Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 16/24
- Vovó Smith

- 17 de ago.
- 18 min de leitura
Atualizado: 13 de out.

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Baixe o livro digital completo nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
Quem Parou o Incêndio? Parte 2
João 19:1-37
Nossa última história foi sobre quando Deus salvou o povo parando o fogo, porque Ele os amava e queria ganhar seus corações. E esta história é ainda melhor.
Esta história não é sobre um bezerro que foi morto em sacrifício e colocado sobre um altar de pedras e depois o fogo do céu queimou tudo. Esta história é sobre um sacrifício muito, muito melhor do que esse. Continue lendo e veja.
Houve uma época em que o próprio Jesus foi pregado em uma cruz de madeira como sacrifício. Na última história, havia doze barris de água, mas não havia água ali para amenizar o fogo. O próprio Jesus era o Sacrifício, mas Ele não estava morto – Ele estava vivo naquela cruz. Havia muitos ali para vê-Lo morrer, mas Deus não permitiu que vissem.
Ninguém orou e pediu a Deus que enviasse esse fogo, como Elias fez. O próprio Jesus, o Sem Pecado, pediu que o fogo da ira de Deus contra o pecado se afastasse d’Ele, mas acrescentou: “Seja feita a Tua vontade”. O fogo do julgamento de Deus é muito pior do que qualquer fogo que seus olhos possam ver. Naquele dia, Deus trouxe trevas sobre toda a Terra ao meio-dia, de modo que ninguém viu aquele fogo.
Você se lembra que na última história o sacrifício foi queimado, as pedras e a água também foram queimadas, e o povo caiu de rosto em terra e confessou: “O Senhor é Deus”? Mas na cruz, quando o fogo do juízo de Deus terminou, o próprio Jesus ainda estava vivo e pôde dizer: “Está consumado” (João 19:30). A cruz de madeira ainda estava lá, e o Sacrifício não foi consumido. O fogo não foi contido, mas sim o julgamento CONCLUÍDO! Jesus inclinou a cabeça e entregou Seu espírito. Ninguém mais na Terra jamais morreu assim!
Que julgamento então me resta? Nenhum! A obra está consumada. Depois que Jesus morreu, o soldado romano perfurou Seu lado, e o sangue e a água saíram, demonstrando que a obra estava consumada. Ele morreu por mim, e Seu sangue me lavou de todos os meus pecados.
Jesus ressuscitou dos mortos ao terceiro dia e vive para sempre para lhe dizer que morreu por você. É por isso que Ele lhe envia esta mensagem hoje. Ninguém além de Jesus jamais lhe oferecerá um perdão pleno e gratuito, porque o Seu sacrifício é suficiente.
Você virá a Jesus agora? Ele sabe tudo sobre você e as coisas erradas que você fez. Mas Ele o ama mesmo assim e está atento à sua resposta. Agora é a hora de dizer “sim!” a Ele. Se Jesus não é o seu Salvador, então você não tem um Salvador. Ele disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a Minha palavra, e crê n’Aquele que Me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).
“Eis aqui agora o dia da salvação”
2 Coríntios 6:2 – ARC
Choveu e Choveu
1 Reis 18:40-46
Elias e seu servo subiram ao topo do Monte Carmelo. Às vezes é divertido escalar um monte, ficar lá em cima e olhar em todas as direções. Ao contemplarmos a distância, maravilhamo-nos com a bela vista, mas logo teremos que descer novamente pela floresta escura e pelas rochas cinzentas e pontiagudas.
Mas não acredito que tenha sido divertido para Elias lá no topo da montanha naquele dia. Ele provavelmente era um homem magro e estava com muita sede. Veja bem, mais de três anos antes, ele havia orado fervorosamente a Deus para que Ele parasse as chuvas. E não choveu por três anos, então as árvores ficaram todas sem folhas e as fazendas e jardins não tinham flores nem comida.
Por que Elias orou para que as chuvas parassem? Porque o povo de Deus, que deveria ter melhor conhecimento, estava adorando deuses falsos, e isso não é apenas pecado, mas traz outros pecados. O caminho de Deus para nós é o único que funciona. E Deus Se importa conosco, porque Ele nos ama muito.
Elias já havia destruído os profetas malignos, e agora ele chegou ao topo da montanha e sentou-se com a cabeça entre os joelhos. Penso que ele estava orando nessa posição, e foi uma oração curta. Era simplesmente: “Mande chuva!” E era exatamente isso que Deus estava pronto para fazer. Mas observe que os profetas malignos foram destruídos primeiro.
Elias disse ao seu servo: “Sobe agora, e olha para o lado do Mar”. Este era o grande Mar Mediterrâneo, e o céu acima dele estava azul límpido, sem nuvens, como já estava havia mais de três anos.
“Não há nada”, relatou o servo.
“Volta lá”, disse Elias, e repetiu a ordem seis vezes. E todas as vezes a resposta do servo foi a mesma: “Não há nada”.
Você também encontrou o mesmo na sua vida? Nada do que você espera se realiza? Você está pronto para dizer que Deus não responde? Lembre-se de uma coisa: ninguém pode quebrar as promessas de Deus! Se você vier a Ele, Ele prometeu nunca, jamais, lançar você fora. Jesus prometeu purificar você de seus pecados, paz para a sua consciência e vida eterna agora e em Sua casa para sempre. Venha a Ele agora e descubra que você é mais rico do que todo o ouro de todos os países do mundo juntos. Deus concede Suas bênçãos gratuitamente e para sempre.
Elias disse ao seu servo para olhar para o mar novamente – pela sétima vez – e lá estava... uma nuvem do tamanho da mão de um homem! Não é muito grande no imenso céu azul, mas Elias conhecia seu Deus e o que Ele podia fazer com uma pequena nuvem.
Elias disse: “Diga ao rei para preparar sua carruagem para que a chuva não o impeça!”
Então o céu ficou negro de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva. E choveu, e choveu.
A oração de Elias foi atendida. Então ele fez algo surpreendente. Prendeu as abas do seu manto (que os homens usavam naquela época) no cinto para poder correr, e correu à frente da carruagem do rei Acabe por todo o caminho até Jezreel.
Foi uma corrida rápida, e deve ter surpreendido o rei. Mas a rainha não ficou nada satisfeita... não, nem um pouco! Ela não queria que Deus interferisse na vida dela.
Você também é assim? Você diz: “Eu posso lidar com os meus próprios problemas”? Sabe, o maior problema é que você é um pecador. Talvez a rainha também soubesse disso, mas ela ainda não queria Deus ou qualquer um que trouxesse uma mensagem de Deus... nem mesmo uma boa mensagem, e ela ameaçou matar Elias. Ela não se importava com orações respondidas e com o amor de Deus.
Você se importa? “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito” (João 3:16). Essa é a melhor notícia que alguém já recebeu. Você está do lado da rainha perversa nesse assunto e diz “NÃO”? Então você estará perdido para sempre no inferno. É lá que os pecadores perdidos irão. Ou você receberá o amor de Deus e o presente do Seu Filho e viverá?
“Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou Seu Filho unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos”
1 João 4:9
O Que Aconteceu Com Elias?
1 Reis 19:1-10
Na história da longa, longa seca na terra de Israel e, em seguida, da forte chuva, Elias foi o profeta que Deus usou para este milagre. Mas o poder veio do próprio Deus. Quando os falsos profetas clamaram por chuva que não veio, Elias disse-lhes: “Clamem mais alto! Talvez o vosso deus esteja dormindo!” Ao povo, ele disse: “Se o SENHOR é Deus, segui-O, e se Baal, segui-o” (1 Reis 18:21).
Então os profetas que invocaram o seu falso deus foram todos mortos por ordem de Elias. Os julgamentos de Deus são sérios.
Aqueles falsos profetas serviam à rainha. Quando ela soube que todos estavam mortos, ela ficou tão furiosa com Elias que planejou matá-lo. Como rainha, ela certamente conseguiria fazer isso, se Deus não o protegesse. Elias parecia se lembrar do poder dela, mas não do poder de Deus.
Qual poder é mais importante para você? Talvez alguém esteja lhe fazendo mal, ou talvez uma doença grave pareça fatal para você. Mas pense nisso: Deus tem poder para lançar você no inferno para sempre! Qual desses poderes é o mais importante: uma pessoa, uma doença ou Deus?
Foi o próprio Filho de Deus que morreu pelos nossos pecados, e neste exato momento Ele está pronto para salvá-lo. O inferno é para o diabo, seus anjos e pecadores não salvos, mas nunca, jamais, para qualquer um que tenha confiado em Jesus. Seus braços estão abertos para salvá-lo agora mesmo.
Elias correu para salvar a própria vida. Deixou seu servo numa cidade, mas ele próprio foi a um dia de viagem no deserto, sentou-se sob um zimbro e orou. Eis a sua oração: “Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (1 Reis 19:4).
O que você acha dessa oração? Elias certamente estava orando à Pessoa certa. Ele se importava mais com Deus do que com a rainha. Mas parece que até aquele momento ele se considerava melhor que seus pais, e agora está em desespero. Deus tirará a vida dele? Oh, não! Deus cuidou dele com ternura, assim como cuidará de você, se você se achegar a Ele.
Elias adormeceu sob aquela árvore. Então Deus enviou um anjo para prover pão e água para Seu servo cansado e faminto. Era pão fresco, assado ali mesmo ao lado dele. O anjo o tocou e disse: “Levanta-te, come” (1 Reis 19:5). Elias comeu e dormiu novamente. Uma segunda vez, o anjo o tocou e disse: “Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho” (1 Reis 19:7). Elias comeu e bebeu novamente. E aqui está uma surpresa: aquele foi o último alimento que ele comeu por quarenta dias, e durou até chegar ao Monte Horebe!
Mas Elias ainda não tinha aprendido a lição. Ele encontrou uma caverna para ficar no Monte Horebe. Então Deus enviou um vento muito forte que varreu a montanha e quebrou as rochas, depois enviou um terremoto e, em seguida, um incêndio. Foi tudo terrivelmente assustador, mas mesmo assim não mudou os pensamentos de Elias.
Depois do fogo, ouviu-se uma voz mansa e delicada, e o Senhor disse: “Que fazes aqui, Elias?”
Elias respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a Tua aliança, derrubaram os Teus altares, e mataram os Teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem” (1 Reis 19:10).
Essa não foi uma boa resposta. Não devemos dizer a Deus o quão ruim é o Seu povo. Lembre-se de que Deus os ama e ama você também. Elias tinha muito a aprender sobre o amor de Deus. Se Deus deu comida a você hoje, é porque Ele o ama. E Ele ama aquelas outras pessoas também. Não diga a Deus o quão ruim elas são. Em vez disso, diga a essas pessoas o quão bom Deus é!
Elias não sabia que havia sete mil homens que não adoravam o falso deus Baal. Você sabe onde há outros Cristãos? Compartilhe o amor de Deus com eles e não pense que você é o único fiel.
Se achamos que Elias tinha algo a aprender, lembremo-nos de que temos mais oportunidades de aprender do que ele. “Deus é amor” (1 João 4:16). “Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Será terrível para pecadores não salvos passar a eternidade sem o amor de Deus.
“Deus é amor”
1 João 4:16
Mais Sobre Elias
1 Reis 19:10-21 e 2 Reis 2:8-17
Talvez você se lembre de que, enquanto Elias estava no Monte Horebe, ele disse a Deus quão mau era o Seu povo e como ele era o único fiel que restava. Deus não gostou de ouvir esse espírito de achar falta em outros da parte de Elias.
Deus deu a Elias uma mensagem: Vá e unja Eliseu para ser profeta em seu lugar. E Elias foi sem discutir ou reclamar.
Ele encontrou Eliseu como Deus havia dito. Eliseu e os servos estavam arando um campo com doze juntas de bois. Isso equivale a vinte e quatro bois e onze servos: Eliseu era um homem rico! Mas isso não o impediu de seguir seu Deus.
Quando Eliseu percebeu que Deus o estava chamando, matou dois bois, usou o jugo de madeira e o arado para fazer um fogo e cozinhou a carne para alimentar os servos. Depois, seguiu Elias.
Aquela obediência custou caro, não é mesmo? Em vez de ser um homem rico, ele agora se tornou um servo, às vezes derramando água nas mãos de Elias para lavá-las. E todas as suas riquezas agora pertenciam a outros.
Mas deixe-me lhe contar um segredo. Eliseu estava mais rico agora do que antes! É melhor seguir a Deus, o Deus que criou o mundo e que tem um lugar para você no céu. Como você pode estar lá na maravilhosa casa que Ele preparou? Somente se você depositar sua confiança em Jesus, o Salvador dos pecadores. Esse lugar maravilhoso pertence a Ele, pois Ele ressuscitou dos mortos e está vivendo lá em cima agora mesmo. Se você confiou em Jesus como seu próprio Salvador, esse lugar também será seu um dia. “Na casa de Meu Pai há muitas moradas... Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também” (João 14:2-3).
Um dia, os dois homens, Elias e Eliseu, caminharam juntos até chegarem ao rio Jordão. Ao chegarem ao rio, Elias dobrou seu manto, ou capa e bateu na água com ele. As águas se dividiram e os dois homens atravessaram em terra firme. Ambos sabiam que a hora da separação havia chegado. Elias precisava ir. Enquanto conversavam, Elias disse: “Pede-me o que queres que te faça”.
Agora surge uma grande pergunta! Adivinhe o que Eliseu pediu? Ele não disse nada sobre dinheiro, casas ou terras. Não, ele pediu uma porção dobrada do espírito de Elias!
Então Elias disse: “Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará”.
Podemos imaginar como Eliseu não tirou os olhos de Elias, e viu uma visão maravilhosa! Um carro de fogo e cavalos de fogo apareceram de repente entre eles, e Elias foi arrebatado por um redemoinho aos céus.
Eliseu atravessou o Rio Jordão sozinho, mas tinha o mesmo poder maravilhoso de realizar milagres que Elias, e o seu era ainda melhor. Os milagres de Eliseu eram cheios de graça, de cura e de abundância. Nosso Deus é um Deus de julgamento e graça. Se você recusar a Sua bondade amorosa oferecida a você por meio da morte de Seu Filho amado, tudo o que lhe resta é o julgamento! Deus é verdadeiro e Ele não muda!
Eliseu foi a Jericó, mas o povo se perguntava onde Elias estava. Disseram: “Vamos procurá-lo”. Mas Eliseu disse: “Não”. Eles insistiram até que ele disse: “Sim”, e enviaram cinquenta homens para procurá-lo nas montanhas e nos vales, mas voltaram sem nenhuma pista. Claro que não! Quando o Senhor Jesus vier com um grande brado para chamar todos os crentes para o céu, nenhuma busca jamais nos encontrará. Teremos ido embora, e a porta da misericórdia será fechada.
Enquanto a porta da misericórdia ainda está aberta, você está ouvindo a mensagem de misericórdia de Deus para você?
“Eis aqui agora o dia da salvação”
2 Coríntios 6:2 – ARC
A Vitória do Rei Asa
2 Crônicas 14 e 15
Se você tem uma prova na escola, é aceitável ter um ajudante secreto? Claro que não, e se tiver, você está colando! Mas o Rei Asa tinha um ajudante, e não era cola. Aqui está a história.
Asa era um jovem rei e iniciou seu reinado dizendo a todo o seu povo a importância de obedecer ao Senhor Deus, e mostrou-lhes como. Primeiro, pôs-se a trabalhar para derrubar os falsos altares e ídolos. Em seguida, construiu cidades com fortes muralhas, torres, portões e ferrolhos. Depois, fortaleceu seus soldados com escudos e lanças. Bom trabalho, Rei Asa!
Foi um tempo feliz para o rei e seu povo. Eles tiveram dez anos para desfrutar das coisas boas que Deus lhes deu. Foi um tempo de paz, sem listas tristes de soldados mortos em guerra.
E então veio o medo.
Um grande exército de um milhão de soldados veio lutar contra eles! O rei Asa tinha um grande exército, mas este inimigo era quase duas vezes maior, e eles vieram lutar, matar e vencer.
O que você pode fazer quando enfrenta um inimigo duas vezes maior que você? Aqui está a resposta para o Rei Asa e para você também. “Invoca-Me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás” (Salmo 50:15).
O rei Asa orou: “SENHOR, nada para Ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em Ti confiamos, e no Teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, Tu és nosso Deus, não prevaleça contra Ti o homem” (2 Crônicas 14:11).
Você notou como a oração dele terminou? Ele não disse: “Que este inimigo não prevaleça contra nós”. Ele disse: “Que este inimigo não prevaleça contra Ti!” A batalha não era entre dois exércitos. O inimigo estava vindo contra DEUS! Agora, quem vence?
O Senhor Deus derrotou os invasores, e o rei Asa e seu exército os perseguiram até a cidade de Gerar e os derrotaram. Eles foram destruídos diante do Senhor e de Seu exército. De fato, os homens do rei Asa não apenas os conquistaram, como ficaram muito mais ricos do que antes! Encontraram grande quantidade de gado, ovelhas e camelos, e os trouxeram de volta para o seu próprio povo, juntamente com os despojos tomados das cidades.
Você notou que esta história começou com o rei Asa destruindo a adoração de ídolos e falsos deuses? Talvez você não adore ídolos, mas o que você adora? Algo que você mesmo escolheu? Você não pode verdadeiramente entrar na santa presença de Deus a não ser pelo sangue de Jesus. “E o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7). Se você O conhece como seu próprio Salvador, você pode entrar com ousadia na presença de Deus pelo sangue de Jesus. E quando Satanás e todo o seu exército vierem contra você, você poderá ser mais que um vencedor! Você preferiria ser derrotado agora e para sempre, sem Cristo?
Os soldados do rei Asa e todo o seu povo estavam gloriosamente triunfantes! O profeta Azarias saiu ao seu encontro para encorajá-los e alertá-los. Ele os lembrou de que confiar em Deus traz vitória e abandonar Deus traz derrota. Agora eles conheciam o segredo do sucesso.
O rei Asa ouviu Azarias e reuniu uma multidão enorme e ansiosa. Eles retiraram os ídolos, ofereceram um sacrifício de setecentos bois e sete mil ovelhas e fizeram uma promessa muito solene, de coração e alma sinceros, dizendo que “todo aquele que não buscasse ao SENHOR Deus de Israel, morresse”.
Esta foi uma promessa em voz alta, com júbilo, trombetas e buzinas, e todos se alegraram. E o Senhor Deus lhes deu descanso da guerra.
Você acha que o rei cumpriu sua promessa? Leia a próxima história e veja.
“Sem Mim nada podeis fazer”
João 15:5
Outra História Sobre o Rei Asa
2 Crônicas 16
Asa era rei havia trinta e seis anos, e as coisas iam muito bem para ele e seu povo. Eles haviam feito grandes promessas de seguir somente o Deus verdadeiro.
Promessas não são suficientes?
Na verdade, não. Você pode ter visto um galho de uma árvore frutífera ou de uma videira florida – uma esperança, ou promessa, de que em alguns meses ela estaria carregada de frutos. Mas, em vez disso, ela murcha e não dá fruto algum! Por que não? De alguma forma, ela se quebrou bem onde o galho se juntava ao tronco, e a seiva não fluía mais. Sem seiva, não produziu fruto. Promessas não bastam. O galho não pode dar fruto a menos que permaneça conectado à videira ou ao tronco da árvore.
Agora, eis que surge outro rei inimigo contra o Rei Asa, e esse novo inimigo vem de uma maneira diferente. Ele planeja construir uma cidade para bloquear a entrada e saída de suprimentos da cidade do Rei Asa. Poderia ser um bom plano, mas o Rei Asa soube disso e queria ter certeza de que não daria certo. Quem ele poderia chamar para ajudá-lo?
Ben-Hadade era um rei grande e forte. Então, o rei Asa descobriu que havia ouro e prata suficientes na casa do Senhor e em sua própria casa para subornar Ben-Hadade para que viesse ajudá-lo. Ben-Hadade já havia prometido se unir ao rei inimigo, mas Asa esperava que, ao ver todo o ouro e prata que lhe ofereceria, Ben-Hadade quebrasse sua promessa ao rei inimigo. Talvez o suborno o convencesse.
Sim, funcionou!
Ben-Hadade enviou os capitães de seu exército, e eles destruíram as cidades do rei inimigo. Isso fez com que o inimigo decidisse que era mais seguro voltar para casa. Assim, o plano do inimigo contra o rei Asa não funcionou.
Houve um profeta que sabia que essa era a maneira errada de evitar problemas. Ele foi até o rei Asa e o lembrou da grande batalha alguns anos antes, quando o Senhor os tornou vitoriosos com alegria, mas desta vez ele não havia confiado no Senhor. E o profeta acrescentou: “Porque, quanto ao SENHOR, Seus olhos passam por toda a Terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele” (2 Crônicas 16:9).
O versículo diz “toda a Terra”, e parece que você e eu também estamos incluídos. “Perfeito” significa descansar somente em Jesus, e não em qualquer coisa que eu possa fazer ou tenha feito. Jesus morreu por mim, e Ele é tudo o que preciso. Não preciso pagar a Ele para cuidar de mim, porque Ele me ama!
O que o profeta disse deixou o rei Asa tão irado que ele o prendeu e maltratou alguns do povo. Depois disso, o rei Asa também teve seus próprios problemas. Seus pés adoeceram.
Talvez você tenha problemas, e a primeira coisa a fazer é orar ao Senhor sobre eles. O rei Asa pulou essa parte e foi primeiro ao médico por causa da doença nos pés, mas nada pareceu ajudá-lo. A infecção só piorou, e o rei Asa morreu.
O rei Asa nos deixou três lições para aprender:
Ele teve uma vitória gloriosa contra enormes forças inimigas, porque sabia que somente o Senhor poderia salvá-lo.
Ele quebrou sua promessa porque fez as coisas do seu jeito e não confiou no Senhor.
Ele não obteve alívio dos problemas porque procurou primeiro o ajudador errado e deixou o Senhor de fora, e teve problemas maiores depois.
Deus nos conta essa história porque nos ama e quer que confiemos n’Ele em vez de tentarmos resolver nossos problemas sozinhos.
“No dia da minha angústia a Ti clamarei, Porque me responderás”
Salmo 86:7 – TB
Emergência!
Mateus 8:5-13
O centurião era um homem importante no exército romano. Tinha cem homens sob seu comando, e cada um deles deveria receber ordens dele. Tinham que fazer exatamente o que lhes fosse ordenado, não importava se era difícil ou fácil. O que o centurião dizia devia ser feito imediatamente! Ele entendia de obediência militar, pois também estava sob autoridade.
O centurião tinha um problema. Ele tinha um servo em casa que lhe era muito querido, mas algo aconteceu e agora ele estava paralisado. O servo estava realmente miserável e não havia esperança de cura. A ajuda da emergência era a única solução, mas eles não tinham o tipo de assistência médica que você e eu temos disponível hoje. O que o centurião poderia fazer por seu servo?
Existe um Poder que não muda com pesquisas ou séculos. Esse Poder é Aquele mesmo que criou o mundo e que finalmente o queimará. Não é maravilhoso que esse mesmo Poder seja a nosso favor e não contra nós! “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31). Esse mesmo Deus que mantém nossa respiração em Suas mãos é o mesmo Deus que enviou Seu único Filho amado ao mundo para que pudéssemos viver por meio d’Ele.
O centurião sabia que Jesus, o Filho de Deus, estava em Cafarnaum, não muito longe dali, e foi até Jesus e lhe contou seu problema.
“Eu irei, e lhe darei saúde”, disse Jesus.
Quando Jesus esteve aqui na Terra, qualquer um poderia ter pedido cura e a teria recebido. Jesus curou todos que vinham a Ele. Mas este centurião era um homem de fé, não apenas na cura em si mesma, mas fé em Jesus, o Filho de Deus – Aquele que tinha todo o poder.
A fé não confia em pessoas ou coisas; a fé confia em uma única Pessoa: Jesus, o Salvador dos pecadores. Se você tiver fé genuína n’Ele, poderá contar-Lhe o seu problema, e Ele poderá ouvi-lo tão bem como se estivesse ao seu lado.
O centurião disse a Jesus: “não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar”. Uma palavra de Jesus era suficiente para ele. Não temos Jesus na Terra conosco hoje, mas temos a Sua Palavra – a Palavra de Deus – a Bíblia. Ela é suficiente para você? A Sua Palavra nos diz que Ele é verdadeiramente o Único que pode salvar você. “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12). Você confiará n’Ele?
“Sou um homem sob autoridade”, disse o centurião. “Tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem”. Veja bem, ele sabia que Jesus tinha autoridade de Deus e, portanto, Suas ordens deviam ser obedecidas. E, como o centurião, você pode vir a Jesus agora mesmo e receber d’Ele o Seu grande presente – o perdão dos pecados. Ele pode lhe dar isso porque Ele mesmo pagou o preço. Você virá?
Jesus voltou-Se para os que O seguiam e contou-lhes como ficou admirado com a fé do centurião. As multidões que viram o que Jesus era capaz de fazer não tinham essa fé. Mesmo que compartilhassem a euforia de serem curadas, ainda poderiam estar em seus pecados e a caminho do inferno. O centurião era romano e de uma religião diferente, mas era no próprio Jesus e em Sua palavra que ele confiava agora. Tenham certeza, acima de tudo, de que é no Senhor Jesus e em Sua Palavra que vocês estão confiando, e não em sua religião ou em seu país.
Disse Jesus ao centurião: “Vai, e como creste te seja feito”. E o servo do centurião ficou curado naquele exato momento.
Não foi nenhuma surpresa, foi? Jesus sempre responde àqueles que confiam n’Ele e em Sua Palavra. Pode surpreender outras pessoas, mas não surpreenderá você... isso o encherá de alegria.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”
Atos 4:12

Comentários