top of page

Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 12/24

Atualizado: 13 de out. de 2025

Baixe esta parte das histórias nos formatos:

Baixe o livro digital completo nos formatos:


Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers

 ÍNDICE


Maria, Ajuda-me! 

Lucas 10:38-42

 

Jesus viajava a pé, como muitos pobres fazem. Ele chegou à aldeia de Betânia, onde uma mulher chamada Marta O recebeu em sua casa.

 

Se você quisesse receber Jesus em sua casa, talvez pensasse em arrumar algumas coisas primeiro – esconder algo, desligar a TV, cuidar da linguagem que você usa. Mas Marta não precisou fazer nada disso. E de que adiantaria, afinal? Onde você pode colocar coisas que Jesus não saberá que estão lá? Lembremo-nos sempre de Hebreus 4:13: “todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hebreus 4:13 – AIBB).

 

Receber Jesus em casa é maravilhoso. É bom manter tudo em ordem para Ele. Mas será que Ele tiraria todo o estresse da sua vida e traria paz ao seu lar? Não, na verdade não. O estresse permaneceu na casa de Marta e talvez tenha se agravado ainda mais. Contaremos a história.

 

Marta era uma anfitriã ocupada. Queria preparar tudo da melhor forma para seu Convidado especial, mas acabou ficando tão estressada e frustrada que começou a reclamar. Alguns de vocês se sentem assim hoje? Você está se esforçando ao máximo e os outros não estão ajudando como deveriam, e você está chateado e estressado com isso? Marta estava, e Jesus entendia.

 

Marta tinha uma irmã chamada Maria, que queria ouvir Jesus e ela não queria perder uma palavra sequer. Ela se sentou aos Seus pés e prestou atenção em tudo o que Ele disse. Jesus era o Doador, e Maria sabia que precisava d’Ele. Você também precisa d’Ele?

 

Mas Marta ficou tão chateada com Maria que perguntou a Jesus: “Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude” (ARA).

 

Se falamos assim com Jesus, é porque ainda não aprendemos a conhecê-Lo. Sim, Ele Se importa com cada detalhe de nossa vida, como só o amor perfeito pode se importar. Marta achava que o problema era sua irmã, mas, na verdade, estava dentro dela mesma. O mesmo amor e sabedoria perfeitos olham para você hoje e dizem, como Jesus disse: “Marta, Marta”. Imagine-O dizendo seu nome com dupla ternura e compreensão. Ele não a repreendeu, mesmo quando ela tentou corrigi-Lo. Ele apenas apontou a verdadeira causa e disse: “Estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.

 

Maria ouviu essa promessa e, embora não tenha dito nada, as palavras de Jesus permaneceram com ela. Ela era uma ouvinte, e isso não lhe seria tirado.

 

Talvez você conheça algumas mulheres ocupadas, cujas mãos dedicadas já serviram a muitos, e que agora estão ociosas e não conseguem fazer nada. Essas mesmas mulheres agora podem ser ouvintes como Maria, e o que aprenderem será levado para o céu. Doenças ou a idade podem parar nossas mãos ocupadas, mas nada pode nos impedir de aprender cada vez mais sobre Jesus e Seu amor.

 

É bom ter mãos ocupadas a serviço do Senhor, mas somente se essas mãos trabalharem em obediência e amor Àquele a Quem pertencemos. Dependência em Jesus nos dá paz em nossas tarefas diárias a caminho para o céu. E nada mais nos dá essa paz.

 

“Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” 

João 14:27

 Por Que Você Está Triste? 

Lucas 24

 

Havia onze apóstolos na sala naquela manhã, além de outros com eles, e estavam muito, muito tristes. Acho que você poderia ouvi-los lamentando e chorando. Sentiam como se nunca mais pudessem sorrir.

 

Talvez seja assim que você se sinta agora. Algo deu errado na sua vida? É algo que parece que nunca poderá ser consertado? Então ouça esta história... Deus planejou isso especialmente para você.

 

Esses onze homens viveram com Jesus por três anos e presenciaram Seus milagres de amor e poder. Viram-no curar pessoas, alimentar milhares e ressuscitar mortos. Ouviram Suas parábolas sobre sementes, ervas daninhas, peixes, árvores e pérolas, e O amaram. Pedro já Lhe havia dito: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16), e eles tinham certeza de que Jesus estaria sempre com eles.

 

Mas agora Ele estava morto.

 

José de Arimateia colocou Jesus em seu próprio túmulo novo e rolou uma grande pedra para fechar a entrada. Tudo parecia acabado. Não é de surpreender que estivessem tristes... Ele se foi.  Não consigo imaginar quão profunda foi a tristeza deles, pois nunca senti, por um momento sequer, que Jesus estivesse morto. Você já sentiu? Eles sabiam que Jesus não era popular. A multidão O havia crucificado como um criminoso! Então, fecharam as portas da sala onde estavam reunidos, para que nenhum dos inimigos de Jesus os encontrasse.

 

Então, de repente, sem que nenhuma porta se abrisse, Jesus apareceu no meio deles! Claro que ficariam felizes... mas não, estavam apavorados”! Como Ele poderia estar ali? Mas Ele era real, e lhes disse: “Vede as Minhas mãos e os Meus pés, que sou Eu mesmo; apalpai-Me e vede” (Lucas 24:39). E era isso que eles queriam – o Senhor Jesus real, vivo e amoroso, e o coração deles estava alegre.

 

O Jesus ressuscitado tinha um corpo real de carne e osso, com marcas reais de pregos em Suas mãos e pés, e um ferimento de uma lança em Seu lado. Não há menção de sangue. Seu precioso sangue havia sido derramado de Seu lado ferido para salvar aqueles homens... e a mim! Você pode incluir seu nome também? Foi por você que Ele morreu? Sim, se você O quiser. Sim, se você for um pecador, porque Ele morreu pelos pecadores. “Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Aqueles homens ficaram felizes, e eu também. E você?

 

Quarenta dias depois, Jesus ergueu Suas mãos marcadas pelos pregos, abençoou Seus discípulos e subiu ao céu... assim, sem mais nem menos. Agora, Ele está lá – um Homem real e vivo, o Único no céu com um corpo humano verdadeiro. Nunca, nunca mais Ele morrerá. Isso aconteceu de uma vez por todas.

 

Há muitos que depositaram sua confiança em Jesus e que estão com Ele agora, mas apenas seus espíritos. Seus corpos estão aqui na Terra, enterrados, queimados ou afogados. Deus sabe exatamente onde esses corpos estão. Quando Jesus vier nas nuvens para dar Seu grande brado por todos os que confiam n’Ele, então esses corpos ressuscitarão e serão renovados, e nós, que estivermos vivos, teremos nosso corpo transformado também. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16-17).

 

Você ficará feliz? Talvez “feliz” seja uma palavra pequena demais para descrever a alegria de ver Jesus, seu Salvador, pela primeira vez. Ou você dirá desta história: “Não, não é para mim”?

 

Por que não olhar na Palavra de Deus, a Bíblia, e ver se o que dissemos é verdade?

 

“Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis” 

Mateus 24:44

 Venha e Veja 

João 1:34-51

 

Quando você ouve alguém dizer “Venha e veja”, você atende ao chamado? Acredito que depende de quem fala. Se for a pessoa certa, você provavelmente vai. Esta é a história de quando Jesus disse “Venha e veja”, e podemos ter certeza de que Ele é a Pessoa certa!

 

Naquele dia, João Batista estava acompanhado de dois homens quando viu Jesus passando e exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus”! Isso foi maravilhoso, porque há muito tempo foi escrito: “Deus proverá para Si o Cordeiro” (Gênesis 22:8), e Jesus era o Cordeiro de Deus. Ele não aparentava ser, mas era.

 

Aqueles dois homens então deixaram João e começaram a seguir Jesus. Ao perceber isso, Jesus Se virou e perguntou o que eles estavam procurando. Eles responderam perguntando a Jesus onde Ele morava. E Jesus respondeu-lhes com aquelas palavras maravilhosas: “Venham e vejam”.

 

Não sabemos os nomes dos dois homens que seguiram Jesus, mas imagine que fossem você e seu melhor amigo. Você viria? Lembre-se, é Jesus Quem está te convidando. Então, vou perguntar de novo: você viria?

 

Os dois homens chegaram ao lugar onde Jesus estava. Não sabemos qual era a rua e a casa, mas isso não importa. Sabemos que Jesus estava lá, e eles devem ter ficado muito felizes, pois ficaram ali o resto do dia.

 

Mais tarde, Jesus chamou Filipe e disse: “Siga-me”. Filipe ficou tão feliz que foi compartilhar a notícia com seu amigo Natanael. Ele disse a Natanael: “Nós o encontramos”, e então explicou a Natanael que Ele era Aquele de Quem Deus havia falado no Velho Testamento. É “Jesus de Nazaré”!

 

Natanael não tinha muita certeza. Para ele, não parecia possível que alguém da cidade de Nazaré pudesse ser o “Prometido”. Ele disse a Filipe: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”

 

Como você vai discutir com um homem assim? Você diria a ele que Nazaré não é tão ruim assim? O que você diria?

 

Filipe deu a melhor resposta a Natanael: “Venha e veja”. E Natanael foi e viu Jesus. E o coração de Natanael ficou verdadeiramente satisfeito com Quem Jesus realmente era, e ele exclamou: “Tu és o Filho de Deus; Tu és o Rei de Israel” (João 1:49).

 

Você entende o que acontece quando você “vem e vê”? Talvez você tenha um amigo que o esteja convidando agora a “vir e ver” Jesus – não para ver o Seu rosto, não para ver uma imagem, não para ver um grande templo, mas para vir e ver Jesus como Deus O revela a nós na Bíblia. Se você “vier e ver”, descobrirá que Ele não o decepcionará, e você poderá aprender mais sobre Ele e o Seu amor por você a cada dia. Você “virá e verá”?

 

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá fome, e quem crê em Mim nunca terá sede” 

João 6:35

 

“Vinde a Mim; ouvi, e a vossa alma viverá” 

Isaías 55:3

O Lanche de Um Rapaz Alimenta uma Multidão 

João 6:1-14

 

Havia uma grande multidão – milhares de pessoas – e elas estavam famintas. Já vimos imagens de pessoas famintas assim, e talvez alguns de vocês tenham passado por momentos de fome. A maioria de nós não sabe o que é sentir fome de verdade. Queremos ajudar aqueles que passam por isso, mas nem sempre sabemos como.

 

O Senhor Jesus olhou para cima e viu uma multidão assim. Eles O seguiam porque viam quão maravilhosamente Ele curava os doentes e queriam participar dos Seus milagres. Havia alguns discípulos próximos a Jesus que estavam ali porque O amavam e haviam atendido ao Seu chamado para segui-Lo. Um deles era Filipe.

 

No coração de Jesus há sabedoria, amor e poder perfeitos. Jesus queria que Filipe (e você e eu também) soubesse disso, então fez uma pergunta para testá-lo: “Onde compraremos pão, para estes comerem?” (João 6:5). A ideia de Filipe era comprar duzentos dinheiros em pão, e com isso talvez todos pudessem ter um pouco. Filipe nem tinha dinheiro, mas essa ideia foi a melhor que lhe ocorreu.

 

Quando você enfrenta um problema, já tentou oferecer a Deus a melhor ideia que vem à sua mente para resolvê-lo? Assim como o plano de Filipe, seu plano é tão pequeno que não serve para nada. Você já parou para pensar que está falando com o mesmo Jesus que tem sabedoria, amor e poder perfeitos? Responda à pergunta de teste dizendo a Ele que você não sabe a resposta, mas tem certeza de que Jesus sabe. Filipe não sabia a resposta certa. Mas ele poderia ter dito: “Mostra-nos, Senhor”. Quando você não souber a resposta, confie no Senhor e diga: “Mostra-me, Senhor”.

 

Havia outro discípulo ali, um homem quieto chamado André. Ele se levantou e disse a Jesus: “Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos”. Pareceu quase envergonhado com tal sugestão, então acrescentou: “Mas o que é isto para tantos?”. Talvez não fosse uma boa pergunta, mas ele perguntou à Pessoa certa. Entregue o problema a Jesus e dê a Ele o que você tem e veja o que as mãos d’Ele farão!

 

Não sabemos mais nada sobre o rapaz, mas sabemos que ele estava disposto a entregar a Jesus não apenas parte de sua comida, mas tudo o que tinha. Imagine a alegria que ele sentiu ao ver Jesus multiplicar aqueles alimentos e participar pessoalmente daquela ceia milagrosa!

 

A Bíblia não revela o nome do rapaz, mas o importante é que Jesus sabia quem ele era. Há algum jovem lendo ou escutando isso? Há alguém disposto a entregar a Jesus algo que lhe seria útil, se o guardasse para si?

 

Então Jesus disse: “Façam os homens se sentarem”. Havia bastante grama para se sentarem, e Marcos nos conta que eles estavam sentados em grupos de cinquenta pessoas, homens, mulheres e crianças, provavelmente pelo menos dez mil no total. Com um suprimento tão pequeno de comida à disposição, os discípulos de Jesus realmente deviam estar confiando n’Ele quando acomodaram a multidão faminta para o jantar.

 

Então Jesus agradeceu a Deus, Seu Pai, pela comida. E dividiu o pão e o peixe para que Filipe e os outros discípulos pudessem passá-los às mãos ansiosas, estendidas para o jantar.

 

Você agradece a Deus pela sua comida antes de comer? Cada pedaço vem de Deus, e se você estiver com fome, estará pronto para comer tudo. Mas você às vezes reclama um pouco se não for o seu prato favorito? “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:20).

 

Onde está Jesus agora? Por que Ele não está aqui para alimentar os famintos hoje? Porque foi rejeitado. As multidões gritavam: “Tira, tira, crucifica-O!” E então Ele Se foi. Mas e o seu coração? O que ele diz a Jesus agora? Agimos como as multidões egoístas e perversas, e nos afastamos de Jesus enquanto aproveitávamos de Suas dádivas, e agora Ele Se foi. Mas Jesus ressuscitou dos mortos e vive no céu, com a mesma sabedoria, amor e poder que encheram Seu coração quando Ele esteve aqui. Ele está pronto para perdoar você – pronto para torná-lo Seu. Ele o ama e morreu por você. Você virá a Ele agora mesmo?

 

Depois que todos terminaram de comer, Jesus pediu aos Seus discípulos que recolhessem as sobras e descobriram que havia doze cestos cheios de comida. O que fizeram com tudo isso? Não se preocupem. Jesus não nos revela todos os detalhes sobre como Ele supre nossas necessidades. Se Jesus é o seu Salvador, você nunca ficará sem a última migalha da Sua sabedoria, amor e poder. Seu cesto estará sempre cheio.

 

“O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” 

Filipenses 4:19

 Apontando Dedo 

João 8:1-11

 

Jesus passou toda aquela noite fria e escura no Monte das Oliveiras. Ao amanhecer, Ele foi ao templo, onde Seu povo costumava ir para adorar.

 

Naquela manhã, muitas pessoas também acordaram cedo. Elas tinham algo importante em mente: cumprir um dever. Era a oportunidade de provar que estavam certas e de mostrar que alguém estava errado.

 

Acho que entendemos isso muito bem, e talvez também teríamos acordado cedo para nos juntar à multidão que atirava pedras contra uma mulher pecadora. Ela era uma mulher casada que havia sido encontrada com o marido de outra pessoa à noite.

 

Seus acusadores eram pessoas boas e religiosas, que conheciam bem os Dez Mandamentos. Eles tinham certeza de que aquela mulher havia quebrado um mandamento e tinham certeza absoluta de que ela deveria ser apedrejada até a morte, pois era o que a lei de Moisés determinava. Então, perguntaram a Jesus o que deveria ser feito.

 

Foi o próprio Deus Quem deu os Dez Mandamentos, e naquela manhã Ele estava presente na Pessoa de Jesus, Seu Filho eterno. O mesmo Deus que, há muito tempo, escreveu esses mandamentos em tábuas de pedra com Seu próprio dedo estava ali, e Sua santidade não muda para se ajustar aos nossos pecados.

 

As pessoas esperavam pela resposta de Jesus, e posso imaginar a pobre mulher assustada prendendo a respiração. Mas Jesus não falou nada. Ele Se abaixou e escrevia com o dedo no chão.

 

O que Ele escrevia? Não nos é dito, mas algumas das palavras mais maravilhosas de Jesus estão escritas para qualquer um ler, palavras como: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). A Bíblia é a mensagem pessoal de Deus para você.

 

Esses acusadores estavam tão ocupados apontando o dedo e encontrando defeitos que talvez não tenham percebido as maravilhosas palavras escritas pelo dedo do próprio Jesus. E você também não pode perdê-las!

 

Mas os acusadores continuaram perguntando o que deveria ser feito em relação ao grande pecado daquela mulher contra a lei de Moisés. Jesus Se levantou e disse-lhes: “Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” (João 8:7). Então, inclinando-Se, tornou a escrever no chão.

 

Isso trouxe silêncio. Todos na presença daquele Santo começaram a sondar seu próprio coração, e todos encontraram a mesma coisa: pecado. Sondem seu próprio coração e vocês também encontrarão lá – pecado. E Deus conhece tudo sobre isso.

 

Os mais velhos foram os primeiros a perceber sua culpa. Eram pecadores há muito tempo, e suas listas de pecados eram longas e feias, mesmo que ninguém mais soubesse da existência deles. O mais velho ali, sem coragem para atirar uma pedra, saiu discretamente. Um a um, os outros seguiram o mesmo caminho, até o mais jovem e forte, que poderia ter lançado uma pedra, mas sabia que seu coração também era pecaminoso. Assim, todos saíram.

 

Eles foram embora. Todos! Mas por quê? Por que não se prostraram aos pés de Jesus e reconheceram que também eram pecadores? Escute, você que está lendo esta história, não se afaste. Não se afaste do Único que pode te salvar. Jesus conhece o seu pecado muito melhor do que você mesmo, mas Ele te ama, e é por isso que Ele morreu por você. Ele quer te purificar daqueles pecados que te tornam culpado aos Seus olhos. Não há salvação para você em nenhum outro lugar. Não se afaste!

 

Agora a pobre mulher tinha sua chance de escapar. Ela não estava mais em um círculo de acusadores apontando dedos que tinham o direito de apedrejá-la até a morte. O único que restava era o Filho de Deus, santo e sem pecado. Ela permaneceu em silêncio, mas não foi embora.

 

Jesus disse a ela: “onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?”

 

Ela disse: “Ninguém, Senhor”.

 

E Jesus disse a ela: “Nem Eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”.

 

Como Jesus pôde deixá-la sem condenação? Isso é justo, depois do que a Palavra de Deus disse no Velho Testamento?

 

A única maneira de libertá-la era suportar Ele mesmo o castigo por aquele pecado. E não apenas por aquele pecado, mas por toda a história sombria da vida dela. Ele fez isso durante as horas de trevas na cruz do Calvário. Só Jesus tinha o direito de atirar uma pedra mortal naquela mulher, mas só Jesus poderia assumir o castigo total sobre Si.

 

Você também se afastará d’Ele? Levará consigo os seus próprios pecados para a eternidade, ou virá a Ele agora – Aquele que lhe oferece perdão total, ao custo do Seu próprio sangue precioso?

 

“Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” 

Marcos 2:7

 

“O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” 

1 João 1:7

 Ele Lavou os Pés Deles 

João 13:1-14

 

Um pouco antes da páscoa Jesus assentou-Se à mesa da ceia, e ali estavam doze homens com Ele.

 

Depois da ceia, os homens observavam seu querido Mestre para ver o que Ele faria em seguida. Mas nem todos os doze O amavam. Havia um que guardava um segredo obscuro em seu coração, que o próprio Satanás havia colocado ali. Satanás sabia que o coração daquele homem não estava olhando para Jesus, mas sim para o dinheiro, e era justamente ali que Satanás poderia plantar sua semente de maldade. O que você pensa quando outros olham para Jesus, O louvam e O adoram?

 

Jesus sabia que Judas estava pensando em dinheiro, mas nada mudou o amor em Seu coração. Então, Ele tirou Sua túnica, amarrou uma toalha na cintura, despejou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos. Eram pés sujos, manchados pelas estradas de terra de Jerusalém, e lavá-los e secá-los geralmente era tarefa de um escravo. Mas naquele dia, foi Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores, que Se abaixou para lavar a sujeira, um pé de cada vez, e deixá-los secos e confortáveis. Jesus estava ensinando uma lição aos discípulos.

 

Esta foi uma lição difícil para Pedro aprender. Ele disse a Jesus: “Nunca me lavarás os pés”. Mas Pedro teve que aprender que não podemos compartilhar o gozo da companhia do Senhor se nos apegarmos à sujeira e à imundície do mundo pelo qual estamos passando.

 

Pedro realmente queria a companhia do Senhor mais do que qualquer outra coisa, então disse: “Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça” (João 13:9). Errado de novo, Pedro! Se Jesus o salvou e o purificou para sempre, o que você precisa é de purificação diária das coisas impuras ao seu redor se quiser desfrutar da companhia do Senhor.

 

Essa purificação definitiva dos pecados só pode ser feita por Jesus, mas a purificação diária podemos fazer uns pelos outros. Vamos usar a água da Palavra para nos ajudar uns aos outros.

 

“Vós estais limpos”, disse Jesus, “mas não todos”.

 

Ninguém mais sabia, mas Jesus sabia que Judas nunca havia recebido aquela purificação definitiva dos pecados. Judas não amava Jesus; ele amava o dinheiro.

 

Jesus já teve Seus pés lavados? Sim, teve. Em certa ocasião, Ele foi convidado para jantar na casa de um fariseu orgulhoso. Enquanto estava à mesa, uma mulher pecadora se aproximou por trás d’Ele e lavou Seus pés com lágrimas. Deus não escreveu a Bíblia em inglês. Ele escreveu o Novo Testamento em grego e Ele usou uma palavra específica para “lavar”. O termo usado não significa simplesmente limpar a sujeira das ruas, mas sim refrescar Seus pés santos. Então ela enxugou Seus pés com os cabelos de sua cabeça. E ela não apenas os deixou lavados e secos, mas também derramou perfume suave sobre Seus benditos pés.

 

O orgulhoso fariseu não estava nada satisfeito com aquela mulher, mas Jesus sabia o que se passava no coração daquela mulher pecadora, assim como sabia o que se passava no coração de Judas, e no seu coração também. E Jesus disse a respeito dela: “Os seus muitos pecados estão perdoados”.

 

Por que Judas também não teve esse perdão maravilhoso? Porque ele nunca se arrependeu e veio a Jesus para recebê-lo, e assim levou seus pecados consigo para a eternidade. Você está perdoado? Se sim, você conhece o gozo da companhia do Senhor todos os dias? E você ajuda os outros a se purificarem da sujeira e da imundície do mundo? É isso que Jesus quer que você faça.

 

“Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes” 

João 13:17

 

“Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos” 

Romanos 4:7

 O Que Estevão Viu? 

Atos 7

 

O rosto de Estêvão brilhava como o de um anjo. Mas o rosto dos homens ao seu redor eram como nuvens de tempestade. Eis o motivo.

 

Os homens olhavam para baixo, para os lados e para trás, mas Estêvão olhava para o céu, e isso fazia a diferença. Os homens de Jerusalém se orgulhavam de sua história, e era só isso que conseguiam enxergar. Mas Estêvão os lembrou de como sua nação havia desobedecido a Deus por séculos e, em sua rebeldia e ódio, acabaram crucificando o Filho de Deus. Eles não queriam ouvir, e isso os deixou furiosos.

 

Mas por que trazer à tona o pecado e a rebeldia daqueles homens, se isso os deixava tão furiosos? Por que não olhar para o lado positivo e esquecer todas as coisas horríveis que sua nação fez no passado? Porque é a Palavra de Deus que expõe nossos pecados, não para nos tornar infelizes, mas para nos fazer arrepender e levá-los a Deus para que sejam lavados para sempre no precioso sangue de Cristo. Você prefere esconder seus pecados e mantê-los para sempre, mesmo na eternidade?

 

Os homens ao redor de Estêvão ficaram ainda mais furiosos. Rangeram os dentes como feras, como prontos para atacá-lo. Mas Estêvão olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus em pé à direita de Deus. Ele contou aos homens irados de Jerusalém o que viu: “Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do Homem [Jesus], que está em pé à mão direita de Deus.” (Atos 7:56).

 

Já chega! Eles taparam os ouvidos para não ouvirem mais nada.

 

É isso que você também faz? Você tapa os ouvidos e diz consigo mesmo: “Não me diga o que Deus diz na Bíblia – eu quero as coisas do meu jeito”?

 

Aquela visão maravilhosa e cheia de júbilo de Jesus que Estêvão viu encheu aqueles homens de ódio, e eles a perderam para sempre. Mas eles verão Jesus, no grande trono branco, antes de serem lançados no inferno. E você O verá lá também, se não destapar seus ouvidos para ouvi-Lo e abrir seu coração para Ele agora.

 

Eles expulsaram Estêvão da cidade e, furiosos, começaram a atirar pedras nele, com a intenção de matá-lo. E, enquanto as pedras eram atiradas contra ele, Estêvão se ajoelhou e disse: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. E deu um último e forte grito: “Senhor, não lhes imputes este pecado”. Então adormeceu. Isso significa que morreu, mas não foi terrível para ele quando seu corpo dormiu na morte, porque o Senhor Jesus levou seu espírito para o céu.

 

Ainda seria possível que aqueles homens ímpios fossem salvos de seus pecados, até mesmo do pecado de homicídio? Sim, se eles se arrependessem e viessem a Deus antes que fosse tarde demais. Saulo, que mais tarde ficou conhecido como o apóstolo Paulo, estava lá naquele dia e, embora não tenha atirado uma pedra, concordou com o que aqueles homens irados fizeram. Mas depois se arrependeu de seus pecados, e Deus o salvou. Você pode ler em 1 Timóteo 1:15 o que ele escreveu: “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

 

Deus está pronto para salvar você também, agora mesmo. São pecadores, não pessoas boas, que Jesus veio salvar. Agora, ao ler isto, venha a Ele e descubra que Ele o ama e que tem um lar no céu para você, comprado e pago pelo precioso sangue de Cristo. É lá que você estará para sempre, se você se arrepender e olhar agora para Ele para ser salvo dos seus pecados.

 

“Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento” 

Marcos 2:17


Comentários


bottom of page