top of page

Maravilhosas Histórias de Deus (Semana 2/24)

Baixe esta parte das histórias nos formatos:


Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers

ÍNDICE


Milhões de Rãs

Êxodo 8


Talvez você já tenha ouvido falar de Faraó, o grande rei do Egito. Ele estava mantendo os filhos de Israel como escravos para fabricar tijolos para seus projetos. Mas Deus sabia o que Faraó estava fazendo e enviou Moisés para dizer a ele: “Deixa ir o Meu povo”!

 

Faraó deu uma resposta bastante ousada contra Deus.

 

Ele disse: “Quem é o Senhor, para que eu ouça a Sua voz”? (Êxodo 5:2 – AIBB).

 

Talvez você já tenha dito palavras ousadas como essas. Mas todos precisam ouvir a Deus. Ele diz: “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Deus sempre cumpre o que diz! E a única maneira de escapar do salário dos seus pecados é se arrepender e crer no que Deus diz sobre um Substituto que Ele providenciou para você.

 

Faraó não se importava com o que Deus dizia, então Deus falou com ele de maneiras que não foram nada agradáveis. Uma dessas maneiras foi a praga das rãs.

 

O rio Nilo atravessava o Egito, e em seus pontos mais calmos havia grandes rãs verdes, de pernas longas e escorregadias. Talvez gostemos delas quando elas estão no rio, ali inchando suas gargantas e coaxando. Mas o propósito de Deus era fazer Faraó obedecer à Sua voz. Deus disse a Arão para estender a vara sobre o rio para que as rãs subissem sobre a terra. E elas subiram! Elas entraram direto nas casas dos egípcios, nos seus quartos e nas suas camas! Não apenas algumas, mas muitas e muitas rãs – nas cozinhas, nas tigelas e nos fornos deles! Na verdade, as rãs estavam pulando em cima das pessoas e de seus servos, a ponto de ninguém mais conseguir ter sequer um momento de paz.

 

Os magos de Faraó não conseguiram fazer as rãs irem embora, e Faraó ficou extremamente perturbado. Ele disse a Moisés: “Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim” (Êxodo 8:8).

 

“Quando?”, perguntou Moisés.

 “Amanhã!”, respondeu Faraó.

 

Deus respondeu à oração de Moisés, e dali em diante as rãs ficaram no rio. Mas as rãs que já estavam na terra morreram nos quartos, nas cozinhas e por toda parte, e o povo as ajuntou em montões, e a terra cheirou mal.

 

Você acha que Faraó agora ia ouvir e prometer que deixaria o povo de Deus ir? Não, ele não fez isso. Acredito que os servos de Faraó descobriram uma maneira de limpar a bagunça e então mandaram os filhos de Israel voltar ao trabalho de fabricar tijolos.

 

Você ouve a voz terna e amorosa de Deus falando com você quando surgem problemas? Você Se recusará a ouvi-Lo como fez Faraó? Houve mais problemas para Faraó depois disso, e haverá em sua vida também, porque Deus prometeu: “O salário do pecado é a morte”.

 

Deus por fim enviou a morte para cada família daquele povo egípcio, e houve um grande e amargo clamor. Por que eles não ouviram desde o início? E por que você não ouve os avisos de Deus? Até mesmo as palavras feias que você já tenha dito são pecado e são gravadas pelo próprio Deus; e “o salário do pecado é a morte”.

 

Será que existe esperança para você? Será que existe alguém disposto a morrer em seu lugar, já que você pecou contra Deus?

 

Há uma promessa maravilhosa na Palavra de Deus que diz: “Cristo morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15:3). A obra está feita. O Salvador morreu e ressuscitou. Mas Ele não é o Salvador de todos, porque há muitos que seguem seu próprio caminho, com corações incrédulos, e culpam Deus pelos problemas que Ele envia.

 

Você não vai agradecer a Ele pelos problemas que fazem você ouvir? E não vai agradecer a Ele pelo precioso sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado? Faraó não ouviu. Você vai?

 

“Cristo morreu por nossos pecados”

1 Coríntios 15:3 

Uma Aterrorizante Tempestade de Granizo

Êxodo 10

 

Um dia, as vacas estavam todas mortas caídas no campo, e seus tratadores estavam mortos ao lado delas. O que poderia ter acontecido? Deixe-me contar a história. E, como esta é uma das histórias de Deus, podemos ter certeza de que é verdade.

 

Faraó, rei do Egito, estava usando os filhos de Israel como escravos para fabricar tijolos para seus projetos de construção. Deus disse a Faraó: “Deixa ir o Meu povo”!

 

“Não!”, disse Faraó. Ele queria mantê-los como escravos.

 

Talvez ontem mesmo você tenha dito “Não” a Deus e a Seu Filho Jesus, quando Ele de novo lembrou você de seus pecados. Nada de ruim aconteceu, e você acordou hoje de manhã bem e saudável. Com o povo egípcio foi assim também... por um tempo. Deus enviou a eles nove avisos antes de enviar o décimo – a morte. Ele já enviou avisos a você?

 

Um desses nove avisos foi uma furiosa tempestade de trovões, relâmpagos e de granizos tão grandes e pesados que destruiu tudo, incluindo pessoas e animais. Se a previsão do tempo avisasse você de uma tempestade terrível como essa, você se certificaria de que você e tudo o que você possuísse estivessem em um abrigo seguro. Mas esse aviso a Faraó não veio do homem do tempo; veio de Deus, e Faraó não ouviu.

 

Você ouve a Deus? Ele nunca erra. Sua Palavra diz a você várias e várias vezes que Deus julgará este mundo pecaminoso. Você tem um abrigo seguro desse julgamento?

 

Talvez você não saiba onde encontrar abrigo. É por isso que Deus nos deu a Bíblia, e é por isso que estamos lhe contando esta história. Jesus, o Salvador dos pecadores; Jesus, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou; Jesus, o Filho de Deus, Ele é o único e perfeito abrigo do julgamento que Deus avisou que está vindo contra o pecado e os pecadores.

 

Houve alguns egípcios que temeram a Deus e ouviram, e então levaram seus rebanhos para casa. Mas receio que a palavra “alguns” não incluía muitos. Não havia escapatória do granizo e dos raios de fogo para ninguém ou qualquer coisa que ficasse do lado de fora. Os campos estavam cobertos de cadáveres de pessoas e animais.

 

Faraó clamou a Moisés para ele pedir a Deus que parasse a tempestade mortal. Repare que o próprio Faraó não clamou a Deus. Ele teve que implorar a Moisés para pedir a Deus que parasse a tempestade. Mas Deus ama você, e Ele quer ouvir um clamor do seu próprio coração, não apenas pedindo por paz e boa saúde, mas para purificar você de todos os seus pecados pelo precioso sangue de Jesus. Você consegue ver que, no fundo, o pecado é o real problema em sua vida?

 

Moisés estendeu as mãos para o céu, e a tempestade de granizo parou. Isso não trouxe as vacas e os tratadores de volta à vida, e Faraó também não aprendeu a lição – de que Deus é verdadeiro e deve ser obedecido.

 

Pelo restante da história no Livro de Êxodo, fica claro que Faraó nunca aprendeu. E você, vai ouvir e aprender? Você nunca conseguirá superar o poder de Deus; também nunca poderá desvendar o amor do Seu coração até vir a Ele por meio de Jesus. Você descobrirá que “Deus é amor” (1 João 4:16). O que Ele fará por você é um milhão de vezes melhor do que parar uma tempestade de granizo! Em Seu grande poder, Ele fará muito mais do que tudo o que você possa pedir ou pensar.

 

“No temor do Senhor há firme confiança e Ele será um refúgio para os Seus filhos” 

Provérbios 14:26 

Fogo Estranho

Levítico 10


Se você estiver acampando em uma noite fria, será um grande desafio acender uma fogueira se você não tiver fósforos. É preciso ser um campista habilidoso para fazer isso. Mas, se ele realmente precisa de uma fogueira, provavelmente conseguirá.

 

Aqui está um desafio maior. Você ou eu por acaso chegamos ali e vemos uma fogueira com uma panela de água fervendo e uma panela com peixe fritando e ninguém por perto. Se não vemos nenhuma pista, como podemos dizer como o fogo foi aceso? Deus certamente sabe a resposta, mas nós não teríamos como descobrir. Talvez haja outras fogueiras por perto, onde outros campistas estejam cozinhando o jantar. Será que este fogo foi aceso por um deles? Simplesmente não dá para dizer. Agora, deixe-me contar uma história sobre um fogo, e por ser uma das histórias de Deus sabemos que é verdade.

 

Nadabe e Abiú eram os dois filhos mais velhos do sumo sacerdote Arão. Eles se lembravam bem de quando estiveram no alto do monte santo com seu pai, e eles conheciam bem sua religião. Agora eles estavam vestidos com vestes sacerdotais e tinham um lugar muito importante na adoração ao Senhor. Seu dever era carregar um incensário com incenso fumegante nele. (Um incensário era um pote de metal que continha brasas acesas. O sacerdote aspergia (borrifava) incenso feito de especiarias aromáticas sobre as brasas. À medida que o incenso queimava, ele emitia uma nuvem de fumaça de cheiro suave.) Tenho certeza de que era uma visão muito impressionante. Nadabe e Abiú eram homens religiosos importantes e estavam fazendo seu trabalho.

 

Mas... havia algo errado. Deus havia dito a eles exatamente onde obter as brasas para acender o incenso. Eles deveriam obtê-las do fogo do grande altar de cobre onde Deus havia ordenado que um animal limpo fosse oferecido em sacrifício a Ele. Esta era a única maneira correta de acender o incenso, porém eles o acenderam a partir de alguma outra fonte. Provavelmente ninguém sabia o que eles haviam feito, nem mesmo seu pai. Mas Deus sabia. Eles estavam oferecendo a Deus fogo estranho.

 

Quem poderia dizer que eles tinham obtido o fogo de alguma outra fonte? Ninguém, a não ser Deus. Você e eu encontraremos Deus também, e muitos de nós oferecemos nosso louvor a Ele agora e costumamos nos reunir para adorar. Mas nossa adoração deve ser de acordo com as instruções d’Ele. Ela deve começar com o sacrifício perfeito de Cristo na cruz, onde Ele sofreu o juízo de Deus contra o pecado. Se você oferecer qualquer louvor que não comece com esse sacrifício perfeito, Deus não aceitará você.

 

O sacrifício de Cristo na cruz não é apenas para todos – é para você pessoalmente. Deus deu a você e a mim a Bíblia para que saibamos que nada além da morte de Cristo nos tornará bem-vindos em Sua presença.

 

Deus nos conta o que aconteceu com aqueles dois sacerdotes. “Saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu”. Bem ali, de repente, aqueles dois homens estavam mortos. Seus primos vieram e carregaram seus corpos. O pai deles era um sacerdote fiel e seu coração estava muito triste, mas ele não podia salvá-los. Se eles tivessem utilizado o fogo do holocausto sobre o altar de cobre, eles teriam vivido. Mas eles fizeram sua própria escolha e desobedeceram a Deus.

 

Nós também temos uma escolha a fazer antes de encontrarmos Deus. Podemos escolher o Salvador que morreu pelos pecadores, ou podemos escolher outra coisa e desobedecer a Deus. Vestes, religião e incenso não vão salvar você da ira de Deus, mas o Senhor Jesus, que ama você e morreu por você, pode salvar você agora mesmo. Você O aceitará como o sacrifício pelos seus pecados?

 

“Debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” 

 Atos 4:12

 

“Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” 

 Efésios 2:8-9

A História dos Doze Espiões

Números 13 e 14


O trabalho de um espião é importante e perigoso, por isso ele precisa ser alguém de coragem e habilidade. Ele precisa ser capaz de observar, ouvir e trazer informações precisas para aqueles que os enviaram.

 

Doze homens de Israel foram escolhidos a dedo para serem espiões enquanto eles e suas famílias estavam no deserto a caminho da terra prometida de Canaã. Os espiões receberam instruções e uma lista das informações que eles deveriam trazer para aqueles que os enviaram. As instruções dadas a eles eram para irem para o sul e subirem a montanha para ver a terra. Aqui está a lista do que eles deveriam descobrir em sua missão de espionagem:

 

- O povo lá é forte ou fraco?

 - São poucas ou muitas pessoas?

 - A terra é boa ou ruim?

 - As pessoas vivem em cidades ou em tendas?

 - Eles têm fortalezas?

 - O solo é fértil ou pobre?

 - Há árvores?

 - Trazer amostras das frutas que crescem lá.

 

As instruções não incluíam nada sobre métodos de ataque ou de combate, mas apenas informações visuais. Parecia uma tarefa interessante, e eles provavelmente partiram animados. Imagine o entusiasmo quando Moisés e suas famílias e amigos os viram partir e desaparecer pelas areias do deserto, cheios de esperança e força.

 

Eles ficaram fora por quarenta dias. Podemos imaginar a recepção quando todos os doze chegaram seguros em casa novamente. Eles trouxeram boas notícias da terra fértil e arborizada que Deus havia prometido dar a eles e estavam carregados de romãs, figos e uvas. Aliás, um grande cacho de uvas suculentas era tão pesado que foram necessários dois homens para carregá-lo entre eles em uma vara!

 

Mas por que o rosto deles parecia tão triste e sombrio se eles estavam trazendo notícias tão boas e frutos maravilhosos? Dez dos espiões pareciam desanimados e derrotados, e as multidões logo descobriram o motivo. “Não adianta”, disseram os dez espiões. Não há esperança. As cidades deles têm grandes muralhas, e as pessoas que vivem lá são grandes iguais a gigantes! À vista deles, nós parecíamos gafanhotos, e nós também nos sentimos como gafanhotos.”

 

Essa mensagem foi recebida com brados de desespero e decepção. Aqui estamos nós no deserto, e não há esperança de tomar a terra! Vamos eleger um capitão e voltar para o Egito, onde éramos escravos. É melhor do que morrer aqui no deserto!” E seus brados de desespero se transformaram em fúria.

 

Mas havia dois espiões que não concordavam com essa incredulidade e rebelião. Calebe silenciou o povo e disse a eles: “Nós certamente somos capazes de subir.” Mas ninguém ouviu. Josué e Calebe se levantaram novamente e responderam a eles com confiança que vinha diretamente de Deus. Os dois ficaram sozinhos diante de toda aquela multidão furiosa e gritando, mas eles tinham a Palavra de Deus para confiar, e nada muda a Palavra de Deus!

 

“Se o SENHOR Se agradar de nós, então [Ele] nos porá nesta terra, e no-la dará” (Números 14:8). Essas boas palavras ressoaram acima da multidão, que então ouviu. Mas a resposta furiosa das pessoas na multidão foi: Apedrejem eles! Matem-nos!”

 

A rebelião pode levar as pessoas a irem longe no pecado. Mas, seja você muito jovem, muito velho, não importa a idade, você pode compartilhar as corajosas palavras desses dois homens e ter certeza, muita certeza, de que, se você pertence a Deus, Ele vai levá-lo para Sua casa, porque Ele prometeu, e Deus cumpre Suas promessas. Ele sabe como, não importa o que você tenha feito.

 

Então a glória do Senhor apareceu, e todo o povo a viu. Isso os silenciou, mas não mudou o coração deles. Deus enviou uma praga que imediatamente destruiu os dez espiões que se rebelaram contra Ele.

 

Ser um espião pode ser perigoso, mas é mais do que perigoso se rebelar contra Deus: é destruição na certa. Foi quase quarenta anos depois que Deus fez com que aquela enorme multidão de mais de um milhão de pessoas entrasse na terra que os espiões haviam visitado. Mas durante esse tempo todos os adultos rebeldes morreram e foram enterrados no deserto. Deus os odiava? Não, de forma alguma. Ele os amava e cuidou bem deles naquela jornada de quarenta anos. Mas as crianças foram as únicas que viveram para entrar e aproveitar a terra maravilhosa que os espiões tinham explorado.

 

No momento em que entraram na terra, Josué e Calebe tinham cerca de oitenta anos, eram fortes e vigorosos, e receberam o lugar de sua escolha na boa terra que Deus havia prometido a eles. Por quê? Porque eles simplesmente creram em Deus. Quando Deus disse: Esta terra é para vocês, eles disseram: Sim.

 

Você também pode fazer isso? Deus diz que a salvação é para você, porque Seu Filho, o Senhor Jesus, morreu para tirar seus pecados. O dom da vida eterna que Ele dá é para você, agora mesmo. Você crerá n’Ele e dirá: “Sim”? A morte eterna chegará a você se sua resposta for “Não”. Qual será sua resposta?

 

“Eu, o SENHOR, falarei, e a palavra que Eu falar se cumprirá” 

 Ezequiel 12:25

 

“Qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” 

1 Pedro 4:17 – ARC

Corações Derretidos

Josué 2 a 6


A maioria de vocês sabe bem que o gelo derrete, mas vocês sabiam que corações também podem derreter? Aqui está uma história real que ajudará vocês a entender.

 

Esta história relata a vida de uma mulher que residia em uma casa situada no alto de uma longa e imponente muralha que circundava a cidade de Jericó, próxima ao rio Jordão. Seus pais, irmãos e irmãs viviam protegidos dentro do abrigo proporcionado por essa muralha. Durante muitos anos, todos eles ouviram histórias sobre um poderoso exército, composto por cerca de meio milhão de pessoas, que estava se aproximando de sua cidade com o objetivo de destruí-los.

 

A princípio, parecia uma história distante. No entanto, era diferente de outras histórias, pois, embora as pessoas da cidade tivessem um muro e um rio como proteção, o povo que estava chegando contava com um Deus. Esse Deus era poderoso, capaz de fazer as águas do mar Vermelho recuarem para conduzir Seu povo em segurança pelo meio do mar, além de afogar todos os inimigos que os perseguiam. Também era capaz de sustentá-los por quarenta anos no árido e estéril deserto. Não havia outro deus que realizasse feitos tão grandiosos como esses. E, à medida que os moradores da cidade começaram a refletir sobre isso, eles ficaram com medo, e o coração deles se derreteu. E o que você poderia fazer por corações que se derretem de medo assim?

 

A mulher da casa situada sobre a muralha não estava com medo – seu coração não se derreteu. Seu nome era Raabe. Viver no alto da muralha não era suficiente para protegê-la, e ela não tinha uma lança ou escudo, mas seu coração estava confiando no mesmo Deus poderoso que sustentou Seu próprio povo todos aqueles quarenta anos no deserto. Não há altos e baixos com um Deus assim. Ele é sempre O mesmo, sempre digno de confiança. Você O conhece?

 

Raabe tinha mais do que somente as impressionantes histórias dessas pessoas para acreditar. Ela tinha uma promessa pessoal. Dois mensageiros do povo de Deus lhe disseram que, se ela pendurasse um cordão escarlate em sua janela, todos em sua casa estariam seguros quando o juízo de Deus caísse sobre a perversa cidade. Raabe rapidamente amarrou o cordão escarlate em sua janela e fez exatamente o que lhe foi dito, e a promessa a deixou segura.

 

Nós também temos uma promessa. “Aquele que crê em Mim [o Filho] tem a vida eterna” (João 6:47). Quem é o Filho? Jesus. Ele é o Filho de Deus, cujo sangue precioso nos purifica de todo pecado. Se você tomar essa promessa como sendo para você, você estará tão seguro quanto Raabe. Deus sempre cumpre Suas promessas. No terrível dia do juízo, você será achado em segurança, porque você está purificado pelo precioso sangue do Salvador que morreu por você.

 

Raabe saiu de sua casa na muralha e desceu até a cidade dos “corações derretidos”. As pessoas, aterrorizadas, provavelmente estavam lembrando umas às outras sobre a proteção da cheia do rio Jordão, dos fortes muros com os quais elas podiam contar e dos soldados bem armados que guardavam a cidade. Contudo, Raabe não lhes deu ouvidos; ela confiava na promessa que havia recebido. Ela foi até seus pais, seus irmãos e irmãs e contou-lhes da extraordinária promessa que os mensageiros de Deus lhe haviam feito. Ela convidou sua família para ficar em sua casa, que contava apenas com o cordão escarlate na janela para protegê-los. E eles foram.

 

Você também vai vir? Estamos lhe contando esta história para encorajar você a vir a Jesus Cristo, porque Seu sangue é a proteção para você e Sua Palavra é a promessa para você. Você virá agora para estar tão seguro quanto Raabe estava? Deus é sempre o Mesmo; Sua promessa jamais mudará.

 

Logo o exército do povo de Deus chegou ao muro da cidade. A cheia de rio Jordão não foi nada quando Deus conduziu Seu povo pelo leito seco do rio. Os muros da cidade também não foram nada quando Deus ordenou a Seu povo que gritasse e os muros caíram! Naquele dia, o povo de Deus teve uma vitória extraordinária. A cidade de Jericó foi completamente destruída, incluindo todos os seus moradores e seus rebanhos.

 

Imagino que aquela pequena casa no alto da muralha estivesse lotada antes da queda do muro, mas Deus cumpriu Sua promessa, e cada pessoa que estava com Raabe foi conduzida a salvo para a segurança do povo de Deus. Na verdade, Raabe viveu para ser uma ancestral na linhagem real de Jesus, que nasceu da virgem Maria.

 

Você teria ficado na casa de Raabe se você estivesse ali? Talvez você não tivesse sido convidado, mas certamente está convidado agora. Venha, creia e confie n’Aquele que Se entregou a Si mesmo pelos pecadores. Venha para a proteção de Seu precioso sangue. Não há meio termo. Ao ouvir sobre o juízo de Deus contra o pecado, o medo deveria derreter seu coração. Você pode fechar seus ouvidos e sua mente para isso, pode contar com suas boas obras para protegê-lo, ou pode confiar de todo o seu coração no Salvador dos pecadores. Apenas uma dessas opções carrega a promessa de Deus. O que você fará?

 

“O que confia no SENHOR está seguro”  

Provérbios 29:25 – ARA

O Segredo de Acã

Josué 7


“É o meu segredo”, disse Acã para si mesmo. “Ninguém precisa saber”. E ele cuidadosamente fez um buraco no chão de sua tenda e escondeu ali duzentos siclos de prata, uma cunha de ouro e uma fina peça de roupa importada.

 

Veja que Acã usou as mesmas roupas por quarenta anos. Ele ainda era criança quando a jornada começou, então talvez ele tivesse trocado roupas e sandálias com outras crianças em crescimento até se tornar adulto, mas nada tinha menos do que quarenta anos.

 

Você está pensando: Pobres roupas velhas e esfarrapadas?

 

Não, elas não eram esfarrapadas ou estavam gastas! Acã não parou para pensar em quão maravilhosas suas roupas realmente eram. Deus as manteve novas, sem desbotar ou precisar de conserto, durante todos aqueles anos da jornada pelo empoeirado deserto. Não havia nada como aquelas roupas no mundo inteiro, nem naquela época nem agora. Então por que roubar e esconder uma roupa supostamente melhor quando o que Deus havia fornecido ainda estava como novo? E mais importante, Deus havia dito “Não” sobre tomar qualquer coisa das riquezas de Jericó.

 

Acã fazia parte do exército que havia conquistado uma grande vitória em Jericó. A próxima cidade, que se chamava Ai, era apenas uma cidade pequena e seria uma vitória fácil. Sem problemas.

 

Mas HAVIA sim um problema! Deus sabia sobre as coisas escondidas na tenda de Acã e deixou o exército de Israel voltar derrotado da pequena cidade de Ai. Josué, o líder deles, imediatamente levou esse problema ao Deus de Israel. A resposta de Deus foi: “Israel pecou”!

 

Não nos é dito quanto tempo se passou entre o momento em que Acã escondeu e o momento em que ele foi descoberto. Talvez, em nossa vida, esse tempo possa ser longo, mas a descoberta do pecado oculto certamente acontecerá. Acã teve a oportunidade de confessar seu pecado oculto diante de Deus, mas só o fez quando foi identificado como o culpado.

 

Sabia que você tem uma oportunidade agora mesmo de confessar a Deus que é um pecador? Há perdão para você, porque foi pelos pecados das pessoas que Jesus sofreu e morreu no Calvário. Ele sabe de tudo o que você fez. Diga a Ele agora que você é um pecador e que precisa que seus pecados sejam perdoados. Confesse com sua boca que Jesus Cristo é Senhor e creia em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos. Deus prometeu que você será eternamente salvo do castigo por seus pecados. “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).

 

Acã confessou ao se deparar com sua culpa e informou onde os objetos estavam escondidos em sua tenda. O castigo foi total: ele, sua família e todos os seus pertences foram destruídos, e um grande monte de pedras foi erguido sobre todo o grupo culpado.

 

Deus diz a você e a mim que “toda língua” confessará “que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:11). Se você esperar até estar diante de Deus como seu juiz para fazer essa confissão, então seu castigo será total. Mas, se você confessar de coração hoje que Jesus Cristo é seu Senhor e Salvador, você descobrirá que Jesus suportou seu total castigo na cruz e que o perdão para você é gratuito. Quando sua vida aqui na Terra terminar, você será recebido em seu lar no céu, onde Jesus está agora.

 

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” 

Romanos 10:9

A História da Família de Noemi

Rute 1 a 4


Noemi, e seu marido Elimeleque, e seus dois filhos viviam na terra de Israel. Era um tempo de fome naquela terra.

 

Elimeleque olhou para os campos secos e se preocupou, pois não tinham alimento suficiente. Ele decidiu levar sua família para a terra de Moabe, mas não consultou Deus sobre esse plano. Além disso, ele se esqueceu de algo importante: na terra de Moabe, para onde escolheu ir, os habitantes adoravam ídolos e ignoravam completamente os mandamentos do Deus verdadeiro.

 

A mudança pareceu boa no começo, mas então Elimeleque morreu, e Noemi e seus dois filhos ficaram sozinhos. Os dois meninos cresceram e se casaram com duas belas moças de Moabe chamadas Orfa e Rute.

 

Mas novos problemas surgiram. Os dois filhos de Noemi morreram, e o que restou da família foram três viúvas solitárias. Sobre o que elas conversavam agora? Eu sei de uma coisa. Noemi contou a elas sobre o Deus que ela conhecera em Israel, a terra escolhida por Deus para Seu povo. Quando ela soube que Deus havia enchido os campos de Israel com grãos para alimentação, ela decidiu retornar. Dez anos não a fizeram esquecer Deus.

 

Talvez você tenha ouvido sobre Deus anos atrás, mas, desde então, tenha feito todos os seus planos sem Ele. E então Deus enviou dor, doença e, talvez, morte na sua vida ou na vida de seu melhor amigo. Ele deseja trazê-lo de volta para ouvir a Palavra d’Ele novamente. Você virá? Você ouvirá?

 

As três viúvas iniciaram a jornada juntas, não tendo outra opção a não ser caminhar. Mas parece que Noemi hesitava em levar consigo as duas jovens viúvas quando voltou à sua terra. Ela achou que elas se sentiriam solitárias e infelizes, por isso incentivou a cada uma que voltasse para sua mãe. Houve muitas lágrimas e abraços antes da separação, e então Orfa voltou para casa, para junto de sua mãe.

 

O que aconteceu com Orfa depois? Deus não diz mais nada sobre ela. Provavelmente, ela se casou novamente, continuou adorando ídolos e morreu sem um Salvador. Não há ninguém além de Deus, o verdadeiro Deus do céu e da Terra, que possa perdoar pecados. “Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Marcos 2:7). Você seguirá para o silêncio, como Orfa fez, para longe do Deus que ama você?

 

Mas Rute abraçou Noemi e não a deixou ir sozinha para Israel. Rute queria ficar com Noemi para sempre e queria o Deus de quem Noemi havia lhe falado. Nada a faria permanecer em Moabe.

 

Foi uma excelente escolha para Rute, e pode ser para você também! Existe apenas um Deus que o ama e que é capaz de planejar o seu futuro muito melhor do que você. Agarre-se a Ele e não permita que nada afaste você!

 

Noemi e Rute finalmente chegaram à terra de Judá, em Israel, e perceberam que a colheita nos campos estava apenas começando. O povo reconheceu Noemi e a recebeu de volta à sua terra, junto com todos os costumes que Deus havia amorosamente planejado para eles.

 

Um dos costumes era que os pobres podiam ir aos campos dos ricos, após os segadores recolherem suas colheitas, para apanhar os grãos que tivessem ficado para trás. Deus tinha um plano especial para Rute, e assim aconteceu de ela colher grãos no campo de um homem rico chamado Boaz, que era um dos parentes de Noemi.

 

Boaz notou Rute imediatamente e fez perguntas a respeito dela. Disseram a ele que ela era a jovem viúva que havia retornado de Moabe com Noemi. Ele podia até sentir aversão por alguém de Moabe, mas Deus é Quem controla o coração das pessoas. Ele controlava naquela época e controla agora também. Você não precisa ser alguém importante para ser notado, se deixar Deus planejar para você. Boaz veio imediatamente e deu as boas-vindas a Rute. Ele disse a ela para beber da água fresca que seus trabalhadores traziam do poço e também orientou os segadores a deixarem grãos extras para ela enquanto trabalhavam.

 

As coisas só melhoraram para Rute. Boaz disse a ela para sentar-se com seus segadores para comer e serviu a ela comida mais do que suficiente. E, por fim, ele realmente quis se casar com ela.

 

Mas havia uma razão pela qual ele não poderia, e estava escrito na lei de Deus. Havia um parente mais próximo que tinha o direito de se casar com Rute. O que Boaz poderia fazer?

 

E você sabia que Jesus te ama e quer que você compartilhe o céu com Ele, mas há uma razão pela qual você não pode? Você é um pecador. Você desobedeceu a Deus. O que Deus pode fazer?

 

Talvez você saiba a resposta. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito” (João 3:16). Ele enviou Seu Filho Jesus para a cruz do Calvário no seu lugar. Foi ali que Jesus suportou o castigo pelos pecados de todo pecador que O aceitar como Salvador. Somente isso abre o caminho para que Ele leve você ao lar d’Ele para sempre.

 

Havia, então, apenas uma coisa que Boaz podia fazer: conversar com o outro parente. Ele perguntou a esse homem se ele desejava se casar com Rute, mas o homem respondeu que não poderia, pois isso comprometeria sua própria herança.

 

Agora Boaz estava livre para se casar com Rute, e ele era um homem poderoso e rico. As bênçãos realmente se multiplicaram para Rute, mas vou deixar que você mesmo as descubra lendo o Livro de Rute, na Bíblia.

 

Você percebe o que acontece quando você deixa Deus fazer as escolhas para você? Nem todas as bênçãos são concedidas imediatamente. As melhores estão reservadas para a eternidade, e a eternidade é para sempre. Se você já é salvo, confie n’Ele e deixe Ele fazer os planos para você!

 

“O caminho de Deus é perfeito, e a Palavra do SENHOR refinada [provada]; Ele é o escudo de todos os que n’Ele confiam” 

 2 Samuel 22:31 – ARC


Comments


bottom of page