Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 10/24
- Vovó Smith
- 6 de jul.
- 17 min de leitura

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
Adivinhe o que o Rei Fez
2 Crônicas 32
É muito difícil adivinhar, mas não vou lhe dar a resposta ainda. O nome do rei era Ezequias, e ele tinha 25 anos quando foi coroado rei. Seu pai, Acaz, era um rei muito perverso, que vivia perdendo batalhas e tentando obter ajuda de todos os lados. Ele deu presentes ao rei inimigo – todo tipo de coisas valiosas retiradas da casa do Senhor e de sua própria casa, mas de nada adiantou. O inimigo só lhe causou mais problemas, e ele morreu sem salvação. O país estava em péssimas condições.
Foi então que Ezequias se tornou rei. A primeira coisa que ele fez foi abrir as portas da casa do Senhor e consertá-las. Depois, preparou os sacerdotes para a adoração ao Senhor.
Esse foi um ótimo começo. O Senhor deve vir em primeiro lugar na vida de todo bom rei, e Ele deve vir em primeiro lugar na sua vida também. Hoje, não podemos realmente entrar na santa presença do Senhor como Ezequias fez, porque não há templo de ouro para ir nem altar para sacrifícios de animais. Mas Deus nos diz que, uma vez que Jesus morreu, não precisamos de sacrifícios de animais. Agora podemos entrar na presença de Deus pelo sangue de Jesus. Ele Se tornou o perfeito sacrifício pelos pecados na cruz. Deus aceitará Jesus como o sacrifício pelos seus pecados se você O receber como seu sacrifício.
Mas Ezequias tinha seus problemas. O rei da Assíria que veio contra ele era um rei muito ousado e orgulhoso. Ele se gabou diante do povo: "Eu venci todos os outros e posso vencer vocês. Não deem ouvidos a Ezequias. Não deixem que ele lhes diga para confiarem no Senhor."
Mas eis o que Ezequias fez, e esta é a resposta que você jamais poderia imaginar. “Ezequias confiou no Senhor!” Na verdade, ele confiou no Senhor mais do que qualquer rei antes ou depois dele. Deus registra isso na Bíblia, e ainda está lá em 2 Reis 18:5, depois de 3.000 anos. Deus deve ter valorizado muito isso.
E Deus valoriza se você confiar n’Ele. Confie n’Ele mesmo diante dos seus problemas. Confie n’Ele porque a Sua Palavra diz: "O Filho de Deus... me amou e Se entregou a Si mesmo por mim" (Gálatas 2:20). Confie n’Ele porque Ele prometeu que todo aquele que n’Ele crê não perecerá, e o que Deus diz é a verdade!
O rei da Assíria gabava-se de que nenhum deus poderia salvar alguém com seu poder: "quanto menos vos poderá livrar o vosso Deus da minha mão?” (2 Crônicas 32:15). E escreveu cartas contra o Senhor. Mas Ezequias sabia o que fazer com essas cartas. Ele as estendeu diante do Senhor, e ele e Isaías oraram e clamaram ao Senhor sobre o problema.
Você sabe o que aconteceu depois? O Senhor enviou um anjo que matou todos os homens poderosos, todos os líderes e capitães do arraial inimigo. E o rei inimigo voltou para sua própria terra derrotado e envergonhado.
Mas o rei inimigo não pareceu aprender nada com sua derrota. Ele voltou para a casa do seu deus maligno, e seus próprios filhos tiraram sua vida lá com suas espadas.
É uma história triste, mas a melhor coisa a aprender e lembrar é que Ezequias confiou no Senhor, e é exatamente isso que Ele quer que você faça também. Deus nos disse que teremos problemas neste mundo cheio de pecado, mas o diabo e todos os seus demônios não podem derrotar ninguém que simplesmente confie no Senhor. Eis um bom versículo para memorizar:
"Eis que Deus é a minha salvação; n’Ele confiarei, e não temerei"
Isaías 12:2
O Tesoureiro do Rei
2 Samuel 23:31/1 Crônicas 11:33, 27:25
Quem foi Azmavete? Antes de tudo, ele foi um dos guerreiros do rei Davi. Ele não se tornou poderoso por meio de exercícios de fortalecimento muscular. Ele era poderoso pela forma como escolheu usar sua grande força e coragem. Quando chegou a hora de lutar nas batalhas pelo rei Davi, não havia bombas e armas; eles usavam espadas e lanças, o que exigia braços fortes. E frequentemente marchavam a noite toda antes de uma batalha, sem tempo para descansar. Azmavete estava pronto para tudo isso porque era um homem poderoso.
Talvez alguns de vocês sejam fortes, mas a maioria é comum. Nem todos esperam ganhar uma medalha de ouro um dia. Mas Azmavete era mais do que um homem poderoso – ele era um dos guerreiros do rei Davi. Ele marchou em frente mantendo sua lealdade ao rei em seu coração. Nenhum medo ou oferta de dinheiro poderia fazê-lo mudar de ideia.
Azmavete tinha outra honra especial. Ele era responsável pelos tesouros do rei, e esses tesouros não eram pequenos. O rei Davi os havia conquistado em batalha. Você pode ler sobre o ouro, a prata e as belas joias em 1 Crônicas 29:2. Essa era uma grande responsabilidade para Azmavete, mas ele era forte e fiel, para que o rei Davi não perdesse nada.
Que grande honra é ser um dos tesoureiros de Deus. Você gostaria dessa honra? Os tesouros de Deus são dados aos Seus filhos, e Seus tesouros jamais podem ser perdidos. Vamos dar uma olhada em alguns deles. Eles se encontram no primeiro capítulo de Efésios, e listarei alguns para você.
Primeiro, fomos escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo.
Então, somos adotados na família de Deus.
Somos aceitos no Filho amado de Deus.
Somos redimidos pelo Seu precioso sangue.
Se você é um dos filhos de Deus, estes tesouros são seus. Ele comprou estes tesouros inestimáveis com o sangue vital do Seu Filho unigênito, e eles pertencem a cada um dos Seus filhos. Seu valor nunca muda, não depende do mercado e suas cores nunca desbotam. Podemos até esquecê-los ou deixar de apreciá-los, mas eles nunca podem ser tirados ou perdidos. Estes tesouros são importantes para você? Você os valoriza?
Talvez devêssemos fechar o baú do tesouro, pois podemos estar mostrando-o a alguém que não é filho de Deus. Você tem se afastado dos tesouros de Deus por causa da diversão e dos amigos? Você não está interessado? Se for assim, o inimigo está satisfeito, porque ele quer impedir você de receber esses tesouros. Mas esta não é uma batalha de armas e espadas; é uma luta ainda mais séria pela sua alma, que tem um valor imenso para Deus. Ele ama você profundamente e deseja que você esteja com Ele. Satanás odeia a Deus e, por isso, tenta afastá-lo dos tesouros que o Senhor quer lhe dar.
Aqui está algo maravilhoso para lembrar sobre nosso Senhor Jesus Cristo. "Sendo rico, Se fez pobre por amor de vós, para que, pela Sua pobreza, vos tornásseis ricos" (2 Coríntios 8:9 – ARA). Você é rico com os tesouros de Deus? Se não, Ele quer dá-los a você agora. Aceite Jesus como seu Salvador e você será rico com os tesouros de Deus.
“Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”
Tiago 2:5
A História do Pequeno Bolo
1 Reis 17: 8-24
Elias obedeceu a Deus e ficou perto do ribeiro, onde os corvos lhe traziam comida. Mas, como não choveu, a água foi diminuindo até que o ribeiro virou apenas um filete e logo secou completamente. Ele poderia ter elaborado um pequeno plano para si mesmo, mas esperou pelo plano de Deus, e essa é a atitude mais sábia a tomar em cada decisão que enfrentamos em nossa vida.
Deus lhe disse: “Levanta-te, vai a Sarepta... eis que Eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente” (1 Reis 17:9).
Esse plano não parecia muito bom. Viúvas pobres, em tempos de fome, não conseguem alimentar ninguém! Mas Deus pode, e para Ele isso não era um problema. É impossível para qualquer pessoa dar a você o sopro da vida, assim como é impossível remover seus pecados. Mas Deus pode! Ele deu Seu Filho para levar sobre Si os nossos pecados quando morreu na cruz do Calvário. O único problema está no pecador que não se aproxima d’Ele. Você não quer vir e ver?
Elias foi até Sarepta e, ao chegar ao portão da cidade, viu uma viúva abaixada, recolhendo alguns gravetos secos. Certamente havia muitos por ali.
"Por favor," chamou Elias, "pode me trazer um pouco de água em um copo?"
E a viúva foi imediatamente buscá-la para ele, embora eu tenha certeza de que a água era escassa. "Traga-me um pedaço de pão na sua mão", acrescentou.
"Tão certo como vive o Senhor, teu Deus", disse ela, "não tenho um bolo, mas apenas um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija. Estou apanhando dois gravetos para fazer uma pequena fogueira e um pequeno bolo para que eu e meu filho o comamos, e então morreremos."
Ela tinha muito pouco. Mas Elias tinha uma promessa de Deus, e a viúva teve fé para crer, e isso a tornou muito enriquecida.
Elias lhe disse: "Vá, faça um bolo pequeno primeiro para mim e traga-o para mim, e depois faça um para você e seu filho". E então veio a promessa: "A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não secará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra".
Fazer um bolo de farinha e óleo era algo que ela fazia todos os dias para si e para o filho, mas agora ela usaria seu último punhado de farinha e o último fio de óleo para fazer um bolo para o mensageiro de Deus? Será que a promessa de Deus de que ela não ficaria sem farinha nem sem óleo se cumpriria?
Você e eu podemos fazer o mesmo? Podemos transformar nossas tarefas diárias em um ato de fé verdadeira no Deus que está no controle de todas as coisas?
Sim, a promessa se cumpriu – todos os dias havia farinha na vasilha e azeite na botija. A família teve alimento suficiente dia após dia, até que o Senhor enviou chuva sobre a terra.
Essa promessa foi feita para uma viúva apenas, e talvez seus vizinhos tenham passado fome. Mas hoje, a promessa de Deus é para todos. Ele diz: “Quem quiser, tome de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17), e a palavra “quem quiser” inclui você. Mas você está escolhendo se excluir por não acreditar na promessa de Deus?
Agora, a viúva tinha mais uma lição a aprender. Deus estava prestes a realizar outro milagre, algo que só Ele pode fazer. O filho dela ficou muito doente, até parar de respirar. A quem ela poderia recorrer em busca de ajuda?
A viúva clamou ao homem de Deus, Elias. Ela sabia que era pecadora e, agora que a morte havia chegado para seu filho, sua consciência a amedrontava. Era Deus Quem tinha poder não apenas para impedir que sua farinha e seu azeite acabassem, mas também para restaurar a vida de seu filho. É bom nos lembrarmos disso.
Por que isso aconteceu? Elias também não entendia, mas não hesitou. "Dê-me seu filho", disse ele, pegando a criança e levando-a para seu quarto. Lá, deitou o menino em sua própria cama, se estendeu sobre ele três vezes e orou ao Senhor: "Ó Senhor meu Deus, eu oro, que a alma desta criança torne a entrar nela".
Sim, o Senhor ouviu a oração de Elias. A alma do menino voltou à vida, e Elias o entregou à sua mãe.
A viúva disse: “Agora sei que você é um homem de Deus, e a palavra do Senhor que você fala é verdadeira.”
A Bíblia nos fala de uma ressurreição ainda mais maravilhosa. Nosso Jesus ressuscitou dos mortos! E quando Ele retornar para dar o grande brado no céu, aqueles que Lhe pertencem, estejam vivos ou mortos, se levantarão imediatamente para encontrá-Lo nos ares.
Você crê que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos e, se você é d’Ele, também ressuscitará para encontrá-Lo?
“Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”
1 Coríntios 15:3-4
Não, Rei Uzias
2 Crônicas 26
Uzias tinha apenas dezesseis anos quando se tornou rei da grande nação de Deus – Israel. Apesar de jovem, ele era ambicioso e queria ver sua nação prosperar.
Ele fez avanços maravilhosos na agricultura cavando poços profundos para obter água, cultivando videiras e criando pastagens para o gado. Essa era sua especialidade, e ele gostava muito disso. Então, a nação de Israel prosperou.
O rei Uzias também se preocupava com a defesa do reino. Ele formou um exército forte e bem treinado, que sabia usar máquinas de combate criadas por homens habilidosos. Em tudo isso, Deus lhe deu força e sabedoria, ajudando-o maravilhosamente até que se tornasse ainda mais poderoso.
Se você ler essa história no Velho Testamento, verá que isso aconteceu antes de Deus enviar Seu Filho, Jesus, à Terra para morrer por aquela nação. Deus amava Seu povo naquela época e continua amando hoje, mesmo que, no passado, muitos tenham clamado contra Jesus: "Crucifica-o, crucifica-o!" (Lucas 23:21).
Todos os dias, enquanto cuidava de seus negócios, o rei Uzias via o belo templo que Deus havia planejado para Seu povo adorá-Lo. Dentro do templo, não havia assentos – ninguém podia se assentar – porque os sacrifícios de animais nunca terminavam. Os sacerdotes, vestidos com roupas especiais, matavam e queimavam os animais no altar, do lado de fora da porta do templo, exatamente como Deus havia ordenado. Dentro do templo, havia um altar de incenso de ouro, onde os sacerdotes queimavam incenso, espalhando um aroma agradável ao Deus vivo. Somente os sacerdotes tinham permissão para entrar, exatamente como Deus havia instruído. Deus não precisa de trancas em Suas portas para manter as pessoas do lado de fora.
O coração do rei Uzias transbordava de alegria com sua fama e sucesso. Ele sentia que podia fazer qualquer coisa. Como Deus o havia ajudado tanto, achou que poderia entrar no templo e oferecer incenso. Por que não? Quem poderia dizer não ao rei?
Deus poderia. E Ele também pode dizer não a você, não importa quem você seja ou que roupas você use. Você pode cantar Seus louvores com muita doçura, mas será que você é realmente digno de estar ali, adorando diante d’Ele? Deus não tem fechaduras em Suas portas para mantê-lo fora, mas Deus é Deus. Você não pode invadir Sua presença – você deve seguir Suas instruções.
Os sacerdotes tinham o direito de entrar porque nasceram para essa função e foram purificados, segundo a ordem de Deus, pelo sangue de um animal limpo em sacrifício. Se você deseja entrar na presença de Deusa pergunta é: você já nasceu de novo? Você já foi purificado pelo sangue de Cristo? Jesus disse: "Ninguém vem ao Pai, senão por Mim" (João 14:6).
"Saia!" gritaram os sacerdotes ao rei Uzias. Mas isso o deixou furioso. Como poderiam ordenar algo a ele? De repente, o grande Uzias percebeu que Deus o havia ferido com lepra na testa. Os sacerdotes o levaram rapidamente para fora do templo, e ele mesmo correu para sair. Mas ele não podia voltar ao palácio; precisava ir para uma casa isolada, pois agora era um leproso. A lepra era uma doença terrível, incurável e contagiosa. Uzias aprendeu a lição, mas foi uma lição difícil. Ele não poderia retornar à sua antiga vida como rei.
Você esperará para aprender a lição até que não haja mais retorno e você esteja diante do grande trono branco? Então você estará na presença de Deus sem sangue para purificá-lo dos seus pecados e sem uma segunda chance. Ou você aprenderá agora a se aproximar de Deus por meio do Senhor Jesus Cristo, que deu Seu precioso sangue para purificá-lo de todo pecado?
Jesus diz:
“O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”
João 6:37
O Grande Muro de Pedra – Parte 1
Neemias 2
Havia um grande rei com um nome longo e um enorme senso de importância própria: Seu nome era Artaxerxes. Ele era tão poderoso que corria o risco de ser envenenado por seus inimigos. Naqueles tempos, muitos reis tinham um servo especial chamado copeiro. Era uma honra ser o copeiro do rei, e sua responsabilidade era garantir que não houvesse veneno na taça do rei antes de entregá-la ao rei. Neemias era o fiel e importante copeiro do rei Artaxerxes.
Nenhum servo podia demonstrar tristeza na presença do rei. Mas um dia, Neemias recebeu uma notícia devastadora e ficou com o coração partido. Ele não conseguia sorrir, nem mesmo diante do grande rei a quem servia.
A notícia que Neemias ouviu foi que o muro da cidade escolhida por Deus, Jerusalém, havia sido destruído e seus portões queimados. Jerusalém era sua terra natal, o lugar onde havia crescido. Neemias simplesmente não conseguiu esconder sua tristeza.
“Por que você está triste?”, perguntou o rei. “Você não está doente, então deve estar profundamente triste.”
Neemias estava com muito medo, mas contou ao rei sobre o muro destruído e os portões queimados de Jerusalém.
“Você tem algum pedido?”, perguntou o rei.
Era uma pergunta difícil, além do que Neemias sabia responder. Mas ele tinha o hábito de levar seus problemas ao Deus vivo. Então, antes de falar com o rei, fez uma breve oração.
Então Neemias respondeu: “Por favor, envie-me a Jerusalém para reconstruir a cidade.”
“Por quanto tempo?”, perguntou o rei.
Neemias definiu um prazo, mas sabia que precisava de mais do que apenas tempo. Então, pediu cartas de apresentação aos governadores e madeira para construir casas e portões. O rei concordou com tudo, e Neemias, junto com seus ajudantes, logo partiu para Jerusalém.
Preste atenção! Quando Deus tem um plano, Ele coloca no coração da pessoa certa o desejo de aceitá-lo. Então, por que nos preocuparmos com quem parece dizer não? Se for o plano de Deus, ninguém pode mudá-lo!
Quando Neemias chegou a Jerusalém, manteve em seu coração o propósito de estar ali. Certa noite, saiu no escuro para ver se a cidade estava realmente tão ruim assim. Sim, estava tão ruim assim, ou pior. Ele começou sua inspeção montado em um jumento, mas havia tanto lixo espalhado que o animal não conseguia passar. Era hora de limpar tudo e começar a reconstrução!
Neemias tinha ajudantes dispostos, e cada um deles está cuidadosamente registrado na Bíblia, junto com o trabalho que cada um realizou. Havia ourives, comerciantes, o filho do boticário (perfumistas – ARA), sacerdotes e até moças que ajudavam. Construir um muro de pedra ao redor de uma cidade não era tarefa fácil. Além disso, havia pesados portões de madeira para instalar, com fechaduras e trancas, e sem nenhuma máquina elétrica para facilitar o trabalho.
Construir o muro já foi bastante difícil, mas não foi só isso. Um inimigo dos judeus, chamado Sambalate, soube disso e ficou furioso! Por quê? Bem, se você estiver realmente fazendo a obra de Deus, Satanás, o grande inimigo de Deus, ficará furioso e causará problemas. E Sambalate era um dos servos de Satanás. Mas lembre-se: se Deus quer que a obra seja feita, nada pode impedi-la! "Somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou" (Romanos 8:37).
É bom ser um vencedor, mas como você pode ser mais que vencedor? Aqui está a resposta. Por causa do ódio de Satanás, você pode estar em melhor situação do que antes – Satanás tenta impedir a obra do Senhor, mas acaba ajudando-a!
Você entende como isso pode acontecer? Vou explicar. Quando Jesus esteve na Terra, Ele andou por aí fazendo o bem e curando todos que O procuravam, deixando claro que a religião não era suficiente. Satanás odiava tudo isso e incitou o povo contra Jesus até que finalmente O crucificaram.
Satanás venceu? NÃO, NÃO! Jesus venceu! Ele ressuscitou dos mortos e agora é o Salvador que morreu pelos pecadores, e Satanás está derrotado para sempre!
Aceitei Jesus como meu Salvador. De que lado você está?
Contaremos mais sobre Neemias e aquele muro na nossa próxima história.
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”
Atos 16:31
O Grande Muro de Pedra – Parte 2
Neemias 4
Os voluntários trabalhavam duro para reconstruir o muro destruído e os portões queimados. Levantavam pedras pesadas e erguiam enormes portões de madeira para colocá-los no lugar. O trabalho já era difícil, mas ficou ainda pior por causa dos inimigos que não gostavam do que estavam fazendo.
Sambalate, um dos inimigos, zombou deles, dizendo que os construtores eram fracos. Um de seus amigos afirmou que o muro era tão frágil que até uma raposa poderia derrubá-lo. Mas, se fosse verdade, por que se incomodavam tanto? Eles planejavam causar mais problemas – descer secretamente para matar os construtores.
Neemias, porém, sabia o que fazer diante dos problemas: “Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados”, ele orou.
“Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar”. O muro foi fechado, mas a obra não estava terminada, e a obra do inimigo também não. Na verdade, eles estavam furiosos e faziam planos malignos!
Eles disseram: “Olha, os trabalhadores estão cansados. Vamos entrar sorrateiramente e matá-los, e eles nunca saberão até que seja tarde demais.”
Eles tentaram essas táticas assustadoras por dez vezes, e é verdade que os trabalhadores ficaram desanimados. Mas Neemias disse: “Não tenham medo deles. Lembrem-se do Senhor, que é grande e terrível.”
Temos muito mais motivos do que eles para nos lembrarmos do Senhor. Sim, Ele é grande e terrível, mas também sabemos que o Filho de Deus, Jesus, nosso Salvador, nos ama e morreu por nós; e Deus enviou o Espírito Santo para viver em nós. Se isso lhes deu coragem para se lembrarem de quão grande e terrível o Senhor é, temos um motivo muito maior para confiar n’Ele e ter coragem!
Sambalate tentou outro truque, já que o primeiro não funcionou. “O povo está planejando uma rebelião”, disse ele, “porque Neemias está tentando ser o rei deles!” Aliás, Sambalate chegou a contratar um homem em Jerusalém para dizer a Neemias: "Venha, esconda-se no templo e feche as portas, para salvar sua vida!"
Neemias disse não.
Nenhum dos truques dos inimigos realmente funcionou, porque era obra de Deus e não havia como impedi-la. O muro foi devidamente concluído, e então seus inimigos admitiram: "Esta obra foi feita por seu Deus".
Esse não foi o fim dos problemas para Jerusalém, e não é o fim dos problemas para você e para mim. É bom lembrar o que Jesus disse: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (João 16:33). Veja bem, Deus nos prometeu aflições, e Ele cumpre Suas promessas... todas elas. Sua promessa de vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, também é inquebrável. Mas lembre-se: esta promessa e o presente da vida eterna só é seu se você o aceitar, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor!
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”
Romanos 6:23
Os Bois Estavam Carregados
Isaías 46:1-2
Naquele dia, os bois estavam carregados e cansados. Provavelmente puxaram a carga o dia todo, pois são animais fortes e só ficam exaustos depois de muito esforço.
Mas o que eles carregavam? A resposta está em Isaías 46:1-2: “os seus ídolos são postos sobre os animais e sobre as feras; as cargas dos vossos fardos são canseiras para as feras já cansadas. Juntamente se encurvaram e se abateram; não puderam livrar-se da carga.” Aqueles bois cansados carregavam uma carga de ídolos, talvez para uma mudança ou talvez para um desfile. Claro, era uma carga muito valiosa, pois o que é mais importante na vida de alguém do que os seus ídolos?
Os ídolos provavelmente eram feitos à mão, pintados à mão e talvez remendados e repintados. Ídolos precisam ser mantidos em bom estado, sabe, para que possam ser adorados fielmente. Poucas pessoas conseguem viver sem ídolos. Eles são muito importantes, mesmo que mantenham você ocupado, cansado e nunca satisfeito.
Você tem algum ídolo na sua vida? Eu consigo pensar em algumas coisas que sei que são ídolos para algumas pessoas. Às vezes, chamamos essas coisas de "deuses", porque elas consomem tanto tempo, dinheiro e trabalho que outras coisas são deixadas de lado e negligenciadas. Veja se consegue citar algumas, talvez até na sua própria vida.
Cada país tem seus próprios deuses. Na antiga Babilônia, eram imagens de madeira ou pedra. No lugar onde você vive hoje, talvez seus deuses pareçam mais valiosos e merecedores do seu tempo e esforço. Mas há uma coisa que todos os deuses têm em comum: eles não amam você. Você precisa comprá-los com dinheiro, tempo e energia, mas eles não amam você. Eles não podem satisfazer você e não durarão além da morte. Você deve deixá-los todos para trás, muitos deles perderão o valor para você muito antes de deixar esta vida.
Existe um Deus que você não precisa carregar? Existe um Deus cuja aprovação você não precisa conquistar? Sim. Eu tenho um Deus que me carrega, e Ele mora no céu! Meu Deus é Aquele que me criou e me ama, e Ele diz: "E até à velhice Eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; Eu vos fiz, e Eu vos levarei, e Eu vos trarei, e vos livrarei" (Isaías 46:4).
Você gostaria de ter um Deus assim? Você pode perguntar: O que posso fazer para ganhar a aprovação d’Ele? Nada. "Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores" (1 Timóteo 1:15). Se você sabe que é pecador, então sabe que Deus o ama e está pronto para salvá-lo. E Ele será responsável por levá-lo para casa; você não precisa carregá-Lo.
Você quer esse Deus de amor para todo o sempre? Você deseja esse Deus de amor para sempre? Ou está focado em outros deuses que parecem mais importantes e dedica sua vida a eles, mesmo que não o amem e não possam salvar sua alma? No fim, você certamente os perderá – e perderá sua alma também.
“Olhai para Mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da Terra; porque Eu sou Deus, e não há outro”
Isaías 45:22
Comentarios