Maravilhosas Histórias de Deus (Semana 8/24)
- Vovó Smith
- 22 de jun.
- 20 min de leitura

Baixe esta parte das histórias nos formatos:
Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers
ÍNDICE
Comida do Céu
Êxodo 16:1-36
Talvez você se lembre da história bíblica em que Deus prometeu dar aos filhos de Israel a terra fértil de Canaã.
Quando o povo não confiou em Deus e começou a murmurar e reclamar, Ele adiou a bênção, fazendo com que a jornada deles até Canaã durasse quarenta longos anos. Durante esse tempo, Deus sustentou toda aquela multidão no deserto, um lugar árido e hostil, sem plantações ou alimentos trazidos de fora. Como Ele conseguiu fazer isso? Para nós, seria impossível, mas para Deus não. Se Ele não tivesse nos contado, nunca imaginaríamos como Ele providenciaria alimento.
Deus disse: “Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia”. Na manhã seguinte, o orvalho cobria o chão ao redor do arraial deles e, quando secou, surgiu algo pequeno e redondo na superfície da terra. O povo perguntou: “Que é isso?”. Em sua língua, chamaram de “maná”. Então, Moisés explicou: “Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer”.
Foi uma grande surpresa, não foi? Eles não podiam se dar ao luxo de serem preguiçosos, pois um milhão de pessoas haviam montado um enorme arraial e precisavam caminhar até a região além de suas tendas, onde o maná estava espalhado pelo chão. A Bíblia descreve o maná como semelhante à semente de coentro, que é pequena, redonda e tem cerca de 3 milímetros de diâmetro. Coletar a quantidade necessária para alimentar uma família faminta todos os dias exigia trabalho constante, e provavelmente todos ajudavam, até mesmo as crianças. O maná precisava ser colhido cedo, porque, quando o Sol esquentava, ele derretia e desaparecia. Moisés instruiu o povo: “Não guardem maná extra durante a noite. Recolham-no fresco todas as manhãs.”
“Não tem problema se dormirmos um pouco mais”, diziam alguns. Havia algo no coração deles que dizia: “Não precisamos obedecer a Moisés”. Afinal, ele já tinha oitenta anos! Você consegue entender esse sentimento de rebeldia, porque ele também está no seu coração. “Por que não posso fazer as coisas do meu jeito?” “Não preciso fazer o que a Bíblia diz!”
Então, alguns juntaram comida suficiente para dois dias, talvez achando que eram trabalhadores muito esforçados e que poderiam descansar na manhã seguinte. Mas, quando acordaram, foram até o pote com o maná do dia anterior e... ele estava estragado! O cheiro era ruim e estava cheio de bichos. Tiveram que jogá-lo fora e passar fome naquele dia.
Eles não sabiam que seguir o próprio caminho não era a melhor escolha? Desobedecer a Deus nunca funciona. Pode parecer vantajoso por um tempo, mas Deus conhece todas as coisas, e Seu caminho é o correto. Escolher o seu próprio caminho não é apenas tolice, é pecado. Mas, em Sua misericórdia, Deus enviou maná fresco na manhã seguinte. E essa mesma misericórdia está disponível para você hoje. Você já refletiu sobre o quanto Ele o ama e quão perfeitos são os Seus caminhos?
Então Moisés deu outra ordem. “Não haverá maná no sétimo dia” (sábado, o dia santo deles). “Recolham o dobro na sexta-feira”. Esse poderia ser o dia de assar, ou eles podiam cozinhar o maná em água ou deixá-lo fresco. Não fazia diferença, porque ele se conservaria durante o sábado, mesmo que o tempo estivesse quente. O sétimo dia era um dia de boa comida sem trabalho pesado.
Mas um dia não é tão bom quanto o outro? Mesmo sendo Cristão, você pode pensar que pode escolher seu próprio caminho e seu próprio tempo para receber as bênçãos de Deus. Alguns do povo pensavam da mesma forma e saíram com suas panelas vazias para colher maná no sábado, o Shabat, e não havia nada! Eles voltaram para casa com fome, e pode ser que tenham aprendido a lição mais rápido do que nós. A lição é simplesmente: deixe Deus fazer as escolhas! Ele conhece nossas necessidades melhor do que nós, e Seu tempo é perfeito. Podemos descobrir quais são Suas escolhas lendo Sua Palavra, a Bíblia, e "ouvindo" Sua voz.
Agora Deus não nos ordena mais a parar de trabalhar no sétimo dia. Agora, celebramos especialmente o primeiro dia da semana (domingo), pois foi quando nosso Senhor Jesus ressuscitou dos mortos. Neste dia, lembramos d’Ele com gratidão, porque Ele entregou Sua vida por nós. Ele busca uma resposta amorosa em seu coração, pois Ele deu a Sua vida por você. A resposta "Não me importo" ou "talvez outro dia" deixará seu coração vazio e insatisfeito, mesmo que você seja um Cristão. Ouça a Palavra de Deus e deixe que Ele faça as escolhas para você. "O caminho de Deus é perfeito e a Palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que n’Ele confiam" (2 Samuel 22:31).
Talvez você esteja se perguntando como todas aquelas pessoas sobreviveram durante quarenta anos de caminhada sem precisar de roupas novas ou sapatos novos. Essa foi mais uma demonstração da maravilhosa provisão de Deus. Seus sapatos nunca se desgastaram e suas roupas eram sempre novas! Sem desgaste e sem necessidade de remendos. Você vê que Deus nós temos? Por que não confiar n’Ele agora e para sempre?
E onde um milhão de pessoas e seus rebanhos encontraram água suficiente para beber em condições desérticas? Você pode descobrir lendo a próxima história.
“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá fome, e quem crê em Mim nunca terá sede”
João 6:35
Água Para Um Milhão
Êxodo 17:1-7
Carregar água suficiente em uma longa caminhada é um dos maiores desafios. Sem lugares para reabastecer ao longo do caminho, ninguém consegue sobreviver por muito tempo. O que alguém poderia fazer por um milhão de pessoas deixando suas casas às pressas, no meio da noite, sem nem tempo de assar o seu pão?
Para os filhos de Israel, não foi apenas uma caminhada – foi uma jornada de quarenta anos. Incluiu mães, pais, avós, crianças e bebês; gado, cabras e ovelhas. Abastecer água para uma multidão desse tamanho seria um desafio impossível para qualquer equipe. Não havia rios, lagos, nascentes ou fontes. Qualquer engenheiro diria que isso simplesmente não poderia ser feito!
Talvez seja bom começar considerando o que levou os filhos de Israel ao deserto. Eles chegaram lá atravessando o Mar Vermelho, não em barcos, mas em terra firme, porque Deus havia ordenado a Moisés que fosse à frente e os guiasse. Eles foram perseguidos ferozmente pelo inimigo, mas Deus cuidou disso colocando uma nuvem atrás deles para que os egípcios não pudessem vê-los.
E como você chegou até aqui? Porque Deus fez você. Ele te fez pelo Seu poder, quando o homem só podia dizer: "Impossível!". Homens inteligentes podem fazer bonecas, mas não podem fazer pessoas. E Deus fez você crescer também, e Ele sabe do que você precisa. Você não confiará n’Ele para tudo o que precisa? Os filhos de Israel tiveram que aprender a confiar n’Ele para suas necessidades.
Todas aquelas pessoas clamavam por água: “Precisamos de água!” Isso era verdade, e a necessidade delas era muito real, mas por que estavam zangados com Moisés? “Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede?” perguntavam. Mas, visto que o poder de Deus havia dividido o mar e os feito passar em terra firme, certamente poderiam confiar n’Ele para receber água! Sim, e visto que Deus, por Sua sabedoria e poder, fez cada um de nós e nos conduziu até hoje, certamente Ele tem um plano para nós em relação ao maior problema de todos: nossos pecados e a eternidade. Sim, Ele tem a resposta, se confiarmos em Sua maneira de fazer as coisas.
O povo estava pronto para pegar pedras para atirá-las em Moisés por tê-los levado até lá. Não pararam para pensar que, se Deus não os tivesse salvado, teriam sido arrastados de volta para a escravidão. Será que não poderiam olhar para trás, para aqueles milagres maravilhosos, e saber que Ele não os decepcionaria agora?
Mas se Deus tinha a resposta para a necessidade deles de água, por que Ele os deixou sentir tanta sede? Essa é uma pergunta muito antiga. Se você está dizendo: "Eu sei que Deus pode me tirar do meu problema, mas por que Ele não faz isso?", você está fazendo uma pergunta que tem milhares de anos. Veja bem, Deus quer nos mostrar o quanto Ele nos ama, e se Ele resolvesse todos os nossos problemas antes que os sentíssemos, poderíamos viver e morrer como animais, sem sequer pensar n’Ele. As respostas de Deus aos nossos problemas muitas vezes vêm de maneiras inesperadas. E Sua resposta aos filhos de Israel foi muito mais maravilhosa do que eles jamais imaginaram.
A resposta de Deus para o problema deles foi dada a Moisés. “Eis que Eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe" (Êxodo 17:6). A resposta não vinha de fontes terrenais, mas do próprio Deus. Moisés foi instruído a usar a mesma vara que havia sido usada para abrir o Mar Vermelho. A ordem foi: “E tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá” (Êxodo 17:6). E Moisés fez exatamente isso.
A história não precisa dizer o que aconteceu em seguida, pois tenho certeza de que você sabe. Água! Não um copo ou uma jarra, mas bastante para todos, porque o suprimento de Deus é sempre suficiente, sem racionamento ou superlotação. Aliás, se você leu a Sua promessa em João 4:14, sabe que Jesus disse: “mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede". Nunca! Não que não queiramos mais, mas que o suprimento está sempre lá. A vida eterna não precisa ser renovada; ela é uma fonte sempre a jorrar.
Aquele dia foi marcado por abundância. Havia muita água para beber, lavar e saciar até mesmo o gado. Para Deus, prover essa fonte a jorrar para o povo não foi difícil. Mas quando Ele nos oferece a água que sacia para sempre, isso teve um custo imenso. Deus entregou Seu único Filho para suprir nossas necessidades. O próprio Senhor Jesus Se fez pobre por nós, para que, por meio de Sua pobreza, pudéssemos ser ricos.
Quando o Senhor Jesus estava na cruz, Ele disse: "Tenho sede” Certamente Deus proveria água em abundância para o Seu Filho, não é mesmo? Não, nada foi dado a Jesus além de um pouco de vinagre numa esponja. Nenhum homem jamais poderia ser mais pobre do que Ele naquele dia em que Ele morreu por você e por mim.
Ele voltou para o céu agora e está oferecendo compartilhar todas as Suas abundantes riquezas com você. O Senhor Jesus ama você e realmente deseja que você venha, assim como está, agora mesmo. O último convite na Bíblia é:
“Quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”
Apocalipse 22:17
O Bezerro de Ouro
Êxodo 32
A primeira vez que Moisés aparece na Bíblia, ele é um bebê, encontrado flutuando em uma cesta na margem do Rio Nilo. Seu irmão, Arão, tinha três anos na época.
Quando Moisés ficou mais velho, Deus o escolheu como o líder dos filhos de Israel. Nessa época, Moisés e Arão já tinham cerca de oitenta anos, mas ainda eram fortes e saudáveis.
Deus queria revelar um plano especial a Moisés, então o chamou ao topo do Monte Sinai, onde ele poderia ouvi-Lo sem distrações. Enquanto isso, Deus escolheu Arão para ser o sumo sacerdote, e ele permaneceu lá embaixo, no deserto, com os milhares de israelitas. Durante esse tempo, Deus entregou a Moisés os Dez Mandamentos e o modelo de Seu belo local de adoração. Isso levou muito tempo – mais de um mês – e Deus escreveu os Dez Mandamentos com Seu dedo em tábuas de pedra.
Aqui está o primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de Mim” (Êxodo 20:3).
Não foi um mês longo para Moisés, mas foi um mês muito longo para o povo que o esperava ao pé do monte. Disseram que Moisés era o homem que os tirara do Egito, e não sabiam o que lhe acontecera. Que erro enorme! Foi Deus, não Moisés, quem abriu o Mar Vermelho e os fez passar! E um erro grave muitas vezes leva a um pior.
Você está cometendo um erro grave como esse? Está pensando que alguém colocou você onde está? Está se esquecendo de que foi o poder e o amor de Deus que planejaram os detalhes da sua vida? Muitas vezes, os erros acontecem justamente na forma como lidamos com os pequenos detalhes. Lembre-se: um erro grave pode levar a outro pior. E foi exatamente isso que o povo de Israel estava prestes a enfrentar.
“Vamos fazer deuses que vão adiante de nós”, disse o povo.
Você realmente precisa de outros deuses? O nosso Deus não é suficiente? Se você disser: "Não, Ele não é suficiente", então você não O conhece. Ele é o Deus que te ama e deu Seu único Filho para morrer por você. Ele não é suficiente?
Arão ordenou ao povo que tirasse os brincos de ouro e, com o metal derretido, moldou um bezerro de ouro. O povo ficou encantado e disse: "Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito" (Êxodo 32:4). E como o dia seguinte seria uma festa para o Senhor, fizeram dele um dia de sacrifícios, celebrações e diversões, e fizeram uma grande feste onde cantavam. Mas eles haviam quebrado o primeiro mandamento.
O povo de Israel não só se desviou da adoração ao Senhor, mas a mudou para atender à sua própria vontade. O Deus que os havia salvado não era aquele em quem pensavam naquele dia de festa. Arão era um bom homem, mas os conduziu na direção errada apenas para agradá-los.
Moisés desceu do Monte Sinai com aquelas maravilhosas tábuas escritas à mão. Mas, ao ouvir e ver a festa, ficou irado e quebrou as tábuas de pedra no pé do monte. Ele viu que o povo já havia quebrado o primeiro mandamento.
Ora, sabemos que o salário do pecado é a morte, e esperaríamos que Deus destruísse aqueles ímpios que quebraram a Sua lei. Bem, se Deus destruísse os transgressores, por que você e eu ainda estamos vivos? Deus tinha um plano para salvar aquelas pessoas, e Ele tem um plano para nos salvar também. Sim, "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23), mas JESUS MORREU POR MIM para que eu pudesse ser liberto!
Não é um plano maravilhoso? Foi o próprio Filho de Deus que tomou o meu lugar e morreu por mim. Deus sabia que eu era pecador e ficou feliz quando eu também entendi isso e disse “sim” a Ele e ao Seu grande plano de salvação. Mas chegará um momento em que será tarde demais para dizer “sim”. É importante dizer “sim” a Ele agora mesmo!
Se você ler esta história em Êxodo 32, descobrirá que Deus não apenas ignorou esse grande pecado. Ele trouxe tristeza a toda a nação. Todos mereciam ser destruídos, mas Deus pacientemente os livrou.
Deus quer salvá-lo agora mesmo. Se a paciência d’Ele esperar por você um pouco mais, você só acumulará tristeza enquanto isso, e poderá descobrir que, quando precisar d’Ele, será tarde demais. Deus diz: "hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração" (Hebreus 3:15 – ARC). E a mensagem desse versículo é tão importante que Ele a repete que:
“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”
Hebreus 4:7 (ARC)
A História de Coré
Números 16:1-35
Por que Moisés se tornou o grande líder de Israel nos tempos bíblicos? Porque Deus o escolheu e o treinou desde que ele era um bebê. Então, quando ele tinha oitenta anos, Deus lhe deu uma importante missão de liderança.
Coré não gostou que Moisés fosse o líder e disse a Moisés: "Nós também somos importantes! Moisés, você assume liderança demais!". E Coré falou tanto sobre isso que convenceu outros a se juntarem a ele nas reclamações.
Você entende o sentimento de Coré? Talvez você ache que o seu pai assume muita liderança em casa. Mas lembre-se: foi Deus quem colocou os pais em posições de chefes de família. Se você for um reclamante, arrastará outros consigo até que haja uma rebelião aberta contra a autoridade de Deus!
Foi o que Coré fez. Outros se juntaram a ele, e quando Moisés os chamou, eles responderam: “Não subiremos”!
Então Moisés ordenou um teste diante do Senhor. Coré e seus 250 homens deveriam se reunir e trazer seus incensários com incenso queimando diante do Senhor. Deus respondeu mostrando Sua glória para todos verem. Então Ele ordenou a Moisés e seu irmão Arão que se afastassem, pois Ele destruiria imediatamente a reunião rebelde.
Mas eis algo estranho. Moisés e Arão não se apressaram em busca de segurança. Desceram e oraram, e o Senhor falou novamente: “Vão e digam ao povo para se afastarem das tendas desses homens perversos! Não toquem em nada deles!”
Desta vez, Moisés obedeceu imediatamente e transmitiu a mensagem do Senhor ao povo. Agora todos tinham a oportunidade de se afastar das tendas daqueles homens perversos e rebeldes. Se acreditassem que Deus realmente puniria essa rebelião, teriam uma chance de escapar. E muitos do povo ouviram Moisés e escaparam.
Moisés deu um último aviso, e então a terra se abriu e engoliu os homens rebeldes com suas famílias, e eles desceram vivos ao abismo, e os outros fugiram ao seu clamor. Então, fogo veio de Deus e destruiu os 250 homens que haviam oferecido incenso.
Houve rebelião, advertência e julgamento. É exatamente a mesma coisa hoje, e é por isso que Deus registrou este relato para nós na Bíblia. É um aviso de que há julgamento para o pecado. Talvez este seja o seu último aviso! Leia você mesmo e lembre-se de que Deus não mudou. Há uma saída hoje, mas nenhuma promessa para o amanhã. João 3:16 nos fala dessa saída que é oferecida a você hoje.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"
João 3:16
“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?”
Hebreus 2:3
A História de Uma Pilha de Pedras
Josué 4
“Pai”, disse o jovem rapaz, “por que essas doze pedras estão empilhadas aqui à beira do rio?”
E esta foi a resposta do pai: Quando vocês eram bem pequenos, chegamos a este rio Jordão e descobrimos que ele havia transbordado por todas as suas margens. Era uma longa distância, éramos milhares e não tínhamos barcos. Mas Josué era o nosso líder e tinha instruções de Deus, dizendo-nos o que fazer.
Deus nos havia dito há muito tempo exatamente como construir uma arca para Ele. Essa arca não é um barco como o que Noé construiu, mas sim uma bela caixa de ouro, feita exatamente conforme Deus havia determinado. Ele também orientou os sacerdotes sobre a maneira correta de carregá-la: deveriam transportá-la por meio de varais sobre os ombros, de modo que ficasse elevada acima de suas cabeças enquanto caminhavam.
Quando chegamos ao rio, Josué ordenou aos sacerdotes que levassem a arca até o meio do curso d'água, e eles assim o fizeram. Assim que seus pés tocaram a água, Deus interrompeu o fluxo do rio, fazendo-o parar em um amontoado distante, de modo que o leito ficou completamente seco. Os sacerdotes avançaram pelo leito seco do rio e permaneceram no centro, enquanto todos nós atravessávamos em segurança sobre a terra firme.
Mas Deus ordenou que não chegássemos perto da arca. Mantivemo-nos cerca de oitocentos metros de distância, mas ainda podíamos vê-la ao longe. Atravessamos aquele leito seco do rio sem temer que o rio começasse a fluir novamente, porque sabíamos que Deus estava segurando o rio. A arca ficou lá até que todos nós estivéssemos em segurança na outra margem, e então Josué disse aos sacerdotes para saírem do leito seco do rio.
Deus ordenou a Josué que escolhesse doze homens para carregar doze pedras do local no leito do rio onde os pés dos sacerdotes permaneceram firmes enquanto seguravam a arca e fizessem uma pilha com essas pedras aqui mesmo na margem.
Esse é o significado das doze pedras que você vê. E sabe de uma coisa? Deus queria que você fizesse essa pergunta, e Ele queria que eu a respondesse. Ele deseja que nos lembremos para sempre do que Ele fez por nós naquele dia.
É bom que as crianças perguntem sobre o que Deus fez por nós. E é bom quando podemos respondê-las corretamente. Mas, é claro, às vezes cometemos erros. Se você realmente quer saber com certeza o que Deus fez por nós, pode encontrar essa resposta na Bíblia. Se não sabe ler, pode pegar uma Bíblia e pedir ao seu pai ou à sua mãe que a leia para você.
E se você não tiver uma Bíblia ou não tiver mãe? Então, conte a Deus o seu problema. Ele não falhará com você! Certamente responderá, porque o ama muito e deseja que você O conheça e entenda tudo o que Ele fez por você. Você nunca estará em nenhum lugar do mundo onde Deus não possa ouvi-lo e trazer a você uma resposta da Sua Palavra, a Bíblia. Ele nos diz: "E será que antes que clamem Eu responderei; estando eles ainda falando, Eu os ouvirei" (Isaías 65:24). A questão é: você realmente quer saber? Você nunca, em toda a sua vida, aprenderá nada mais importante do que conhecer e crer no que Deus fez por você.
Se você tem uma Bíblia ou pode pegar uma emprestada, há mais sobre essa história das doze pedras para você ler.
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente”
Tiago 1:5
O Homem com a Espada
Josué 5:13-15
Todos os planos de batalha estavam traçados, e o Capitão Josué tinha certeza da vitória sobre a cidade de Jericó. Talvez você também já tenha se sentido assim, pouco antes de uma prova, uma competição ou uma corrida. Ou, quem sabe, ao planejar um programa musical ou um grande jantar de recepção, com tudo devidamente preparado. Você tem certeza que cada pessoa fará bem a sua parte e espera que o evento seja um grande sucesso.
Enquanto Josué aguardava a vitória, olhou para cima e viu um Homem com uma espada desembainhada na mão! Normalmente, um guerreiro carrega sua espada na bainha ao lado do corpo, mas a deste Homem estava em Sua mão, erguida e pronta para a ação. Foi preciso coragem para avançar diretamente e confrontá-Lo, mas foi exatamente o que Josué fez.
“És Tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?” Perguntou Josué.
O Homem deu uma resposta estranha. Sua resposta foi: “Não”. Isso pode não parecer uma resposta à pergunta de Josué, mas se essa é a resposta de Deus, não O critique. Apenas ouça.
O Homem disse a Josué: “Eu venho agora como Príncipe do exército do Senhor”.
Josué já era capitão dos filhos de Israel, e isso poderia ter ferido seu orgulho e sua sensação de importância própria. Talvez você também entenda esse sentimento, pois é natural que cada um de nós deseje ocupar a posição mais importante. Mas Josué reconhecia que aquele Homem havia sido enviado pelo próprio Deus e que toda a honra pertence a Ele. Além disso, Josué sabia que a esperança de vitória em qualquer batalha está somente em Deus.
Josué perguntou: “Que diz meu Senhor ao Seu servo?” Ele estava preparado para a batalha, mas sabia que Deus está no controle de tudo o que fazemos e até mesmo de nossa vida. Deus havia dado a Josué os planos de batalha. Será que Ele os mudaria agora? Será que permitiria que os planos fracassassem e arruinassem sua vida?
Talvez você não conheça o nosso Deus se pensa que Ele gosta de estragar as coisas pra nós. Ouça a ordem que Deus deu ao capitão Josué:
“Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo”. E Josué fez exatamente como lhe foi ordenado. Sem argumentos nem perguntas. Ele obedeceu. Vocês também crerão, sem argumentar, que o Deus que governa todas as coisas é santo?
No dia seguinte, os planos de batalha que Deus havia dado foram executados com total sucesso. O único fracasso foi o de um dos homens de Josué, que não obedeceu à ordem de Deus. Josué precisava daquela lição sobre o controle absoluto de Deus, ou talvez ele também tivesse fracassado.
Talvez você tenha feito bons planos e esteja totalmente preparado, mas o que é tudo isso sem poder? Você planeja ir para o céu um dia, e Deus quer que você esteja lá, mas o poder para ir para lá precisa vir do próprio Deus. "O Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo" (1 João 4:14). Você também sabe que o mundo crucificou o Filho de Deus. A resposta de Deus a isso é simplesmente: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" (Atos 16:31).
Sem questionamentos ou argumentos, você crerá agora neste maravilhoso Salvador, cujo sangue purifica de todo pecado? Nosso Deus é eternamente santo, e Sua santidade só pode ser satisfeita por meio de Seu Filho amado, que morreu pelos pecadores.
"Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome"
João 1:12
A História de Sísera
Juízes 4
Nosso Jesus é o dono de tudo – o mundo, o Sol, a Lua, as estrelas – tudo. Ele criou a todos, e todos obedecem aos Seus mandamentos. Agora pense nisto: “nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, Se fez pobre por amor de vós, para que, pela Sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Coríntios 8:9 – ARA). Ele abriu mão de tudo quando veio à Terra, sabendo que morreria na cruz para que os pecadores pudessem ser salvos de seus pecados e passar a eternidade com Ele no céu.
Sísera não era assim. Ele era um capitão poderoso e tinha novecentos carros de ferro prontos para transportar seus soldados com estrondo para a batalha. Com todo aquele poder, é claro que ele era um vencedor... ou não?
O exército de Sísera foi muito cruel com o povo de Deus, os filhos de Israel. Por vinte longos anos, Sísera e seu exército os perseguiram, tornando a vida deles muito difícil.
Podemos nos perguntar se Deus viu o que estava acontecendo e se Ele Se importou. Ah, sim, Deus viu cada detalhe e Se importou muito. Ele Se importa com cada pessoa que está passando por um momento difícil, e Se importa com você também.
Os filhos de Israel clamaram a Deus por causa de Sísera e pelo que ele estava fazendo com eles, e Deus ouviu o seu clamor. E às vezes é por isso que Ele permite problemas em nossa vida, para que nos voltemos para Ele. Muitas vezes, quando a vida corre bem, esquecemos completamente de Deus. Mas quando um problema nos sobrevém e não conseguimos encontrar uma solução, Deus sempre tem a resposta. Você se volta para Ele em busca dessas respostas?
Deus também tinha a resposta para os filhos de Israel. Ele enviou uma mensagem a uma senhora chamada Débora, uma profetisa do povo de Deus. Não temos profetas e profetisas hoje como naquela época, porque Deus nos deu a Sua Palavra, a Bíblia. Ele quer que a leiamos para encontrar a Sua sabedoria e as respostas para os nossos problemas. Ele diz no Salmo 119:105 que "Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para o meu caminho".
Deus deu a Débora uma mensagem para Baraque. Ela lhe disse que Deus havia ordenado que reunisse dez mil homens e fosse ao Monte Tabor. Deus traria Sísera e seu exército para aquele mesmo monte e os entregaria nas mãos de Baraque. Baraque creu na mensagem de Deus, mas estava com medo. Disse a Débora: “Se fores comigo, irei“.
Talvez você entenda como ele se sentiu. Você gostaria de ser salvo dos seus pecados, mas não quer dar esse passo sozinho. Não se preocupe; você não precisará. Jesus estará com você durante todo o caminho.
Débora acompanhou Baraque ao encontro do exército de Sísera no Monte Tabor. Sísera não tinha conhecimento de que Deus estava por trás de tudo aquilo e, talvez, tenha sorrido ao despedir-se de sua mãe antes de partir, acreditando que conquistaria uma vitória fácil com seus novecentos carros e inúmeros soldados.
Débora disse a Baraque: “Levanta-te, porque este é o dia em que o SENHOR tem dado a Sísera na tua mão; porventura o SENHOR não saiu adiante de ti?”
A batalha foi curta e a vitória repentina! Sísera ficou com tanto medo que saltou do carro e fugiu a pé. Chegou ofegante e sedento à tenda de uma mulher chamada Jael. Ela o deixou entrar, deu-lhe leite para beber e providenciou-lhe um lugar para dormir, com um cobertor para cobri-lo.
Mas Sísera ainda estava com medo. Ele disse a Jael: “se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não”. Então, ele caiu em sono profundo. Jael sabia que Sísera era inimigo do Senhor e, com muita delicadeza, pegou uma estaca e um martelo e cravou o prego na têmpora dele, cravando-o no chão.
Não demorou muito para que Baraque viesse correndo para agarrar Sísera. Jael saiu ao encontro de Baraque e disse: "Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas”. E ela lhe mostrou que Sísera estava morto em sua tenda.
A mãe de Sísera pode ter esperado pelo filho vitorioso, mas ele nunca voltou para casa. Que fim miserável para todo o seu orgulho egoísta! E suas últimas palavras foram dizer a alguém para mentir para protegê-lo. Ele havia causado vinte longos anos de perseguição, mas o fim veio exatamente como e quando Deus planejou.
Você virá ao nosso maravilhoso Senhor Jesus agora mesmo? Foi por nós que Ele Se fez pobre para que, por meio da Sua pobreza, pudéssemos ser ricos. Nosso Jesus está ressuscitado de entre os mortos e está muito acima de todas as nações, reinos, poderes, força, domínio e todo nome que se possa nomear. E ainda assim, Ele Se importa com você e quer torná-lo Seu – Seu próprio – para que você possa estar com Ele para sempre. O fim virá, exatamente quando Deus o planejou. Então, você será salvo para sempre? Ou perdido para sempre?
Faça sua escolha agora mesmo!
“Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”
2 Coríntios 6:2
Comments