Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 20/24
- Vovó Smith

- 14 de set. de 2025
- 18 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2025

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Baixe o livro digital completo nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
A Recompensa de Calebe
Números 13 e 14
Às vezes, uma recompensa pode ser uma fita larga para pendurar no pescoço com uma medalha grande e redonda. Às vezes, é dinheiro para gastar, e às vezes, é uma grande surpresa. Aqui está a história de uma recompensa que foi uma surpresa.
Talvez você se lembre de que Moisés enviou doze espias para percorrer secretamente a terra que Deus havia prometido dar ao Seu povo, os filhos de Israel. O povo se perguntava: “É uma terra boa?” A resposta dos espiões foi: “Sim, muito boa. Mas os homens que vivem lá agora são tão grandes quanto gigantes! Nunca os venceremos! Nunca conseguiremos viver lá!”
Mas Calebe creu no Senhor. Ele era um dos doze espiões, e a Bíblia nos diz três vezes que Calebe seguiu o Senhor completamente. Ele não relatou nada sobre os gigantes; apenas relatou que a terra era boa. É claro que era uma terra boa, e é claro que todos eles viveriam lá! Deus não havia prometido isso? A promessa de Deus não era suficiente?
Essa promessa havia sido feita anos antes, quando Calebe era apenas um garotinho. E quando ele foi com os outros espiar a terra, tinha quarenta anos – um homem adulto. Ele também era um homem forte, mas não era páreo para um gigante! No entanto, Calebe ainda tinha muita certeza, porque Deus havia prometido a terra a eles, e ele acreditava firmemente na promessa de Deus.
As promessas de Deus sempre se cumprem, mesmo para um doente acamado, uma criança ou um idoso em uma cadeira de rodas! Você crê nas promessas d’Ele? Uma delas está em João 6:37: “o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. Você pode vir a Ele, não importa qual seja o seu problema. A promessa d’Ele para você é válida agora, mas há um limite de tempo! Quando Jesus vier para chamar todos os crentes para o Seu lar no céu, Ele fechará a porta e a promessa não será mais oferecida! Não é uma boa ideia se demorar!
Os filhos de Israel finalmente chegaram à terra prometida. Eles atravessaram o Mar Vermelho, Deus os alimentou por quarenta anos sem mercearias ou hortas, e eles cruzaram o Rio Jordão em terra firme. Agora, haviam chegado à terra prometida.
Você consegue calcular a idade de Calebe nessa época? A Bíblia diz que ele tinha oitenta e cinco anos e, mesmo sendo um homem velho, era forte, assim como quando era espia. Se você tem um avô, ele provavelmente não é tão forte quanto era quando jovem, mas Deus pode fazer qualquer coisa. Talvez seu avô tenha uma fé mais forte do que a sua, e você deveria ouvi-lo se a fé dele vem de Deus.
Quando a terra estava sendo dividida entre as tribos, Calebe recebeu o Monte Hebrom como recompensa. Ele nem não se preocupou com os gigantes que viviam ali, pois não tinha dúvidas de que os venceria. Ele disse: “Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse” (Josué 14:12). Você não precisa se perguntar se ele venceu a luta contra os gigantes. Não foi realmente Calebe, mas foi o próprio Senhor Quem conquistou a vitória.
Você também não precisa se preocupar se o Senhor lhe dará vitória sobre os gigantes da sua vida – gigantes como o egoísmo e o orgulho. O Senhor é absolutamente confiável e promete ajudar cada menino, menina e adulto que confia n’Ele.
“O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”
João 6:37
Mica Pensava que Tinha Tudo
Juízes 17 e 18
Ele tinha um lar, uma família, prata, pequenos ídolos e um sacerdote para sua religião. O que mais uma pessoa poderia querer? Sim, ele cometeu um pequeno pecado em sua vida passada, ele havia roubado algo de sua mãe. No entanto, sua mãe o havia perdoado, e isso resolveu a questão.
O perdão de um homem ou de uma mulher realmente resolve a questão do pecado? Se você pensa assim, você nunca enfrentou o Deus que te criou e não leu o Seu Livro, a Bíblia. O pecado é contra Deus, e somente Deus pode perdoar. Marcos 2:7 diz: “Quem pode perdoar pecados, senão Deus?”
Mica tinha muita coisa a seu favor, mas, de alguma forma, lá no fundo, havia algo chamado “medo”. Você acha que pode ter sido por causa dos pecados dele? Você sente medo por causa dos seus pecados?
Então, chegou um dia em que alguns homens vieram à casa de Mica, enquanto ele estava fora, e ouviram a voz do seu sacerdote falando. “Bom”, disseram eles. “Nós reconhecemos essa voz... é o sacerdote de Mica. Vamos fazer-lhe uma oferta.” Era uma boa oferta, porque havia seiscentos soldados esperando no portão, procurando um lugar para se estabelecer. Então, ofereceram ao sacerdote de Mica um emprego melhor do que o que ele tinha – mais dinheiro e mais honra. Ele concordou, e lá se foram todos, levando o sacerdote de Mica, os ídolos de Mica e tudo o mais que queriam.
Mica logo soube disso, e seus vizinhos compartilharam sua preocupação. “Sigam-nos e recuperem suas coisas!” Disseram eles. Então, um grupo se reuniu e os seguiu. Logo, os seiscentos soldados olharam para trás e viram aquele pequeno grupo os seguindo.
“Qual é o problema?” Gritaram eles.
“Problema?” Disse Mica. “Vocês levaram meus ídolos e meu sacerdote, e o que sobrou?” E agora vocês perguntam: “Qual é o problema?”
Você consegue imaginar como Mica se sentiu? Como você se sentiria se alguém tirasse seus ídolos e seu sacerdote? O que lhe sobraria?
Se você é um verdadeiro Cristão, não deve ter ídolos, porque você tem o Deus verdadeiro. E se o seu Sacerdote é o Senhor Jesus, nosso Grande Sumo Sacerdote, ninguém pode tirá-Lo de você. Se alguém lhe roubasse tudo o que você possui, você ainda seria mais rico do que o ladrão! Certamente nos sentiríamos terrivelmente chateados e até mesmo com raiva, mas nosso coração jamais poderia dizer: “O que sobrou?” Nosso Jesus é eterno! Ele Se importa quando estamos sofrendo e chateados, mas amorosamente nos assegura: “Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo” (Isaías 41:10). Essa é a Sua promessa. Se tivéssemos nosso coração voltado para as riquezas, talvez Ele quisesse que víssemos que ninguém pode tirar o nosso Salvador. Seja o que for que percamos, nunca podemos perder Jesus, porque Ele não pode perder nem um de nós!
Talvez, como o sacerdote de Mica, você esteja buscando o melhor emprego, o maior salário e a maior honra. Você certamente encontrará tudo isso em nosso Salvador, mas não nesta Terra. “Porque andamos por fé, e não por vista” (2 Coríntios 5:7), e isso significa crer no que não podemos ver.
Após a Sua crucificação, os discípulos viram Jesus subir até a nuvem, mas depois disso não O viram mais. Contudo, ouviram a promessa do anjo de que Ele voltaria. E ouviram a promessa do próprio Senhor: “virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também” (João 14:3). Pela fé, temos absoluta certeza de que isso é verdade.
O que você tem que não pode perder? Você terá o nosso maravilhoso Salvador hoje e o presente da salvação que Ele lhe oferece? A dívida que temos pelos nossos pecados já foi paga, agora e para sempre!
“Quem pode perdoar pecados, senão Deus?”
Marcos 2:7
Por que Aitofel Morreu?
2 Samuel 17
Aitofel tinha um ótimo emprego. Ele era conselheiro do rei Davi, o que o tornava um homem muito importante. Ele também era um homem sábio, e seus conselhos eram bons. Ele também tinha boa saúde. Então, por que Aitofel morreu?
Aqui está a história. O rei Davi tinha um filho muito bonito chamado Absalão, que era um príncipe popular. Mas ter muitos amigos não bastava; ele queria ser rei. E quando ele escapou dos cuidados do pai e tocou uma trombeta para reunir os amigos, muitos o seguiram. E incluído nessa multidão estava Aitofel, o sábio conselheiro de seu pai.
Era uma multidão animada que seguia Absalão, gritando: “Absalão reina em Hebrom!” Eles sabiam que a única maneira de Absalão se tornar rei seria matando seu pai, o rei Davi. Sabiam também que o rei tinha muitos seguidores leais. Então, como poderiam vencer essa batalha?
Claro que eles perguntaram a Aitofel, o sábio conselheiro, e ele deu um bom conselho a Absalão. Ele disse: “Faça isso agora mesmo. Não dê tempo ao rei Davi para fazer planos. Lute contra ele agora mesmo!”
Isso me lembra do dia em que planejaram matar o Senhor Jesus. Pilatos, o governador, perguntou à multidão: “Que farei então de Jesus, chamado Cristo?” Todos gritaram: “Seja crucificado”. Mas Jesus era o Filho de Deus, e a resposta deles foi a prova de que não O queriam.
Jesus não respondeu aos seus gritos. Ele sabia que precisava morrer para salvar aqueles mesmos homens que gritavam contra Ele. Seus amigos O haviam abandonado, e Ele permaneceu sozinho. Então, Ele foi pregado naquela cruz cruel, e todo o povo O escarneceu e O insultou enquanto Ele estava pendurado ali. Eles eram culpados de Sua morte. Mas Jesus morreu como nenhum outro homem jamais morreu. O próprio Deus derramou sobre Ele a pena por toda a carga de pecados de todo verdadeiro crente. Ninguém viu isso, pois aconteceu nas trevas. Mas quando a luz retornou, Ele clamou: “Está consumado” (João 19:30). Sim, a terrível pena pelo pecado havia sido completamente paga! Ele não deixou nada para você e para eu fazermos a não ser confiar n’Ele! “Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).
Depois que Aitofel deu um bom conselho a Absalão, outro homem apareceu. Seu nome era Husai, e ele disse: “O conselho que Aitofel deu desta vez não é bom”. “Reúna um grande exército e lidere-o pessoalmente contra o rei Davi.” Agora, Husai estava realmente trabalhando para o rei Davi, seu amigo. Seu conselho deu ao rei tempo para escapar e preparar seu exército para a guerra.
Aitofel tinha certeza de que seu conselho era bom, e talvez fosse, mas não era o caminho de Deus. Talvez você tenha um bom conselho sobre como escapar do julgamento de Deus, mas, no fim das contas, não vai funcionar! A Palavra de Deus está firmada no céu. Não há outro Salvador senão Jesus.
Então, o que Aitofel fez? Voltou para casa, arrumou a casa e se enforcou. Esse foi o fim da sua jornada... na Terra. Mas ele ainda precisa se encontrar com Deus para falar sobre sua escolha.
E então você também deve encontrar Deus algum dia, talvez mais cedo do que pensa. Você O encontrará como um pecador perdoado e Lhe agradecerá por toda a eternidade por Ele ter dado Seu Filho para morrer por você? Você sabe que Ele o ama e o receberá em Sua morada no céu para sempre? Ou você O encontrará ainda com seus pecados, sem um Salvador amoroso e sem sangue precioso para lavá-los? Você enfrentará seu próprio castigo.
Quando você morre, não pode mais mudar de ideia. Então será tarde demais para o perdão e um lar no céu.
“Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados”
Isaías 53:5
O Grande Rei Salomão
1 Reis
Quantos anos tinha Salomão quando se tornou rei?
Ele estava no final da adolescência... um jovem prestes a ser rei de tantos milhares do povo de Deus. Seu pai, o rei Davi, escolheu Salomão para ser o próximo rei, e o jovem deve ter sentido sua necessidade de sabedoria e entendimento.
O que você faria? Ir para uma universidade e estudar a realeza e as leis do país? Um programa de liderança poderia ajudar, mas Salomão sentia que sua necessidade era mais profunda do que isso. Na verdade, ele pode não ter dormido muito bem quando se viu em uma posição tão elevada como rei. Foi nessa noite que Deus lhe apareceu em sonho e lhe fez uma pergunta importante: “Salomão, o que devo lhe dar?”
Suponha que Deus lhe fizesse essa pergunta em uma de suas noites sem dormir, e você soubesse que Ele tinha o poder de lhe dar o que você pedisse. O que você diria? Pense nisso por um minuto.
Salomão respondeu: “Sou apenas um menino, e sou o líder do Teu povo escolhido, que é mais do que se pode contar. Dá-me um coração entendido.” Este foi um começo maravilhoso, tanto para ele quanto para você. Sabedoria e entendimento são dádivas de Deus e podem ser encontrados todos os dias na leitura da Palavra de Deus – a Bíblia.
Deus ficou satisfeito com a resposta do rei Salomão. Ele não pediu uma vida longa, riquezas ou vitória sobre os inimigos de Israel. Não, ele pediu sabedoria, e Deus lhe deu um coração sábio e entendido, além de todos os extras.
Gostaria de saber se você já pediu sabedoria a Deus. É claro que não faria sentido pedir sabedoria e depois começar a procurá-la em lugares tolos, desperdiçando seu tempo. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9:10), e você a encontrará no Livro que Deus escreveu – a Bíblia. Se você buscar a sabedoria de Deus, também encontrará gozo e riquezas maravilhosas que durarão muito mais do que ouro.
O rei Salomão recebeu tanta sabedoria que pôde projetar e construir edifícios incríveis e projetar belos jardins sem contratar pessoas especializadas. Ele sabia tudo sobre árvores e plantas, filosofia e música, tudo sem precisar de faculdade. Pessoas vinham de outros países para ouvir sua sabedoria e aprender com ele. Ele não precisava de um diploma – Deus lhe deu sabedoria, e ele simplesmente a usou.
A sabedoria é suficiente? Se você sabe o que é certo, terá certeza de fazê-lo? O rei Salomão sabia o que era certo, mas, aos poucos, foi abandonando isso. Deus havia dito: “E, se andares nos Meus caminhos” (1 Reis 3:14). Você notou aquela palavrinha “se”? A linhagem real do rei Salomão dependia de andar nos caminhos de Deus.
Aqui está algo para você pensar. Se chegar ao céu dependesse de você, mesmo que só um pouquinho, você jamais chegaria lá. Pode ter certeza de que o próprio Jesus levará você à casa de Seu Pai, porque Jesus fez TODA a obra na cruz do Calvário. Você não pode acrescentar nada à obra consumada de Cristo.
Os visitantes do rei Salomão provavelmente voltaram para casa pensando que ele era um homem muito inteligente, e ele certamente era. Mas ele não sabia como dizer “não” a si mesmo. Deus lhe dissera para não ter muitos cavalos e muitas esposas. Mas ele trouxe muitos cavalos do Egito e tinha setecentas esposas de países que tinham muitos deuses e não acreditavam no único Deus verdadeiro. Eis a parte triste: suas esposas desviaram seu coração do único Deus verdadeiro – o Deus que lhe dera sabedoria e entendimento.
Há algo que está afastando seu coração de Deus? O rei Salomão nunca pensou que algo afastaria seu coração d’Ele, mas foi exatamente isso que aconteceu. Ele construiu templos para os deuses malignos de suas esposas, e elas sacrificavam e queimavam incenso ali, e o rei Salomão também adorava os deuses delas. Isso não aconteceu de uma vez. Aconteceu passo a passo, até que ele se tornou pior do que o povo daqueles países – porque ele sabia mais!
Talvez seus amigos pensem em você como uma pessoa que segue a Bíblia, mas será que Jesus é o seu próprio Salvador? Se você é um verdadeiro crente, tem o Espírito Santo vivendo em você, e Ele lhe dará o poder de dizer “não” aos pequenos passos em direção ao pecado antes que se transformem em grandes. Se você quer a sabedoria de Deus hoje, procure-a no lugar certo! É nosso Senhor Jesus Cristo Quem é nossa sabedoria, justiça e Redentor.
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria”
Provérbios 9:10
Não Se Junte à Multidão
1 Reis 2
Quarenta e duas crianças formam uma multidão e tanto. E quando todas gritam a mesma coisa, faz muito barulho e é divertido. Mas quando gritam palavras que zombam de alguém, isso é errado! Você sabe o que significa a palavra “zombaria”? Significa zombar de alguém ou insultar a pessoa. Você talvez saiba como é ter alguém zombando de você. Isso te deixa infeliz e com vontade de sair correndo. E se for um grupo grande de crianças zombando de você, a situação fica ainda pior!
Agora ouçam esta história sobre Eliseu. Ele havia presenciado uma visão maravilhosa. Ele viu seu querido mestre Elias subir ao céu num redemoinho, com um carro de fogo e cavalos de fogo. Cinquenta homens foram procurá-lo, mas, é claro, não conseguiram encontrá-lo... Elias estava no céu.
Imagino o que aqueles quarenta e dois meninos tinham ouvido sobre Elias e Eliseu. Não havia telefones, celulares ou e-mails para espalhar a notícia, mas todos tinham ouvido a história. E para alguns, era apenas uma história.
O que isso importa para você? Se Deus conta uma história, acaso ela é apenas mais uma, e não importa se você entender tudo errado? Temos plena certeza de que a Palavra de Deus é verdadeira e não ousamos mudá-la ou rir do que Deus disse.
Para aqueles quarenta e dois meninos em Betel, era apenas uma história engraçada sobre Elias subindo para o céu. Quando viram Eliseu passar, gritaram para que ele subisse também. Disseram: “Sobe, calvo!” E repetiram, zombando de Eliseu. Talvez Eliseu tivesse perdido o cabelo, mas Deus nos diz para respeitarmos a velhice.
Você teria se juntado aos gritos deles se estivesse lá? Deus diz: “Não seguirás a multidão para fazeres o mal” (Êxodo 23:2). É importante obedecer à Palavra de Deus, e mesmo que você tenha que ficar sozinho, Deus está com você!
Eliseu sabia que aquilo que os meninos fizeram era algo sério, e se virou e os amaldiçoou em nome do Senhor. De repente, aqueles meninos pararam de zombar e provavelmente começaram a gritar. Deus controla o que os animais fazem, e Deus enviou duas ursas da floresta para atacá-los. Aquelas duas ursas furiosas tinham garras e despedaçaram aqueles quarenta e dois meninos. Não há nada tão furioso quanto uma ursa, e desta vez Deus direcionou a ira das ursas contra os meninos que zombavam.
Talvez, ao lermos esta história, possamos nos lembrar de quando éramos tão maus quanto aqueles meninos. Deus odeia o pecado agora, assim como o odiava naquela época. Devo ter medo? Ursos ou alguma outra coisa me atacarão? Ouça as boas novas.
“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Ele também nos diz: “o perfeito amor lança fora o temor” (1 João 4:18). Não sei para onde aqueles meninos poderiam ter corrido em busca de segurança, mas sei para onde você pode correr. Agora mesmo, há refúgio e segurança no próprio Jesus. Ele tomou sobre Si toda a ira de Deus contra o pecado – toda ela – tão completamente que pôde dizer: “Está consumado” (João 19:30). Seu amor lança fora o medo, para sempre!
Não sei o que pode acontecer em sua vida antes que Ele venha, mas sei que você nunca terá que suportar seus problemas sozinho. A promessa d’Ele é: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). Se você tem medo, aproxime-se d’Ele e veja como o Seu amor perfeito lança fora o medo.
“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores”
1 Timóteo 1:15
Ensopado de Legumes para Cem Homens
2 Reis 4:38-41
Era um tempo de fome, e todos aqueles jovens devem ter ficado muito felizes quando Eliseu disse ao seu servo: “Coloque a panela grande no fogo e cozinhe um ensopado para os filhos dos profetas”.
Você consegue imaginar todos os vegetais deliciosos que haveria naquela panela de ensopado e o cheiro gostoso que saia do vapor enquanto borbulhava e cozinhava. Mas um jovem teve uma ideia, e achou que era uma boa ideia. Talvez ele achasse que não havia ensopado suficiente naquela panela grande para alimentar todos aqueles cem homens, ou talvez ele só quisesse adicionar mais tempero de ervas.
Esta é uma história bíblica, e podemos ter certeza de que Deus está nos dizendo algo importante aqui. Claro, a Bíblia é um bom livro, mas você não acha que deveríamos acrescentar algo a ela? É um livro muito antigo e provavelmente algumas mudanças ou adições modernas ajudariam. Não seria uma boa ideia tentar? Afinal, Jesus viveu há dois mil anos, e talvez pudéssemos adicionar alguns pensamentos atuais e torná-la mais fácil de ler e mais agradável.
Deus, o autor da Bíblia, usou uma grande variedade de homens para escrever a Sua Palavra, mas ela é a Palavra de Deus do princípio ao fim. Tudo o que você fará é estragá-la se tentar adicionar suas próprias ideias.
O jovem da nossa história saiu e colheu um punhado de plantas selvagens e as desfiou na panela de ensopado. Ele devia ser uma pessoa prestativa e queria garantir que houvesse ensopado suficiente para todos. O motivo dele era muito bom, então não seria aceitável se ele cometesse um pequeno erro?
Não, não seria! E se você cometer um pequeno erro sobre o caminho para a casa de Deus no céu, também não vai ficar tudo bem. Jesus disse: “Eu Sou o caminho” (João 14:6). Poderia haver algo mais claro do que isso? Jesus sofreu a ira de Deus contra o pecado, e Jesus é nosso Salvador para sempre. Você está acrescentando algo a essa verdade? Se sim, pode ser um monte de mentiras.
Assim que os homens começaram a comer o ensopado, disseram: “homem de Deus, há morte na panela”. Quer dizer que alguns pedaços de planta selvagem causariam morte? Sim, causariam! E até mesmo uma pequena mentira do diabo pode fazer com que você deixe passar a salvação para sempre, se você acreditar nele. O diabo pode dizer que somos todos pecadores e que Jesus morreu por todos, então está tudo bem para você. Mas pare um minuto. Você encontrará na Bíblia que você é um pecador, e Deus trata com um pecador de cada vez. Acaso você virá a Ele agora, não em grupos ou famílias, mas individualmente? Tem que ser pessoal. O “Filho de Deus... o Qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20). Ainda há tempo para você agora. Não haveria tempo se aqueles homens tivessem engolido o ensopado e depois descoberto que era veneno. A primeira colherada mostrou que era veneno, e eles contaram para a pessoa certa. Eles rapidamente disseram: “Homem de Deus, há morte na panela” (2 Reis 4:40). Não engula as mentiras do diabo. Olhe e veja o que Deus diz!
Eliseu não se aborreceu nem repreendeu ninguém. Ele apenas disse: “Trazei farinha”. A farinha era trigo moído, pronto para servir de alimento. Muitas vezes, a Bíblia nos mostra que o trigo é uma figura do próprio Cristo, que veio à Terra, sofreu e morreu por você. Eliseu adicionou a farinha de trigo à panela de ensopado, e isso removeu o veneno das plantas selvagens. Os jovens agora podiam comê-la sem problemas, e ficarem fartos e felizes.
Se você conhece o Senhor Jesus como seu próprio Salvador, então você pode estar coberto de mentiras de Satanás, oferecidas a você por pessoas que não conhecem o seu Salvador. Mas, se você ler a Bíblia, descobrirá que o próprio Jesus é tudo o que você precisa, e sua felicidade será agora e para sempre.
“Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para Mim, porque Eu te remi”
Isaías 44:22
Olhos que Realmente Veem
2 Reis 6:8-23
“Eu montarei meu acampamento aqui”, disse o rei da Síria. Mas isso é um segredo militar!
Mas então, por alguma razão desconhecida, os filhos de Israel sabiam exatamente onde ficaria o acampamento sírio. Isso aconteceu mais de uma vez. Finalmente, o rei da Síria decidiu que devia haver um espião entre seus homens. De que outra forma aqueles israelitas saberiam de seus planos secretos?
“Vou lhe contar como”, disse um de seus servos. “O profeta Eliseu conta ao rei de Israel até o que você diz no seu quarto!”
“Eu pegarei aquele Eliseu”, disse o rei. Então ele enviou seus soldados com cavalos e carros à noite para cercar a cidade de Dotã, onde Eliseu estava.
Eliseu tinha um servo que se levantou cedo na manhã seguinte e voltou assustado. Ele tinha visto que o exército sírio havia cercado Dotã. Ele clamou a Eliseu com medo: “Ai, meu senhor! Que faremos?”
“Não temas”, disse Eliseu. “mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. O servo poderia ter argumentado, mas não teve tempo, pois Eliseu começou a orar: “SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja”.
Acaso entendemos que é somente pelos olhos da fé que podemos ver as coisas que Deus preparou para aqueles que O amam? Suas bênçãos são reais, de fato, mas se você não aceitou o Filho amado de Deus, Jesus, como seu Salvador, você não tem os olhos da fé e não verá Suas misericórdias e bênçãos.
O Senhor abriu os olhos do servo, e então ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo cercando Eliseu para protegê-lo. Deus não nos diz mais nada sobre o servo. Talvez ele acreditou e seguiu o Deus de Eliseu, o único Deus verdadeiro, ou talvez não.
Eliseu orou novamente: “Fere, peço-Te, esta gente de cegueira” E imediatamente eles ficaram sem enxergar. Então Eliseu disse aos sírios: “Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me”. E de repente o homem que o rei da Síria queria matar tornou-se seu líder, por todo o caminho até Samaria e bem dentro daquela cidade de Israel. Então Eliseu orou: “SENHOR, abre a estes os olhos para que vejam”, e eles rapidamente descobriram que agora estavam cativos em Samaria.
Era uma oportunidade perfeita para o rei de Israel aniquilar todo o exército sírio, mas ele perguntou primeiro a Eliseu: “Devo matá-los? Devo matá-los?” Agora era a sua chance, e ele estava ansioso para se livrar daquele inimigo!
Meninos, meninas e adultos, Deus não está esperando a oportunidade de punir vocês! Ele os ama e espera que vocês venham a Ele como um pobre pecador que se aproxima, sentindo-se verdadeiramente arrependido de todos os seus pecados. Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, sofreu e morreu por pecadores como você e eu. Será que vocês vão se ajoelhar aos Seus pés e dizer a Ele o quanto estão arrependidos dos seus pecados e que O aceitam como seu próprio Salvador?
Eliseu respondeu à pergunta do rei de Israel: “NÃO, não os matem! Deem-lhes pão e água, e deixem que eles voltem para o seu senhor”.
Você e eu temos um Deus Criador fiel que nos dá comida e bebida todos os dias. Você voltará para Satanás, seu antigo senhor? Ou se entregará de bom grado a Deus, que o ama tanto que entregou Seu único Filho para morrer por você? “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2:21).
Graças à bondade de Eliseu para com o exército sírio, eles nunca mais voltaram para a terra de Israel. Que lição maravilhosa sobre como tratar seus inimigos! “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5:44).
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Atos 2:21

Comentários