Maravilhosas Histórias de Deus (Semana 7/24)
- Vovó Smith
- 15 de jun.
- 18 min de leitura

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
A História de Pedro
Atos 12:9-19
Deixamos Pedro levantando a mão para silenciar todas as pessoas surpresas na casa de João Marcos no meio da noite. Ele estava prestes a contar a eles como Deus o havia libertado. Esta é a história de como ele saiu da prisão.
Herodes, o rei, queria agradar ao povo, e como eles não gostaram da mensagem de Deus, ele trancou Pedro – o mensageiro de Deus – na prisão. Herodes fez questão de que nenhum poder na terra pudesse libertar Pedro. Havia dezesseis soldados de guarda naquela noite. Quando Pedro, o prisioneiro, deitou-se para dormir, cada uma de suas mãos estava acorrentada a um dos soldados que o guardavam. Além disso, havia sentinelas da prisão de guarda do lado de fora da porta da prisão.
Você nunca vai adivinhar o que Deus fez para libertar Pedro. E se você ainda não sabe, você nunca poderia adivinhar o que Deus fez para libertar um pobre pecador, como você ou eu, para sempre do poder de Satanás. Deus enviou Seu único Filho Jesus para tomar o lugar do pecador no julgamento. Nem você nem eu poderíamos fazer um plano tão maravilhoso. Somente Deus poderia. Eu aceitei o plano de Deus de libertação dos meus pecados e do poder de Satanás. E você? Você aceitou o plano de Deus de libertação dos seus pecados?
À noite, Deus enviou um anjo à prisão, e uma luz brilhou ao redor de Pedro. O anjo tocou-lhe no lado para acordá-lo e o ajudou a se levantar, e suas correntes caíram de suas mãos. Então o anjo disse a ele para apertar o cinto, calçar as sandálias, vestir a capa e segui-lo. E durante esse tempo, nenhum soldado acordou.
Pedro obedeceu ao anjo, pensando que devia ser um sonho. O anjo o levou passando pela primeira e segunda guarda da prisão, e então o portão de ferro que levava à cidade se abriu para eles por si mesmo. Eles percorreram pela rua, e de repente o anjo desapareceu, deixando Pedro sozinho sob as estrelas. Agora ele sabia com certeza que não era um sonho, mas realmente a verdade de que Deus havia enviado Seu anjo para libertá-lo.
Nós que confiamos no Salvador dos pecadores estamos prontos para lhe dizer a mesma coisa: “Agora sei com certeza que o Senhor Jesus me libertou!” Deus prometeu isso em João 8:36: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
Adivinhe o que Pedro fez em seguida. Ele foi direto para a reunião de oração na casa de João Marcos, onde Rode estava, e contou a eles como Deus o havia libertado. Então ele deixou a cidade e foi para outro lugar.
De manhã, não havia nenhum vestígio dele em lugar algum da cidade. Claro, o rei Herodes ficou muito bravo, e ele aumentou essa maldade matando os soldados que estavam de guarda naquela noite quando o anjo libertou Pedro.
O rei Herodes teve uma morte miserável logo depois disso, e ele foi para onde os pecadores não perdoados vão. Mas tenho certeza de que encontrarei Pedro e Rode no céu, porque eles confiaram no Deus que enviou Seu Filho para morrer pelos pecadores.
Você estará no céu para conhecer Pedro e Rode também?
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”
Atos 16:31
A Torre de Babel
Gênesis 11:1-9
Alguns de vocês, crianças, moram em lugares onde a terra se estende plana até o horizonte, e à noite o céu fica cheio de estrelas. Alguns de vocês vivem em lugares cercados por montanhas altas, cobertas de neve, e cheias de árvores grandes e pequenas. E alguns de vocês vivem em cidades com prédios tão altos que é preciso inclinar a cabeça para vê-los, onde as luzes são tão fortes que quase não se enxergam estrelas no céu.
Mas nenhum de vocês jamais viu uma torre como a da história de hoje. Ela não foi destruída pela queda de aviões, mas desapareceu, assim como todas as invenções da humanidade devem finalmente desaparecer. Aqui está a história da Torre de Babel, e como está escrita na Palavra de Deus, sabemos que é verdadeira.
Aconteceu há muito tempo na planície de Sinar. O povo daquela época era muito inteligente e cheio de ideias. Sabiam muito e queriam aprender mais sobre os segredos do universo, então planejaram construir uma torre alta o suficiente para alcançar os céus acima das nuvens. Pedras não serviam, então encontraram argila especial, fizeram tijolos secos em forno e os cimentaram firmemente com asfalto. Não tinham livros didáticos de engenharia nem máquinas, mas todos falavam a mesma língua e tinham o mesmo objetivo. Decidiram dar a si mesmos um nome para não se espalharem por toda a Terra.
Todos eram criação de Deus, assim como você e eu, e Ele os amava. Deus nos ama também e planejou para a humanidade uma alegria imensa e um lugar maravilhoso ao Seu lado no céu, onde nada pode ser melhorado por mãos humanas. Quando o homem tenta melhorar o que Deus fez para nós aqui na Terra, ele acaba apenas estragando a obra de Deus. Ele desceu para observar a torre que eles estavam construindo. Ele ouviu seus planos e percebeu que haviam decidido ultrapassar os limites que Sua sabedoria havia determinado para eles. Mas Deus viu o que eles não viram: estavam caminhando para sua própria ruína. Então, em Sua infinita sabedoria, decidiu impedi-los.
Se você não conhece a história, jamais adivinhará o que Deus fez naquela noite. Destruir a torre? Não. Ele fez algo que só Deus poderia fazer. Todas as pessoas falavam a mesma língua, pois viviam na mesma região do mundo. Então, Deus removeu da mente de cada família toda a memória da língua que falavam, e cada família recebeu uma língua diferente. Cada língua era perfeita em seus detalhes e entendida apenas dentro da família. Nosso Deus não é poderoso? E muito além da pessoa mais poderosa que você conhece?
Com tantas línguas diferentes, eles não conseguiam trabalhar juntos. As famílias se separaram, e a torre que haviam planejado acabou uma ruína. O nome Babel significa "confusão", e ainda hoje temos a confusão dessas muitas línguas.
Percorremos um longo caminho desde então e Deus não nos impediu. Pesquisas exploraram e revelaram muitas maravilhas da criação de Deus, mas cada nova descoberta não aumenta a felicidade da humanidade. Você se sente frustrado e triste? Deus Se importa. É por isso que Ele enviou Seu Filho unigênito para morrer por você. É por isso que o Senhor Jesus quer recebê-lo no lugar que Ele chama de "casa de Meu Pai". Lá há espaço para pecadores salvos, mas não há espaço para pecadores rebeldes. Você O aceitará como seu próprio Salvador agora mesmo?
“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores”
1 Timóteo 1:15
Por que Ló Não Estava Feliz
Gênesis 19:1-26
Ló tinha muitos motivos para ser feliz. Era um homem rico e havia escolhido um belo lugar para morar. Tinha esposa e duas filhas que moravam com ele. Ele também ocupava um cargo muito importante na cidade de Sodoma. Como se diz hoje, ele tinha tudo.
Certa noite, dois viajantes bateram à sua porta, e Ló rapidamente os convidou para jantar e passar a noite juntos. Os homens disseram: “não, antes na rua passaremos a noite” (Gênesis 19:2).
Aqueles homens eram mensageiros de Deus e sabiam que Ló era um verdadeiro crente em Deus. Mas também sabiam que havia algo errado na casa de Ló. É bom ser um verdadeiro crente no Deus vivo e viver uma vida justa, mas você se lembra de que, se Jesus é o seu Salvador, você realmente pertence a Ele agora? Deixe Deus escolher para você. Se você está fazendo as suas próprias escolhas, há algo errado na sua vida. Para começar, você está perdendo a alegria da companhia diária de Deus.
“Por favor, fiquem”, insistiu Ló, e assim os dois viajantes ficaram. Ló foi o cozinheiro, preparou um banquete para eles e mostrou-lhes onde dormir. Mas antes que pudessem relaxar, uma multidão apareceu do lado de fora. Uma gangue inteira de desordeiros, velhos e jovens, batia na porta e pedia a Ló que trouxesse seus visitantes. Não era apenas diversão ou curiosidade; eles tinham planos perversos.
Ló saiu para acalmá-los, mas eles não quiseram ouvir. Embora Ló fosse juiz na cidade, sua vida estava em perigo por causa daquela gangue. Então, os dois mensageiros abriram um pouco a porta e puxaram Ló para dentro. Mas uma porta fechada não oferece muita proteção quando uma gangue está agitada e prestes a arrombá-la. Então, os mensageiros de Deus salvaram Ló, ferindo de cegueira os homens que estavam à porta da casa, e eles não conseguiam enxergar para encontrar a porta!
Você acha que pode encontrar o caminho para uma vida feliz seguindo qualquer plano que imaginar? Você é bem-vindo para vir agora mesmo ao nosso maravilhoso Salvador, que disse: "Eu sou a Porta" (João 10:9). Quem não tem Cristo continua em uma busca desesperada. Mas o que acontecerá quando Deus fechar a porta para o céu? O que você fará? "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar" (Isaías 55:6). "Eis aqui agora o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2 - ARC).
Os mensageiros de Deus disseram a Ló que tinham vindo com a autoridade de Deus para destruir a cidade perversa de Sodoma. "Traga toda a sua família e venha conosco", disseram eles. Ló foi imediatamente contar aos seus seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas.
“Temos que sair daqui, porque Deus vai destruir a cidade!” Mas eles acharam que era brincadeira. Ló não vivia como um crente em Deus, então por que deveriam ouvi-lo agora? Se você é um verdadeiro Cristão, está vivendo de modo que as pessoas estejam prontas para acreditar em você? Pare e pense nisso.
A manhã chegou, mas Ló ainda não queria sair de Sodoma. Ele tinha uma bela casa lá, e o Sol estava nascendo como de costume. Então, os mensageiros de Deus agarraram as mãos de Ló, sua esposa e suas duas filhas solteiras e os levaram às pressas para fora da cidade, deixando tudo para trás. Então Deus, em Sua misericórdia, os advertiu: "Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças” (v. 17).
"Oh, por favor! Em vez disso. deixe-me ir para esta pequena cidade" (vs. 18-20), clamou Ló.
Os mensageiros de Deus concordaram, mas Ló e sua família perderam o gozo de deixar Deus decidir. Ló perdeu não apenas todas as suas riquezas, mas também sua esposa. E suas duas filhas que o acompanharam eram pecadoras e perversas.
Ao saírem apressadamente de Sodoma, Deus os advertiu: “Não olhem para trás!” Mas a mulher de Ló olhou para trás e se tornou uma estátua de sal.
Naquela manhã, foi o último nascer do Sol sobre Sodoma. A cidade foi completamente destruída pelo fogo do céu, e não houve sobreviventes.
Deus quer que você ouça esta história. Ele a contou a nós porque Ele é o mesmo Deus hoje. Sua misericórdia chama por você agora, mas Seu julgamento certamente virá. Deus é paciente para julgar e pronto para salvar, mesmo que isso Lhe tenha custado o sangue de Seu Filho amado. Você virá a Ele hoje? E deixará que Ele faça suas escolhas? Então sua vida não terminará em perda e tristeza, mas em recompensa eterna.
“Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz”
João 18:37
A História de um Carneiro da Montanha
Gênesis 22:1-13
Há muito tempo, havia um carneiro montanhês de passos firmes que amava sua liberdade no Monte Moriá. Seus cascos fortes eram divididos ao meio, o que lhe dava uma excelente aderência nas rochas, em lugares que ninguém ousaria escalar. Seus chifres eram fortes e curvos, tornando-o um lutador habilidoso. Mas certo dia... deixe-me contar essa história.
Naquele dia, Abraão, já idoso, subiu a montanha acompanhado de seu filho, Isaque. Isaque levava um grande feixe de lenha. Como Abraão não tinha fósforos, carregava um recipiente com brasas acesas e uma faca. Tudo indicava que ele tinha um plano.
Sim, mas não era o seu próprio plano. Era o plano de Deus, e tenho certeza de que o coração de Abraão doía ao pensar nisso. Isaque não conhecia o plano. Ele sabia que o fogo e a faca eram para oferecer um sacrifício a Deus, mas não conseguia ver nenhum sacrifício. "Onde está o cordeiro?", perguntou ao pai.
“Deus proverá para si o cordeiro”, respondeu seu pai, e subiram a montanha juntos.
No alto da montanha, Abraão construiu um altar de pedras, colocou sobre ele a lenha que Isaque havia carregado, amarrou seu filho e o deitou sobre o altar. Então estendeu sua mão e pegou a faca.
Estavam completamente a sós ali em cima. Quem poderia ver a dor no coração? Por que Abraão faria algo tão estranho? Porque Deus lhe disse para fazer. Deus tinha prometido aquele filho a Abraão, e, no fundo, ele sabia que Deus sempre cumpre Suas promessas. Ele também acreditava que Deus poderia ressuscitar seu filho dos mortos. Sim, se Deus lhe havia pedido aquilo, ele estava disposto a sacrificar seu próprio filho, confiando que Deus cuidaria do resto.
Eles estavam completamente sozinhos? Não. Deus estava ali, observando tudo. Ele via diretamente o coração deles, assim como vê o meu e o seu neste exato momento.
"Abraão, Abraão" (Gênesis 22:11), bradou uma voz do céu, e Abraão imediatamente parou para ouvir. "Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada” (Gênesis 22:12), disse a Voz.
Deus ficou muito, muito feliz por Abraão estar disposto a confiar n’Ele e a entregar seu filho. Deus aprecia que confiemos n’Ele! Você pode descansar em Suas promessas, não importa o quanto isso doa. Deus Se certificará de derramar Suas melhores dádivas sobre qualquer um que creia em Sua Palavra e confie n’Ele.
Então, Abraão se virou e viu um carneiro logo atrás dele. Mas por que ele não fugiu? Era forte, sabia escalar bem e lutar. Porém, seus grandes chifres ficaram presos em um arbusto espesso, impedindo-o de escapar.
A faca passou a ser usada no carneiro, e o fogo queimou o carneiro como sacrifício em vez do filho de Abraão. Afinal, Isaque era um pecador, assim como nós, e Deus precisa de uma oferta sem pecado. O carneiro era considerado um animal limpo aos olhos de Deus. Essa era a razão pela qual carneiros e cordeiros eram frequentemente escolhidos como sacrifícios a Deus, e eram mortos e queimados sem sofrimento.
É por isso que, quando João viu Jesus, disse: "Eis aqui o Cordeiro de Deus" (João 1:36). Jesus morreu em uma cruz de madeira. As pessoas foram muito perversas e cruéis com Ele, mas não foram elas que mais O feriram. Foi o próprio Deus Quem puniu Jesus pelos nossos pecados. Então, tudo ficou completamente escuro, e ninguém viu quando Deus fez isso.
Quando o castigo pelo pecado foi concluído, Jesus ainda estava vivo! Pouco depois, Ele entregou Sua vida, morreu e foi sepultado. Mas, no terceiro dia, saiu do túmulo, vivo para sempre. Hoje, Ele é meu Salvador porque morreu por mim. Ele também é o seu Salvador?
“Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e... foi sepultado, e... ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”
1 Coríntios 15:3-4
Carroças
Gênesis 45: 1-14
Hoje em dia, as antigas carroças de fazenda quase não são vistas. Elas eram lentas e balançavam bastante, mas nunca davam problemas de motor ou tinham pneus furados. Nos Estados Unidos, geralmente eram puxadas por cavalos, enquanto, em outros países, provavelmente eram puxadas por burros, que são parecidos com jumentos, mas mais fortes e maiores.
José era o homem mais poderoso do Egito naquela época, enquanto seu pai, já idoso, vivia na terra de Canaã, passando por fome. Fazia vinte anos que não se viam, e talvez você não saiba o motivo. O verdadeiro problema era que seus dez irmãos mais velhos queriam ver José fora da família para sempre.
E você? Você é uma das pessoas que deseja que Jesus também esteja fora da sua história de vida? A lembrança d’Ele como um Bebê numa manjedoura, há muito tempo, pode ser aceitável, mas você não quer o poder e a autoridade d’Ele sobre você agora. Você quer viver a sua própria vida sem Ele.
Não havia comida suficiente para a família em Canaã, e ninguém pode viver sem alimento. No Egito, José tinha mantimentos em abundância, pois havia armazenado tudo durante sete anos. Enquanto isso, sua família, passando fome em Canaã, quase não tinha nada. Talvez tivessem algumas comidas especiais, como nozes e mel, mas isso não era suficiente para sobreviver.
Talvez alguns de vocês saibam o que é passar fome e se lembrem de momentos em que não tinham o suficiente para comer. Ou talvez estejam acima do peso, mas ainda sintam fome. Vocês sabem que a verdadeira felicidade não vem da abundância de alimentos. A abundância de todos os tipos de guloseimas pode deixá-los com o coração faminto e infelizes.
José sabia que sua família em Canaã estava quase sem comida. Para ajudá-los, enviou carroças para trazer seu pai ao Egito, e havia espaço suficiente para trazer todos os seus irmãos e suas famílias – mais de sessenta pessoas. Como havia pelo menos vinte jumentos, as carroças tinham bastante força para a viagem. Seu pai era um homem idoso e triste, com dificuldades para enxergar, mas ninguém poderia ignorar aquela longa fila de carroças. Seus filhos explicaram que elas foram enviadas por José para trazê-lo e toda a sua família para viver perto de José, que era um governante no Egito. O pobre velho teve dificuldade em acreditar que seu filho José ainda estava vivo, mas as carroças estavam ali, carregadas de alimentos para a viagem. Então, dez de seus filhos voltaram do Egito e contaram ao pai que José havia dito: “Não se preocupem com suas coisas... apenas venham!”
Quando o pai de José viu as carroças, acreditou na mensagem. Seu espírito foi renovado e ele veio!
Você acreditará na mensagem de Jesus e virá a Ele? Deus enviou a você um livro maravilhoso, e Ele envia verdadeiros crentes que podem dizer a você que o livro é verdadeiro. Você não pode ver Jesus, mas Ele é real. Temos mil provas diárias de que Ele é real – nossa comida, nossas roupas, nossas amizades e até mesmo nossa respiração – tudo vem de Suas mãos de amor. E temos Seu livro maravilhoso que responde à necessidade de nosso coração faminto. Satanás pode dizer que você não consegue entender esse livro, mas Deus dará entendimento a você, se você pedir a Ele.
O livro de Deus explica que você precisa de um Salvador para purificá-lo dos seus pecados. Nosso Jesus vivo e amoroso é o Salvador que levou o castigo pelos pecados de cada crente enquanto estava na cruz. Você também precisa da companhia d’Ele todos os dias. Aqui está a Sua promessa: "eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20).
Você virá como o pai de José veio? Pode ter sido uma jornada longa e cheia de obstáculos, mas terminou em abraços maravilhosos e lágrimas de alegria. Ele encontrou seu amado José e nunca mais sentiu fome.
Se você vier, sua vida terá um final feliz na casa do Pai. Você será feliz, mas Jesus será mais feliz do que você. Aquele livro maravilhoso relata que:
"Há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende"
Lucas 15:10
Deus é Luz
Êxodo 10:21-29
É bom que Deus nos dê a luz do Sol, que entra por cada fresta. É muito difícil encontrar persianas ou cortinas suficientemente escuras para impedi-la de entrar.
“Deus é luz” (1 João 1:5), e Ele sempre foi luz, mesmo antes de o Sol ser criado. No primeiro dia, Ele disse: “haja luz” (Gênesis 1:3), e houve luz, embora o Sol só tivesse sido feito no quarto dia.
Aqui está uma história sobre os três dias em que Deus enviou trevas à terra do Egito, onde Seu povo era escravo.
“Deixa ir o Meu povo!” foi a mensagem de Deus ao Faraó, rei do Egito. “Não”, disse o Faraó. Apesar disso, ele temia a Deus o suficiente para permitir que o povo fosse parcialmente libertado. Mas Deus queria que eles fossem completamente livres, sem volta.
Eu me pergunto se você conhece o Deus que deseja o mesmo para você: libertação total do poder de Satanás. Ele quer te salvar... não só um pouquinho... mas por todo o caminho, até o céu.
Talvez você queira permanecer sob o poder do pecado e de Satanás por mais um tempo. Talvez prefira ser salvo outro dia. Mas você está enfrentando problemas na vida? Mágoas e contratempos? Doenças? Falta de dinheiro? Pessoas que não tratam você bem? Más notícias? Coisas que não dão certo? Deus está permitindo problemas para fazer você O ouvir. Por quê? Porque Ele ama você e não quer que você viva nas trevas, mas que desfrute da luz da vida.
Deus enviou trevas à terra do Egito, tão densas que elas até podiam ser sentidas! Trevas tão escuras que as pessoas tinham medo de se mover. Velas? De jeito nenhum. Quando Deus envia trevas, ninguém consegue produzir nem a mais ínfima centelha de luz. Quando Deus envia trevas exteriores, não há luz alguma, nem possibilidade de produzi-la.
Mas o povo de Deus tinha luz em seus lares! Era a luz de Deus, e eu realmente não consigo explicar. Nós, Cristãos, também temos luz em nossos lares, se amarmos e obedecermos à Palavra de Deus. É a luz que anima nosso coração e nos mostra o caminho a seguir. Nosso "Deus é luz, e não há n’Ele trevas nenhumas" (1 João 1:5).
O Faraó mandou chamar Moisés e disse-lhe: "Deixarei todos vocês irem, até seus filhos, mas seu gado deve ficar para trás". Mas o gado deles era importante para os sacrifícios a Deus, e sua liberdade não seria total se não pudessem servi-Lo com sacrifícios.
Você sabia que Deus ainda exige um sacrifício pelo pecado? Não um boi ou um cordeiro, pois esses sacrifícios tiveram que ser repetidos inúmeras vezes. Nosso Deus enviou Seu Filho unigênito como sacrifício pelo pecado, de uma vez por todas. Jesus derramou Seu precioso sangue apenas uma vez, e isso é para sempre. Deus jamais aceitará qualquer outro sacrifício para remover o pecado.
Quando Jesus, o Filho de Deus, estava na cruz, houve trevas sobre toda a terra por três horas. Deus, em toda Sua santidade, afastou-se do sacrifício que estava carregando os nossos pecados. Nunca nós, Cristãos, sentiremos trevas como essas. Era como as trevas do inferno, pois Deus não está lá. Jesus não merecia isso; nós merecíamos – por causa dos nossos pecados! Nós, que conhecemos Jesus como nosso Salvador, somos filhos do dia, não da noite nem das trevas. Nosso futuro lar será no céu, onde Deus habita. Não há necessidade do Sol nem da Lua, e lá não há noite. Mas sem Deus, é a escuridão das trevas para sempre.
Moisés não aceitou a oferta parcial do Faraó de deixar o gado para trás. “Não”, disse ele, “não deixaremos uma unha para trás!”
Boa resposta! Boa para Moisés, para você e para mim também. Queremos pertencer totalmente a Jesus – nas coisas grandes e pequenas. Não deixe nada na terra da escravidão. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:36).
Deus dissipou as trevas no Egito depois de três dias, mas o Faraó ainda não deixou o povo de Deus partir. Então, Deus trouxe mais um desastre: a morte – e a morte é o fim das oportunidades.
Talvez haja algo machucando você hoje. Deus permitiu isso porque Ele te ama e quer que você ouça. Você escolherá o Deus que é luz? Ou escolherá a escuridão das trevas sem Ele para sempre?
“Aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”
Apocalipse 20:15
Deus Liberta Seu Povo do Egito
Êxodo 12:1-36
Você talvez já tenha ouvido falar de uma menina que desenha usando uma caneta na boca ou de um homem que pinta segurando o pincel com a boca. Eles são, sem dúvida, muito talentosos, e o que esses artistas conseguem fazer é realmente maravilhoso. No entanto, esta história é muito mais maravilhosa do que isso. Escute só!
Esta é a história de uma espada que vem da boca de Deus! Mas não é uma espada comum, de brinquedo ou apenas uma imagem. Essa espada não é feita de aço, pois é muito mais poderosa do que o próprio aço. E quem a usa é o mesmo que “sustentando todas as coisas pela Palavra do Seu poder" (Hebreus 1:3). Essa espada é a Palavra que sai da boca de Deus, e ela pode ser usada como Ele quiser. Que espada poderosa, não é mesmo?
Aqui está uma história de uma vez em que esta grande espada foi usada.
O povo do Egito era perverso. Escravizaram o povo de Deus, Israel, e os obrigaram a trabalhar arduamente, juntando barro e palha para fazer tijolos usados nas construções do rei. Temendo que os escravos ficassem fortes o suficiente para se rebelar, o rei ordenou que todos os meninos que nascessem fossem lançados no rio. Os egípcios não respeitavam nem honravam o Deus vivo. Em vez disso, adoravam os deuses do Sol, do rio e dos campos, praticando todas as más ações que faziam parte desse tipo de culto.
Deus permitiu que isso continuasse por um tempo, mas viu o que estava acontecendo e se importou, assim como Se importa hoje. Deus enviou muitos avisos aos egípcios, que todos sentiram e entenderam, mas o coração do rei estava endurecido. Ele disse que não permitiria que seus escravos fossem libertados com todas as suas famílias e seus bens.
Mas chegou uma noite em que Deus não permitiu mais que essa maldade continuasse. "Vão", disse Ele ao Seu povo, Israel. E naquela noite, a espada do juízo de Deus foi usada contra o Egito. Não houve luta nem derramamento de sangue. A Palavra de Deus é a espada que sai da Sua boca, e não há como revidar nem escapar. O Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito naquela noite, desde o filho mais velho do Faraó em seu trono até o filho mais velho do prisioneiro na masmorra, incluindo todos os primogênitos do gado.
Nosso Deus ainda tem a espada na boca, e não há como responder ou argumentar com Ele. "O salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23), e esta frase não pode ser mudada.
Naquela noite, o povo de Deus, Israel, estava protegido – ninguém perdeu a vida. Mas como isso era possível, já que também eram pecadores? Deus tinha uma resposta maravilhosa para essa questão. Um cordeiro de um ano, sem defeitos, foi sacrificado, e seu sangue foi passado nas laterais e na parte superior dos batentes das portas das casas. Esse sangue foi o que Deus viu naquela noite terrível, e por isso, o filho mais velho de cada família israelita sobreviveu e pôde deixar o Egito, marchando junto com sua família, seus animais e seus bens.
E pela mesma razão, a espada do Senhor não me aterroriza. Não foi um cordeiro comum que morreu por mim, mas Jesus, o precioso Cordeiro de Deus, que entregou Sua vida por mim. O mesmo Deus que garantiu proteção a Israel prometeu que "o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:7)!
Essa provisão não é limitada a um povo ou a uma cor de pele específica - ela é para você. O que você escolhe? A espada do juízo de Deus ou o Salvador que morreu pelos pecadores? Não há outra opção.
“Te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas”
Deuteronômio 30:19
Comments