. 23). Eles provavelmente não Lhe responderam, mas se você e eu realmente sabemos o que Jesus fez por nós, podemos responder à Sua pergunta.

 

Foi muito, muito difícil para Jesus dizer: “Os teus pecados estão perdoados”, porque Ele jamais poderia dizer isso se não tomasse sobre Si mesmo o castigo por esses pecados. Jamais poderemos medir esse castigo! Foram necessárias três horas de trevas na cruz para tirar os nossos pecados. Você sabe e entende que foi necessária a morte de Jesus na cruz do Calvário para Ele dizer essas palavras a você? Os religiosos naquela casa não sabiam, mas você pode saber, e pode agradecer a Ele agora e para sempre pelo Seu amor que O fez disposto a fazer isso pelos pecadores que não merecem nada além do inferno.

 

Jesus disse ao enfermo: “Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa”, e não havia dúvida sobre isso. O homem se levantou, pegou sua cama e andou. Aquela foi uma grande mudança em sua vida, não foi? A multidão ficou admirada e glorificou a Deus, e, cheios de medo, disseram: “Hoje vimos coisas extraordinárias” (v. 26 - AIBB).

 

Esperamos que, depois de ler esta história, você diga mais do que a multidão incrédula disse. Você crerá e confessará que Jesus é Deus e que Ele morreu na cruz e levou o castigo pelos seus pecados?

 

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” 

Romanos 10:9

O Bom Samaritano 

Lucas 10:30-35

 

Era uma estrada que descia de Jerusalém a Jericó – não uma ladeira íngreme, mas uma descida constante por todo o caminho. Não sabemos por que aquele viajante escolheu ir para Jericó, mas se ele soubesse dos ladrões ao longo do caminho, talvez tivesse ficado em casa. Mas ele não sabia.

 

Todos nós podemos entender isso, porque há tanta coisa que não sabemos. Podemos pensar: “Posso ser um pouco mau, mas não serei muito mau. Sim, eu sei que é errado, mas não irei muito longe”. Talvez você não saiba que quando você é mau, mesmo que só um pouco, Deus chama isso de pecado. Isso faz de você um pecador, e pecador é alguém que desobedece a Deus. Ele diz na Bíblia: “Não há diferença. Porque todos pecaram” (Romanos 3:22-23). Mas, pior ainda, Ele nos diz que não pode haver absolutamente nenhum pecado no céu! Há algo mais que você talvez não saiba, e elas são boas novas. Deus ama os pecadores e, por isso, enviou Seu amado Filho Jesus a este mundo para salvar os pecadores de seus pecados. Ele nos diz em Atos 16:31: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”. Deixe que o Senhor Jesus te salve agora mesmo, antes de continuar lendo!

 

Agora vejamos o que aconteceu com o viajante na estrada para Jericó. A Bíblia nos conta que ele encontrou um bando de ladrões que levaram tudo o que ele tinha! E como se não bastasse, o feriram e o deixaram quase morto. Pelo menos não o mataram.

 

O pobre viajante ferido certamente precisava de ajuda. O primeiro homem que passou por ali era um sacerdote. Era responsabilidade do sacerdote decidir se uma pessoa precisava do tipo de ajuda que ele podia oferecer, mas aquele pobre homem estava além dos serviços de um sacerdote. O sacerdote não podia fazer nada além de passar direto pelo outro lado.

 

Então, um levita passou por ali. O dever de um levita era ensinar ao povo a coisa certa a fazer, mas aquele pobre homem ferido não conseguia fazer nada. De que adiantava um mestre que apenas olhava e passava direto do outro lado?

 

Então, uma terceira pessoa se aproximou, e o viajante ferido pôde perceber que ele não estava andando, mas sim cavalgando, pois conseguia ouvir os passos do animal. Será que esse homem poderia ajudá-lo? Ele era samaritano, e os Judeus não gostavam dos samaritanos. Mas esse homem se aproximou e tocou no viajante ferido. O samaritano derramou vinho bom e óleo em suas feridas. Isso fez com que o viajante ferido se sentisse muito melhor. Mas ele ainda não conseguia andar, então o samaritano o colocou em seu próprio jumento. Isso significava que o samaritano tinha que andar, e talvez ele também tivesse que segurar o ferido.

 

Eles foram a uma estalagem, e o hospedeiro cuidou do ferido até que ele se recuperasse. Será que o hospedeiro fez isso de graça? Ah, não. O bom samaritano pagou o hospedeiro pelos seus serviços e prometeu-lhe mais dinheiro para qualquer despesa extra, até que ele voltasse!

 

Nosso Jesus prometeu voltar. Ele fará melhor do que esta história, pois nosso Jesus não está longe de você, mesmo agora. Ele está perto de você para ajudá-lo e confortá-lo até que Ele volte. Muitas pessoas não gostavam dos samaritanos, mas tenho certeza de que o pobre viajante tinha muitas palavras boas a dizer aquele que o ajudou. Você tem uma palavra boa a dizer a Jesus? Se Ele o resgatou dos seus pecados, Ele é o seu “Bom samaritano”. E Ele está amando você e cuidando de você durante todo o caminho para a casa de Seu Pai no céu. Você deveria ter muitas palavras boas a dizer a Ele! “Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação” (Salmo 68:19).

 

Foi o próprio Jesus Quem morreu e derramou Seu sangue para que você pudesse viver. Agradeça a Ele de todo o coração agora mesmo e conte aos outros o que Ele fez por você.

 

“Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação” 

Salmo 68:19

A História de Uma Figueira 

Lucas 13:6-9 

 

Nunca vi figos crescendo em uma árvore, embora já tenha visto figueiras em grandes espaços públicos, como um shopping. E você?

 

As figueiras nos tempos bíblicos tinham folhas maiores. De fato, quando Adão e Eva quiseram se cobrir para que Deus não os visse, costuraram folhas de figueira e fizeram aventais. A maioria de vocês conhece o resto da história deles e sabe se seus aventais de folhas de figueira funcionaram.

 

Na história de hoje, havia uma figueira plantada em um campo de videiras. É um lugar estranho para plantar uma figueira, com suas folhas grandes e que produzem sombra, mas era lá que ela estava, e acho que o homem que cuidava do campo gostava muito dela. Mas, afinal, não era ele quem decidia se queria ou não a árvore. Ele era quem cuidava do campo para o dono.

 

Você também tem um campo? Talvez tenha, mesmo que seja apenas um espaço para correr, jogar bola ou ter uma horta. É seu? O Salmo 24:1 diz: “Ao SENHOR pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (ARA).

 

Deus realmente é Dono do mundo? Sim. Você quer dizer o mundo inteiro? Sim, é todo d’Ele. Mesmo que esteja uma bagunça? Deus não fez o mundo ser uma bagunça. Ele o fez muito bom, e ele ainda pertence a Ele, mesmo que nós o tenhamos feito dele uma bagunça.

 

Um dia, o dono da figueira veio procurar figos suculentos e maduros, quando chegou a hora de eles amadurecerem. Você sabe quantos figos ele encontrou? Nenhum... Nem um sequer!

 

Bem, talvez a árvore precise crescer mais. Mas o segundo ano foi a mesma coisa, e o terceiro também. Nesse momento, o dono pensou: “Qual a utilidade? Sem figos... nem um sequer. Corte-a”, disse ele. “Só está ocupando espaço valioso”.

 

Ora, isso é assustador. Deus tem uma lição nesta história da figueira que se aplica a você e a mim. Vivemos no mundo de Deus e sabemos que o planeta Terra está em algum lugar no espaço e que Deus é o dono. Será que Ele realmente disse: “Seja a Terra destruída”? Sim, Ele disse! E Ele prometeu que isso acontecerá. Leia 2 Pedro 3:10 e veja.

 

Mas a figueira da nossa história tinha um cuidador, e o cuidador disse ao dono que tinha um plano para a figueira. E o nosso Jesus também tinha um plano. De fato, era o plano de Deus, e Deus e Seu Filho Jesus o executaram em completa unidade.

 

Este era o plano deles: Jesus, o Salvador, deu a Sua vida por nós. Somos pecadores e merecemos ser totalmente destruídos, incluindo a Terra, mas Jesus, nosso Salvador, morreu para nos redimir. E agora Deus está esperando... esperando... você virá a Ele agora? Acaso você será o fruto que Deus espera em um mundo que não O quer? “Nosso Salvador Jesus Cristo; O Qual Se deu a Si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade [pecado] (Tito 2:13-14).

 

O plano do cuidador para a figueira era esperar mais um ano. “Vou cavar a terra e adicionar fertilizante, e veremos se ela dará frutos no ano que vem”. E então Deus está esperando. Ele ainda não destruiu o mundo em que vivemos, mas prometeu que isso acontecerá! Enquanto espera, Ele está ocupado, e o Cuidador está ocupado. Jesus envia problemas para despertar os pecadores, o que é como cavar a terra. E Ele envia bênçãos e convites como o que você está recebendo agora, que é como o bem do fertilizante.

 

A história não nos conta o que aconteceu com a figueira, talvez porque Deus queira que você Lhe dê a sua resposta agora mesmo. Podemos ver que o mundo está dizendo “Não” ao título de propriedade de Deus, mas Ele está esperando a sua resposta. Você é uma pessoa, e Ele o ama e Se importa com você. Você é um dos frutos da Sua colheita? O próprio Deus quer você. Você virá?

 

“Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a Terra, e as obras que nela há, se queimarão” 

2 Pedro 3:10

Ela Não Conseguia Ficar em Pé 

Lucas 13:10-13

 

A maioria de vocês, meninos e meninas, consegue ficar em pé, de forma ereta e alta, mas esta pobre senhora da nossa história bíblica não conseguia. Ela tinha um problema sério nas costas e não conseguia ficar em pé havia dezoito anos. Era muito tempo para ficar curvada!

 

Se você a tivesse visto, teria dito: “Pobre senhora!”. Ela não conseguia olhar para cima como você e eu fazemos e ver o céu, o topo das árvores e os pássaros voando. Tudo o que ela conseguia ver era o chão à sua frente. Talvez ninguém quisesse se preocupar com ela, mas vou lhe contar um segredo, ou talvez dois segredos. Se você a tivesse visto naquele dia, havia dois segredos que estavam bem escondidos.

 

Você provavelmente também tem segredos assim. Se eu olhasse para você, poderia ver como você está hoje, mas Deus vê todo o seu passado. Ele vê coisas que você esqueceu e coisas que você não consegue esquecer. E Ele também conhece todos os seus amanhãs. Ele te ama agora e Se importa muito com você.

 

O primeiro segredo é que aquela pobre senhora estava naquela posição curvada por todos aqueles longos anos porque Satanás, o maligno, havia feito aquilo com ela. Suas costas deviam doer muito, mas não havia nada que ela pudesse fazer. Ela não conseguia se endireitar.

 

O outro segredo é que esta senhora era filha de Abraão. Talvez você se lembre de ter ouvido falar de Abraão e Sara, que quando eles eram muito, muito velhos, Deus prometeu que eles teriam um filho. Em vez de dizer: “Não! Estamos muito velhos”, Abraão creu em Deus. É isso que é fé – crer em Deus quando Ele fala, mesmo que pareça impossível. É por isso que muitos de nós temos certeza de que estaremos com Jesus um dia. Deus nos deu a fé para crer n’Ele, mesmo que isso signifique que teremos que sair de nossos túmulos quando Ele nos chamar para casa!

 

Jesus viu aquela senhora curvada, chamou-a, impôs-lhe as mãos e disse: “Mulher, estás livre da tua enfermidade”, e ela imediatamente se endireitou! Pode ter certeza de que a primeira Pessoa que ela viu foi Jesus! Ela estava em pé, e todos podiam ver isso!

 

Suas costas estavam como novas pela primeira vez em dezoito anos, e ela glorificou a Deus. Mas não foi Jesus Quem a curou? Sim, mas Jesus é Deus.

 

Agora, você pode pensar que todos ficariam felizes por ela ter sido curada, mas nem todos ficaram. O chefe da sinagoga ficou irado porque Jesus havia curado no sábado. O chefe disse: Venha em outro dia da semana, “mas não em dia de sábado”! Veja, Deus disse que o sábado seria um dia santo, mas o chefe não conhecia o coração de Deus. Ele não sabia que Deus Se importa o suficiente para curar, seja qual for o dia. E Ele Se importa o suficiente para salvar você dos seus pecados agora mesmo, seja qual for o dia.

 

Jesus lembrou ao chefe que, se ele tivesse um jumento ou um boi amarrado, certamente o desamarraria e o levaria a algum lugar para beber água, não importava o dia. Qualquer homem se importa com seus animais de fazenda, e talvez você se importe com seu cachorro, mas Jesus Se importa ainda mais com você. Ele Se importa tanto que deu Sua preciosa vida por você. Você confiará n’Ele agora mesmo, sem esperar por outro dia? Jesus quer você agora, e Ele é o único que pode libertá-lo do poder de Satanás.

 

 “Eis que Deus é a minha salvação; n’Ele confiarei, e não temerei” 

Isaías 12:2

A Torre 

Lucas 14:28-30

 

Quando Frankie tinha cerca de três anos, ele construiu uma torre com blocos de madeira. Ele conseguiu empilhar uns cinco blocos, mas aí tudo desabou. Ele riu e tentou novamente.

 

Mas agora Frankie já é um homem adulto e, se for um bom construtor, começará a construir uma torre fazendo projetos. Algumas torres alcançam alturas altíssimas. Ele precisará de ajudantes para estudar a rocha subterrânea e decidir qual deve ser a profundidade da fundação. Também precisará decidir o número e a resistência das vigas de aço a serem usadas, bem como tudo o mais que for necessário. Isso exigirá muito planejamento.

 

E tem mais uma coisa que o Frankie precisa descobrir. Quanto custará construir essa torre? Será que ele tem dinheiro suficiente para pagar? De nada adianta estar certo sobre os detalhes se você não consegue pagar a conta.

 

A maioria de nós concorda que o céu fica em algum lugar lá no alto. Os discípulos viram Jesus subir ao céu após a ressurreição, até que uma nuvem o escondeu da vista deles. Era muito melhor do que uma torre; era o poder de Deus! E os discípulos definitivamente queriam ir para o céu também, mas não podiam construir uma torre para chegar lá nem pagar por ela.

 

Talvez você também queira ir para o céu, mas será que tem dinheiro suficiente para pagar sua viagem? Se você quer viajar para qualquer lugar, não consegue ir nem até a metade do caminho sem dinheiro. E de que adianta ficar na metade do caminho? Você não quer ser jogado no meio do oceano!

 

Há uma história na Bíblia sobre um homem que não calculou tudo antes. Ele simplesmente começou a construir uma torre e imaginou que, de alguma forma, tudo daria certo. Mas não deu!

 

Se você quer chegar ao céu, onde Jesus está, o preço total deve ser pago antes de você partir. Aqui estão as boas novas. Pouco antes de o Senhor Jesus morrer na cruz, Ele disse: “Está consumado” (João 19:30). Ninguém além de Jesus poderia ter tomado sobre Si o nosso fardo de pecados e pago por eles. Ninguém mais poderia ter sofrido como Ele nas mãos de um Deus santo e então clamar: “Está consumado”!

 

Aqui está mais uma coisa para você pensar. Você já tem sua passagem para o céu? Ela é oferecida como um presente, então você não precisa pagar por ela, porque Jesus já pagou por ela na cruz. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23). Tudo o que você precisa fazer para receber esta dádiva tão especial é dizer a Ele que você sabe que é um pecador e aceitar Sua maravilhosa dádiva da vida eterna com gratidão. Você não precisa construir uma torre para chegar ao céu. Jesus é o Caminho, e Ele tem o poder de levá-lo até lá.

 

O construtor da nossa história bíblica estava pela metade na construção de sua torre quando ficou sem dinheiro. Tudo o que ele tinha era uma torre pela metade. Não havia como esconder seu erro tolo. Talvez ele fosse realmente um homem inteligente, mas não parou para pensar que precisaria de muito dinheiro para construir e terminar uma torre.

 

Você também é assim? Já pensou mesmo no que é preciso para chegar ao céu? Não me refiro a dinheiro, porque não se pode comprar a entrada para o céu com dinheiro. O que quero dizer é: será que seus pecados foram lavados, já que nenhum pecado pode entrar no céu de Deus?

 

Muitas pessoas passaram por aquela torre inacabada e riram do construtor tolo. Diziam: “Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” Ele pode ter sido um homem rico no início, mas agora não tinha nada além de uma torre inacabada. Que vida desperdiçada!

 

Você está construindo sua vida sem Cristo? Você pode ter sucesso até a hora de ir embora e, então, descobrir que perdeu o céu, afinal. O Senhor Jesus é o Único que pode pagar a sua passagem para o céu.

 

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” 

Atos 4:12

O Homem Rico e o Mendigo 

Lucas 16:19-31

 

Nem todo mundo tinha dinheiro para comprar um terno roxo, mas este homem rico usava roxo porque todos sabiam que era a cor mais cara que se podia comprar. E suas refeições também eram muito boas, não apenas para um agrado ocasional, mas todos os dias. E mesmo gastando muito dinheiro com roupas e comida, ainda lhe sobrava muito dinheiro para o que quisesse. Ele era um homem muito rico.

 

Sua casa tinha um portão, talvez porque ele quisesse ter certeza de que ladrões não entrariam. Do lado de fora do portão, havia cães vadios soltos na rua. E havia mais uma coisa do lado de fora do portão; você nunca vai adivinhar o que era. Era um mendigo.

 

O nome do mendigo era Lázaro, e ele ficava ali deitado com frequência. Os cães vinham lamber suas feridas. Ele provavelmente estava muito magro e, quando chegava a hora do jantar, tudo o que conseguia fazer era desejar algo – qualquer coisa – para comer.

 

Lázaro morreu, e os anjos o carregaram até os braços de Abraão no céu. Ele não era um estranho ali, pois sabia tudo sobre Abraão. Você sabe sobre ele? Abraão já era idoso quando Deus prometeu que ele e Sara teriam um filho, e Sara também era muito idosa. Mas Abraão creu em Deus.

 

Você crê em Deus? Você sabe que Ele tem uma promessa para você, se você crer n’Ele? Ele prometeu o perdão dos seus pecados através do precioso sangue de Cristo. Mesmo que você nunca tenha visto Jesus, Será que você simplesmente crerá nisso porque Deus disse? Abraão creu. E o mendigo se sentiu em casa nos braços de Abraão porque também cria em Deus.

 

O homem rico também morreu e foi enterrado, provavelmente com um funeral caro. Mas depois que morreu, ele não era mais rico; todas as suas riquezas foram deixadas para trás. Ele foi para a eternidade sem nada.

 

A Bíblia nos conta que o homem rico estava muito infeliz onde estava; na verdade, ele estava em tormento. Deus permitiu que ele visse o mendigo Lázaro no céu, nos braços de Abraão, e oh, como o homem rico implorou por uma gota d’água, apenas uma gota! Ele clamou: “Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”.

 

Mas Abraão disse: “Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado”.

 

Veja bem, ambos os homens já haviam ido além desta vida, e agora havia uma grande separação entre eles – um estava no céu e o outro em tormento – e, pela lei de Deus, essa separação seria para sempre. Ninguém – ninguém – jamais poderá atravessar. Nenhum barco, avião ou qualquer outra coisa pode atravessar essa separação.

 

Mas você está vivo, e essa separação ainda não está selada para você. Jesus está disposto a salvá-lo hoje, e depois disso Ele lhe dará o poder de viver para Ele.

 

Após sua morte, o homem rico rogou que seus cinco irmãos fossem informados sobre o horror do lugar de tormento, mas era tarde demais. Se eles não crerem na Palavra de Deus agora, não crerão mesmo que alguém ressuscite dos mortos para lhes contar.

 

Alguém ressuscitou dos mortos? SIM! Jesus ressuscitou, e é o próprio Jesus Quem convida você a confiar n’Ele agora. Ele nunca mentiu. Sua morada no céu está pronta para todos os pecadores que creem, e a porta ainda está aberta!

 

Essa grande e infinita separação entre crentes e descrentes é tão real quanto Jesus disse, e não há como mudá-la após a morte. Você tomará sua decisão agora mesmo?

 

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” 

Romanos 6:23





Comentários


bottom of page