Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 21/24
- Vovó Smith

- 21 de set.
- 18 min de leitura
Atualizado: 13 de out.

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Baixe o livro digital completo nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
O Líder do Coro
Salmos 73
Asafe era um excelente líder de coral, na época em que Davi era rei de Israel. Os levitas no coral estavam todos em perfeita ordem, e quando Asafe levantava a mão para dar o sinal de início, todas as vozes se levantavam em perfeita harmonia. Deve ter sido maravilhoso ouvir. Deus criou a voz humana no sexto dia da criação, e as notas da escala musical são as mesmas agora como eram naquela época.
Deus estava satisfeito com a harmonia deles, pois foi Ele Quem a havia criado. Mas, ao mesmo tempo, Ele examinava o coração dos cantores para ver se eles sentiam o que estavam cantando. As palavras eram belas palavras de louvor, mas seriam palavras vazias se não viessem de um coração cheio de louvor.
Asafe era um excelente líder, mas ao mesmo tempo tinha um problema no fundo do coração. Sim, ele sabia que valia a pena confiar em Deus, mas se perguntava: “Por que os perversos têm sucesso?” Há pessoas que trapaceiam, roubam e dizem coisas ruins. Elas vivem como querem e continuam saudáveis, ricas e respeitadas. Mas e quanto ao restante de nós? Tentamos viver vidas Cristãs e ser honestos e gentis, mesmo quando os outros não sabem. Mas nós não temos empregos maravilhosos, boa saúde e boa aparência... todas essas coisas boas vão para outra pessoa. Não parece justo!
Talvez você tenha o mesmo problema lá no fundo. Você se esforçou bastante, mas o sucesso passa despercebido e se acumula para outra pessoa. Isso faz você duvidar da sabedoria de Deus, e você sabe que não é certo duvidar d’Ele. O que você deve fazer?
Asafe encontrou a resposta, e se você ler o Salmo 73, descobrirá como ele. “Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles” (Salmo 73:17). Veja bem, Asafe foi ao lugar certo para encontrar a resposta. Ele foi ao santuário de Deus, e se você quer a resposta, faça o mesmo. Ajoelhe-se e conte a Deus o seu problema, e busque a resposta em Seu Livro, a Bíblia.
Asafe aprendeu com Deus que Ele colocou aqueles ímpios em lugares escorregadios. Talvez você possa entender isso, se já tentou andar na lama escorregadia de uma encosta, sem nada em que se agarrar. Você desce e acaba caindo no que quer que esteja lá embaixo.
Não tente seguir o caminho dessas pessoas ímpias que parecem tão bem-sucedidas. Elas serão levadas ao desespero. Repetidamente, você é avisado para não seguir o que elas fazem.
Asafe encontrou segurança em Deus. “Estou de contínuo Contigo; Tu me sustentaste pela minha mão direita… Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre” (Salmo 73:23, 26).
Os ímpios podem continuar a ter sucesso, mas Asafe estava olhando além do tempo, para a grande eternidade de Deus, e seu coração estava satisfeito. Ele disse: “Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS” (Salmo 73:28). E quando levantou a mão para liderar o coro, o fez com um coração que descansava em Deus.
“Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR”
Salmo 144:15
O Rei Estava Furioso
2 Crônicas 15 e 16
Esta é a história de um grande rei de Judá chamado rei Asa. Em sua juventude, ele confiou em Deus e obteve uma grande vitória. Um milhão de homens vieram guerrear contra o pequeno país de Judá. Com um exército muito menor, o rei Asa orou de todo o coração a Deus para lutar contra esse grande inimigo. Quando a batalha terminou, o país do rei Asa ficou vitorioso e muito mais rico do que antes. Ele sabia que era uma vitória de Deus e seu coração se encheu de louvor.
O profeta chamado Azarias, filho de Odede, saiu ao encontro do rei Asa e lhe disse: “Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos” (2 Crônicas 15:7). Isso encorajou tanto o rei Asa que ele reuniu outros de Israel para um grande banquete em agradecimento a Deus pela vitória. Houve sacrifícios de animais, trombetas, gritos de guerra e boas promessas de seguir a Deus de todo o coração e de toda a alma.
Você já se sentiu assim? Já louvou, gritou, cantou e sentiu como se pudesse seguir o Senhor para sempre? Alegria, vitória e promessas são boas, mas não o manterão para sempre. É estimulante estar com outros Cristãos e louvar ao Senhor juntos. Mas os dias e os anos passam, e Satanás tem planos sorrateiros para você, mesmo que você seja um Cristão de verdade e suas intenções sejam boas.
Satanás tinha outro plano para perturbar o rei Asa, e desta vez o inimigo estava mais perto de casa e não era tão grande e assustador. O plano do inimigo era fortalecer a cidade de Ramá e cortar o abastecimento do rei Asa. Então, o que o rei faria desta vez?
O rei Asa elaborou seu próprio plano, e talvez tenha sido um bom plano. Ele enviou prata e ouro ao rei Ben-Hadade e disse: “Vá lutar contra o meu inimigo”. O plano funcionou. O rei inimigo parou de construir Ramá, e o rei Asa levou as pedras e a madeira e as usou para suas próprias construções.
Talvez tenha sido uma ideia inteligente, mas onde estavam os sacrifícios e o louvor a Deus depois dessa vitória? E onde estavam a música e os gritos? E o que dizer daquelas promessas que ele fez a Deus depois da primeira vitória?
Não adianta muito fazer promessas a Deus, porque somos muito instáveis para cumpri-las. Mas ouça isto! Temos um Salvador maravilhoso que foi até a cruz do Calvário para cumprir Sua promessa a pecadores como você e eu! Se Ele te salvou e você realmente deseja segui-Lo, então Ele lhe dará força todos os dias, se você pedir a Ele. Você não pode fazer isso sozinho. Não confie nas suas promessas; confie nas d’Ele! Seu poder jamais falha!
O rei Asa não estava confiando em Deus; ele havia confiado em ouro e prata. Isso funcionou. Mas este não é o fim da história. Agora, Deus enviou o profeta Hanani para dizer ao rei Asa que o que ele havia feito era errado. Eis o que ele disse: “porque, quanto ao SENHOR, Seus olhos passam por toda a Terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti” (2 Crônicas 16:9).
O rei Asa ficou furioso com isso. A mensagem de Hanani não lhe agradou em nada. Para garantir que não a ouvisse novamente, ele prendeu o profeta. Mas pode alguém silenciar Deus?
O rei Asa contraiu uma doença nos pés. Ele não recorreu a Deus primeiro para resolver o problema; ele recorreu aos médicos e esperou que pudessem ajudá-lo.
Se você é um verdadeiro Cristão, lembre-se: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmo 46:1). Os médicos provavelmente podem ajudá-lo, mas lembre-se também de que toda habilidade e sabedoria vêm de Deus. O Salmo 107:19 diz: “Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e Ele os livrou das suas dificuldades”. Deus certamente fará o melhor por você e, se a doença não for curada, Ele permanecerá com você até o fim. Ele promete: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5).
Por dois anos, o rei Asa sofreu com essa doença até finalmente morrer. Deus não Se esqueceu daquela vitória alegre em sua juventude, mas como é triste que o rei Asa não tenha continuado a confiar em Deus. E é triste que ele tenha ficado furioso quando o profeta lhe disse que o que ele havia feito era errado. Ele não morreu triunfantemente.
E Deus Se lembra de como você confiou n’Ele um dia, talvez anos atrás. Ele não mudou. Sua sabedoria, amor e poder são para sempre os mesmos. Ele te amou o suficiente para enviar Jesus para morrer por você. Confie n’Ele agora e volte-se para Ele todos os dias da sua vida.
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”
Salmo 46:1
A História de Dois Reis (Parte 1)
2 Crônicas 18
O rei Josafá foi visitar o rei Acabe, mas talvez teria sido melhor se ele tivesse ficado em casa. Josafá era um homem amigável e achou que uma visita a Acabe seria uma boa ideia. Então, foi com grande alarde real, e Acabe lhe ofereceu um grande banquete. Um rei deveria ter um bom jantar, mas imagine o banquete requintado para dois reis! E todos os seus servos também compartilharam o banquete.
Acabe pensou que ali estava uma oportunidade de obter ajuda na luta contra Ramote-Gileade. Então, perguntou a Josafá: “Você irá comigo à batalha?”
“Sim”, disse Josafá. “Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra”.
Espere um minuto, Josafá. Você é um verdadeiro crente, e Acabe não é! Por que você foi e por que festejou com ele? Agora você vai compartilhar as batalhas dele. Se você for um verdadeiro crente, Deus lhe dará forças para dizer “Não”.
Tenham cuidado, meninos e meninas Cristãos. Perguntem a Deus se devem compartilhar algo com os incrédulos. Satanás tem armadilhas nesse caminho. E vocês farão outros crentes tropeçar também.
O crente Josafá tinha algumas dúvidas em sua mente, então sugeriu consultar a palavra do Senhor sobre o risco de lutar contra Ramote-Gileade. “Está bem”, disse Acabe. E convocou quatrocentos profetas, que trouxeram boas notícias de sucesso. “Sim”, disseram eles. “Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei”.
Mas Josafá não ficou satisfeito com a resposta. Talvez tenha notado que aqueles profetas falavam de “Deus”, e ele falava do “Senhor”.
Você também já percebeu isso? Os incrédulos podem falar de Deus, mas raramente dizem uma palavra sobre o Senhor Jesus Cristo. Os verdadeiros crentes reconhecem que Ele é o seu Senhor e Salvador.
“Existe outro profeta do Senhor além dele?” perguntou Josafá.
“Sim”, disse Acabe, “porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal”.
O que mais nós, verdadeiros crentes, podemos dizer a você se você não tem um Salvador? Não queremos confortá-lo com mentiras. Deus diz que você é um pecador perdido, e é verdade. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). E se você morrer como um pecador perdido, sua eternidade será tragicamente toda má! Mas podemos lhe dizer com alegria que nosso Senhor Jesus Cristo é o Salvador dos pecadores, e o próprio Deus não tem outro caminho: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).
Então Acabe concordou em chamar Micaías, o único profeta do Senhor, para que ouvissem sua profecia. A princípio, ele concordou com todos os outros, mas Acabe sabia que aquela não era a verdadeira mensagem. Então Micaías disse a verdade: “Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor”. E Acabe entendeu imediatamente o significado da mensagem.
Acabe disse a Josafá: “Não te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom, porém sempre o mal?” Então Acabe tomou sua própria decisão: ele acreditou nos quatrocentos profetas em vez de acreditar em Micaías, o profeta do Senhor.
O que você fará? Você acreditará no que a maioria diz ou acreditará na Palavra de Deus? “Para sempre, ó SENHOR, a Tua palavra permanece no céu” (Salmo 119:89).
Talvez você queira saber mais sobre a batalha daquele dia. Se você acha que sabe o que aconteceu, não tenha tanta certeza. A próxima história lhe contará o que aconteceu.
“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”
Romanos 10:9
A História de Dois Reis (Parte 2)
2 Crônicas 18
Havia um pequeno detalhe que Acabe precisava cuidar antes de entrar em batalha. Na história passada, lemos que Micaías foi o profeta do Senhor que previu que Acabe perderia a batalha. Acabe o odiou e disse: “Colocai este homem na casa do cárcere; e sustentai-o com pão de angústia, e com água de angústia, até que eu volte em paz” (2 Crônicas 18:26).
Mas, de alguma forma, Acabe ainda tinha a sensação de que o Senhor estava contra ele, então pensou que seria mais seguro se disfarçar e não usar seu manto real na batalha. Assim, talvez o inimigo não pudesse identificá-lo. Mas então ele disse a Josafá para usar seu manto real!
Você acha que Deus não saberá quem você é quando estiver diante d’Ele? Alguém pode se esconder em lugares secretos onde Deus não o encontrará? Não. Ele conhece até os segredos do seu coração! O Salmo 44:21 diz: “Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois Ele sabe os segredos do coração”. Agora é a hora de ir a Ele com seus pecados para que Ele o purifique por meio do precioso sangue de Cristo. Então, ao invés de encará-Lo em julgamento, você poderá esperar por aquele dia feliz em que Ele o receberá em Sua morada no céu.
É claro que os soldados inimigos viram Josafá imediatamente em seu traje real. Eles receberam ordens de seu líder: “Não se preocupem com os outros! Lutem contra o rei!” E o ataque a Josafá veio de todos os lados ao mesmo tempo. O que o rei crente poderia fazer?
Deixe-me dizer-lhe, caro amigo crente, que há uma coisa que você pode fazer. Deus não prometeu que você nunca morrerá, mas prometeu que você é d’Ele para sempre! Ele diz: “invoca-Me no dia da angústia” (Salmo 50:15), e você descobrirá que Ele cumpre Sua promessa por toda a eternidade! Mesmo na morte, Ele responde: “Este é meu”.
O rei crente Josafá clamou ao Senhor, e Deus desviou os soldados dele. Foi Deus Quem fez isso, porque Josafá conhecia o Senhor, e o inimigo, não. Deus tem poder sobre as pessoas, mesmo que elas não O conheçam.
É claro que os soldados naquela época não tinham armas de fogo, mas tinham lanças e flechas, e eram arqueiros treinados. Um soldado inimigo concentrou toda a sua força lançando sua flecha poderosamente contra alguém... sem um alvo específico. Foi apenas um palpite.
Todos os soldados usavam armaduras, e as armaduras tinham articulações para que os soldados pudessem se mover. A poderosa flecha daquele soldado inimigo atravessou uma articulação da armadura de Acabe, e Acabe percebeu que estava mortalmente ferido. Seu único abrigo foi ser carregado para fora da batalha, onde assistiu de longe até o pôr do sol, e então morreu.
Um funeral real provavelmente aconteceria, mas era tarde demais para mudar o destino do rei Acabe. A morte fecha a porta da oportunidade para todos, e para sempre, como aconteceu com o rei Acabe. Venha agora ao Salvador que o ama e morreu por você, antes que a sua porta da oportunidade se feche para sempre.
“E invoca-Me no dia da angústia”
Salmo 50:15
A Rainha Estava com Medo
Ester 4 e 5
Talvez algumas moças usem muita maquiagem e tintura de cabelo para se embelezarem, mas Ester não. Todas as outras moças se esforçavam ao máximo, mas todas concordavam que Ester era a mais bonita de todas. O rei também achou, e Ester tornou-se rainha. Mas o rei era um homem ocupado, e já fazia um mês inteiro que ele não tirava um tempo para ver sua rainha. Susã, o palácio onde moravam, era um lugar muito grande.
A rainha Ester era uma órfã judia que foi criada por seu tio Mardoqueu. Somente damas eram permitidas na parte do palácio onde ela agora residia como rainha, então seu tio saía todos os dias para compartilhar as novidades com Ester, que lhe era tão querida.
Um dia, as notícias de Mardoqueu foram ruins, muito ruins. O rei tinha um conselheiro especial chamado Hamã, e esse homem mau disse que pagaria uma recompensa enorme para destruir todos os Judeus do reino.
Concordo, disse o rei. Escolha o dia e escreva a ordem, e eu a assinarei. E Hamã assim o fez, e a ordem foi enviada às pressas, e o rei e Hamã sentaram-se para beber.
Mas sabe de uma coisa? Você pode ficar muito bravo com alguma coisa, mas não pode mudar a Palavra de Deus, não importa quem você seja. Nada nem ninguém no mundo pode mudar o plano de Deus.
Deus tem um plano maravilhoso. Ele enviou Seu Filho amado, Cristo Jesus, ao mundo para salvar pecadores. O diabo não gostou desse plano e tentou matar Jesus mesmo quando Ele era um Bebê, para que Ele não pudesse ser o seu Salvador. Não funcionou. Então, o diabo queria que as pessoas jogassem Jesus de um penhasco ou O matassem com pedras..., mas o diabo não conseguiu vencer!
O plano de Deus era que Jesus entregasse a Sua vida na cruz por pecadores, o que Ele fez. Então, agora o diabo tentará impedi-lo de ouvir a Palavra de Deus e o encherá de mentiras sobre ela. Mas a Palavra de Deus permanece verdadeira para sempre! Assim como Deus tem um plano para a salvação de pecadores, Ele tinha um plano para salvar o povo Judeu. Continue lendo a história e veja o que aconteceu.
Mardoqueu enviou uma mensagem à rainha Ester para que ela implorasse ao rei pela vida de seu povo, os Judeus. Mas ela estava com medo. Tinha razão para ter medo, porque o rei não ouvia ninguém. Ele carregava um cetro de ouro em sua mão, e se você entrasse em sua presença sem ser convidado, isso poderia significar a morte para você... sem segunda chance! Ele era um homem poderoso. Mas o nosso Deus é Todo-poderoso!
Não é de se admirar que a rainha Ester estivesse com medo. Se ela fosse à presença do rei sem ser convidada, ele poderia ordenar sua morte! Ela implorou a Mardoqueu e a todos os seus amigos que jejuassem (não comessem nada), para provar que também se importavam. Depois de jejuar por três dias, ela foi até o rei. O que ele diria?
Gostaria de saber se você sabe que o próprio Deus, que inspirou esta história, e as pessoas que participaram dela, se importam muito com você neste momento. Sabemos a resposta de Deus se você vier a Jesus. Sabemos que o próprio Jesus convida você repetidamente. “O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Por que você está esperando?
Quando a rainha Ester se aproximou do rei, ele estendeu o cetro de ouro, e a rainha se aproximou e tocou a ponta do cetro. Foi um gesto silencioso de boas-vindas, e significava vida para ela – não morte!
Agora pense nas boas-vindas muito, muito melhor que o nosso Deus lhe dará. Se você vier em nome de Jesus, não há dúvidas sobre a sua recepção. E é vida eterna que Ele concede, não apenas a honra de um rei que morreu há muito tempo.
Assim que o rei deu as boas-vindas à rainha Ester, ela disse: “Se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que lhe tenho preparado” (Ester 5:4). E o rei concordou de bom grado, e Hamã também. Tudo parecia estar dando certo, exatamente como o perverso Hamã esperava. Ele foi para casa e se gabou para sua família e amigos, mas esse não é o fim da história. Deus nos conta um segredo que Hamã desconhecia.
Você está percebendo em sua vida hoje que as coisas parecem estar dando certo? Este também não é o fim da história para você, porque você é um pecador. E se a questão dos seus pecados não for resolvida entre você e Deus, nenhuma quantidade de ostentação ou aprovação de amigos jamais a resolverá. Deus diz:
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”
Provérbios 28:13
O que Aconteceu com Hamã?
Ester 5 e 6
O banquete da rainha Ester estava marcado para o dia seguinte. Hamã foi para casa e se gabou do convite real. Então, acrescentou: “Mas há um problema: todos se curvam diante de mim, exceto Mardoqueu, o judeu. Enforquem-no!” Disse sua esposa. “Construam uma forca de quinze metros de altura para que todos possam ver!” Hamã concordou, e a forca foi construída.
Mas o relato bíblico nos conta algo que Hamã não sabia. Dois porteiros do palácio de Susã estavam irados com o rei e cochicharam sobre seu plano para matá-lo. Mardoqueu, tio da rainha Ester, soube desse plano secreto para matar o rei e o contou ao rei. Os dois supostos homicidas foram executados, e essa conspiração, assim como o que disse Mardoqueu ao rei, foram registradas nos livros de história do reino.
O rei teve uma noite ruim depois de aceitar o convite da rainha Ester e simplesmente não conseguia dormir. “Tragam-me os livros de história”, disse ele aos seus servos. “Agora leiam para mim”. Quando foi lido o relato da conspiração dos dois porteiros para matá-lo, ele perguntou: “como Mardoqueu foi recompensado por me contar sobre a conspiração?”
“Ele não recebeu nenhuma recompensa”, disse o leitor.
Certamente Deus faz com que as pessoas se lembrem, mas às vezes Ele nos faz esquecer. Você tem pecados na sua vida que deseja esquecer? A menos que seus pecados sejam tirados pelo sangue de Cristo, eles voltarão para atormentá-lo para sempre! Você não quer vir a esse Salvador maravilhoso agora mesmo para ser lavado de seus pecados? Ele promete reservar um lugar para você no céu, onde não haverá tristeza – apenas alegria.
Então o rei perguntou quem estava no pátio. Apenas Hamã estava lá, chegando cedo para pedir permissão para enforcar Mardoqueu na forca alta que ele havia construído para esse fim. Antes que Hamã pudesse perguntar sobre o enforcamento de Mardoqueu, o rei lhe perguntou: “O que se deve fazer ao homem a quem o rei se agrada honrar?”
“Claro, sou eu”, pensou Hamã, e ofereceu todas as honrarias que pôde imaginar – o cavalo do rei para cavalgar, as roupas mais elegantes e um anunciador para anunciar ao povo que aquele homem foi honrado pelo grande rei. Então o rei ordenou: “Faça tudo o que você disse ao Judeu Mardoqueu!”
Hamã não pôde recusar a ordem do rei. Ela foi cumprida, em cada palavra, e ele voltou para casa, para sua esposa, em total miséria. Todo o seu plano tinha virado de cabeça para baixo!
Meninos e meninas, e adultos também, não deixem que isso aconteça com vocês. Rendam-se ao Senhor Jesus Cristo agora mesmo e vocês descobrirão que, no devido tempo, vocês também compartilharão as honras d’Ele. Ele conhece todos os seus pecados secretos, mas Ele os ama mesmo assim e quer que vocês compartilhem o céu com Ele próprio.
O banquete da rainha Ester foi apenas o começo. Ela ofereceu outro no dia seguinte, e foi então que derramou suas lágrimas e seu desejo esperançoso pela segurança de seu povo. Ela implorou ao rei pela vida do povo Judeu.
“Quem planejou esse crime?” Perguntou o rei, e ela colocou a culpa em quem ela deveria cair – em Hamã – que estava sentado ali.
O rei ficou furioso! Ele saiu para o jardim do palácio. Enquanto estava fora, Hamã implorou à rainha por sua vida, mas era tarde demais. Quando o rei retornou, um dos servos sugeriu que Hamã fosse enforcado na forca que ele havia construído para Mardoqueu. E foi isso que aconteceu.
Você se identificou com essa história? Você pode vir a Jesus com ousadia, sem medo, e dizer a Ele que é um pecador e que deseja que Ele te lave dos seus pecados. Ele salvará você, não apenas por hoje, mas para sempre!
Ou você pode se recusar a vir. Então, seu lugar também é nesta história, não apenas por um dia, mas para sempre naquele lugar terrível onde o fogo nunca se apaga. Você está urgentemente convidado a vir e ser alegremente purificado de todo pecado. “O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7).
“Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende”
Lucas 15:7
Um Homem Chamado Habacuque
Habacuque 3
É difícil para você dizer o nome deste homem? Um dos livros da Bíblia leva o nome dele. Veja se consegue encontrá-lo. Aqui vai uma dica: está no Velho Testamento.
Habacuque foi um dos profetas de Deus e um verdadeiro homem de fé durante um período muito difícil para o povo de Israel. Mas creio que você descobrirá que a história dele tem um final muito feliz.
Talvez você se lembre de que Deus deu a Israel os Dez Mandamentos, que eram muito sábios e bons. Israel era uma nação feliz naquela época. Eles tinham muito Sol e chuva para seus jardins e campos. Os pais e mães eram fortes e saudáveis, e eles tinham muitos filhos saudáveis e felizes.
MAS, eles não obedeceram a Deus. (Sempre há um “mas” se você ouvir a voz errada.) Em vez disso, escolheram seu próprio caminho e se afundaram cada vez mais no pecado. Deus os amava demais para deixá-los continuar com suas próprias escolhas.
O que Deus enviou? Problemas. E Ele envia problemas para a sua vida também, porque Ele te ama muito, e Ele sabe o fim da estrada se você escolher o seu próprio caminho. É como se Ele estivesse dizendo a você: “Me escute! Você vai me ouvir?”
Havia outra nação, os caldeus, que não se importavam nem um pouco com Deus, e eles tinham temperamentos muito explosivos e espadas afiadas. Eles atacaram Israel, lutaram e venceram. Israel foi destruído, e os homens fortes foram mortos ou presos. Deus enviou campos áridos e secos para as terras deles. Não havia frutas nas árvores, nem uvas nas videiras, nem azeite para cozinhar, nem trigo, arroz ou cevada, e nenhuma vaca ou ovelha para carne. O que sobrou?
Você já se sentiu assim? Tudo se foi, não sobrou nada e tudo o que você consegue fazer é chorar? Há muitos no mundo que se sentem assim. Há alguns que podem ter muitas coisas, mas nada os satisfaz, e o coração deles está partido. Eles só querem se matar. É possível ter um final feliz depois de tudo isso?
Ouça, e você ouvirá o cântico de triunfo e alegria de Habacuque quando tudo o mais se foi. “Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força… Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda” (Habacuque 3:18-19).
Você realmente quer dizer que Habacuque estava alegre quando perdeu tudo? Bem, havia uma coisa que ele não havia perdido. Ele tinha o amor de Deus em seu coração para sempre! E ele O conhecia como o Deus da sua salvação. Ele não sabia, como você e eu sabemos, que Deus havia dado Seu único Filho para morrer pelos pecadores, pois isso ainda não havia acontecido. Mas ele sabia que Deus era fiel para sempre e estava pronto para cantar sobre isso. Ele não tinha um grande coral, mas tinha sua própria voz alegre e queria que todos soubessem, então tocou um instrumento de cordas, como uma harpa.
Queremos que você saiba também. Se você perder algo hoje, ou talvez perder alguém que você ama muito, lembre-se de que JESUS É PARA SEMPRE! Se você for salvo, nunca poderá perder Jesus, porque Ele não pode perder você! “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” (Hebreus 13:8). E Ele diz: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5).
“Eis que Eu estou convosco todos os dias”
Mateus 28:20

Comentários