Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 19/24
- Vovó Smith

- 7 de set. de 2025
- 18 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2025

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Baixe o livro digital completo nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
A História de Sete
Gênesis 4:25
Você já ouviu a história de Sete, sobre a qual lemos na Bíblia? Seu pai foi o único homem no mundo que nunca foi um menino, e sua mãe foi a única mulher no mundo que nunca foi uma menina. Você já descobriu quem eles eram? Aqui está outra pista: o pai de Sete foi feito do pó da terra, e sua mãe foi feita da costela do marido. Agora você sabe? Continue lendo para a resposta.
Como Deus é verdadeiro, temos certeza de que a Palavra de Deus é verdadeira, e esta é a história de Deus. Ela não é inventada por homens que estavam apenas supondo porque não estavam lá.
Deus chamou os pais de Sete pelo nome de Adão. Ele tinha o mesmo nome para ambos, e talvez seu pai e sua mãe também tenham o mesmo sobrenome. Essa é a maneira de Deus.
Sete era o terceiro filho da família. Ele teve dois irmãos mais velhos, chamados Caim e Abel, mas havia inveja no coração de Caim, e isso estragou tudo. Creio que cada um de nós pode entender que o pecado da inveja corrompe muitas pessoas e muitas coisas.
Chegou a hora de oferecer uma oferta ao Senhor, e Caim trouxe uma bela oferta de frutos da terra. Deus não ficaria satisfeito com isso? Imagino que você e eu possamos ficar satisfeitos, mas Deus olha profundamente para o coração, e o que viu no coração de Caim foram os pecados de orgulho e inveja. Caim merecia a morte por seus pecados, e sua oferta mostrou que ele não se importava com isso.
Aqui está o problema. Eu também tenho os pecados de orgulho e inveja em meu coração, e você também. Nós também merecemos a morte por nossos pecados. Só há uma esperança para nós, que é a morte de um Substituto em nosso lugar.
Abel trouxe a melhor ovelha de seu rebanho para oferecê-la a Deus. Ela foi morta como substituta do pecador, e seu sangue foi derramado. Deus aceitou sua oferta.
Houve tempo para Caim fazer o mesmo, mas Caim se encheu de raiva porque a oferta de seu irmão foi aceita e a sua não. Talvez você também entenda esse sentimento. Talvez você conheça alguém que foi salvo pelo precioso sangue de Jesus, mas você não. Ainda há tempo para você hoje. Há espaço para você ser salvo pelo precioso sangue de Jesus. Ele ama você e quer ser seu Substituto para que você também possa ser salvo. Não deixe que a raiva afaste você.
Caim ficou tão irado que matou Abel, seu irmão, e essa foi a primeira morte e o primeiro homicídio na história do mundo, mas certamente não foi o último. Depois de matar seu irmão, Caim ficou com medo e completamente miserável, então se mudou. Seus descendentes fizeram coisas maravilhosas de metal e inventaram a harpa e outros instrumentos musicais. Talvez eles tenham esquecido todo o passado feio, mas esquecer não remove o pecado.
Depois disso, Adão e Eva tiveram Sete e muitos outros filhos e filhas. Sete viveu 912 anos, então teve tempo para ter uma grande família e muitos netos e bisnetos.
Não sabemos muito sobre a família de Caim, mas sabemos algo muito, muito maravilhoso sobre a família de Sete. Se você ler em Lucas 3:38, encontrará o nome dele. Milhares de anos depois e muitas gerações depois, ele teve uma descendente chamada Maria, a quem Deus escolheu para ser a mãe de Jesus enquanto ela ainda era virgem. Portanto, Sete era um ancestral do Senhor Jesus Cristo. E ele teve um descendente chamado Sem, que estava na arca com Noé.
Essas coisas eram o segredo de Deus. O diabo sabia um pouco, mas não muito, e se esforçou para quebrar aquela linhagem que trouxe nosso Senhor Jesus ao mundo, mas não conseguiu mudar a promessa inquebrável de Deus.
Você é realmente salvo? Se sim, o diabo e todos os seus anjos malignos não podem levá-lo para o inferno. Se você não for salvo, ninguém além do Senhor Jesus pode salvá-lo. Se Ele morreu por você, você não acha que Ele te ama? Você confiará n’Ele agora?
“O Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim”
Gálatas 2:20
Matusalém
Gênesis 5 a 9
Você se lembra do que tornou Matusalém tão especial em toda a história do mundo? Se não sabe, continue lendo e você descobrirá.
Embora tenha vivido até uma idade avançada, uma coisa estranha sobre Matusalém é que ele morreu antes do que seu pai! Vou lhe dar a resposta para esse enigma agora mesmo: o pai dele nunca morreu! E, se você for um Cristão de verdade, esse fato pode muito bem se aplicar a você também. Sim, pode ser que você nunca morra!
Como isso é possível? Temos a promessa do Senhor de que Ele voltará para nos levar à casa de Seu Pai no céu. E como Ele venceu a morte no Calvário, se ainda estivermos vivos quando Ele vier, Ele nos levará para o céu e nunca morreremos!
Você está se perguntando sobre aqueles crentes que já morreram e estão sepultados? Eles não podem nos ouvir agora, mas ouvirão a voz de Jesus quando Ele vier e ressuscitarão de seus túmulos em seus corpos transformados, prontos para o céu, assim como nós. Todos nós encontraremos nosso Senhor Jesus juntos nas nuvens. O que poderia ser melhor do que isso? (Você pode ler sobre este evento maravilhoso em 1 Tessalonicenses 4:13-17).
O pai de Matusalém era um verdadeiro crente. Seu nome era Enoque. E quando seu filho nasceu, Deus deu a Enoque um nome especial para dar a seu filho recém-nascido. O nome que Deus lhe deu significava: “Quando ele morrer, será enviado”. À medida que o pequeno Matusalém crescia, ele pode não ter entendido por que tinha esse nome, mas ele carregava a mensagem por toda parte. Ele finalmente se tornou um bisavô e, mesmo assim, viveu longamente, levando a promessa de Deus por todos os lugares de que algo viria quando ele morresse. Como essa promessa veio de Deus, ela era inquebrável. Só Deus pode fazer promessas que não podem ser quebradas.
Todos sabemos que a morte é o fim da vida do homem na Terra, e Matusalém não morreu até que chegou a idade de 969 anos! Por que Deus demorou tanto para terminar a vida de Matusalém? Havia algo que Deus realmente não estava disposto a fazer? Sim. E aqui está o que aconteceu no ano em que Matusalém morreu: VEIO O DILÚVIO.
Foi um desastre tão grande que apenas oito pessoas sobreviveram em segurança. Todas as outras pessoas no mundo inteiro se afogaram. Até agora, nunca houve outro desastre igual a esse. Mas o juízo de Deus sobre este mundo certamente virá. Ele destruirá a Terra, não com água, mas com fogo. Essa é a Sua promessa inquebrável. Ele tem sido paciente em fazer isso que as pessoas dizem: “Isso nunca vai acontecer”. Mas lembre-se: a promessa de Deus é inquebrável!
Apenas oito pessoas foram salvas daquele dilúvio. Não demorou muito para que as pessoas pecassem e desobedecessem a Deus novamente, e é aí que estamos agora. Há esperança para nós? Alguém pode ser salvo agora do juízo que está vindo de Deus?
Se Jesus não tivesse vindo, a resposta seria “NÃO”. Mas Ele VEIO! “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Na cruz do Calvário, Deus derramou sobre Ele todo o castigo que nos cabia por que somos pecadores. Em Seu grande amor, “o Filho de Deus... me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20). Isso encerra o assunto para sempre! Que notícia maravilhosa!
Você diria então que todos são salvos do castigo pelos seus pecados? Não, porque os que recusam não são salvos, e há muitos, muitos que recusam. Você aceitará Jesus como seu Salvador agora – hoje – e não será mais um que se recusa?
Talvez você se lembre de Noé, um dos oito que foram salvos quando veio o dilúvio. Você sabia que Noé não fechou a porta da arca depois que as oito pessoas e todas as criaturas estavam lá dentro? Foi Deus Quem fechou a porta, e não Noé. Nós não vamos fechar você fora do céu, mas se você recusar a entrar, Deus fará isso.
Não há outro Salvador senão Jesus.
“O Filho do Homem [Jesus] não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las”
Lucas 9:56
A História de um Caçador
Gênesis 27
A maioria dos caçadores hoje caça animais selvagens com uma arma de fogo, mas esta é uma história de pessoas de muito tempo atrás que nunca tinham ouvido falar de armas de fogo. Mas quase todo mundo conhece a caça com arco e flecha, e foi isso que o caçador desta história bíblica usou.
Esaú era um caçador habilidoso. Às vezes, trazia para casa uma caça para a família, e sua mãe sabia como cozinhá-lo perfeitamente. O cheiro agradável da carne de caça assada fazia todos salivarem. O pai de Esaú, Isaque, gostava especialmente desse assado. Esaú era seu filho favorito, e até mesmo a ideia de um jantar de caça assim o fazia se sentir bem.
Isaque era o pai de Esaú e de seu irmão gêmeo, Jacó, e Isaque era um filho muito especial de Abraão. Ele conhecia a Deus de uma forma que a maioria das pessoas não O conhecia. Ele sabia que a linhagem das bênçãos de Deus para todas as nações seria transmitida por meio dele, pois era o único filho de Abraão e Sara.
Essa bênção era uma promessa muito especial de Deus, e ninguém poderia quebrá-la. Agora que estava velho, Isaque queria passar a bênção para seu filho favorito e se preparar para essa ocasião especial comendo algo que o fizesse se sentir bem. Esaú era o caçador, e Isaque pediu que ele trouxesse uma caça para casa para que pudesse jantar carne de caça. Então, Esaú preparou seu arco e flechas e foi caçar.
Mas Rebeca, a esposa de Isaque, também tinha um filho predileto. Ela queria a melhor bênção para Jacó. Jacó não era caçador, então Rebeca lhe disse: “Vá, traga-me um cabrito e eu farei um assado com um cheiro delicioso, e seu pai vai gostar”.
Estavam todos ocupados, tentando, com seus próprios esforços, fazer com que a promessa de bênçãos de Deus se cumprisse. Deus permitiu que tentassem resolver as coisas como bem entendessem, mas ninguém pode quebrar a promessa de Deus.
Você pode passar a vida inteira tentando ganhar o favor de Deus, mas seus esforços jamais vencerão. Deus tinha Seu próprio plano maravilhoso – Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. A obra está consumada, e nada pode mudar Seu amor pelos pecadores. A bênção de Deus para você vem por meio de Seu Filho. Venha a Ele agora e aceite Sua amorosa bênção, e não tente conquistá-la por seus próprios esforços. “O Filho de Deus... me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).
Jacó foi ao pasto, e não foi difícil pegar um cabrito. A carne assada de Rebeca logo ficou com um cheiro delicioso. Então Jacó vestiu-se com as roupas de Esaú, e sua mãe cobriu suas mãos e pescoço com uma pele de animal cheia de pelos, porque Esaú era um homem peludo. Fizeram isso para que seu pai, Isaque, que estava cego, pensasse que ele era Esaú e não Jacó.
E assim Jacó foi primeiro até seu pai, e ELE ficou perplexo com o som da voz de Jacó. Ele disse: “A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú”. Suas roupas também tinham o cheiro de caçador, e o assado estava delicioso. Isaque foi enganado e deu a bênção de Deus a Jacó, o gêmeo mais novo.
Apesar de todas as trapaças e mentiras, a bênção de Isaque a Jacó não pôde ser mudada. Jacó conseguiu o que queria, mas não teve uma vida feliz.
Então Esaú, o filho favorito de Isaque, voltou para casa com a caça que havia apanhado. Poderia ter sido um banquete alegre, mas não foi. Isaque gritou de frustração e dor, e Esaú gritou de raiva e decepção ao saber que Jacó já havia recebido a bênção.
A bênção da qual Esaú tinha tanta certeza se perdeu para sempre. Era um grito triste, muito triste: “Abençoa-me também a mim, meu pai!” Sim, havia uma bênção para ele também, mas era temporária, e havia raiva e brigas em seu futuro.
Você não pode fazer as promessas de Deus se cumprirem com suas boas obras, nem quebrá-las com seus pecados. A bênção que Deus lhe oferece foi completada quando Jesus disse: “Está consumado” (João 19:30). Olhe para Jesus e creia, e então agradeça a Ele, e deixe-me dizer uma coisa: isso mudará sua vida! Deus lhe mostrará o quão abençoado você é, até que Ele o leve para o Seu lar no céu para sempre.
“Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos”
Romanos 4:7
Moisés, Tire os Sapatos!
Êxodo 3
Você já deve ter ouvido a história do bebê Moisés, que foi encontrado flutuando em uma pequena cesta no Rio Nilo. Uma princesa egípcia o encontrou e o adotou, e assim ele se tornou o neto do rei.
O palácio real garantiu que, à medida que Moisés crescia, recebesse uma excelente educação. Ele sabia mais sobre as pirâmides do que os historiadores sabem hoje, e provavelmente as via com frequência. Mas, além de todo o seu conhecimento, ele guardava uma tristeza secreta. Sabia que era um menino hebreu e que os hebreus eram escravos que trabalhavam duro para o povo egípcio, e que o povo os maltratavam muito.
O coração de Moisés ficou profundamente perturbado ao ver como os egípcios continuavam a maltratar os hebreus. Ele sabia que os hebreus eram o povo escolhido de Deus e, sendo hebreu de nascimento, sua lealdade o levou a se recusar a ser chamado de neto do rei. Ele renunciou todos os prazeres reais e escolheu suportar as dificuldades pelas quais os hebreus estavam passando.
Vale mesmo a pena tanto assim seguir a Deus? Não seria melhor que todos o respeitassem como neto do rei, em vez de ficar do lado de Deus? Se Jesus é realmente o seu Salvador, pergunte-se a si mesmo: “é melhor ficar do lado do mundo e não deixar ninguém saber que você pertence a Jesus?” Você pode perder seus amigos se disser a eles: “Eu pertenço a Jesus”.
Moisés perdeu seu lugar na família real. Na verdade, quase perdeu a vida, mas foi para o deserto e conseguiu um emprego cuidando das ovelhas de um homem chamado Jetro. Será que essa nova posição era melhor ou pior? Espere para ver...
Moisés trabalhava lá havia quarenta anos, casou-se com a filha de Jetro e teve dois filhos. Àquela altura, ele já tinha oitenta anos. Talvez tivesse esquecido sua educação egípcia, mas aprendeu muito mais. Agora ele sabia ouvir quando Deus falava – e isso vale a pena aprender. Você aprendeu a escutar quando Deus fala?
Um dia, Moisés viu algo muito intrigante – uma sarça em chamas. Embora estivesse queimando, ela não se consumia. Ele decidiu se aproximar para ver por que a sarça não se consumia. “Moisés, Moisés”, chamou uma Voz da sarça ardente. Então Moisés respondeu: “Eis-me aqui”. A Voz continuou: “Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa” (Êxodo 3:5).
Se você ouvisse a voz de Deus te chamando assim, você O atenderia ou fugiria? A Bíblia é a Palavra de Deus, e Ele está te chamando pelo seu nome hoje! Você está ouvindo? Ele tem notícias melhores para você do que Ele tinha para Moisés, porque você está vivendo no tempo após a morte do Senhor Jesus na cruz. Ele não lhe diz para tirar os sapatos. Em vez disso, você receberá um lugar de filho na casa do Pai. Deus quer fazer de você um de Seus filhos, se você aceitar Seu Filho, o Senhor Jesus, como seu próprio Salvador. Ele promete uma posição em Sua família que será sua para sempre! Você responderá: “Eis-me aqui”? “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome” (João 1:12).
A Voz continuou: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó”. Não havia dúvida de Quem era a voz. Mesmo assim, Moisés não fugiu, mas escondeu o rosto. Ele tinha medo de olhar para Deus.
É bom que você e eu tenhamos temor de Deus, porque Ele odeia o pecado... mas esse não é o fim da história. Eu sei que Jesus morreu pelos meus pecados, incluindo todos os pecados secretos, e eu me apresento diante d’Ele com alegria porque meus pecados se foram – lavados pelo precioso sangue de Seu Filho. “Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça” (Efésios 1:7).
Meninos e meninas, vocês sabem de Quem é a voz que está falando na Bíblia? É o próprio Deus falando com vocês. Vocês podem fechar o livro e tentar esquecer, ou podem ter medo da Sua santidade, mas quão melhor é se levantar como um pecador perdoado e um verdadeiro filho de Deus e responder a Ele com alegria. Qual será sua escolha? Deus ama você e realmente quer que você faça parte da Sua família. O Senhor Jesus diz: “Vinde a Mim” (Mateus 11:28).
“Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça”
Efésios 1:7
Tente Cavar Buracos
Êxodo 7 a 12
Por que aqueles homens estão cavando buracos enormes perto do rio? Será que perderam alguma coisa?
Sim, com certeza. Perderam água potável, e não há água para beber, nem para tomar banho, nem para cozinhar. O que aconteceu na terra do Egito?
Moisés disse ao Faraó, rei do Egito, para deixar o povo de Deus sair do Egito, e o Faraó disse: “NÃO!” Mas o Faraó não sabia que não se pode dizer “Não” a Deus e sair impune. Deus não aceita “Não” de ninguém – nem naquela época, nem hoje, nem nunca! Deus poderia ter matado todas aquelas pessoas perversas no Egito com mais facilidade do que nós matamos mosquitos, mas o nosso Deus é misericordioso, piedoso e tardio em irar-Se.
Deus enviou os primeiros avisos aos egípcios, e o primeiro aviso foi transformar a água do rio Nilo em sangue. Os peixes morreram e toda a terra ficou com um cheiro horrível! As piscinas e lagoas estavam cheias de sangue, e os baldes de água nas casas também. Não é de se admirar que cavassem buracos para tentar encontrar água. O que mais poderiam fazer para beber? Não havia refrigerantes ou máquinas de café naquela época.
Passou-se uma semana inteira até que a água cristalina do rio voltasse a fluir, e então eles se ocuparam em limpar a bagunça. Mesmo assim, Deus não se esqueceu do “Não” do Faraó.
Então Deus enviou rãs, milhões delas! Rãs nos campos, nas casas, nas camas, nos armários e nas tigelas de mistura. “Isso não é nada”, disseram os mágicos do Faraó. “Nós também podemos fazer isso.” E eles fizeram, MAS... não conseguiram fazer as rãs irem embora!
O Faraó também tinha sua cota de rãs e implorou a Moisés que as levasse embora. “Quando?”, perguntou Moisés. “Amanhã”, respondeu o Faraó.
Você não se pergunta por que ele não disse “hoje”? E nós nos perguntamos: por que não ir ao Salvador dos pecadores agora mesmo, hoje? Havia um amanhã para o Faraó, mas pode não haver um para você. A Bíblia alerta: “não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará” (Provérbios 27:1).
Moisés deixou a resposta do Faraó prevalecer, e as rãs retornaram ao rio no dia seguinte, exceto as que já haviam morrido. Assim, o Egito teve mais uma tarefa de limpeza malcheirosa. Mas Deus não havia terminado.
E já que você está lendo esta história, Deus também não terminou com você. Se você tem problemas hoje, pode ter mais amanhã. Ele está falando com você porque Ele te ama e te quer! É por isso que Ele enviou Seu Filho amado, Jesus, para morrer por você. Ele quer que você venha a Jesus agora mesmo para ser purificado dos seus pecados. Você dirá “Sim”?
O próximo problema que Deus enviou ao Egito foram piolhos, piolhos minúsculos e picadores – nos cabelos, no corpo e em todos os lugares. “Isto é o dedo de Deus”, disseram os mágicos. “Não podemos copiar isto!” Piolhos são muito pequenos, mas o homem mais sábio do mundo não consegue fazer um viver. “Este é verdadeiramente o dedo de Deus. O que faremos?”
De manhã, Moisés tinha a mesma mensagem de Deus para o Faraó: “Deixa ir o Meu povo”! Talvez o Faraó estivesse cansado de ouvir a mesma mensagem, mas ainda não estava pronto para obedecer.
Você está pronto para obedecer a Deus? Aceitará Jesus como seu Senhor e Salvador hoje? “Em quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça” (Efésios 1:7).
Você pode ler sobre o Faraó não querer obedecer a Deus. Ao ler, lembre-se de que Deus disse:
“Porque Eu, o SENHOR, não mudo”
Malaquias 3:6
O Rei com um Nome Pequeno
Deuteronômio 3:1-11
Ele era o rei maior com o nome menor que você provavelmente já ouviu falar. O nome desse rei era Ogue (“Og” em inglês). Ele viveu há muito tempo e era um gigante. Não havia luz elétrica naquela época. Quando a noite chegava, as pessoas simplesmente se deitavam em um saco de dormir no chão e dormiam até o nascer do sol. Não havia muito que fazer no escuro sem luz elétrica.
Mas o rei Ogue tinha uma cama. Era uma cama de verdade, feita de ferro. Sendo um rei, provavelmente era muito confortável, com cobertores e travesseiros aconchegantes, mas não sabemos ao certo, porque a Bíblia não nos diz a respeito disso. Mas a Bíblia nos diz o tamanho da cama do rei Ogue – nove côvados de comprimento e quatro côvados de largura. E como um côvado era o comprimento do antebraço de um homem, isso significa que tinha quase 4m metros de comprimento e 1,80m de largura. Portanto, sabemos que este rei com o nome tão pequeno era um homem muito grande – um verdadeiro gigante!
No entanto, o tamanho não é realmente importante. Sabemos que um germe minúsculo pode matar uma pessoa tão facilmente quanto um grande acidente grave. Talvez o rei Ogue se orgulhasse de ser um homem tão grande, mas a Bíblia nos diz: “o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Você já se perguntou o que Deus vê quando olha para o seu coração?
Ele diz: “Todos pecaram” (Romanos 3:23), e isso não se aplica apenas ao rei Ogue, mas também a você e a mim. E todos os tira-manchas do mundo não conseguem remover um desses pecados! Só existe uma maneira de remover nossos pecados, e a Bíblia nos diz como.
Em suas jornadas em direção à terra que Deus lhes havia prometido, os filhos de Israel chegaram à terra do rei Ogue. Sendo um poderoso guerreiro que governava sessenta cidades, o rei Ogue lutou contra o povo de Deus. Mas houve um último dia e uma última noite para o rei gigante. Ele não venceu a batalha e morreu no dia seguinte. Ninguém pode vencer Deus – nunca!
Eles mantiveram a enorme cama de ferro do rei Ogue, mas era apenas para enfeitar. Ogue estava morto, e seu corpo se transformou em pó até a ressurreição. E então? A Bíblia nos diz que os mortos, pequenos e grandes, estarão diante de Deus, e o livro da vida será aberto, “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15).
Quando esse dia chegar, você estará diante de Deus porque morreu em seus pecados? Ele é o Deus que enviou Seu Filho Jesus para morrer por você. Ele é o Deus que tem amor e perdão para você agora mesmo. Somente Jesus pode remover seus pecados e escrever seu nome no livro da vida. Ele é Aquele que veio ao mundo para salvar os pecadores.
“Que é necessário que eu faça para me salvar? ... Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”
Atos 16:30-31
A História do Lenhador
Deuteronômio 19:1-10
Os dois homens desta história, nos tempos bíblicos, estavam em uma floresta onde as árvores cresciam altas e tinham troncos fortes e lenhosos, com folhas verdes no topo. Eram as mesmas árvores que temos hoje. Deus nunca mudou Seu método de criar árvores, pessoas ou animais, porque Ele os fez corretamente da primeira vez.
Cada um desses lenhadores tinha um machado, e cada um planejava cortar uma árvore. Talvez a madeira dessas duas árvores fosse usada para construir algo ou talvez fosse queimada como combustível para fogueiras ou para se aquecer. Mas eis o que aconteceu.
Um homem ergueu o machado com um poderoso movimento dos braços para cima e, sem aviso, a lâmina do machado voou e atingiu seu amigo, matando-o instantaneamente! Não havia esperança para o lenhador caído no chão... ele estava morto!
O homem que ergueu seu machado nunca teve a intenção de fazer isso. Foi um acidente. Mas como ele iria provar?
Não havia polícia naquela época – apenas uma pessoa chamada “o vingador do sangue”. Essa pessoa podia ser o pai ou o irmão do morto. E assim que o parente do lenhador morto soubesse que seu filho ou irmão havia sido morto, ele ficaria furioso e começaria a procurar o responsável.
Não conhecemos os pensamentos que passaram pelo coração do “vingador”, mas todos sabemos algo sobre os pensamentos raivosos no coração dos homens hoje. O coração dos homens não mudou. A raiva era ativa naquela época, e a raiva é igualmente ativa agora.
Como o pobre lenhador escaparia? Ele sabia que o parente furioso do seu companheiro morto estaria atrás dele para matá-lo como vingança.
No entanto, Deus sabia de tudo isso antes que acontecesse e havia traçado um plano para as pessoas que acidentalmente matassem alguém. Deus escolheu seis cidades na terra de Israel, e elas foram chamadas de “cidades de refúgio”. Hoje, poderíamos chamá-las de “cidades de proteção”. Deus garantiu que houvesse uma boa estrada para cada uma dessas cidades, e todos sabiam da existência delas.
“Corra, homem, corra! Não perca um segundo! Se o parente do vingador te encontrar antes de você chegar à proteção de uma dessas cidades, ele pode te matar!”
O lenhador estaria seguro dentro da cidade de refúgio mais próxima até que os juízes se reunissem para descobrir se ele realmente planejava matar o amigo ou se foi um acidente. Qual seria a decisão... sim ou não? É claro que os juízes poderiam cometer um erro, mas na maioria dos casos era claro... o homicida deveria morrer! Mas o homem que os juízes chegassem à conclusão de que ele tinha matado acidentalmente estaria seguro na cidade de refúgio, e ninguém poderia feri-lo. Por quanto tempo ele estaria seguro? Até a morte do sumo sacerdote. Então ele poderia voltar para casa em segurança.
Você consegue se imaginar nessa história? Temos certeza de que Deus a escreveu para você e para mim, porque Romanos 15:4 nos diz: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito”. Você já pecou por vontade própria, mesmo sabendo que era errado? Então CORRA! Não perca um segundo!
Mas para onde devo correr? Não há cidade de proteção agora, e sei que Deus está zangado comigo!
Aqui está a maior surpresa da história. Você pecou contra Deus, então corra para o próprio Deus contra Quem pecou! Ele o receberá de braços abertos, porque Ele entregou Seu Filho para morrer em seu lugar. Você estará seguro para sempre, porque o próprio Deus não terá castigo algum para você, pois Ele o amou o suficiente para derramar esse castigo sobre Seu Filho Jesus. Ele é o “Filho de Deus, o Qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).
Se você estiver sem Jesus como seu Salvador, o juízo de Deus o encontrará desprotegido, e Deus não cometerá nenhum erro.
“O Filho de Deus, o Qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim”
Gálatas 2:20

Comentários