Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 11/24
- Vovó Smith

- 13 de jul.
- 19 min de leitura
Atualizado: 13 de out.

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Baixe o livro digital completo nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
Jeremias diz a Verdade
Jeremias 38
A grande cidade de Jerusalém havia perdido algo, e não conseguia encontrar porque não procurava no lugar certo. Perderam o favor de Deus. Na verdade, jogaram-no fora como se não valesse nada.
Nós também perdemos o favor de Deus, porque pecamos contra Ele. Você sabe onde encontrar o favor de Deus? A Bíblia nos dá a resposta: bem nos braços fortes e amorosos de Jesus! Sua morte na cruz, onde Ele derramou Seu precioso sangue para lavar nossos pecados, é a razão pela qual Deus pode dar a você e a mim algo muito melhor do que o que perdemos. Não continue buscando o favor de Deus no lugar errado.
Na história de hoje, Jerusalém estava em apuros. A cidade estava sitiada – isso significa que o grande exército do rei da Babilônia estava acampado ao redor da cidade. As pessoas dentro dos muros da cidade estavam passando fome, e não havia comida.
O rei Zedequias, rei de Jerusalém, era um homem que só queria agradar ao povo. Parece que ele ouvia tudo e tentava agradar a todos.
O profeta Jeremias não era um homem que só queria agradar a todos. Ele ouvia o que Deus dizia e contava a verdade, independentemente do que as pessoas dissessem. Jeremias estava tão faminto quanto os demais – talvez até mais, mas ainda assim disse a verdade, como Deus lhe havia dito.
A mensagem de Jeremias vinda de Deus era que Jerusalém NÃO seria salva. Ele disse ao povo que o rei da Babilônia os destruiria. A única maneira de sobreviverem seria se rendendo ao rei da Babilônia. Mas o povo odiou essa mensagem. O rei Zedequias pode ter acreditado nela, mas não teve coragem de fazer o que Jeremias disse.
Você tem coragem de dizer: “Eu acredito que a mensagem de Deus é verdadeira; eu sei que Deus punirá este mundo pecador que merece isso; eu aceitarei Jesus como meu Salvador agora mesmo”?
A maioria das pessoas odiou a mensagem de Jeremias e elas conseguiram permissão do rei para prendê-lo. Escolheram o pior lugar das masmorras – um buraco escuro e lamacento. E desceram Jeremias lá com cordas, e seus pés afundaram na lama.
Mas Deus Se importa com o que acontece com Seus mensageiros. O rei Zedequias tinha um ajudante etíope chamado Ebede-Meleque, que acreditava e confiava em Deus. Quando soube que Jeremias estava naquele terrível calabouço, foi até o rei e disse: “Ó rei, senhor meu, estes homens agiram mal em tudo quanto fizeram a Jeremias, o profeta, lançando-o na cisterna; de certo morrerá de fome no lugar onde se acha, pois não há mais pão na cidade”.
O rei disse a Ebede-Meleque para levar “trinta homens... e tirar Jeremias, o profeta, da masmorra”.
O bondoso ajudante etíope fez mais do que lhe foi pedido. Ele se lembrou de como Jeremias estava magro e, para evitar que as cordas machucassem suas axilas ao puxá-lo para fora, procurou trapos velhos para torná-las mais macias. Isso não deu liberdade a Jeremias, mas o colocou em uma situação mais confortável e garantiu que ele recebesse um pequeno suprimento de pão todos os dias.
Então o rei convocou uma entrevista secreta com Jeremias. O profeta repetiu a mesma mensagem que já havia transmitido antes: “o julgamento sobre Jerusalém viria, pois a cidade havia pecado, e Deus precisa punir o pecado.”
“Estou com medo”, disse o rei.
Talvez você também esteja com medo. Se você não conhece Jesus, o Salvador dos pecadores, deveria estar com medo. Mas ouça agora mesmo esta mensagem da Palavra de Deus: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Se você vier a Ele agora, descobrirá que Sua amorosa promessa é verdadeira: “O que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Os perdidos são aqueles que não querem vir a Ele agora.
O que aconteceu com Ebede-Meleque? Deus lhe prometeu que ele seria salvo do julgamento que cairia sobre a cidade. Por quê? Porque ele foi bondoso com Jeremias? Não. Deus disse: “Porque confiaste em mim”.
Não são as suas boas ações que o salvarão, mas é a sua confiança em Deus que fará a diferença por toda a eternidade. Nenhuma boa ação jamais poderá apagar os pecados do passado, mas o precioso sangue de Jesus é suficiente para torná-lo imaculado quando estiver diante do trono de Deus. Você confiará n’Ele para isso?
Afinal, o rei Zedequias foi capturado? Sim, certamente foi. Você pode ler essa triste história em Jeremias 39, na Bíblia.
A vida de Jeremias foi poupada. Deus tem propósitos e planos especiais para aqueles que confiam n’Ele e Lhe obedecem. Só podemos dizer, como o próprio Jesus disse há muito tempo:
“Vinde, e vede”
João 1:39
O Rei Não Conseguia Dormir
Daniel 6
O grande Rei Dario não conseguia dormir porque sua cabeça estava cheia de pensamentos preocupantes. Talvez você tenha uma noite ruim assim às vezes, e se tiver, espero que saiba orar. Se você contar a Deus seus pensamentos, pode ter certeza de que Ele está ouvindo, pois nosso Deus nunca cochila nem dorme, e Ele está sempre ouvindo. Eis que o ouvido do Senhor não está surdo, para não poder ouvir (Isaías 59:1).
Tenho certeza de que o rei Dario tinha uma cama muito confortável, mas o sono não vinha. Seus servos provavelmente lhe perguntaram se ele queria um lanche à meia-noite ou se queria uma música suave para ajudá-lo a adormecer.
Não, nada ajudaria. O problema era que o grande rei queria mudar de ideia. Mas ele havia assinado a lei e não podia apagar o que havia feito.
Você e eu também não podemos apagar as coisas que fizemos. Talvez você tenha pecado ontem e hoje gostaria de poder apagar isso. Mas o que você fez está escrito nos livros do céu, e você não pode removê-lo.
Há alguma esperança para você? Ah, sim! Jesus sabia tudo sobre você e seus pecados há muito tempo, e Ele veio ao mundo para salvar pecadores. Ele morreu e derramou Seu precioso sangue por uma razão muito especial: “o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7). No entanto, se você não é pecador, não pode ser salvo. Mas se você é pecador e está pronto para dizer isso a Deus e aceitar Seu Filho como seu próprio Salvador, então seus pecados serão lavados e você pertencerá a Ele para sempre. Saber que você pertence a Ele é extraordinário!
O rei Dario levantou-se cedo na manhã seguinte, porque não conseguia se esquecer do que havia feito ao pôr do Sol do dia anterior. Ele havia dado ordens para jogar Daniel na cova dos leões famintos. Daniel era um homem idoso que havia servido fielmente aos reis de seu país por muitos anos, e todas as suas contas eram corretas e honestas. O problema era que outros homens tinham inveja dele e convenceram o rei a promulgar uma lei que proibia qualquer pessoa de orar a alguém além do próprio rei. Então, quando encontraram Daniel de joelhos orando ao Deus do céu, contaram ao rei sobre isso e o lembraram da lei que o rei havia assinado.
Nem mesmo o rei conseguiu mudar a lei. Ele se esforçou o dia todo, mas não conseguiu pensar em nenhuma maneira de salvar Daniel.
Estou feliz que meu Deus planejou uma maneira de me salvar! Ele enviou Seu Filho amado para morrer em meu lugar – Jesus levou meu castigo.
O rei Dario correu para a cova dos leões e clamou com tristeza: “Daniel... dar-se-ia o caso que o teu Deus, a Quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?”
A maioria de vocês conhece a resposta de Daniel. “O meu Deus enviou o Seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano”. Muito provavelmente, enquanto o rei teve uma noite sem dormir, Daniel pode ter tido uma boa noite de sono naquela cova dos leões. Mas tenho certeza de que ele se lembrou, antes de tudo, de agradecer a Deus por aquele anjo mensageiro que fechou a boca dos leões.
O rei, aliviado, rapidamente ordenou a seus servos que tirassem Daniel da cova. Mas o resto da história é o triste fim daqueles homens invejosos que não creram no Deus de Daniel. Eles foram lançados na cova dos leões e não tinham o Salvador. Os leões rapidamente demonstraram o quanto estavam famintos. Foi o justo castigo aplicado pelo rei.
Nosso Deus também é um Deus de justo castigo. Ele oferece Seu perdão gratuito e amoroso agora – hoje. Mas nosso Jesus não levou o castigo por todos os pecadores – apenas por aqueles que vêm a Ele, confiam n’Ele e aceitam Seu amor. O que Deus faz com os pecadores que rejeitam Seu Filho como Salvador?
“Aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”
Apocalipse 20:15
Jonas Foge
Jonas 1 e 2
Deus deu a Jonas uma mensagem que começava com uma palavra simples: “Vai”. Mas, dentro de Jonas, surgiu uma resistência imediata: “Eu não quero ir.” A ordem de Deus era clara: Jonas deveria ir até Nínive e anunciar Sua mensagem especial. Mas ele escolheu não obedecer.
Certamente Jonas tinha um motivo para recusar. Todos nós encontramos justificativas quando não queremos fazer o que Deus nos pede. Ele gostou da ideia de Deus anunciar julgamento sobre Nínive, uma cidade cheia de pessoas que ele achava que não valiam nada mesmo. Mas o problema de Jonas era que ele temia de que o povo iria se arrepender e então Deus não iria puni-los. Jonas achava que eles mereciam a punição.
Isso não é muito egoísta? Jonas queria que aqueles pecadores fossem castigados, enquanto Deus queria que eles se arrependessem e fossem salvos! É por isso que Deus enviou Jonas a Nínive. E é por isso que Deus enviou Seu Filho amado ao mundo – para salvar pecadores. E é por isso que Ele está lhe enviando este anúncio agora mesmo. Ele quer que você se arrependa e seja salvo do castigo que você merece.
Mas Jonas não obedeceu a Deus. Ele seguiu o caminho oposto. Foi para Jope, embarcou num navio com destino a Társis e desceu até o porão para dormir tranquilamente.
Claro que ele pagou a passagem. Viagens como essa não são de graça. Mas a salvação é de graça, e Deus a está oferecendo a você agora mesmo. “O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).
Deus tinha mais a dizer a Jonas, então enviou uma forte tempestade ao mar. Foi tão aterrorizante que todos pensaram que o navio iria se despedaçar e afundar. Cada marinheiro clamou ao seu deus por proteção. Mas Jonas continuou dormindo. O capitão o acordou e clamou: “clama ao teu Deus; talvez assim Ele Se lembre de nós para que não pereçamos”.
Então, lançaram sortes, o que significa que sortearam um nome para ver quem havia sido o causador da tempestade. O nome de Jonas foi o primeiro a ser sorteado. Naquele momento aterrorizante, Jonas sabia que era impossível fugir de Deus.
Quanto terror será necessário para te ensinar? Se você aprender agora, Deus tem um caminho de escape para você. Lembre-se de que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores – para salvar você.
Embora o suicídio não fosse uma fuga de Deus, Jonas disse aos marinheiros: “Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade”.
Os marinheiros não queriam jogá-lo ao mar, então tentaram remar com toda a força para chegar à terra. Mas não funcionou. A força da tempestade tornou isso impossível.
“O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Jonas pecou ao desobedecer a Deus. Ele deveria ser lançado ao mar, e foi isso que eles fizeram. Então o mar se acalmou. “Que Homem é Este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41). Por isso, os marinheiros temeram muito ao Senhor e Lhe ofereceram um sacrifício e fizeram promessas.
Para você, hoje, o sacrifício já foi oferecido, pois Cristo morreu pelos pecados. Se a lição dos marinheiros tocou seu coração, você temerá grandemente o Senhor. Seu anúncio bondoso e amoroso para você é: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13).
O Senhor havia preparado um grande peixe para engolir Jonas. Parece horrível, não é? Imagine estar apertado dentro do seu estômago quente e úmido, esperando para ser digerido por três dias e noites de escuridão sem esperança.
Não, não é totalmente sem esperança. A eternidade no inferno é sem esperança. Mas na terrível prisão dentro do peixe, Jonas pôde orar, e sua esperança se transformou em certeza de que Deus o ouviria, mesmo no estômago do peixe no fundo do mar. Com plena confiança, Jonas disse: “Mas eu Te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação” (Jonas 2:9).
Jonas fez essa oração no meio do horror, dentro do estômago de um peixe. E você, onde está agora? Talvez sozinho ou cercado por uma multidão. Talvez se divertindo ou enfrentando dificuldades. Se você orar com fé, como Jonas orou, Deus ouvirá você e te responderá porque Cristo é o Salvador dos pecadores, e ainda não é tarde demais.
Deus ouviu as orações de Jonas vindas de dentro do estômago do peixe. E Deus falou com o peixe e ele vomitou Jonas em terra firme.
Nossa próxima história conta como Jonas mudou de ideia.
“Porque Eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”
Jeremias 29:11
Jonas Muda de Ideia
Jonas 3
O Senhor repetiu Sua mensagem a Jonas e, desta vez, obedeceu, indo até Nínive conforme o Senhor lhe havia ordenado. A cidade era enorme, cercada por um alto muro de proteção. Lá viviam o rei, todos os seus nobres, todo o povo e todo seu gado. Como não havia refrigeração, essa era a única forma de garantir carne fresca. A cidade era tão grande que levava três dias para atravessá-la a pé.
Jonas caminhou por um dia pela cidade e proclamou o anúncio de Deus: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida (destruída)”! Jonas teria ficado feliz se Nínive tivesse sido destruída sem aviso, MAS DEUS NÃO É ASSIM! É por isso que Ele providenciou este Livro [a bíblia] para você. Aceite-o como vindo de Deus como um aviso amoroso, porque Ele quer salvá-lo agora. De alguma forma, O anúncio de Jonas chegou até o palácio do rei. (Existe algum lugar onde Deus não possa alcançar você?). O rei então se levantou do trono, tirou sua veste luxuosa, vestiu panos de saco e sentou-se sobre cinzas. Era uma atitude de grande humilhação, mas tanto ele quanto o povo de Nínive creram em Deus, e nada mais importava–nem roupas finas, nem banquetes, nem planos grandiosos. O rei e seus nobres decretaram que todos, inclusive os animais, deveriam vestir panos de saco e não poderiam comer e beber nada. Todos deveriam clamar intensamente a Deus e abandonar seus atos perversos, esperando que Ele os ouvisse.
Será que é tão importante assim? Eles nem sequer tinham a promessa de que Deus ouviria o seu clamor, embora eu tenha certeza de que, com todos aqueles animais famintos, adultos e crianças, o clamor era muito alto!
Mas você e eu temos a promessa de que Deus ouvirá até mesmo um sussurro. O precioso sangue de Jesus já foi derramado pelos pecadores, e Sua promessa é frequentemente repetida em Sua Palavra: “O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Tenha a certeza de que você é bem-vindo. Não se preocupe com suas roupas, jantares e bons momentos agradáveis. Clame a Ele agora e deixe sua maldade para trás. Não há “talvez” em Seu perdão.
O Senhor viu o arrependimento do povo de Nínive e sua mudança de atitude, então decidiu não enviar o julgamento que havia prometido. Que alívio!
Mas a história de Nínive não termina aqui. Eles não tinham um sacrifício para seus pecados, e embora Deus tenha adiado o julgamento, ele chegou mais tarde. O povo de Nínive retornou aos seus maus caminhos, e a cidade foi completamente destruída, soterrada por séculos. “Ser bom” só porque você tem medo não é suficiente. O precioso sangue de Jesus é o único sacrifício que pode apagar seus pecados do passado, e somente Deus, por Seu Espírito, pode lhe dar uma nova vida. Tentar melhorar não é suficiente. Se o julgamento de Deus não caiu sobre Jesus pelos seus pecados, então ele deve cair sobre você para sempre. Não há outra esperança.
O que Jonas achou do fato de Deus ter adiado o julgamento sobre Nínive? Leia a próxima história e veja!
“Deus... quer que todos os homens se salvem”
1 Timóteo 2:4
Jonas Sente Pena de Si Mesmo
Jonas 4
Quando os quarenta dias de advertência divina terminaram e o julgamento não veio, Jonas ficou decepcionado. A cidade continuava a mesma – os mesmos edifícios, o mesmo muro, as mesmas pessoas. Jonas ficou tão irado por Deus não ter enviado o julgamento sobre Nínive que pediu a Deus que tirasse sua vida.
Por que Jonas estava tão infeliz? Porque ele sabia que Deus é misericordioso, paciente e cheio de bondade. Mas Jonas não queria que essa bondade fosse demonstrada aos seus inimigos. No entanto, não importa o que pensamos ou quão irados estamos, não podemos mudar o caráter de Deus.
Jonas subiu ao topo de uma colina para observar a cidade, para ver se ela seria destruída. Talvez você se lembre de que Jesus, o Filho de Deus, também olhou para uma cidade condenada – Jerusalém – com lágrimas no rosto cheio de amor. Ele teria estendido alegremente Seus braços, como as asas de uma galinha, para cobri-los a todos com segurança contra o juízo, mas eles não vieram a Ele. Em vez disso, preferiram crucificá-Lo, e a cidade foi destruída. Todas as pessoas, até mesmo as crianças, perderam a vida.
Jonas não chorou por Nínive. Ele sentiu muita pena de si mesmo e de sua reputação, pois a cidade não foi destruída como ele havia anunciado. Agora, o Sol quente dos trópicos queimava sua cabeça.
Deus Se importava com Jonas mesmo que ele estivesse irado, e fez crescer rapidamente uma aboboreira para fazer sombra sobre sua cabeça. Jonas ficou muito feliz pela sombra sobre sua cabeça, mas ainda estava longe de entender o coração amoroso de Deus. Deus ainda Se importava tanto com a atitude errada de Jonas que preparou um verme para roer a planta, e ela secou e morreu. Jonas novamente voltou a sentir o Sol escaldante e o vento quente que soprava contra ele, até que se sentiu tão miserável que apenas desejava morrer. Agora, Jonas estava irado por causa da aboboreira.
O que está deixando você com raiva agora? Será que é porque Deus está permitindo dificuldades em sua vida? Ele certamente fez isso com Jonas. Se isso te causa revolta, talvez ainda não tenha aprendido a conhecer o Deus que te ama com amor perfeito. Ele é o mesmo Deus amoroso que enviou Seu único Filho para morrer por pecadores como você. Se você atender ao Seu chamado, você O ouvirá dizer: “Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3).
Não podemos contar o final da história de Jonas porque Deus não nos contou. Mas Ele lembra a Jonas que, naquela grande cidade que ele queria ver destruída, havia mais de 120.000 pessoas que não sabiam distinguir a mão direita da esquerda. Essas eram crianças muito pequenas, pelas quais Ele certamente Se importava profundamente! Ele ainda Se importa muito com cada criança, pois Jesus disse: “Não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca” (Mateus 18:14).
E Ele Se importa muito com você. Você aceitou a Sua misericórdia e amor?
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”
Atos 13:31
O Filho do Carpinteiro
Lucas 4:16-30
As histórias de Jesus são cheias de surpresas. Talvez você já tenha lido muitos livros de histórias que trazem surpresas, mas ninguém jamais escreveu uma história como esta. É da Bíblia, então é tudo verdade!
Quando Jesus era Menino, morava em Nazaré com Seus pais, irmãos e irmãs. Havia cinco meninos na família, e Jesus era o mais velho. Não sabemos quantas irmãs Ele tinha, porque a Bíblia não nos diz. Quando tinha cerca de trinta anos, Jesus foi morar em Cafarnaum, mas depois retornou a Nazaré, onde havia sido criado. Foi ao local de culto habitual e levantou-Se para ler.
Que livro Ele leria? As Escrituras, é claro. É o único Livro que nos mostra o caminho para Deus. O atendente Lhe deu um livro antigo – um rolo de Isaías – e Ele leu as maravilhosas palavras do capítulo 61: “Enviou-Me a curar os quebrantados de coração” (Isaías 61:1 – ARA).
Não seria maravilhoso se um médico que pudesse curar os corações partidos morasse perto de você? Alguém que também pudesse abrir os olhos dos cegos para que enxergassem e libertar os prisioneiros do inimigo? Havia Alguém ali mesmo em Nazaré que podia fazer tudo isso, e tudo de graça. Era Jesus, a própria Pessoa que estava lendo para eles. Eles apreciaram a mensagem e Suas graciosas palavras de esperança.
Então Jesus lembrou aos ouvintes dos dias de fome, há muito tempo, quando Deus havia enviado Elias a um país gentio, para uma viúva que recebeu de Deus alimento suficiente para sustentar Elias e também sua família. E Ele os lembrou de Naamã, aquele pobre capitão do exército de um país gentio, que tinha lepra e foi completamente curado por meio de Eliseu. Aqueles foram milagres, mas não era assim que eles queriam. Aqueles milagres feitos a gentios feriam o orgulho religioso deles, e ficaram furiosos com Jesus por tê-los lembrado disso.
Hoje, Deus dá a você a mesma mensagem. Não importa onde você nasceu ou o orgulho que tem por sua religião. Religioso ou não, Deus quer salvá-lo, seja Judeu ou gentio, porque “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Jesus deseja tanto salvá-lo que morreu por você. Isso o deixa feliz? Ou irritado? Ou você diz: “Quem se importa?”
Naquele dia, a multidão decidiu se livrar de Jesus. O plano deles era levá-Lo ao topo de um penhasco e jogá-Lo de lá. Talvez você tenha outra maneira de se livrar d’Ele: simplesmente deixando-O fora da sua vida, dos livros, das escolas e dos domingos. Mas, seja qual for seu plano, ele não funcionará.
Jesus ama você e quer salvá-lo dos seus pecados agora mesmo.
Depois que esta vida terminar, você O encontrará – seja como seu Salvador ou como seu Juiz.
Naquele dia, a multidão levou Jesus ao topo do monte, mas Ele passou pelo meio deles e seguiu Seu caminho. Eles não puderam destruí-Lo, pois o plano de Deus era que Jesus morresse na cruz pelos pecadores, e a multidão não poderia mudar isso. O amor de Jesus O levou à cruz para ser o Salvador para mim e para você hoje.
Cerca de um ano depois, Jesus voltou a Nazaré. As pessoas ficaram impressionadas com Sua sabedoria e Suas obras maravilhosas, mas diziam: “Ele não é apenas o filho do carpinteiro? Conhecemos Seus irmãos e irmãs!” Então, como Ele poderia ser tão maravilhoso? Eles não acreditavam que Ele fosse o Filho de Deus.
Sim, nosso Jesus é maravilhoso! Ele era um homem de verdade, sentia fome e sede como todos nós. Mas também era o Deus Criador, e Seu poder podia ser visto em tudo o que fazia. Não conseguimos entender tudo sobre Ele, mas podemos entender que Ele nos ama muito. Romanos 5:8 diz: “Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”. E 1 João 3:16 diz: “Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a Sua vida por nós”.
Quer você O aceite ou não, Ele ainda é o Salvador dos pecadores e o Juiz de toda a Terra. Ele salvou muitos de nós dos nossos pecados. Você permitirá que Ele o salve?
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome”
João 1:12
Um Banquete Para Jesus
Lucas 7:36-50
Simão, o fariseu, gostava de ouvir histórias novas, como todos nós. Ele achou tão interessante ouvir Jesus que decidiu convidar o grande Profeta e Curador para um banquete em sua casa. Jesus aceitou o convite e foi.
Os convidados de Simão caminhavam pelas ruas empoeiradas, usando sandálias. Naquela época, era comum que os criados trouxessem água para lavar e refrescar os pés empoeirados dos convidados. Depois, o anfitrião costumava cumprimentá-los com um beijo no rosto e aplicar um bálsamo perfumado em suas cabeças. Esses gestos faziam com que os convidados se sentissem acolhidos e bem-vindos.
Jesus entrou na casa de Simão como um Convidado e assentou-se à mesa. Mas, diferente dos outros convidados, Ele não recebeu aquelas cortesias de conforto e boas-vindas.
Havia uma mulher naquela cidade que tinha certeza de duas coisas. Primeiro, ela sabia que era pecadora e, segundo, sabia que somente Jesus poderia perdoá-la. Talvez nessas duas coisas ela soubesse mais do que Simão. Você sabia que essas duas coisas se aplicam a você também?
A mulher trouxe um vaso de alabastro com um perfume especial e ficou atrás de Jesus. Ela tinha lágrimas correndo sobre seu rosto, pois ela sabia que era pecadora. Com suas lágrimas, começou a lavar os pés de Jesus e os enxugou com seus longos cabelos. Depois, beijou Seus pés e derramou sobre eles o seu precioso perfume.
Simão não disse nada à mulher, mas estava ocupado em seus pensamentos. Ele não imaginava que seu ilustre Hóspede era Aquele que conhece todos os nossos pensamentos e intenções. Imagine só! Essa história aconteceu há dois mil anos, mas eu e você sabemos o que Simão pensava naquele momento porque Deus registrou isso na Bíblia. Esse é o Deus que você e eu encontraremos um dia – com alegria ou com terror.
Simão pensava que Jesus era um profeta, mas agora se perguntava por que Ele não parecia perceber que terrível pecadora era aquela mulher. Para Simão, ela era tão ímpia que não deveria sequer tocar em Jesus.
Será que Simão não sabia que “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15)? Não, ele não sabia. Simão era um líder religioso, vestia-se com elegância, mas não conhecia realmente Quem era Jesus. Ele não entendia que apenas pecadores são convidados à presença de Jesus. Muitos de nós podemos dizer com alegria: “Eu sei! Eu vim a Ele, e Ele é meu Salvador agora!”
Então, Jesus contou a Simão uma história:
Um homem tinha dois devedores. Um devia quinhentos denários (uma quantia enorme naquela época) e o outro, cinquenta denários.
Nenhum deles tinha dinheiro para pagar. Então, o homem disse: “Eu perdoo gratuitamente a ambos.”
Jesus perguntou a Simão: “Qual deles o amará mais?” Simão respondeu: “Suponho que aquele a quem ele perdoou mais dinheiro.”
Talvez Simão tenha se sentido satisfeito ao ouvir que sua resposta estava correta. Mas Jesus ainda tinha algo importante para lhe dizer: “Vês tu esta mulher?... (tu) não Me deste água para os pés; mas esta regou-Me os pés com lágrimas... Não Me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de Me beijar os pés. Não Me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-Me os pés com unguento” (Lucas 7:44).
Jesus realmente era um Profeta, mas era muito mais do que isso. Ele sabia tudo sobre os pecados da mulher e, mesmo assim, voltou-Se para ela e disse: “Os teus pecados te estão perdoados”.
Ninguém mais tem o direito de dizer isso. Se você quer o perdão dos seus pecados, precisa recorrer ao próprio Deus para isso. “Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Marcos 2:7).
Simão não tinha mais nada a dizer. A mulher também permaneceu em silêncio, mas os convidados estavam cheios de pensamentos. Não sabemos qual era o pecado daquela mulher, mas sabemos o que os convidados estavam pensando: “Quem é este profeta que também perdoa pecados?”
Você sabe Quem Ele é? Ele é Jesus, o Filho eterno de Deus, Aquele que levou sobre Si os meus pecados quando morreu por mim. Então Ele, e ninguém mais, tem o direito de dizer o que disse àquela mulher a Seus pés: “A tua fé te salvou; vai-te em paz” (Lucas 7:50).
E os seus pecados? Você já veio a Jesus em busca de perdão?
“O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”
João 6:37

Graças ao senhor 🙏