Maravilhosas Histórias de Deus (Semana 3/24)
- Vovó Smith
- 18 de mai.
- 20 min de leitura

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
A História de um Homem Grande
1 Samuel 17
Ele provavelmente teria batido a cabeça no topo da porta da frente, pois tinha quase três metros de altura e não era magro. Além disso, tinha uma voz estrondosa para combinar. A Bíblia diz que ele era um dos da família dos gigantes.
Este homem grande viveu muito antes das armas e bombas. Então, quando saia e gritava suas ameaças contra o povo que odiava, os filhos de Israel, isso era suficiente para fazer até a pessoa mais corajosa tremer. Ninguém queria lutar contra ele. 'VENHA E LUTE!', ele gritou. Mas ninguém veio.
Um dia, no entanto, alguém apareceu para lutar contra ele. Quem poderia ser ousado ou forte o suficiente para aceitar um desafio como esse? O jovem rapaz que veio não era realmente forte, mas conhecia Alguém que o gigante não conhecia. Ele conhecia Deus.
Eu me pergunto se você O conhece: Deus, que tem todo o poder. O grande gigante não se importava com Quem Deus era, e nada aconteceu com ele. Nada, até que...
O rapaz que veio ao vale para enfrentar o gigante já havia confiado em Deus, e Ele lhe dera força para matar um leão e um urso apenas com suas mãos, a fim de salvar suas ovelhas. O nome do rapaz era Davi.
O gigante parecia depender de muito equipamento para lutar. Ele usava um capacete de bronze, uma pesada couraça de metal, protetores de bronze nas pernas, mais proteção nos ombros e uma lança enorme, tão pesada que um homem comum não conseguiria levantá-la. Além disso, havia alguém na frente dele carregando o seu escudo. Ele parecia contar com alguns deuses também, mas confiava principalmente no seu tamanho e no equipamento caro para protegê-lo de qualquer adversário que ousasse enfrentá-lo.
O jovem Davi tinha uma bolsa de pastor, onde havia colocado cinco pedras cuidadosamente selecionadas, e carregava uma funda. Isso era tudo. Bem, não exatamente. Lembre-se: ele estava confiando em Deus.
O gigante gritou com sua voz alta e estrondosa que iria alimentar as aves do céu com o corpo desse jovem. Mas ouça a resposta de Davi: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a Quem tens afrontado... e toda a Terra saberá que há Deus em Israel... porque do SENHOR é a guerra” (1 Samuel 17:45-47). Então o gigante se aproximou, e Davi correu para encontrá-lo. Uma pedra, lançada durante a corrida, afundou na testa do gigante. Ele caiu de cara no chão, e toda aquela armadura pesada somou-se ao poderoso barulho de sua queda.
Quem venceu? Foi Deus Quem venceu. E é sempre Deus Quem vence. Seu Filho, o Senhor Jesus, já venceu o pecado e Satanás quando morreu e ressuscitou. E um dia, em breve, Seus inimigos dobrarão os joelhos diante d’Ele e confessarão que Ele é o Senhor de tudo.
De que lado você está? Quando o gigante caiu, muitos em seu exército podem ter desejado mudar de lado ao ver os homens correndo para o lado de Davi. No entanto, eles se viraram e fugiram sem lutar. Porém, não haverá fuga quando Jesus retornar como o Vencedor.
Você pode tomar essa decisão agora mesmo. Corra para Ele, não para longe d’Ele. Ele prometeu: “O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Não há como Ele recusar você se você vier agora, pois Ele o ama e morreu por você.
De que lado você está?
“O que confia no SENHOR está seguro”
Provérbios 29:25 (ARA)
É o Suficiente
1 Reis 17
É maravilhoso estar satisfeito. Contudo, alguns dos nossos leitores estão sempre com fome, outros estão frequentemente doentes, e a maioria de nós está sempre querendo o que não tem. Esta é a história de uma mãe que teve o suficiente, mesmo quando aqueles ao seu redor ficavam mais magros e famintos a cada dia.
O país onde essa mãe vivia estava sem chuva havia três anos. As plantações nos campos e hortas secaram, as vacas deixaram de dar leite para as crianças e não havia alimento no jantar. Ninguém tinha comida suficiente, e os sorrisos eram raros.
Esta pobre e magra mãe tinha um garotinho e uma panela com apenas um punhado de farinha no fundo. Ela também tinha uma garrafa com um pouquinho de óleo. Infelizmente, tudo o que podia fazer era procurar dois gravetos para acender uma pequena fogueira e cozinhar uma panqueca para os dois. Depois disso, sua comida acabaria, e eles morreriam de fome. Não havia mais nenhuma esperança.
Que situação triste para essa mãe e seu filhinho. Eles não tinham o suficiente. Talvez você tenha muito mais do que ela tinha, mas perderá tudo quando morrer. O que terá então? Será o suficiente? Se você tem Jesus como seu Salvador, você tem o suficiente. Nada, nem mesmo a morte, pode tirar você do Salvador que ama você.
Deus sabia tudo sobre essa pobre mãe. Enquanto ela procurava gravetos para acender o fogo, ouviu Elias chamando por ela no portão da cidade. Elias era o mensageiro de Deus para o Seu povo, Israel. Ele pediu a ela um pouco de água. Ela foi pegar a água para o viajante, mas então ele também pediu um pedaço de pão.
A resposta dela é surpreendente, pois vivia em um país onde Deus não era conhecido. Ela disse: “Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo”. Sua resposta era verdadeira. Então, ela contou a ele com sinceridade sobre aquele pouquinho de farinha e óleo e seu plano para que ela e seu filho comessem e depois morressem.
É maravilhoso contar a verdade a Deus. Talvez você demore mais tempo para listar tudo o que tem, mas pode acabar do mesmo jeito: usar tudo e depois morrer.
“Faze dele primeiro para mim um bolo pequeno”, disse Elias, “e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho”.
Se você fosse essa mãe, ficaria de boca aberta diante de tal impossibilidade? Não havia farinha e óleo suficientes nem para fazer um pequeno bolo para ele comer, quanto mais outro para ela e seu filho. Você se viraria e deixaria de ouvir?
Mas a mensagem de Elias veio de Deus. A mensagem de Deus para você pode ser exatamente o que você não quer ouvir – que você é um pecador sem esperança e não pode fazer nada para ganhar o céu para si mesmo. Continue ouvindo! A Palavra de Deus é verdadeira, de capa a capa!
“Não temas”, disse Elias. E esta foi a promessa de Deus: “A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a Terra” (1 Reis 17:14). Você entende essa promessa? Sempre haveria um pouco de farinha na panela e um pouco de azeite na botija, enquanto ela precisasse. Deus não prometeu uma panela cheia ou uma botija cheia. Apenas o suficiente. O suficiente para cada dia que viesse. Se ela não usasse tudo a cada dia, não se acumularia.
Você não precisa perguntar se a promessa de Deus se cumpriu. Suas promessas sempre se cumprem. “Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR”.
Cada um de nós que está vivendo agora pode dizer que tem do nosso bendito Senhor Jesus tanto quanto deseja d’Ele, e nossa vida mostra o quanto O queremos. Nosso estômago pode estar cheio ou vazio, mas não é aí que mora nossa felicidade. É o próprio Senhor Jesus que é suficiente para cada dia e nos dá a verdadeira felicidade.
Você pode se perguntar por que a Bíblia não nos diz que ela compartilhou essa comida com seus vizinhos, que também estavam morrendo de fome. Talvez eles não estivessem dispostos a crer no Deus vivo e em Suas promessas. Não posso compartilhar minha salvação com os outros, mas posso dizer a eles que venham a Jesus para a sua própria salvação. Você virá e crerá? Ele prometeu: “o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37).
Contaremos mais sobre essa mãe e seu filho na próxima história.
“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu nome”
João 20:31
Mais Sobre a Mãe e Seu Filho
1 Reis 17
Você se lembra da história recente da mãe que teve comida suficiente para ela, para seu filho pequeno e para Elias durante todo o período de fome? Porém, a vida não foi só alegria depois disso. Essa mãe ainda tinha lições a aprender. Deus permitiu que dificuldades surgissem em sua vida, deixando-a confusa, triste e um pouco brava. Por que Deus permitiria tanta tristeza depois de tudo o que aconteceu?
Seu único filho estava doente, tão doente que parou de respirar. Ela abraçou o pequeno corpo sem vida e chamou Elias, o mensageiro de Deus, que tinha um quartinho no sótão da casa dela. “Que tenho eu contigo, homem de Deus?” disse ela, “vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniquidade, e matares a meu filho?”
Ela não estava errada ao afirmar que Deus havia tirado a vida da criança, mas não conhecia o coração de Deus. Sua consciência estava perturbada por causa de pecados do passado, e ela não conhecia o Deus que pode trazer de volta a vida.
E você? Já descobriu que o precioso sangue de Jesus tem poder para apagar completamente todo vestígio de seu pecado no registro de Deus? Você conhece o Salvador que ressuscitou dentre os mortos e que vive no céu neste exato momento? Conhecê-Lo é um alívio e uma alegria incomparáveis.
“Dê-me o teu filho”, disse Elias. Ele pegou o menino dos braços dela e o carregou até seu pequeno quarto e o deitou em sua própria cama. Mas Elias também ficou intrigado. Por que Deus envia tristeza a Seus filhos? Talvez não saibamos agora, mas saberemos algum dia. Elias clamou ao Senhor e então se estendeu sobre o menino três vezes. “Ó SENHOR meu Deus”, ele disse, “rogo-Te que a alma deste menino torne a entrar nele”. E Deus restaurou a alma do menino, e ele começou a respirar novamente. Então Elias o levou até sua mãe. “Vês aí”, ele disse, “teu filho vive”!
Mas enquanto aquela mãe esperava de braços vazios, ela havia aprendido algo. “Nisto conheço agora”, ela disse, “que tu és homem de Deus, e que a Palavra do SENHOR na tua boca é verdade”. (Devemos lembrar que antes que a Bíblia fosse escrita, a Palavra de Deus veio por meio de Seus profetas, como Elias.)
O suprimento de comida não lhe ensinou que a Palavra de Deus é a verdade, mas a tristeza lhe ensinou. “Nisto conheço agora”, ela disse. Você sabe? Você tem certeza de que seus pecados estão resolvidos diante de Deus? E que você realmente crê que a Palavra de Deus é a verdade? Se sim, sua vida terá um final feliz no céu, não importa quais sejam os problemas agora. Deus é fiel. Você confiará n’Ele agora?
“Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”
Romanos 8:28
“A Tua Palavra [de Deus] é a verdade”
João 17:17
Perdi a Lâmina do Machado
2 Reis 6
Não foi uma surpresa agradável. Um lenhador não pode fazer muito quando, de repente, percebe que colocou toda a sua força em um golpe poderoso e a lâmina de ferro do machado subitamente se desprendeu, voando pelos ares, enquanto ele permanece segurando apenas o cabo. Isso definitivamente não é uma boa surpresa.
Assim foi que aconteceu: um grupo de jovens, filhos dos profetas, vivia junto na terra de Israel. Decidiram que seus alojamentos eram pequenos demais e que deveriam encontrar um bom lugar para construir um novo espaço.
Eles encontraram o local ideal próximo ao Rio Jordão e tinham à disposição um suprimento de machados para realizar o trabalho. Contudo, havia mais um ponto a considerar: eles queriam que Eliseu fosse com eles? Eliseu era conhecido como um homem de Deus.
Quando você faz um plano como esse, deseja que um homem de Deus esteja ao seu lado? Nos dias de hoje, pode ser difícil encontrar um homem de Deus disponível para acompanhá-lo, não apenas para abençoar o trabalho ao final, mas para estar presente em cada movimento e conversa. Contudo, você pode levar uma Bíblia consigo e lê-la diariamente, além de orar sobre cada pequeno problema que surgir e agradecer por tudo o que Jesus já fez por você. É assim que você encara seus projetos? Deus está disposto. E você?
Os homens pediram a Eliseu que os acompanhasse, e ele respondeu: “Eu irei”. Então, começaram a trabalhar. Um dos homens, que não possuía machado, pegou um emprestado e ajudou no trabalho enquanto todos começavam a cortar as árvores para a construção com as toras. Os machados estavam em movimento, e as lascas voavam por toda parte. De repente, um dos trabalhadores percebeu que estava segurando apenas o cabo de madeira, pois a cabeça do machado havia se soltado e caído no rio com um grande “tchibum”.
Agora, esse trabalhador tinha um problema, mas sabia exatamente a quem recorrer.
E você? Quando enfrenta um problema, não diga palavras ruins. Não demonstre impaciência ou raiva; conte a Deus sobre isso. Ele está bem ali, pronto para ajudar, se você buscar Sua ajuda, e Ele tem a resposta. Ele Se importa com o seu problema porque ama você.
Eliseu estava bem ali, e o trabalhador gritou: “Ai, meu senhor! Ele era emprestado” (2 Reis 6:5)! Isso agravou o problema. Como ele poderia devolver um machado emprestado se este estivesse perdido?
Eu pergunto: você sabe que sua vida não pertence a você? Ela pertence Àquele que lhe deu um coração pulsante antes mesmo de você nascer. E o problema da sua vida emprestada torna-se ainda maior se você é um pecador perdido. Mas estamos aqui para lhe dizer que Deus tem a resposta, porque Ele enviou Seu Filho para morrer por você.
Onde caiu? perguntou Eliseu.
O trabalhador mostrou-lhe o local, mas o problema permanecia. A lâmina de ferro do machado continuava no fundo do rio, e o desejo não a trazia de volta. A oração também não a fazia subir. O ferro é mais pesado que a água, e ali estava, fora de vista, na lama, pois o Jordão é um rio lamacento. Eliseu não conseguiu recuperá-la.
Eu me pergunto se você sabe que o próprio Deus não pode salvá-lo sem a morte de Seu Filho unigênito. Talvez você chore sobre seus pecados todos os dias, mas Deus não pode salvá-lo sem o precioso sangue de Cristo para remover seus pecados. O perdido continua perdido.
Então, Eliseu cortou um pedaço de pau. Ninguém lhe pediu para fazer isso; ele o fez por iniciativa própria e o lançou na água. A água não teve poder sobre o pedaço de madeira, pois este não era pesado e não afundou. E você sabia que a morte não teve poder sobre o Senhor Jesus quando Ele morreu na cruz? Nós morremos porque não temos escolha, mas Jesus entregou Sua vida de forma voluntária. Ele é “o Filho de Deus, o Qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).
Quando aquele pedaço de madeira tocou a água, aconteceu um milagre: a lâmina do machado flutuou! Era a mesma lâmina de machado que havia se perdido, mas agora possuía um novo poder. Ela não flutuou, ela nadava! (ARC) Havia, naquele momento, um poder concedido por Deus, que estava acima do poder da gravidade, que impedia que a lâmina afundasse.
Você deseja esse poder? Somente Deus pode concedê-lo a você. O mesmo menino ou menina que estava perdido agora pode alcançar a vitória sobre o pecado e a morte pelo poder de Deus. E esse poder deve ser usado se você deseja viver para Jesus. Ele é o Salvador que conduz para o lar eterno. Você confiará nele agora?
“Levanta-o”, disse Eliseu. O trabalhador estendeu a mão e pegou a lâmina do machado. E é aí que devemos deixa-lo. Não nos é revelado mais nada sobre aquele machado, talvez porque Deus deseje que você mesmo dê um final à história.
O que você fará com a nova vida que Deus lhe deu? Você a dedicará a Ele, usando o maravilhoso novo poder que Deus lhe dá? Não é possível dizer em palavras o quão maravilhoso é saber que pertencemos a Ele agora e que Ele transformará nosso corpo em um corpo glorificado, onde a morte não terá poder algum.
“O evangelho de Cristo... é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”
Romanos 1:16
Avô de Josias
2 Crônicas 33
Josias era um pequeno príncipe da família real de Judá. Seu pai, Amon, ainda era apenas jovem quando Josias nasceu, mas já demonstrava ser um jovem extremamente mau.
Mas havia havia algo notável sobre o avô de Josias. Ele reinou em Jerusalém por 55 anos e, por grande parte desse período, foi um rei muito mau. Entre outras atrocidades, ele foi responsável pela morte de pessoas inocentes. Deus enviou vários avisos, mas ele se recusava a ouvir. Dificilmente você encontrará um relato de alguém mais perverso do que o avô de Josias. Seu nome era Manassés.
E então algo aconteceu. Quando Manassés alcançou a meia-idade, Deus interveio de forma inesperada e o deteve. Deus permitiu que capturassem Manassés, acorrentando-o com pesadas correntes e levando-o para a distante cidade Babilônia. Sem seu palácio e seu poder, Manassés teve tempo para pensar sobre as mensagens que ouvira sobre o Deus do céu. Em sua miséria, ele estava finalmente pronto para confessar os pecados do seu coração e de sua vida. Este grande rei de Judá entendeu que era apenas um pecador culpado aos olhos de Deus, a Quem ele havia desprezado.
Você acha que o grande Deus de santidade ouviria a oração de um homem tão mau? Ele certamente ouviu. Quando o Filho de Deus, o Senhor Jesus, estava aqui na Terra, foi dito sobre Ele: “Este recebe pecadores” (Lucas 15:2). “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Deus estava pronto para salvar aquele rei arrependido em sua miséria, e Ele está pronto para salvar você agora mesmo. Você está arrependido de seus pecados? “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).
Não consigo explicar como, mas, de alguma forma, Deus, em Sua misericórdia para com Manassés, lhe devolveu o trono real em Jerusalém (ele voltou a ser rei), e agora ele era um novo homem. Já não desejava deuses falsos, nem crueldade ou homicídio. Em vez disso, ele queria edificar a cidade e protegê-la por amor ao Senhor. O povo obedeceu a ele, mas o coração deles não mudou.
Este era o avô que o pequeno Josias conhecia. O menino ouviu boas palavras vindas dele sobre o Deus verdadeiro, e Josias as escutou e se lembrou. Ele tinha apenas seis anos quando o velho homem morreu, mas, mesmo sem ter uma Bíblia, a Palavra de Deus entrou profundamente em seu coração, e ele guardou essas palavras.
Seu jovem pai tornou-se rei quando o avô morreu, e o rei Amon era tão perverso quanto seu próprio pai havia sido em seus piores dias. O pequeno Josias ouviu e presenciou muita maldade nos dois anos em que seu pai reinou, mas nada apagou de seu coração as palavras que Deus havia plantado ali.
Você tem seis anos ou mais? Você escuta e guarda no coração a Palavra de Deus quando ela é falada a você? Saiba que você já tem idade suficiente para ouvir e lembrar, isso mudará sua vida.
Nossa próxima história contará o que aconteceu com o garotinho Josias.
Josias, o Rei
2 Crônicas 34 e 35:1-19
Josias tinha seis anos quando seu avô faleceu. Seu jovem pai reinou por apenas dois anos e, agora, com apenas oito anos de idade, Josias se tornou rei, assentando-se naquele grande trono de Judá.
Provavelmente ele aprendeu e brincou como os meninos costumam fazer até os dezesseis anos, e durante todo esse tempo a Palavra de Deus repousava como uma boa semente no coração de Josias. Porém, aos dezesseis anos, ele começou a sentir o peso de suas responsabilidades como rei e passou a buscar o único Deus verdadeiro, o Deus do Rei Davi. O pai de Josias havia sido um homem ímpio, mas aqui está uma lição para você: não permita que o mau exemplo de alguém afaste você de Deus ou o leve a fazer coisas más. Se você conhece alguém que ama e segue o Senhor Jesus, esse é o exemplo que deve ser seguido. Foi exatamente o que Josias fez. Ele conhecia a história do rei Davi, que escreveu: “O Senhor é o meu pastor”, e foi esse mesmo Senhor que Josias queria seguir também.
Josias não tinha uma Bíblia, mas aprendeu muitas coisas boas. Ele poderia ter aprendido muitas coisas ruins, como seu pai aprendeu, mas teve uma escolha a fazer, assim como você. Ele sabia que o Senhor é o único Deus verdadeiro e que toda outra adoração é falsa. Por isso, ordenou que todos os ídolos e altares usados para adorar deuses falsos fossem destruídos. Este era seu dever como rei, e ele o cumpriu.
Mas não se pode simplesmente retirar a adoração de ídolos e deixar o povo sem direção. Josias desejava que o povo adorasse o Deus verdadeiro. Para isso, enviou Safã e outros ao templo de Deus para limpar a bagunça e reparar as paredes danificadas. Hilquias, o sacerdote, estava lá para ajudá-los.
De repente, todo o barulho das vassouras, pás e martelos parou, enquanto todos pararam para ouvir uma grande notícia. Hilquias havia encontrado um livro! Em meio ao entulho, ele descobriu o Livro da Lei do Senhor, escrito por Moisés. Era uma verdadeira Bíblia! Não a Bíblia completa, pois Deus ainda não havia vindo à Terra na Pessoa de Seu Filho Jesus, e Jesus ainda não havia morrido na cruz e retornado ao céu. Mas foi uma descoberta maravilhosa, porque era realmente a Palavra de Deus.
Você sabe onde está sua Bíblia? Está debaixo de uma pilha de revistas ou esquecida na estante, sem nunca ter sido lida? Safã levou aquele livro precioso para o rei Josias. Não sabemos ao certo se o rei sabia ler, mas ele ouviu atentamente enquanto Safã lia para ele. O que foi lido deixou Josias terrivelmente triste, pois ele percebeu que o povo de Judá tinha desobedecido às leis do Senhor e estava enfrentando os julgamentos divinos. Ele entendeu que suas roupas reais não poderiam escondê-lo de Deus e, em desespero, rasgou suas próprias vestes.
Em seguida, enviou Safã para consultar o Senhor sobre o Livro. Mas lembre-se: você não precisa enviar outra pessoa para falar com o Senhor em seu lugar. Ele lhe garante: “E será que antes que clamem Eu responderei; estando eles ainda falando, Eu os ouvirei” (Isaías 65:24). Clame a Deus em nome do Senhor Jesus. Ele tem uma resposta cheia de alegria para o seu desespero, pois Jesus morreu por você! Ele está mais disposto a salvá-lo de sua desobediência do que você está em receber essa salvação.
Deus deu a Josias a resposta. Nada poderia mudar o julgamento prometido, pois Deus sempre cumpre Sua Palavra. O julgamento prometido viria, mas Deus disse a Josias que não aconteceria durante sua vida, porque Ele valorizava o seu arrependimento.
Deus dá a mesma resposta a você. Sim, o julgamento prometido virá sobre este mundo, mas, se você se arrepender e confiar no Senhor Jesus como Aquele que tomou esse juízo em seu lugar, Ele promete levá-lo para Sua casa antes que esse juízo aconteça. Você confiará n’Ele?
Josias queria adorar o Senhor, mas realmente não sabia como. Então, ele buscou no Livro da Lei do Senhor e descobriu exatamente como Deus havia instruído Seu povo a adorá-Lo. Eles separaram 30.000 cordeiros e cabritos prontos para oferecer ao Senhor. Esses animais foram sacrificados, e o sangue foi oferecido a Deus. Depois, eles os assaram, festejaram juntos e os cantores formaram um coral maravilhoso. Foi um momento de grande alegria. Josias tinha 26 anos quando esta festa da Páscoa foi celebrada. Nem mesmo o rei Salomão havia celebrado uma festa tão magnífica ao Senhor.
Você percebeu que a adoração deles começava com a morte de cordeiros como sacrifício a Deus? Se você realmente deseja adorar a Deus, deve começar da mesma forma. Mas não é preciso sacrificar um cordeiro, e sim agradecer e louvar ao Senhor Jesus, o santo Cordeiro de Deus, que já foi sacrificado por você. O festejar, a alegria e o canto vêm somente depois de crermos que Seu precioso sangue foi oferecido por nós.
Mas aconteceu outra coisa que contaremos em outra história.
“O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado”
1 João 1:7
A Conspiração Contra o Grande Rei
Ester 2:21-23 e 6
Talvez você tenha ouvido lendas sobre grandes reis de tempos passados, mas esta história não é uma lenda. Ela está registrada no Livro de Ester, na Palavra de Deus, e por isso sabemos que é verdadeira.
O rei Assuero era uma figura muito importante na terra da Pérsia. Ele tinha amigos e inimigos e possuía um coração cheio de orgulho, assim como você e eu temos. Havia dois homens que serviam na corte real e parecia ser seus amigos, mas, secretamente, eram seus inimigos e tinham um plano maligno.
Quando Jesus estava na Terra, havia muitas pessoas religiosas que adoravam a Deus em alta voz e de forma orgulhosa, mas quando Deus enviou Seu Filho amado ao mundo, os segredos de seus corações se manifestaram. “Crucifica-O, crucifica-O”, eles gritaram.
Eu me pergunto, você é um verdadeiro amigo de Deus ou é um inimigo de Deus? Quando Deus diz que “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15), você responde, “Pecadores? Eu não sou!” Então você é um inimigo de Deus. Mas ouça! É possível agora mesmo ter seus pecados perdoados livremente e ser amigo d’Ele para sempre. Continue lendo.
Não nos é dito os motivos pelos quais aqueles servos estavam conspirando contra o rei. Talvez seja porque todos nós temos diferentes motivos para sermos inimigos de Deus. Mas o plano maligno deles era se livrar daquele rei matando-o. Mas um homem chamado Mardoqueu contou o plano deles ao rei, e a vida do rei foi salva. Os dois traidores foram enforcados imediatamente.
Porém, quando nosso Jesus foi capturado em uma noite escura, Sua vida não foi salva. Aqueles homens maus não foram uma surpresa para Ele; Jesus já sabia, há muito tempo, o que iria acontecer. Havia milhares de anjos prontos, aguardando uma ordem para libertá-Lo, mas essa ordem nunca foi dada. Ele foi crucificado.
E agora, a maravilhosa verdade é que Deus nos oferece perdão! O mesmo Jesus que morreu na cruz é o Salvador que morreu por nós e ressuscitou dos mortos. Você já creu que Ele morreu por você? Há perdão para você, agora mesmo!
Algum tempo depois, o rei Assuero teve uma noite ruim. Ele não conseguia dormir e não era um homem paciente. Então ele ordenou a seus servos que trouxessem o livro dos feitos memoráveis. Os servos obedientes trouxeram os grandes pergaminhos do reino e leram para o rei.
Os registros narravam a história da conspiração contra a vida do rei, sua descoberta e o enforcamento dos dois traidores. Mas não foi escrito nada sobre uma recompensa para o informante leal que havia salvado a vida do rei.
“Que honra foi dada a Mardoqueu por isso?” perguntou o rei.
“Nada foi feito por ele”, responderam os servos.
Veja só, o alívio do rei por ter sua vida salva e sua ira contra os traidores o fizeram esquecer de recompensar a lealdade de Mardoqueu. Na mente do rei, o castigo era o mais importante. Ele recompensaria depois, se e quando se lembrasse.
Mas nosso Deus não é assim! Nunca! Ninguém na Terra ou no céu jamais fará como que Ele esqueça um ato de amor fiel feito a Si mesmo. Nosso Deus Se lembra, e Ele recompensará primeiramente todos os crentes por até mesmo um copo de água fria dado em Seu nome, antes de enviar um pecador rebelde ao lago de fogo. E Suas recompensas são duradouras.
Ao amanhecer, o rei decidiu recompensar seu servo leal, mas ele não imaginava de que forma iria recompensá-lo. Então ele pediu a seu assistente que verificasse quem estava no pátio. Lá estava Hamã, um servo muito honrado, que foi convocado para escolher a recompensa. Imaginando que fosse tudo para si, Hamã empilhou todas as honras que ele poderia pensar: roupas elegantes, joias preciosas e um desfile pela cidade com aplausos de todos. Contudo, para sua surpresa, ele descobriu que a recompensa não era para ele, e sim para Mardoqueu.
Você espera receber as alegrias eternas do céu? É melhor você ter certeza de que seguiu o plano de Deus. Se sua segurança está em Cristo, se Ele é o seu Salvador, Deus prometeu que a alegria e a felicidade eternas do céu são para você. Mas se não, leia Apocalipse 20:15 e veja que futuro terrível está diante de você.
Mardoqueu recebeu as roupas finas e o desfile com aclamações, e talvez ele tenha gostado disso, mas durou apenas por um breve tempo. O rei Assuero está morto agora, e toda sua importância e honras morreram com ele. Mas Jesus, meu Salvador, vive! Ele Se apresentará como Rei dos reis e Senhor dos senhores, será exaltado por milhões de milhões e milhares de milhares, e compartilharemos Suas honras para sempre no céu.
Se você realmente é um Cristão, você deixará o mundo saber que você é amigo de Deus? Deixe-os ver que você sabe que a Palavra de Deus é verdadeira. Deus lembrará de sua lealdade e será Ele Quem escolherá sua recompensa.
Mas se não... o que Deus pode fazer com um pecador que não quer ter Cristo? Aqui está Seu aviso:
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”
Apocalipse 20:15
Comentários