top of page

Maravilhosas Histórias de Deus - Semana 6/24

Baixe esta parte das histórias nos formatos:


Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers

ÍNDICE


O Homem que veio Correndo

 Mateus 19:16-30

  

O homem veio correndo. Ele não iria perder a chance de falar com aquele Homem maravilhoso, que poderia lhe dizer o que ele realmente queria saber. Quando chegou a Jesus, ele se ajoelhou diante d’Ele, sabendo que Ele era digno dessa honra.

 

O que esse homem queria para estar com tanta pressa de falar com Jesus? Deve ter sido algo importante que ele precisava imediatamente.

 

Sim, era. Ele era um homem rico, mas ainda tinha um vazio no coração. Ele sabia que envelheceria e, finalmente, deixaria suas posses para trás quando morresse, e queria a vida eterna. Quem, além de Jesus, poderia lhe dizer como obtê-la?

 

“Bom Mestre”, disse ele, “que bem farei para conseguir a vida eterna?”

 

Essa é uma pergunta muito estranha, não é? Alguns de nós herdamos coisas, porque nossos pais ou avós morreram e nos deixaram coisas em seus testamentos. Mas nós realmente não precisamos fazer nada para receber essas coisas, a não ser estar na família, precisamos? Mas o homem rico queria “fazer” algo para ganhar a vida eterna. O que ele poderia fazer?

 

Mas Jesus sabia, como sempre sabe, o que faltava no coração daquele homem, e então Ele disse: “Por que Me chamas bom? Não há ninguém bom, senão um, que é Deus”.

 

Acho que todos devem concordar que Jesus era bom, sempre foi bom e nunca teve um momento de nada além de bondade n’Ele. O que isso significa? ELE deve ser DEUS! Era isso que o homem estava perdendo, e muitas pessoas perdem hoje. Jesus é o Filho eterno de Deus e digno de tudo o que temos!

 

Então Jesus começou a citar-lhe alguns dos mandamentos, que ele já conhecia muito bem. “Mestre”, disse ele, “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade”.

 

Jesus sabia tudo sobre os dias de infância desse homem e sabia que ele tinha sido um bom menino. Quando Jesus olhou para ele, Ele o amou, mas sabia que havia uma coisa faltando. Jesus não havia citado os mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

 

“Falta-te uma coisa”, disse Jesus, e isso iria tocar em um ponto muito delicado para esse homem. “Vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-Me”.

 

Mas o homem era rico. Ele pensou que dar tudo era pedir demais. Ele foi embora angustiado e triste.

 

Será que ele voltou depois? Talvez, depois que ele aprendeu Quem aquele Homem maravilhoso realmente era. Talvez ele tenha mudado de ideia e tenha sido um daqueles em Atos 2:45 que estavam cheios de regozijo e louvor. Não sabemos. Mas sabemos que Jesus, que criou o céu e a Terra, nos ama tanto que Ele deu TUDO o que tinha para nos comprar com Seu precioso sangue. “Vós conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela Sua pobreza enriquecêsseis” (2 Coríntios 8:9). Nele temos o dom da vida eterna, e n’Ele temos a herança que nunca poderíamos receber fazendo qualquer coisa.

 

Espero que o homem tenha voltado para Jesus, e espero que você também venha. Nosso Jesus, que é o Filho de Deus, está acima de todos os poderes e de todo nome que é nomeado, não apenas neste mundo, mas também naquele que está por vir. Você O seguirá agora?

 

“Todo o que o Pai Me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” 

João 6:37

A História de Dois Homens

 Lucas 18:9-14

  

Havia dois homens que foram até o templo para orar. Isso foi uma boa coisa religiosa a se fazer, e eles foram ao lugar certo para orar, e ofereceram suas orações à Pessoa certa. Esse é um bom começo, não é?

 

Deus nos conta histórias como essa para nos mostrar o que acontece com nossas orações. Estamos orando para Alguém que não podemos ver, e se Deus não nos dissesse, talvez nunca soubéssemos o que acontece no céu quando nossas orações chegam lá.

 

Não demora muito para que uma pequena oração de uma criança suba até o trono onde Deus está assentado. Deus não tem problemas com distância ou ondas sonoras. Esta história traz as coisas claramente para que possamos ver o que acontece.

 

O primeiro homem era um fariseu, uma dessas pessoas que gostavam de usar vestes religiosas e fazer longas orações públicas. Ele era visto como um líder religioso, e ele orava assim: “Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros” [trapaceiros e cheios de pecado] (Lucas 18:11).

 

O que Deus pensaria de uma oração como essa? Este homem não parecia pensar que era um pecador, mas Deus diz que “todos pecaram” (Romanos 3:23). E Deus diz que todo o mundo é culpado diante d’Ele (Romanos 3:19). Sabemos com certeza que Deus ouviu sua oração, porque Ele registra cada palavra dela em Lucas 18:11, e você pode ler.

 

O fariseu continuou orando, dizendo a Deus que ele não era como o outro homem, que era um publicano. Então ele listou seus jejuns e ofertas, que são coisas das quais as pessoas não devem se gabar.

 

Suas doações são secretas? Deus tem um registro não publicado de coisas feitas por amor a Ele, mas talvez você pense que seu registro está em branco. São apenas coisas feitas por amor a Jesus que Ele pode recompensar. Mesmo que você não consiga lembrar o que está em seu registro, não se preocupe. Você não precisa se lembrar de tudo, porque Deus não esquece.

 

Então o outro homem orou. Sendo um publicano, ninguém gostava dele, porque ele era encarregado pelos romanos para cobrar impostos. Os cobradores de impostos eram desonestos, e esse homem tinha uma consciência pesada sobre isso. Talvez ele tivesse pegado dinheiro desonestamente das pessoas e não conseguisse começar a pagar tudo de volta.

 

O publicano não conseguia nem olhar para o céu quando orava, mas batia no próprio peito e disse: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (Lucas 18:13).

 

Não pediremos sua opinião sobre essas duas orações, porque Deus já nos disse como Ele as recebeu. Ele diz: “Este [o publicano] desceu justificado para sua casa, e não aquele [o farizeu] (Lucas 18:14). Justificado. Essa é uma grande palavra. Se você disser que está arrependido, alguém pode perdoá-lo, mas se você for realmente culpado, somente Deus pode dizer: “Justificado”! Isso significa que você está diante d’Ele como justo aos Seus olhos santos! Ninguém além de Deus poderia fazer isso por você.

 

Aquele publicano culpado desceu para sua casa justificado, e sabemos disso porque Deus assim o diz. Talvez você esteja em sua casa agora, ou talvez em um hospital ou em uma prisão ou na rua. Você pode orar a mesma oração que o publicano fez, com a mesma resposta do mesmo Deus, pois o Senhor Jesus morreu para redimir você.

 

“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”

 1 Timóteo 1:15

O Escalador de Árvores 

Lucas 19:1-10

 

Sem dúvida, havia muitas árvores crescendo do lado de fora da cidade de Jericó naquele dia, mas havia uma que era muito especial. Era um sicômoro, mas não eram as folhas grandes ou a fruta doce que o tornavam importante. Você pode ter caminhado pela estrada e pensado que todas as árvores pareciam iguais, então o que havia de tão especial naquela? Deixe-me contar o segredo daquela árvore.

 

Um dia, uma grande multidão de pessoas estava saindo de Jericó. Eles estavam aglomerados em volta de um homem chamado Jesus que podia fazer coisas maravilhosas que ninguém mais poderia fazer. Mas havia um homem, apenas um, que queria ver Jesus por um motivo diferente. Ele queria ver Quem era Jesus – não como Ele parecia ou que milagres maravilhosos Ele podia fazer, mas Quem era esse homem?

 

Você aprendeu Quem é Jesus? Jesus nunca irá decepcioná-lo, se você realmente quiser saber. Certa vez, ao dizer: “EU SOU”, todos os Seus inimigos caíram por terra (João 18:4-6). No entanto, eles realmente não se importavam com Quem Ele era. Levantaram-se novamente e O levaram para crucificá-Lo. Agora, se você realmente quer saber Quem Ele é, Ele lhe mostrará.

 

O homem que realmente queria saber Quem era Jesus percebeu que ele era muito baixo para ver Jesus acima da multidão. Mas isso não o impediu. Ele correu na frente e subiu naquele sicômoro e olhou para Jesus desde os galhos. Agora você entende por que aquela árvore era tão especial?

 

Claro, Jesus sabia que ele estava lá, assim como Ele sabe onde você está neste exato momento. Jesus parou e chamou o homem de baixa estatura pelo nome – “Zaqueu, desce depressa, porque hoje Me convém pousar em tua casa” (Lucas 19:5). Agora o segredo foi revelado, e a multidão surpresa viu Zaqueu descer rapidamente da árvore e ficar diante de Jesus. Zaqueu sabia que era um pecador, mas ainda estava alegre com o pensamento de que Jesus estava vindo para sua própria casa.

 

Você não consegue ouvir as vozes das pessoas aglomeradas ao redor? A pequena viagem deles havia terminado, e eu quase consigo ouvir seus murmúrios: “Jesus foi Se hospedar na casa de um homem que é pecador!” (Lucas 19:7).  E isso era verdade, mas eles pareciam esquecer que eles também eram pecadores, cada um eles. E nenhum deles havia recebido Jesus com alegria como Zaqueu. Você já O recebeu com alegria?

 

Zaqueu era um homem rico, e também tinha um trabalho importante, mas não era um homem honesto. Parece que Jesus não disse nada sobre isso, mas Zaqueu estava se sentindo culpado por sua desonestidade na presença de Jesus. Ele disse a Ele: “Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” [devolvo quatro vezes mais]. (Lucas 19:8). 

 

É bom reparar os erros que cometemos contra os outros, mas isso não apaga o pecado. Foi Jesus Quem apagou todos os pecados de Zaqueu naquele dia. Foi isso que Jesus disse: “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão”. Jesus estava explicando que Abraão era um homem que acreditava em Deus, e Zaqueu também acreditava. E você?

 

Então o Senhor Jesus acrescenta as palavras que mostram que essa história é para nós também: “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). Você pode responder: “Sim, Senhor, eu também sou um pecador perdido”? E você O receberá com alegria, já que Ele veio buscar e salvar os perdidos como você?

 

“Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”

 Romanos 3:24

 A História do Tanque de Água 

João 5:1-18

 

Era muito mais importante do que uma piscina comum. Era um tipo de tanque em Jerusalém, e se você estivesse lá, poderia ter ouvido o balido das ovelhas, porque havia um mercado de ovelhas por perto.

 

Ao redor deste tanque você não encontraria cadeiras de praia e banhistas; você encontraria pessoas doentes. O tanque com água tinha cinco varandas cheias de pessoas cegas, doentes, aleijadas e paralisadas. Algumas tinham amigos com elas, e algumas estavam sozinhas. Algumas estavam sentadas, e algumas estavam deitadas em camas. Todas elas estavam esperando... esperando em sua miséria e sua esperança.

 

O que esses homens estavam esperando?

 

Deus Se importava com a miséria deles, e em certo tempo Ele enviava um anjo para agitar a água do tanque. Quando isso acontecia, havia grande excitação entre os doentes e aleijados que esperavam com esperança. Como eles lutavam para entrar na piscina! Eles sabiam que o primeiro, e somente o primeiro, que entrasse no tanque seria curado de qualquer doença que tivesse.

 

Como sentimos pena dessas pobres pessoas! Se você estivesse lá, talvez tivesse sido um ajudante, mas, é claro, isso não seria possível se você também fosse aleijado. Eu me pergunto se você já enfrentou o problema de ser aleijado pelo pecado – um pecado que você não pode apagar – e de maus hábitos que você não consegue abandonar. Estando amarrado pelos pecados, é impossível fazer o seu próprio caminho para a casa de santidade e alegria do Deus vivo. Por causa de seus pecados, você está a caminho de uma eternidade perdida no inferno.

 

Você notou que foi um anjo que agitava a água, e que era somente a primeira pessoa a entrar na água que era curada? Mas Deus não enviou um anjo para libertá-lo de seus pecados. Deus enviou Seu Filho unigênito! E a promessa não é somente para o primeiro que vem – é para todos que vêm! Melhor ainda, a promessa não é para a cura do corpo para aqueles que finalmente morrerão de qualquer maneira. Não, esta promessa é para a vida eterna – para sempre como um filho de Deus na casa do Pai. Como alguém poderia dizer: “Eu não me importo”?

 

Jesus, o Filho de Deus, estava um dia no tanque de água. Ele viu um homem ali que estava doente há trinta e oito anos. Jesus disse ao homem doente: “Queres ficar são” Hoje diríamos: “Você gostaria de ser curado?”

 

Você pensaria que o homem diria: “Sim!” Mas ele não disse! Em vez disso, ele começou a explicar sobre o tanque e a agitação da água e que não tinha ninguém para ajudá-lo. Ele não sabia Quem estava falando com ele?

 

Então Jesus, que criou nosso corpo, falou com Sua autoridade e poder e disse: “Levante-se, toma tua cama e anda”. Imediatamente o homem foi curado, pegou sua cama e andou.

 

O dia em que isso aconteceu foi o sábado, o dia que Deus destinou a Israel como dia de descanso. Esse fato rapidamente iniciou uma discussão. Era contra a religião dos Judeus carregar qualquer coisa no sábado, e o homem curado havia carregado sua cama. Eles estavam certos sobre isso. Deus havia prometido seis dias de bênção e sucesso se eles fossem obedientes, e então eles teriam um dia de descanso. Mas Jesus veio para uma terra de desobediência e miséria, e Ele Se importou tanto com suas tristezas que Ele curou até mesmo no dia de sábado. Eles haviam perdido seu sucesso e seu descanso por causa do pecado. Mas eles se importavam mais com sua religião do que com o amoroso Salvador que veio para libertá-los.

 

“Quem mandou você carregar sua cama?” eles perguntaram. Mas tudo o que o pobre homem conseguiu dizer foi: Não sei”.

 

Essa é sua resposta também? Você não se importa em conhecer Jesus? Ele é Aquele que veio ao mundo para salvar pecadores. Sua saúde vem d’Ele agora, e uma vida eterna no céu nunca pode vir de ninguém além de Jesus.

 

Jesus havia Se retirado para longe da multidão, e o homem curado não pareceu se importar. Mas Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior”.

 

Parece que com um corpo saudável, o homem não enfrentou o problema de seus pecados. Você já enfrentou? Você sabia que o pecado é mais sério do que trinta e oito anos de doença, porque o pecado pode fazer com que você passe a eternidade no inferno, e eternidade significa para sempre. O inferno é o fim da estrada se você não tem um Salvador.

 

O homem deixou Jesus e então disse àqueles que lhe perguntaram que fora Jesus Quem o havia curado. A resposta deles foi um plano para matar Jesus.

 

Ali deixamos o homem que foi curado, na companhia dos que odeiam Cristo. Esta história está em João 5, mas não diz mais nada sobre ele. Até onde sabemos, ele ainda está naquela companhia. Qual é a sua companhia agora e para a eternidade? É Cristo, o Salvador dos pecadores, ou são os que odeiam Cristo? Você pode escolhê-Lo agora, hoje. Pode ser tarde demais para fazer uma escolha amanhã.

 

 “Não quereis vir a Mim para terdes vida”

 João 5:40

 

“Quem quiser, tome de graça a água da vida”

 Apocalipse 22:17

 Outra História à Beira do Tanque com Água

 João 9:1-41

 

O cego sentou-se à beira da estrada empoeirada, mendigando. Ele nasceu cego e só podia mendigar para viver. Quando Jesus e Seus discípulos passaram pelo homem, os discípulos se perguntaram por que alguém deveria ter tal defeito de nascença. Então eles perguntaram a Jesus sobre isso. E Jesus é a Pessoa certa para perguntar.

 

Jesus disse a eles que Ele tinha uma bênção para aquele homem, e Ele tem uma bênção para você também, que é sua para ser tomada. Você viu e aceitou essa bênção? Não a recuse!

 

Jesus então cuspiu na terra e fez barro com a saliva e colocou nos olhos do cego. Jesus é o santo Filho de Deus, e tudo que saía de Sua boca era santo também. Então Jesus lhe disse: “Vai, lava-te no tanque de Siloé”.

 

O cego obedeceu sem fazer perguntas, e quando se lavou no tanque de Siloé seus olhos foram curados e ele pôde ver! Que milagre!

 

Então ele voltou, e encontrou com os vizinhos. Eles ficaram felizes que ele não estava mais cego? Não, eles acharam difícil acreditar nele. Mas o homem contou a eles exatamente o que tinha acontecido. E ele deu todo o crédito ao “Homem, chamado Jesus”.

 

“Onde está Ele?” Perguntaram. Mas tudo o que ele conseguiu responder foi que não sabia. Ele nunca tinha visto Jesus, mas obedeceu à Sua voz.

 

Você obedeceu a Sua voz? Essa é a maneira de receber a bênção de Deus – obedeça a essa voz. Em João 5:24, Jesus nos diz: “quem ouve a Minha Palavra, e crê n’Aquele que Me enviou, tem a vida eterna”. Você pode fazer o que o cego fez. Ele ouviu Jesus e creu n’Ele. As palavras de Jesus estão registradas na Bíblia para você ouvir, crer e obedecer.

 

Em seguida, o homem se encontrou com os líderes religiosos. Eles eram muito rigorosos sobre o dia de sábado (o sétimo dia). Eles argumentaram que Jesus não era de Deus porque Ele curou o homem no dia de sábado. O homem não sabia muito, mas sabia de uma coisa, e nenhum argumento poderia mudar sua mente. Ele disse aos líderes religiosos: “uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo”.

 

Nem mesmo seus pais ficaram com ele. Mas o homem com sua maravilhosa nova visão estava pronto para responder a qualquer um no mundo. E quanto mais eles falavam contra Jesus, mais ele insistia que Jesus era de Deus. Ele lhes disse: “Se Este não fosse de Deus, nada poderia fazer”

 

Os líderes religiosos não gostaram do que ele disse e o expulsaram da sinagoga.

 

Que desanimador! Família e amigos se foram. Um mendigo sem possibilidade de mendigar mais. Quem o ajudará agora?

 

Jesus o encontrou! Ele lhe disse: “Crês tu no Filho de Deus?”

O homem respondeu: “Quem é Ele, Senhor, para que n’Ele creia?”

Jesus disse: “Tu já O tens visto, e é Aquele que fala contigo.”

E ele disse: “Creio, Senhor. E O adorou.”

 

É aí que deixamos o homem que era cego – aos pés de Jesus. E ele estará com Jesus por toda a eternidade.

 

Essa foi a bênção de Deus para ele, e essa bênção é para você também. Você notou como ele conseguiu isso? Foi o Filho de Deus que o curou, e os argumentos dos outros não o afastaram de Jesus. E quando Jesus o encontrou, ele ouviu e creu. Você pode fazer isso também. Agora mesmo. Você fará isso?

  

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna”

 João 3:36

 Quem diz aos Peixes o que Fazer?

 João 21:1-14

 

“Vou pescar”, disse Pedro há muito tempo. Era o entardecer e uma boa hora para lançar sua rede de pesca no mar. Pedro era um pescador habilidoso, e ele não pescava apenas por diversão. Era como ele ganhava a vida. Seu pai também era pescador.

 

Pedro tinha idade suficiente para ter muitas memórias guardadas em sua mente. Algumas delas eram memórias muito especiais, porque ele estava vivo quando Jesus viveu na Terra. Ele estava lá quando Jesus foi crucificado e sepultado, e ele tinha visto o túmulo vazio naquela maravilhosa manhã de Sua ressurreição. Ele também foi um dos que viram Jesus, duas vezes, desde então.

 

Agora Pedro e outros seis estavam sob as estrelas com sua rede de pesca, e ele conhecia os costumes dos peixes. Tinha tudo para ser uma boa noite de pesca!

 

Mas não foi. Eles pescaram esperançosamente durante as longas horas da noite, mas quando a luz da manhã começou a brilhar no céu oriental, eles não pegaram nada. Nem um único peixe.

 

Você já percebeu que sua vida é assim? Todo o seu trabalho duro não dá em nada; suas redes estão vazias e o futuro também parece vazio? Ouça esta história, porque ela é verdadeira. Deus pode comandar os peixes, e Ele pode lhe dar muito melhor do que você pode pedir ou esperar. “Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20).

 

Aqueles sete pescadores viram um Homem parado na praia. Não havia nenhuma auréola ao redor de Sua cabeça; Ele parecia um homem comum. Este Homem os chamou e perguntou se eles tinham alguma comida.

 

“Não”, eles responderam.

 

Então aquele Homem Jesus disse-lhes que lançassem a rede no lado direito do barco e que eles pegariam alguns peixes.

 

Como Jesus poderia saber disso? Como Ele poderia dizer a pescadores experientes como pescar? Você não sabe que nosso Jesus é o Criador de todas as coisas, e tudo está sob Seu controle? Você está se lembrando de que Ele é o Filho de Deus? Eles lançaram a rede no lado direito do barco, e ela ficou tão cheia de peixes que eles mal conseguiam arrastá-la para dentro do barco.

 

Havia um homem no barco que sabia com certeza que Jesus o amava, e disse a Pedro: “É o Senhor!”

 

O coração de Pedro respondeu imediatamente, Eu quero ir até Ele! E ele vestiu sua capa de pescador e pulou no mar para ir até Jesus imediatamente. Ele não se importou com os peixes... os outros poderiam trazê-los.

 

Assim que o barco chegou à praia, os pescadores viram uma pequena e bonita fogueira ali em brasas, e peixe e pão colocados sobre ela.

 

“Trazei dos peixes que agora apanhastes”, disse Jesus. Pedro puxou a pesca para a terra. Quantos peixes havia? Cento e cinquenta e três... e eram grandes!

 

Não ouvimos mais nada sobre aqueles peixes. Tenho certeza de que não foram desperdiçados, mas o próprio Jesus era o mais Importante, e aqueles homens eram importantes porque Jesus os amava.

 

Eu me pergunto se você aprendeu que você é importante porque Jesus te ama. Não importa os fracassos ou os sucessos. Jesus sabe como mudar os fracassos e usar os sucessos para fazer da sua vida o que Ele quer que você seja. O mais importante é tê-Lo em sua vida!

 

Eles tomaram um café da manhã maravilhoso naquela manhã, porque o próprio Jesus preparou e os serviu com Suas próprias mãos. E eram mãos feridas, porque Ele já havia sido crucificado e ressuscitado dos mortos. Seu corpo ressuscitado não estava com fome, mas Ele sabia que eles estavam com fome, e preparou para eles o café da manhã como eles mais gostavam.

 

Ele ainda vive para suprir nossas necessidades. Houve uma noite longa, solitária, escura e sem esperança antes daquela refeição, e talvez a vida seja assim para você agora. Tenha bom ânimo. Você O verá pela “manhã”, e Ele não irá embora!

 

Estar com Jesus no céu será muito melhor do que o melhor banquete que você já teve em toda a sua vida. Se Ele colocou algumas decepções em sua vida agora, deixe-O usá-las para Seus planos perfeitos. Mas continue esperando a “manhã” quando Ele chamará todos aqueles que são purificados de seus pecados para Sua casa no céu. “O que há de vir virá, e não tardará [atrasará] (Hebreus 10:37).

 

Mas eu tenho uma pergunta para você. Você foi purificado dos seus pecados? Se não, não espere! Ou você será deixado para trás.

 

“o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado”

 1 João 1:7

 A História de Rode

 Atos 12:9-19

 

Não posso dizer quantos anos Rode tinha, mas a Bíblia a chama de “menina”, então acho que ela poderia ter sido uma jovem adolescente. Ela pode ter sido uma serva ou até mesmo uma filha na casa de João Marcos.

 

Era pouco depois da meia-noite, e havia muitos reunidos naquela casa, orando. Pedro estava na prisão e sua vida estava em perigo. Eles não estavam assinando um protesto ao governo para libertá-lo. Em vez disso, eles estavam orando ao Deus vivo, o Pai que os amava, e ao Senhor Jesus que tem todo o poder no céu e na Terra.

 

Rode estava lá na reunião de oração. Ela conhecia Pedro, pois ela tinha ouvido sua voz com frequência e a conhecia bem. Suas palavras eram preciosas, porque ele lhe disse que ela não foi redimida com prata e ouro, mas com o precioso sangue de Cristo. Ele lhe disse que Jesus, Ele mesmo, carregou seus pecados em Seu próprio corpo na cruz. E ele lhe disse que ela era uma pedra viva na grande casa espiritual de Deus. Talvez ela ainda não tivesse ouvido falar de todas essas verdades maravilhosas, mas tudo isso era parte da mensagem de Pedro, e como era a Palavra de Deus, era preciosa para os corações daqueles na casa de João Marcos naquela noite. Talvez houvesse gemidos e lágrimas enquanto oravam por Pedro na prisão e prestes a perder sua vida.

 

Ouça! Alguém bate à porta. Era Rode que correu pelo corredor no escuro, onde ouviu não apenas uma batida, mas uma voz dizendo que ele queria entrar. Ela reconheceu a voz e ficou tão surpresa e feliz que correu de volta para aqueles que oravam com a notícia de que Pedro estava à porta!

 

Por que ouvir Rode? Não podia ser verdade. Ela não sabia que Pedro estava na prisão? Disseram que ela estava fora de si.

 

Mas ela insistiu que era a voz de Pedro e que ele estava à porta!

 

“É o anjo dele”, eles disseram.

 

Talvez tenha havido um momento em sua vida em que você sabia que a resposta era “Sim”, mesmo quando todos ao seu redor diziam “Não”. Se você está confiando no que Deus diz, pode ter certeza de que Sua Palavra é verdadeira. Outros verão isso mais tarde. Sim, Deus é verdadeiro e vale a pena confiar em Sua Palavra, não importa o que outros digam.

 

A essa altura, todos podiam ouvir as batidas à porta, e quando o abriram... lá estava Pedro – o mesmo homem por quem eles estavam orando! Eles ficaram tão felizes que todos falaram ao mesmo tempo, mas Pedro levantou a mão para silenciá-los.

 

Depois que eles ficaram quietos, ele contou como o Senhor o havia tirado da prisão. Foi uma história muito interessante que ele contou a eles, e nós contaremos a você em seguida.

 

“O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

 1 João 1:17

 

Comments


bottom of page