top of page

Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 18/24

Atualizado: 13 de out.

ree

Baixe esta parte das histórias nos formatos:

Baixe o livro digital completo nos formatos:


Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers

 ÍNDICE


O Homem que Viu Homens Grandes como Árvores 

Marcos 8:22-26

 

Você certamente se lembra de que, quando Jesus esteve aqui na Terra, Ele demonstrou um poder maravilhoso para curar qualquer pessoa que precisasse. Um de Seus nomes é “Maravilhoso”, e Seu poder não mudou.

 

Por que, então, lemos sobre muitos em Israel, antes de Jesus vir à Terra, que estavam doentes com lepra e outras doenças? E por que tantos Cristãos estão doentes hoje? Esse enigma é respondido quando lembramos que nosso maravilhoso Salvador curou todos os que vieram a Ele quando esteve aqui. Mas agora Ele Se foi porque o mundo não O quis. Nós, redimidos por Seu precioso sangue, sabemos que Ele não esconde Seu amor hoje, mas esconde Seu poder. Mesmo que você esteja doente, pode ter certeza de que Ele te ama e Se importa com você. “Aquele que nos amou, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados” (Apocalipse 1:5). 

 

Quando Jesus esteve aqui, as pessoas trouxeram um cego a Ele, pedindo-Lhe que “o tocasse”. Mas eles não foram sensatos em dizer a Jesus o que fazer. Sua sabedoria é perfeita, e se escolhermos nossa própria maneira de fazer as coisas, certamente perderemos. 

 

Jesus tomou o cego pela mão e o conduziu para fora da aldeia. Então, fez algo inesperado: cuspiu nos olhos do cego. Você está surpreso? Esse ato nos mostra que Jesus era tão santo que tudo o que saía de Sua boca também era santo. 

 

Isso não se aplica a todas as coisas que saem de nossas bocas; palavras ruins, palavras iradas, mentiras e germes nocivos podem vir de nós. Mas reserve um momento para pensar na perfeita santidade do Filho de Deus. Ele é Aquele que devemos encontrar na eternidade. Você tem medo? 

 

Então Jesus impôs as mãos sobre o homem, e Jesus “perguntou-lhe se via alguma coisa”. “Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam”, disse o homem. Eles deviam parecer homens muito grandiosos! Talvez isso nos lembre para que não vejamos os homens maiores do que Deus os criou. 

 

Jesus colocou as mãos novamente sobre os olhos do homem e o fez olhar para cima. Então ele viu cada homem claramente! 

 

Você já foi salvo dos seus pecados e vê algum grande homem, muito importante ou muito assustador, em sua vida? É o próprio Jesus Quem é o mais importante, e é à Sua Palavra que obedecemos. Venha a Ele e peça a Sua maneira de ver as coisas que estão ao seu redor. 

 

Qual seria a próxima coisa que o homem deveria fazer? Jesus, Aquele que lhe deu a visão, disse-lhe o que fazer: Vá “para sua casa”; “não entres na aldeia”; “Nem o digas a ninguém na aldeia” – eram as instruções de Jesus ao homem. 

 

Agora que você está verdadeiramente salvo, talvez ache que contar para as pessoas em casa seja a coisa mais difícil de fazer. Eles podem zombar de você e esperar que você viva uma vida Cristã ali mesmo com sua família, e Satanás o tentará de todas as maneiras erradas. É bom lembrar que Jesus te enviou para lá, e Ele é capaz de guardá-lo de fracassar, se você buscar Seu poder. 

 

Os moradores da aldeia logo descobririam que o cego agora enxergava. Provavelmente perguntariam: Quem tornou aquele cego tão diferente? Foi Jesus, e todo o louvor e honra pertencem a Ele. 

 

“Aquele que nos amou, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados”

Apocalipse 1:5

Quem Colocou Mais Dinheiro no Tesouro?

Lucas 21:1-4

 

Acho que todos vocês sabem contar, e alguns sabem muito mais do que isso. Aliás, alguns de vocês podem até ser chamados de “gênios da matemática”. Mas mesmo que sejam inteligentes, existem alguns problemas de matemática cuja resposta está muito além da capacidade do seu cérebro ou do seu computador. 

 

Primeira pergunta: Quantas estrelas existem no céu? Sabemos que Deus as colocou lá com Seus dedos, mas ninguém consegue contá-las, e nunca conseguirá. 

 

Segunda pergunta: O que é maior, cem reais ou um centavo? Leia esta história antes de tentar responder esta pergunta. Não é tão fácil quanto parece. 

 

Jesus estava assentado perto do templo em Jerusalém, num lugar próximo ao tesouro, e viu as pessoas depositando suas ofertas em dinheiro. Talvez as moedas estivessem embrulhadas, mas isso não faz diferença aos olhos do Filho de Deus. Jesus sabia exatamente o que cada pessoa depositava e também sabia quanto cada um tinha guardado para si mesmo. 

 

Apareceu um homem rico. Sua oferta ao tesouro era grande. Não sei quanto foi a oferta, mas tenho certeza de que Jesus não tinha dificuldade com cálculos. 

 

Aí vem uma pobre senhora cujo marido morreu, e ela quase não tem dinheiro. Se ela der suas duas moedas para o tesouro, o que ela comerá no jantar? Na verdade, ela não terá mais nada, porque aquelas duas moedas são o único dinheiro que ela tem para viver. Você consegue adivinhar o que ela fez? Sim, ela deixou aquelas duas moedas escaparem de seus dedos para o tesouro. E eu posso te dizer apenas uma coisa – Jesus viu tudo – que ela não tinha mais nada para si mesma. 

 

Você tem certeza de que Jesus vê o que você faz? Você consegue deixar tudo para trás e confiar n’Ele quanto ao futuro? Não acha que há um pouquinho que você talvez queira guardar para si? A Bíblia não nos diz o que aconteceu com aquela mulher ou o que Jesus fez por ela. Mas pense no grande coração amoroso de Deus neste versículo: “Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). Eu conheço o grande coração amoroso de Deus e sei que Ele cuidou de todas as necessidades daquela pobre viúva. 

 

Aqui está a questão matemática: o que era maior: a grande oferta do rico ou as duas moedas da viúva pobre? Seu computador não encontrará uma resposta para essa pergunta; no entanto, Jesus já nos dá a resposta: “Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos” (Lucas 21:3 – ARA). A oferta da viúva pobre era todo o seu dinheiro, 100% dele! 

 

Será que as duas moedas somavam mais do que todas as outras ofertas ricas juntas? Sim; Jesus disse isso. Seus valores não são os mesmos que os nossos. A oferta da viúva era um segredo para todos, menos para Deus, e Ele sabia disso e deu o correto valor a isso. 

 

Você tem segredos com Jesus que ninguém mais conhece? Ou talvez outras pessoas não saberiam valorizá-los se soubessem? Podemos confiar n’Ele para o futuro, mesmo que pareça impossível agora? 

 

Primeiro: podemos confiar em Jesus para tirar de nós o peso insuportável dos nossos pecados. Não podemos medir esse peso, mas Ele pode, porque Ele mesmo o carregou naquelas horas de trevas na cruz. Nenhum computador na Terra jamais poderia medir esse peso, mas Jesus sabe. 

 

Segundo: podemos confiar em Jesus para as nossas preocupações diárias. Ele sabe quão grandes ou pequenas elas são... mesmo quando parecem grandes para nós. Ele colocou as estrelas no céu, e elas estão lá dia e noite, quer as vejamos ou não. Se o Seu entendimento é ilimitado, certamente Ele pode entender as nossas pequenas preocupações. 

 

Terceiro: Podemos confiar em Jesus para a nossa eternidade. Ele trará nosso corpo do pó ou nos levará para as nuvens sem nunca morrer. Ele transformará o nosso corpo para vivermos com Ele para sempre. Talvez pareça impossível, mas podemos confiar na promessa de Deus e em Sua sabedoria perfeita, que nunca muda. 

 

Você está confiando em Jesus para o seu futuro? 

 

“Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?”

Romanos 8:32

A História de Dez Homens

Lucas 17:11-19

 

Eram dez homens infelizes. Infelizes não só porque estavam doentes, mas porque a doença deles não tinha cura. A lei dizia que qualquer pessoa com a terrível doença da lepra não deveria se aproximar de ninguém, nem mesmo da própria família, porque outros poderiam contrair a doença. Cada um daqueles dez homens tinha a miserável e solitária doença da lepra. 

 

Na época em que aqueles dez homens viveram, não havia cura. Há médicos hoje que têm sucesso maravilhoso na cura da lepra, mas nunca conseguem restaurar o que a doença fez ao corpo de uma pessoa. Só Deus pode fazer isso. 

 

Jesus estava a caminho de Jerusalém quando os dez homens O viram. Ninguém mais sabia o que lhe aconteceria naquela cidade, mas Jesus sabia. Era nos arredores daquela cidade que havia um lugar chamado Calvário, onde Ele morreria na cruz pelos pecadores. 

 

Quando Jesus chegou à aldeia, os dez homens estavam perto o suficiente para ver Quem se aproximava. Gritaram com todas as suas forças: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós”. 

 

Jesus viu a miséria deles e sabia que o problema deles era mais profundo do que a lepra. “Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes”, disse-lhes. 

 

Ora, se você leu a lei de Deus, saberá que o dever dos sacerdotes era dizer se era realmente lepra ou não, mas os sacerdotes não podiam curar a doença. Se o doente realmente tivesse lepra ativa, ele era excluído. E isso é exatamente o melhor que qualquer pessoa na Terra pode fazer por um pecador culpado. Você é um pecador? Então ninguém pode fazer nada pelos seus pecados. Ninguém, a não ser Um! Só Deus! E Jesus é Deus.

 

Quando aqueles dez homens foram procurar o sacerdote, todos ficaram completamente curados, sem nenhum vestígio de lepra. Que alegria tomou conta deles! Sabiam que o sacerdote não havia realizado o milagre da cura – isso era impossível, pois ainda nem o tinham visto. 

 

Agora, o que eles fizeram com seu corpo curado e saudável? Bem, o que você está fazendo com o seu? Ou o que faria se tivesse um corpo assim? Talvez você consiga pensar em muitas maneiras de se divertir, muitos amigos para sair e ambições para concretizar. Não sabemos o que nove deles fizeram, mas havia um – apenas um – cujo coração estava cheio de louvor a Deus. Apenas um. 

 

Aquele homem voltou-se e em alta voz glorificou a Deus. Ele não se envergonhou de ser o único, pois sua voz era alta. E ele não apenas glorificou a Deus, como também se prostrou aos pés de Jesus, agradecendo-Lhe. 

 

Jesus ficou feliz, mas também Se entristeceu. “Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?” Perguntou Jesus. Infelizmente, nenhum dos outros nove voltou para dar glória a Deus e agradecer a Jesus. 

 

Deus quer lhe dar muito mais do que um corpo saudável. Ele quer lhe dar o perdão dos seus pecados, e Ele fará isso se você O invocar. 

 

Você está se perguntando: Se Jesus está no céu, como posso clamar a Ele? Você conhece o versículo bíblico que diz: “Cristo morreu por nossos pecados... e que ressuscitou” (1 Coríntios 15:3-4)? Ele está vivo no céu, e Sua audição é tão perfeita que Ele pode até ouvir seus pensamentos! A distância não significa nada para Ele. Clame a Ele onde quer que esteja, e Ele ouvirá e perdoará cada um dos seus pecados. Quando Ele o perdoar, ajoelhe-se e agradeça a Ele, e então conte aos outros sobre Ele. 

 

Então Jesus disse ao homem purificado aos Seus pés: “Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou”. Não podemos dizer para onde ele foi ou para onde você irá depois de ser perdoado, mas a notícia maravilhosa é que Jesus nunca o deixará nem o abandonará. Nunca! Nem mesmo se você morrer.

 

“Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”

1 Coríntios 15:3-4

Só Um Pouco de Dinheiro

Atos 5:1-11

 

Sim, disse Ananias à esposa. Venderemos aquele pedaço de terra e doaremos o dinheiro para a obra do Senhor. Mas é muito dinheiro... precisamos dar tanto assim? Poderíamos ficar com parte do preço para nós e fingir que doamos tudo. Ninguém saberia. 

 

Sim, disse Safira, sua esposa. É um bom plano. Manteremos segredo. Não contaremos que demos apenas parte do valor e ficamos com o resto. 

 

E assim Ananias e Safira venderam seu pedaço de terra por um preço justo e honesto e guardaram parte do dinheiro em um lugar secreto para si mesmos. 

 

Não culpamos ninguém por guardar dinheiro honesto para suas próprias necessidades. Então, o que havia de errado com aquele dinheiro escondido? Somente isto: eles fingiram que não tinham escondido nada e que doaram todo o valor para a obra do Senhor. Foi mais ou menos assim: Olhem para nós! Somos grandes doadores! Demos tudo o que tínhamos! Parecia bom, mas era mentira. 

 

Talvez todos nós nos lembremos de termos feito coisas assim também, quando queríamos que as pessoas pensassem bem de nós. Somos todos culpados! Onde podemos encontrar alguém que nunca tenha feito ou pensado uma mentira dessas? 

 

Há apenas uma Pessoa que, “sendo rico, por amor de vós Se fez pobre; para que pela Sua pobreza enriquecêsseis” (2 Coríntios 8:9). Seu nome é Jesus. O mundo e o universo inteiro são d’Ele, mas Ele abriu mão de tudo por nós. Quando estava pendurado na cruz em trevas, Ele não tinha nada... nada, nem mesmo Deus para confortá-Lo. Ninguém jamais poderia ser tão rico ou se tornar tão pobre quanto Ele. Tudo o que Lhe restava era a Sua vida... e Ele abriu mão dela também. 

 

Por que Jesus fez isso? Foi o Seu amor por pecadores como você e eu, para que, por meio da Sua pobreza, pudéssemos enriquecer. Você Lhe responderá de todo o coração? Ele te ama, morreu por você e te quer para Si mesmo. 

 

Ananias trouxe parte do dinheiro aos pés dos apóstolos de forma muito humilde. Mas Deus mostrou a Pedro o que estava no coração daquele homem. Pedro disse: Ananias, por que Satanás encheu o seu coração, induzindo-o a mentir ao Espírito Santo e reter parte do preço da terra? 

 

Você vê de onde veio essa mentira – diretamente de Satanás. E a mentira não foi apenas para Pedro, mas para o Espírito Santo. Isso não torna nossas mentiras e nosso egoísmo ainda piores? 

 

Era o seu dinheiro, disse Pedro. Dependia de você fazer o que quisesse com ele. Por que planejou isso? Você não mentiu para os homens, mas para Deus! 

 

Ananias ouviu o que Pedro disse e então caiu morto! Deus estava mostrando o que Ele pensava sobre tal pecado. Ele não está mostrando o mesmo castigo repentino agora, mas não é porque Ele Se importe menos. Ele mostrou isso uma vez para que você e eu nos lembremos. Deus odeia o pecado e Ele tem a sua vida em Suas mãos. Como então Ele pode deixar você e eu vivermos? 

 

A resposta é: “Cristo morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15:3). Se você não tiver Cristo, Deus não tem perdão para você. Jesus demonstra Seu amor por você agora, de braços abertos para recebê-lo. Você virá a Ele em busca de perdão? Ele diz: “Perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados” (Jeremias 31:34).

 

Os jovens enterraram Ananias. Depois disso, Safira entrou, sem saber o que havia acontecido com seu marido. 

 

Pedro disse: Dize-me... foi este o preço da terra que vendestes? 

Sim, esse foi o preço, ela respondeu. 

 

Ela também havia feito a sua própria escolha. Marido e mulher concordaram na mentira, e ambos eram culpados. Concordar com os outros não elimina a sua própria culpa. 

 

Pedro perguntou: Como é que vocês combinaram mentir ao Espírito do Senhor? Então Safira caiu morta, e os jovens a sepultaram ao lado do marido. 

 

Esta é uma história solene. Deus a registra para que você se lembre, seja você Cristão ou não, de que Deus odeia mentira e fingimento. É tão maravilhoso ter um Salvador que nunca finge, mas Seu amor por nós é real, através do sol e das tempestades, agora e para sempre. Você é um dos Seus? 

 

“Sendo rico, por amor de vós Se fez pobre; para que pela Sua pobreza enriquecêsseis”

2 Coríntios 8:9

O que Aconteceu com o Homem Paralítico?

Atos 14:8-15

 

Ele foi paralítico a vida toda. Quando outros meninos conseguiam correr e chutar bolas ou pular poças, ele só conseguia observá-los. Não sei se alguém se importava muito com esse paralítico que morava na cidade de Listra, mas Deus Se importava com ele, e Deus se importa com você também. 

 

Aquele menino paralítico era um homem agora. Suas sandálias nunca se desgastaram, porque ele nunca andou sobre elas. Tenho certeza de que ele tinha tristeza no coração, mas havia algo mais em seu coração também. Talvez o seu coração esteja triste ou talvez esteja cheio de diversão. Mas você também tem esse outro segredo no seu coração? Você provavelmente está se perguntando: “Qual é o segredo?” 

 

O homem paralítico tinha algo que Deus valorizava, e esse algo era a “fé”. Ele não se perguntava nem esperava que talvez Deus pudesse curá-lo. Ele SABIA que Deus poderia curá-lo. A fé sempre sabe, e a fé era o segredo em seu coração. 

 

Se você tem fé, não se pergunta se Deus pode salvá-lo, tirar seus pecados e torná-lo um de Seus filhos. Você SABE que pode confiar em Sua promessa; Ele a escreveu na Bíblia para que a leiamos e creiamos: “Aquele que crê em Mim tem a vida eterna” (João 6:47). A fé sempre sabe, e a fé no Senhor Jesus não apenas salvará sua alma, como também transformará sua vida! 

 

O homem paralítico ouviu Paulo falar. O que você faz quando alguém está falando a Palavra de Deus? Você escuta? Quer ouvir mais? Este homem ouviu, e foi isso que ele ouviu: “Levanta-te direito sobre teus pés” (Atos 14:10). E pela primeira vez em toda a sua vida, foi exatamente isso que ele fez – levantou-se! E não só isso, mas saltou e andou! 

 

A multidão viu o que Paulo havia feito, mas realmente não viu o que Deus havia feito. As palavras de Paulo eram boas, mas o poder de Deus estava por trás delas, e eles perderam essa parte. 

 

As palavras da Bíblia são sempre boas palavras, e talvez você consiga repetir algumas de cor, mas você sabia que o poder de Deus está nessas palavras? E você sabia que essas palavras são para você? O paralítico sabia que o poder de Deus estava nas palavras de Paulo, mas a multidão não sabia disso. 

 

A multidão ficou entusiasmada com a cura maravilhosa daquele homem e disse: “Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo”. Então os sacerdotes religiosos trouxeram guirlandas de flores e bois para sacrificar a Paulo e seu amigo Barnabé.

 

Oh, não, não, não! A multidão estava completamente enganada! Não havia fé no coração deles. Paulo e Barnabé correram para o meio do povo, gritando: “Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a Terra, o mar, e tudo quanto há neles”. 

 

Talvez, em seu coração, você ainda acredite no que os outros lhe dizem ou no que você vê. Mas é o Deus vivo que enche nosso coração com verdade e alegria. A fé diz: “sim, eu sei”, mesmo que a multidão não concorde. 

 

Algumas pessoas vieram de Antioquia e convenceram a multidão a se voltar contra Paulo, e a multidão os ouviu. Então, pegaram grandes pedras e as atiraram contra ele de todos os lados, até que ele caiu inconsciente. “Ele está morto”, disseram, e o arrastaram para fora da cidade. Mas seus amigos o cercaram, e logo ele se recuperou, levantou-se e voltou para a cidade. No dia seguinte, ele partiu para pregar as mesmas boas novas em outra cidade.

 

Seria de se esperar que Paulo jamais voltasse a Listra, mas ele voltou! Havia pessoas lá que haviam acreditado em sua mensagem, e ele voltou para encorajá-las e ajudá-las. Disse-lhes que continuassem na fé. Sim, eles teriam dificuldades, mas valeria a pena. 

 

Estamos lhe transmitindo a mesma mensagem hoje. Confie no próprio Jesus, leia a Sua Palavra e não se surpreenda se tiver problemas. O Deus vivo é Aquele que Se importa com você. Jesus foi para o céu e preparou o lugar para você. Aqui está a Sua promessa: “Virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo” (João 14:3).

 

“Aquele que crê em Mim tem a vida eterna”

João 6:47

Quatro Âncoras

Atos 27

 

Uma âncora não é suficiente? 

 

Talvez você já tenha ouvido falar da âncora Halifax, que era grande o suficiente para suportar um forte navio de guerra. Ela era feita do ferro mais pesado e pesava meia tonelada, mas isso piorou ainda mais a situação quando os problemas começaram. Houve uma grande explosão naquele navio na manhã de 6 de dezembro de 1917, no porto de Halifax, e a grande âncora de ferro foi lançada a três quilômetros de distância, cortando árvores como um cortador de grama. Cerca de 2.000 homens, mulheres e crianças morreram na explosão, com outros 9.000 feridos, e a âncora não os salvou. 

 

Há uma história bíblica sobre âncoras em Atos 27. Uma não era suficiente. Eles tinham quatro, e marinheiros experientes e habilidosos a bordo, que sabiam como usá-las. Será que essas quatro âncoras salvaram os marinheiros? Continue lendo e veja.

 

O apóstolo Paulo era prisioneiro naquele navio. Inspirado por Deus, Lucas escreveu sobre a jornada de Paulo. Você pode ler a história dele no Livro de Atos, na Bíblia.

 

O navio navegou pelo Mar Mediterrâneo a caminho de Roma, mas eles foram sacudidos pela tempestade. Após duas semanas tempestuosas, eles verificaram a profundidade da água. Para isso usaram uma linha que chegava até o fundo do mar, e cada verificação mostrava que a água estava um pouco mais rasa. Isso lhes indicava que deviam estar se aproximando da terra, mas nada podia ser visto naquela noite escura e tempestuosa. 

 

Então, lançaram quatro âncoras para segurar o navio onde estava e esperaram o amanhecer. Talvez estivessem com muito medo ao perceber que poderiam passar fome, e já fazia duas semanas que não comiam nada. Paulo não estava com medo, pois Deus lhe prometera segurança até a terra firme. 

 

Para que serve uma promessa? Depende de quem a faz. Neste caso, foi Deus Quem prometeu, e ninguém, ninguém, ninguém pode quebrar a promessa de Deus! 

 

Ao amanhecer, Paulo sugeriu que todos a bordo comessem alguma coisa, e ele deu um bom exemplo agradecendo ao Senhor e comendo. Os outros também o seguiram e comeram. Em seguida, jogaram o trigo no mar para deixar o navio mais leve. 

 

Quando havia mais luz do dia, mesmo com a chuva, eles conseguiram ver um riacho fluindo da terra para o mar. Então, eles jogaram as âncoras no mar, e nunca mais ouvimos falar delas.

 

Não confie em âncoras inúteis! Elas podem ser boas para esta vida, mas nunca o levarão em segurança para a eternidade. Certifique-se de que você está confiando nas promessas de Deus: “Cristo morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15:3). Nenhuma âncora inútil e nenhuma religião jamais te levarão à cidade da santidade de Deus. 

 

Os marinheiros içaram a vela principal e o vento os empurrou para a praia, onde encalharam. A proa do navio ficou presa e a popa foi esmagada pelas ondas violentas. O navio estava agora em total naufrágio! 

 

“Matem os prisioneiros!” Gritaram os soldados a bordo. Eles podem escapar! 

 

Não! Disse o centurião que queria salvar Paulo. “Deixem que aqueles que sabem nadar pulem primeiro, e depois que os outros peguem um pedaço quebrado do navio e flutuem até a terra.”

 

Quem se afogou? Ninguém. Deus havia prometido a Paulo que não haveria perda de vida, mas apenas do navio. 

 

Se você não conhece as promessas de Deus para si mesmo, leia sua Bíblia e descubra. Você pode perder todos os seus bens aqui, e certamente deixará tudo para trás quando deixar este mundo, mas não pode quebrar a promessa de Deus. “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Marcos 8:36). 

 

Existe uma âncora em que vale a pena confiar? Se você ler Hebreus 6, encontrará a única. Esta “Temos como âncora da alma, segura e firme... Jesus” (Hebreus 6:19-20). Visto que Ele ressuscitou dentre os mortos e já está no céu, e visto que Ele é meu Salvador, Ele prometeu que eu também estarei lá com Ele um dia. 

 

Jesus é a sua Âncora? Você também estará no céu com Ele? 

 

“Temos como Âncora da alma, segura e firme... Jesus”

Hebreus 6:19-20

"Paulo, Tem Ânimo" !

Atos 23:12-35

 

Alguém já lhe disse: “Anime-se” ou “Tenha um bom dia”? Parece que ajuda? Às vezes, ficamos muito, muito tristes e não conseguimos nos animar a menos que alguém nos livre do problema, mas quem poderia fazer isso? 

 

Paulo certamente tinha um problema. Ele estava preso e isso era totalmente injusto. Aqueles de sua nacionalidade odiavam sua mensagem e estavam furiosos o suficiente para matá-lo na escadaria do templo! Paulo declarou que era romano de nascimento, e isso salvou sua vida... mas não sua liberdade. 

 

O governador não entendeu o motivo de todo aquele alvoroço nem por que o povo estava tão furioso e pronto para despedaçar Paulo, então ordenou aos guardas que o levassem para dentro da fortaleza. E lá estava ele, preso e aguardando julgamento. O que aconteceria em seguida? 

 

Paulo talvez estivesse sentado com a cabeça entre as mãos. Ele queria ser uma verdadeira testemunha de Jesus, mas agora estava na prisão. Teria falhado? Seria como um soldado derrotado? Como nosso Senhor Jesus trata Seus soldados derrotados? 

 

Jesus sabia tudo sobre aquele homem solitário na prisão, e sabe tudo sobre você também. Ele conhece os seus problemas, grandes ou pequenos. Talvez tenha sido o seu erro que o colocou onde está, ou talvez não tenha sido culpa sua. Este é o momento exato em que você precisa de Jesus. 

 

Na noite seguinte, Jesus Se pôs ao lado de Paulo e disse: “Paulo, tem ânimo! Porque, como de Mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma” (Atos 23:11). Essas foram boas palavras, e observe que foi o próprio Jesus Quem veio a Paulo. Ele pode vir a você também, por meio do Livro que Ele escreveu – a Bíblia.

 

A manhã chegou e cerca de quarenta homens furiosos se reuniram e planejaram matar Paulo. “Não comeremos nem beberemos até matá-lo”, juraram. Esse era o plano secreto deles, mas quem pode guardar segredos de Deus? De alguma forma, o sobrinho de Paulo soube do plano e recebeu permissão para ir falar com seu tio Paulo na prisão.

 

Depois de ouvir a mensagem do sobrinho, Paulo chamou o oficial e disse: Leve este jovem ao capitão-chefe... Ele tem algo a lhe dizer. Então o capitão-chefe levou o jovem pela mão para um lugar reservado e perguntou: O que você tem a me dizer? 

 

O sobrinho de Paulo disse: Os Judeus têm um plano. Vão pedir que você traga Paulo amanhã para lhe fazer mais perguntas. Mas há mais de quarenta deles esperando a oportunidade de matá-lo de surpresa. Eles juraram não comer nem beber até matá-lo, e estão todos prontos e aguardando uma promessa sua. 

 

Quarenta, pensou o capitão-chefe. Comandarei quatrocentos e setenta soldados para escoltar Paulo até o governador em Cesareia antes do amanhecer! 

 

E foi exatamente isso que aconteceu. Todos aqueles soldados, com seus cavalos e lanças, partiram enquanto ainda estava escuro para guardar um prisioneiro em uma curta jornada. Não sabemos o que aconteceu com os quarenta homens furiosos, se quebraram o voto ou se morreram de fome. Mas uma coisa é certa: eles não mataram Paulo! 

 

Quem venceu? Deus venceu, e Ele sempre vence. O próprio Jesus havia prometido a Paulo que ele seria enviado a Roma, e foi para lá que ele foi enviado! É maravilhoso ter um Deus assim; ninguém pode quebrar Suas promessas! 

 

Satanás tem muito mais do que quarenta razões pelas quais você e eu deveríamos passar a eternidade no inferno. Ele também conhece todas as promessas de Deus e quer que você feche os ouvidos à mensagem do evangelho. Mas Satanás é um mentiroso; suas promessas não são verdadeiras. 

 

É Deus Quem estará ao seu lado esta noite e dirá: “Tem bom ânimo”. Ele não apenas Se esquece dos seus pecados e o coloca no caminho da felicidade. Muitos de nós podemos dizer: “Foi o próprio Jesus Quem levou os meus pecados sobre Ele mesmo, nas trevas da cruz”. É o próprio Deus Quem diz: “Todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). E nem todo o poder dos homens e dos demônios pode quebrar essa promessa! 

 

No entanto, Deus não lhe prometeu uma vida fácil. Ele não prometeu a Paulo que ele seria libertado da prisão, mas prometeu a Paulo que ele “daria testemunho” d’Ele, e é isso que todo Cristão deveria desejar fazer. O objetivo da vida do Cristão é o céu com Jesus.

 

Você gostaria de terminar no céu com Jesus? Ele disse:

 

“Eu Sou o caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim”

João 14:6



Comentários


bottom of page