top of page

Maravilhosas Histórias de Deus (Semana 9/24)

Baixe esta parte das histórias nos formatos:


Publicada originalmente pela Bible Truth Publishers

ÍNDICE


O Rei das Árvores 

Juízes 9:1-16

 

 

Jotão era um jovem, provavelmente um adolescente. Era o filho mais novo do valente Gideão, que libertou Israel dos midianitas, e agora Gideão estava morto. Jotão tinha muitos irmãos e um meio-irmão que era o mais orgulhoso e egoísta de todos.

 

Abimeleque, o meio-irmão orgulhoso e egoísta, disse que queria ser rei. E para garantir que nenhum de seus irmãos fosse rei, ele decidiu matar todos os seus irmãos de uma só vez. Jotão soube disso e escapou, mas todos os outros foram mortos.

 

O jovem não se escondeu. Ele veio, não para lutar por seus direitos, mas para mostrar o erro daqueles que seguiram Abimeleque e o fizeram rei. Ouça a mensagem de Jotão. Há uma lição nela para você e para mim.

 

Jotão subiu ao topo do monte onde as bênçãos sobre Israel foram proclamadas. Era uma bênção para Israel que ele queria, e não sua própria vingança pessoal, que o levou até lá. E do topo do monte, ele gritou esta história: As árvores decidiram escolher um rei sobre elas, então convidaram a oliveira para ser sua governante. Mas a oliveira era produtora de azeite, usada tanto para iluminação quanto para alimento. A oliveira questionou se deveria deixar sua produção de azeite, que honra a Deus e ao homem, para reinar sobre as árvores.

 

O que você diria se recebesse uma promoção dessas? Você sabia que, se você é um Cristão de verdade, o Espírito Santo é como o óleo dentro de você, e é muito mais importante brilhar para Jesus do que ser importante e reconhecido entre as pessoas? A oliveira deu uma resposta sábia.

 

Então as árvores disseram à figueira: “Vem... e reina sobre nós”. Mas a função da figueira era produzir frutos doces e suculentos, e não era sábio deixar essa função para assumir o lugar mais elevado para reinar sobre as árvores.

 

Esta também é a sua escolha? Deus quer que você produza frutos doces para Ele e para os outros, por amor a Ele. Ele nos diz que o fruto que Ele valoriza é o fruto do Espírito Santo. Esse fruto é amor, alegria e paz. Não perca esta oportunidade nem se coloque em primeiro lugar buscando ser importante.

 

Então as árvores pediram à videira para reinar sobre elas, mas a videira havia sido escolhida para produzir vinho para alegrar Deus e os homens. A videira se recusou a abandonar sua função de produzir vinho.

 

Essa seria a sua escolha também? Qual é mais importante? Trazer alegria ao coração de Deus e dos outros ou ter todos torcendo por você?

 

Por fim, as árvores pediram ao espinheiro para ser rei, mas até o espinheiro áspero tinha uma escolha melhor. Se ele fosse escolhido para ser rei das árvores, todas teriam que vir e depositar sua confiança em sua sombra. Caso contrário, o fogo sairia do espinheiro e destruiria os cedros mais altos.

 

Qual escolha de rei, em vez das árvores, foi bem-sucedida? Nenhuma delas. Todas as opções sugeridas foram imprudentes. A decisão de escolher alguém para um lugar de importância e poder pertence a Deus. Jotão sabia disso. E parece que as árvores, em nossa parábola, compreendiam essa verdade melhor do que alguns de nós. Deus também concede posições de autoridade a algumas pessoas, mas isso não deve ser tirado dos outros. Se Deus o colocou em uma posição de liderança sobre outros, peça a Ele sabedoria para exercer esse poder com prudência, tanto para Ele quanto para os demais. "Teu é, SENHOR, o reino, e Tu Te exaltaste por cabeça sobre todos" (1 Crônicas 29:11).

 

“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” 

Marcos 8:36

Os Melhores Amigos 

1 Samuel 1

 

 

Esta é a história de dois jovens que eram grandes amigos. Um deles era filho de um rei e o outro era um pastor de ovelhas. E o coração deles estavam unidos – eles eram amigos tão próximos que se amavam como irmãos. Talvez você tenha um melhor amigo que você também ame de verdade.

 

O jovem pastor enfrentava momentos difíceis, pois o rei, dominado pelo ciúme, o odiava e queria matá-lo. O jovem passava os dias na encosta da montanha e as noites em uma caverna, escondendo-se do rei invejoso e hostil.

 

Mas ele não estava sozinho: havia muitos homens descontentes que vinham a ele à encosta da montanha e se juntavam a ele, compartilhando a caverna e apoiando-o em seus problemas.

 

Mas onde estava o melhor amigo do jovem pastor? Ele permaneceu no palácio ao lado de seu pai irado. Seu coração continuava leal ao seu amigo pastor, mas ele não foi ter com ele nas montanhas. Talvez acreditasse que poderia ajudar mais ficando em casa. Caso tenha sido isso, os seus pensamentos estavam errados, mas essa escolha se mostrou equivocada, pois não foi isso que aconteceu.

 

Quando os dois jovens estavam juntos, o filho do rei disse ao seu querido amigo que sabia que Deus havia dado o reino a ele, e que, quando ele se tornasse rei, ele, o filho do rei, estaria ao seu lado. Esse era o seu plano, mas é melhor deixar que Deus faça os planos por nós, e é bom saber quais são os planos d’Ele.

 

Como podemos conhecer Seus planos? Lendo a Palavra de Deus! Nela, está tudo escrito, e ninguém pode modificar os Seus planos. Deus promete vida eterna e um lar no céu para aqueles que confiam n’Ele como Senhor e Salvador. Se você está se perguntando como isso pode ser tão maravilhosamente verdadeiro, basta ler o Evangelho de João e ver!

 

E se você realmente pertence a Ele, não escolha a companhia daqueles que O odeiam. Você pode fazer planos muito bons com esse tipo de companhia, mas Deus não fará esses planos darem certo. Escolha a companhia de Deus agora – agora mesmo, mesmo quando os outros não O querem. Deixe que Ele planeje o seu futuro e espere para ver o que Ele fará.

 

Você sabe os nomes desses dois jovens da nossa história? O jovem pastor era Davi, e o filho do rei era Jônatas. Eles eram muito amigos e se amavam, mas o amor de Davi era maior. É como o amor de Jesus; é sempre maior que o nosso. Ele nos amou até a morte na cruz.

 

Certo dia houve uma batalha terrível e o rei e seus filhos foram mortos — sim, Jônatas também morreu. Esse foi o momento em que Davi se tornou rei, mas ele estava cheio de profunda tristeza porque havia perdido seu melhor amigo, Jônatas. Se ao menos Jônatas tivesse se juntado àquela multidão de homens que ficou com Davi, talvez não tivesse perdido a vida nem causado a Davi tamanha tristeza.

 

E você? Que escolha está fazendo hoje? Se Jesus é o seu Salvador, será que você está buscando uma vida que o mundo considera "boa", ao lado daqueles que rejeitam Cristo? Se sim, saiba que isso entristece o coração d’Aquele que ama você mais do que qualquer outro. Escolha Jesus. Escolha segui-Lo agora, mesmo que o palácio do mundo seja mais atraente do que a proteção da caverna, e você verá o que acontecerá quando Ele voltar em glória para buscá-lo. Ele quer a sua companhia, não apenas no céu, mas agora mesmo.

 

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” 

1 João 2:15

 

“Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos” 

Salmo 119:63

 O Problema do Jovem 

1 Samuel 30

 

"Vamos lá... acompanhe a multidão!" Talvez você já tenha sentido algo parecido. Alguém sempre apressa você, dizendo: "Mais rápido, mais rápido!" ou "Depressa!" quando fica um pouco para trás.

 

Foi assim que um jovem egípcio se sentiu naquele dia. Ele era servo de um amalequita e estava envolvido em uma grande aventura. Os amalequitas haviam invadido e saqueado a cidade de Ziclague, onde Davi vivia. Enquanto Davi e seus homens estavam longe, os invasores levaram as famílias como prisioneiras e incendiaram tudo. Talvez o jovem egípcio tenha gostado da aventura, mas todos sabiam que não tinham o direito de fazer o que fizeram e que Davi e seus homens ficariam furiosos quando descobrissem. Sabiam também que precisavam fugir rapidamente! Aquele não era momento para retardatários!

 

Mas o jovem egípcio começou a passar mal. Ficou doente demais para continuar fugindo e foi deixado para trás.

 

Enquanto isso, alguns homens de Davi não podiam andar mais, de tão cansados que estavam, enquanto perseguiam os amalequitas para resgatar suas famílias que haviam sido levadas como prisioneiras. Davi deixou aqueles homens às margens do ribeiro de Besor, onde poderiam descansar em segurança até que ele pudesse voltar para buscá-los. Mas não foi o que aconteceu com os amalequitas. Eles disseram: "Deixem aquele egípcio no campo. Quem se importa com ele?"

 

Talvez você conheça aquela sensação de ser deixado para trás por não conseguir acompanhar a turma. Então, quem se importa?

 

Deus Se importa. Ele permitiu este problema em sua vida para que você pudesse aprender sobre o Seu coração amoroso. Ele entende a dor e conhece a causa. O problema daquele aquele jovem egípcio era que ele estava do lado errado! Ele não estava do lado de Deus, e Deus é Quem vence, porque toda a Terra pertence a Ele. Deus enviou Seu Filho para morrer por pecadores como nós, porque Ele Se importa!

 

O jovem egípcio ficou sozinho no campo por três dias e três noites, sem comida nem água, até que o ruído de passos o assustou. Eram os homens de Davi! Eles o encontraram e levaram até Davi. Perceberam que seu problema imediato era alimento, então, rapidamente, lhe deram pão, água, passas e figos. Só então ele se sentiu muito melhor.

 

Davi perguntou imediatamente a quem ele pertencia. E o jovem egípcio contou toda a verdade: era egípcio e servo de um amalequita. Contou a história completa do que haviam feito à cidade de Ziclague, mesmo sabendo como os invasores eram tratados.

 

Davi então perguntou: "Pode me levar até eles?" O jovem respondeu que sim, mas antes quis garantir que Davi o protegeria. "Prometa não me devolver ao meu antigo mestre", implorou.

 

Nosso Deus nunca nos devolverá à escravidão do mundo depois que passamos a pertencer a Ele. Nunca! Você acha que, depois de Jesus tê-lo comprado com Seu precioso sangue, Ele o deixaria ir? Se você pensa assim, então você não O conhece. Leia a Bíblia diariamente e descubra o quanto Ele ama você. "Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho [Jesus] para propiciação [satisfação da justiça de Deus] pelos nossos pecados" (1 João 4:10).

 

Não é difícil adivinhar o resto da história. Davi encontrou os amalequitas festejando com os bens saqueados. Ele resgatou todas as famílias e recuperou tudo o que havia sido roubado, destruindo os invasores perversos.

 

Nosso Deus não mudou. Ele ainda espera que você conheça o Seu coração amoroso. Não há necessidade de continuar a servir ao seu antigo mestre, Satanás, a quem você tanto se esforçou para agradar. Este mundo e Satanás não têm nada verdadeiro para lhe oferecer, exceto aquilo que foi roubado do Criador. Nosso Deus está acima de tudo, e nosso Jesus é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele ainda lhe estende amorosamente Suas mãos perfuradas pelos pregos. Você mudará de lado e virá a Ele agora?

 

“Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” 

João 6:35

 Corações Roubados 

2 Samuel 18

 

Se você me der algo, posso ser acusado de ter roubado isso de você? Talvez sim. Se algo é tirado de você por meio de mentiras e falsas promessas, isso é um roubo – e o pior tipo de roubo. Para entender melhor, veja esta história sobre corações que foram roubados. É uma das histórias de Deus na Bíblia, então sabemos que é verdadeira.

 

O rei Davi tinha um filho chamado Absalão, que era muito bonito. Seus cabelos eram grossos e pretos, e ele os cortava apenas uma vez por ano. Tinha tanto orgulho deles que até pesava os fios cortados.

 

O Rei Davi teve muitos problemas, mas foi um homem que confiou em Deus, desde jovem, quando matou Golias com uma pedra de sua funda. Ele confiou e ouviu a Deus, que fez o céu e a Terra. Por isso, disse: "não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo" (Salmo 23:4 – ARA). Muitas vezes a Bíblia diz sobre Davi: "O Senhor era com ele".

 

Mas Absalão não queria a companhia de seu pai, que confiava em Deus. Ele queria as coisas do seu próprio jeito.

 

Na cidade de Jerusalém, havia uma porta que era num local movimentado por onde muitas pessoas passavam a pé ou montadas em jumentos carregados. Absalão decidiu se encontrar com os habitantes da cidade, saudando-os calorosamente com apertos de mão e beijos. Ele dizia que resolveria os problemas do povo melhor do que seu pai e que suas decisões seriam sempre corretas. Eis o que ele disse: "Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!”. Assim, Absalão roubou o coração do povo de Israel com suas mentiras e falsas promessas. "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração" (Jeremias 17:9-10).

 

A maioria do povo de Israel acreditou no que Absalão havia dito a eles e queria que ele fosse o rei deles. Certamente isso levou a uma revolta contra o rei Davi, que precisou fugir de Jerusalém com seus amigos fiéis. Absalão assumiu o poder e, depois de pedir conselhos aos amigos, partiu para liderar um exército contra o rei Davi, seu próprio pai.

 

Mas o exército de Absalão não tinha o Senhor com eles. Eles foram espalhados por toda a terra e muitos deles se perderam na floresta. O próprio Absalão cavalgou sob um grande carvalho no qual a sua cabeça ficou presa por entre os galhos. O mulo que ele montava passou adiante, deixando-o pendurado na árvore entre o céu e a Terra. O Senhor não estava com ele. Um oficial do exército do rei Davi o encontrou e o matou atirando três dardos em seu coração.

 

Foi este o fim da história de Absalão? Sim, no que diz respeito ao seu tempo na Terra. Mas ele ainda tem a eternidade pela frente. Ele não quis Deus enquanto estava aqui e passará a eternidade sem Ele. Será uma eternidade sem luz, amor ou felicidade.

 

Existe alguma esperança para um ladrão ir para o céu? Continue lendo.

 

Sim! Talvez você já tenha ouvido falar de outro ladrão que também ficou pendurado entre o céu e a Terra. Ele foi pendurado numa cruz ao lado do Senhor Jesus e morreu ali, com as pernas quebradas. Esse ladrão queria a companhia do Senhor Jesus e recebeu mais e melhor do que havia pedido. Ele está com Jesus agora no céu, porque Jesus perdoou seus pecados, incluindo o de roubar, e estará naquele lugar feliz por toda a eternidade.

 

Absalão não cumpriu suas promessas, mas Deus sempre cumpre as Suas, sejam elas para abençoar ou para julgar. Em quais promessas você está confiando agora?

 

“Estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido também era poderoso para fazer” 

Romanos 4:21

 O Pequeno Príncipe 

1 Reis 14

 

Esta é a história de Abias, um jovem príncipe de Israel. Como esta é uma das histórias de Deus, podemos estar certos de que é verdadeira, mas só conhecemos aquilo que Ele Se agradou em nos contar na Bíblia.

 

O palácio onde o jovem Abias vivia provavelmente era rico e bonito, mas certamente era cheio de perversidade. Seu pai, o rei Jeroboão, parece ter tido medo de Deus e sentia ciúmes do poder que Ele tinha sobre seu povo. Em seu ciúme, o rei Jeroboão fez dois bezerros de ouro e os colocou para que o povo os adorasse, um em cada extremidade opostas de seu reino. Essa armadilha foi bem-sucedida porque o povo não precisava ir tão longe e podia adorar esses ídolos de ouro e ainda viver em pecado. Os filhos de Israel preferiram ignorar o que Deus havia ordenado: "não te inclinarás diante de outro deus... Não te farás deuses de fundição” [deuses feitos de metal fundido] (Êxodo 34:14, 17). Até hoje, muitos acreditam que a religião é válida, desde que não precisem obedecer a Deus.

 

Você se encaixaria perfeitamente na família do rei Jeroboão, aqueles que não queriam obedecer a Deus? Abias não se encaixaria. Mesmo sendo jovem, ele ouviu falar do Deus de Israel. Deus havia libertado os israelitas da escravidão no Egito, dado a eles maravilhosas riquezas na terra de Israel e havia ensinado a eles adorá-Lo com alegria. Não sei o quanto o jovem Abias sabia, mas seu coração disse “sim” a Deus, que havia sido tão bondoso para com Seu povo. Mesmo que todos os outros dissessem “não” ao Deus verdadeiro, havia algo no coração deste menino que dizia “sim”, e Deus viu e ouviu, e isso foi de grande valor para Ele.

 

Mas grandes problemas atingiram a família real. O rei Jeroboão recebeu a má notícia de que seu filho pequeno estava muito doente. Hoje os médicos podem ajudar a curar as crianças, mas há momentos em que as coisas ficam tão ruins que sentimos que tudo o que podemos fazer é orar. Mas o rei Jeroboão não era um homem de oração. A quem ele poderia recorrer em seus problemas?

 

Ele se lembrou de um profeta de Deus que, há muito tempo, lhe havia falado a verdade. Talvez aquele velho profeta pudesse dizer se seu filho doente iria melhorar. Então, Jeroboão decidiu enviar a rainha a esse velho homem para descobrir. Mas antes, deu instruções: ela deveria levar alguns pães e um pote de mel como presente, mas sem vestir roupas de rainha nem dizer ao profeta quem ela era.

 

Ora, por que ele pediu isso? Será que pensava que o profeta era apenas um adivinho e que poderia ser enganado, e não descobrir que ela era a rainha? Escute! Se você quer receber uma mensagem da Palavra de Deus, da Bíblia, ou se quer falar com Deus, você precisa se lembrar de que Ele é o Deus que criou você. Ele não apenas conhece o seu futuro, mas também controla você. É Ele Quem decide.

 

Então a rainha vestiu roupas comuns e foi ver o velho profeta. Ele era cego, então o que ela vestia não fazia diferença, e ele não deu atenção ao presente dela. Quando ouviu o ruído dos pés dela, ele a cumprimentou: "Entra, mulher de Jeroboão... pois eu sou enviado a ti com duras novas [más notícias]". E ela ainda nem havia lhe dito uma palavra.

 

Na verdade, ela havia sido enviada a ele, mas ele disse: "Eu fui enviado a ti”. É exatamente isso que Deus faz, se você apenas O ouvir. Ele está enviando uma mensagem a você agora mesmo, e Ele a está enviando porque Se importa. Essa mensagem contém más notícias, de qualquer forma, você não pode escapar de más notícias. A vida é assim. Mas a mensagem de Deus para você não traz apenas más notícias sobre os seus pecados; ela também traz boas notícias importantes. Sua mensagem é de amor, perdão, alegria e paz, porque Seu Filho Jesus morreu pelos pecadores. Se você tentar esconder a verdade sobre seus pecados e apresentar a Deus apenas suas boas ações, a mensagem d’Ele para você será pesada e sem esperança, porque você não está sendo honesto com Ele.

 

A mensagem do profeta à rainha foi longa e repleta do juízo de Deus. Incluía a morte honrosa de seu jovem filho e a morte terrível e vergonhosa do rei e de toda a sua família. Ele disse a ela: "entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá”.

 

Não podemos deixar de nos perguntar por que ela não ficou fora da cidade, abrindo mão do palácio real para salvar a vida do jovem filho. Tudo dependia dela.

 

Mas eu tenho um Salvador que me amou o suficiente para deixar o céu. Ele desceu, viveu na pobreza e morreu numa cruz fora da cidade de Jerusalém por mim. E meu coração, como o daquele pequeno príncipe, diz “sim” a Ele. O que o seu coração diz?

 

Mas desistir da vida real foi demais para a rainha. Ela retornou à sua cidade, e Deus, em Sua misericórdia, permitiu que seus pés alcançassem a porta do palácio real antes que a criança morresse. Ela perdeu o filho, e eles ficarão separados por toda a eternidade. O jovem príncipe havia ido para o céu, aquele lugar feliz onde príncipes e mendigos são acolhidos se o coração deles verdadeiramente respondeu ao Salvador como Deus O mostrou a nós. Você poderia responder a Ele como aquele jovem príncipe fez? Você dirá “sim” a Ele agora mesmo?

 

“Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome” 

João 1:12

 O Que os Corvos Fizeram 

1 Reis 17:1-6

 

Eram corvos negros de grande porte – aves ainda maiores que os corvos comuns, com coloração semelhante e o mesmo som rouco. "Craw, craw!"

 

Você já ouviu esses pássaros? Eles são muito espertos e aprendem rápido os hábitos das pessoas. Podem até roubar prendedores de roupa do varal! Assim como os corvos comuns, gostam de objetos pequenos e brilhantes. Se você não tomar cuidado, eles abrirão suas grandes asas e levarão aquele anel bonito que você deixou por um instante. Eles também pousam nos espantalhos mais engraçados quando percebem que são inofensivos.

 

Por que muitas pessoas não gostam de corvos? Porque eles comem ovos de pássaros cantores e bicam várias maçãs maduras sem realmente comê-las. E por que Deus os chama de pássaros impuros? Porque também se alimentam de animais mortos na estrada. Para um corvo faminto, qualquer coisa serve.

 

Nesta história bíblica, os corvos estavam famintos. Não havia chovido e, portanto, não havia frutas maduras nem grãos nos campos. Talvez houvesse animais que morreram de fome, e isso seria alimento para os corvos, mas o coletado foi escasso.

 

Deus Se preocupava com a falta de colheitas e poderia ter enviado chuva, mas não enviou. Ele queria que o povo olhasse para Ele. O fato de eles olharem apenas para si mesmos os leva à satisfação própria e ao pecado, incluindo todo o tipo de tristezas que isso traz consigo. Deus diz: "Olhai para Mim... todos os confins da Terra; porque Eu Sou Deus, e não há outro" (Isaías 45:22 – AIBB). Deus não deu aos corvos a capacidade de pensar em seu Criador, mas você a tem. Você vai olhar para Deus agora? Todos os nossos suprimentos vêm do próprio Deus.

 

O lugar onde Elias morava, também não havia chovido e não havia nada para comer. Mas Elias conhecia a Deus e tinha amor em seu coração pelo povo de Deus. Ele sofria com a fome tanto quanto eles sofriam.

 

Deus disse a Elias: "Esconde-te junto ao ribeiro de Querite", e Elias obedeceu. Havia água ali, e ele bebeu. Mas e a comida? Deus já havia lhe dito que os corvos trariam alimento para ele. Assim, não foi surpresa quando ele viu grandes asas negras batendo no céu, quando os corvos lhe trouxeram pão e carne pela manhã, e mais pão e carne à noite.

 

Os corvos não costumam agir assim, mas Deus pode fazer qualquer coisa. Ele ordenou que os pássaros migrassem dos países quentes do sul para fazer seus ninhos no norte. E, todos os anos, eles fazem isso sem falhar. Os corvos obedecem a Ele também. Eles levaram aquele alimento para Elias todos os dias, sem falhar.

 

Você sabia que esse mesmo Deus enviou Seu Filho para morrer por você? Enquanto Jesus esteve na Terra, os céus se abriram e Deus declarou: “Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo” (Mateus 3:17). E não apenas isso: mas porque Jesus morreu por nós, pecadores, Deus pode levar você até onde Jesus está no céu e nos fazer felizes de estarmos ali! Isso mostra o quão poderoso e quão amoroso é o nosso Deus.

 

Os corvos não pensaram em recusar o que Deus lhes disse para fazer. Deus não lhes deu o poder de escolher. Mas você pode. Você é um pecador que pecou contra Deus, mas Ele ainda o ama e deu Seu Filho Jesus para ser o Salvador por você. Ele lhe oferece o perdão dos seus pecados e a vida eterna por meio da morte e do sangue derramado de Seu Filho amado. Você aceitará Jesus como seu Salvador? Ou O recusará e sofrerá as consequências eternas da sua escolha?

 

Elias desfrutou de sua comida até o ribeiro secar, e então Deus cuidou dele de outra maneira. Se você quiser saber como, leia a próxima história.

 

"Te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe pois a vida"

 Deuteronômio 30:19 (ARC)

 O Plano do Rei Acabe 

1 Reis 22:29-40

 

Foi uma batalha muito grande naquele dia. Exército lutou contra exército, com carros de guerra, cavalaria e soldados a pé, em uma luta feroz. Arqueiros puxavam suas cordas com força, disparando flechas mortais contra o inimigo.

 

O principal objetivo dos adversários era capturar o rei, mas, nesse caso, havia dois reis: o rei Acabe e o rei Josafá. Esses dois reis tinham um pacto para lutar juntos contra o seu inimigo. E penso que o rei Acabe, estava com medo porque ele disse ao rei Josafá: "Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu porém veste as tuas roupas". Provavelmente o rei Acabe estava duplamente amedrontado, porque Deus lhe havia dito que ele morreria naquela batalha, e ele não planejava deixar isso acontecer. Ele ia se certificar de que não seria ele quem morreria. Ele pensou que seu pequeno plano mudaria a Palavra de Deus.

 

Era um bom plano, e talvez você também tenha um bom plano. Você ouviu que Deus punirá pecadores descrentes no inferno, mas não está planejando deixar que isso aconteça com você. Você tem o seu próprio plano, mas, mesmo assim, Deus diz: "Não erreis: Deus não Se deixa escarnecer" (Gálatas 6:7).

 

Aconteceu exatamente como o rei Acabe esperava. Os inimigos cercaram o rei Josafá, que usava vestes reais. Mas aquele rei era um verdadeiro crente e, ao ver o perigo, ele clamou ao Senhor, e Deus o ajudou e fez com que os inimigos o deixassem em paz.

 

Eu imagino que o rei Acabe tenha observado tudo. Mas, naquele instante, um dos arqueiros inimigos puxou seu arco e, sem um alvo certo, disparou uma flecha. Ela voou direto para uma abertura na armadura do rei... e atingiu-o profundamente.

 

“Tira-me do exército”, gritou o rei Acabe ao condutor de seu carro. “Estou gravemente ferido”!

 

Durante o resto do dia, o rei Acabe ficou onde podia ver a luta, mas quando o Sol estava se pondo, ele morreu.

 

Você pode mudar a Palavra de Deus? Nunca! Não há esperança para um pecador? Um pobre pecador pode ser salvo de uma eternidade no inferno antes de deixar este mundo?

 

O Filho de Deus, que é chamado de o Verbo, veio ao nosso mundo como um Bebê e, como Homem, morreu para tomar o lugar do pecador. Todo o juízo de Deus contra o pecado caiu sobre Ele. Ele ama você e será o teu Salvador, se você vier. Deus escreveu Sua Palavra num livro, a Bíblia, e também enviou o Seu Filho como a Palavra viva para mostrar a você tudo o que está no Seu coração.

 

Sim, existe o inferno, e sem Cristo você não pode escapar dele, porque a Sua Palavra é para sempre e não pode ser mudada. Mas existe o céu para aqueles que admitem que são pecadores, se arrependem dos seus pecados e creem que Cristo morreu na cruz por eles.

 

Jesus te ama e te quer. Você vem?

 

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”

 João 3:36

 

Comentários


bottom of page